Radicalismo islâmico sai do esquadro da geopolítica

novomundo

Ações de chechenos em Boston e de iranianos em Toronto desafiam alinhamentos políticos

Lourival Sant’Anna

Dois eventos dos últimos dias indicam o quanto o radicalismo islâmico está fora do esquadro da geopolítica: o envolvimento de dois irmãos chechenos no atentado de Boston e a vinculação com uma célula da Al-Qaeda de dois iranianos que preparavam um atentado contra um trem de passageiros no Canadá.

Em 2011, autoridades russas alertaram o governo americano para o radicalismo do checheno Tamerlan Tsarnaev, radicado nos Estados Unidos. O FBI interrogou o suspeito e seus familiares, concluiu que ele não representava ameaça e o deixou sem qualquer vigilância. Do ponto de vista da política internacional, não seria lógico que Tamerlan e seu irmão Dzhokhar considerassem os EUA como alvo.

Dzhokhar postou em sua página no VK, o equivalente russo do Facebook, links para mensagens em favor do separatismo checheno e para vídeos de combatentes sírios. A Federação Russa, da qual faz parte a Chechênia, reprimiu violentamente o seu movimento separatista, semidestruindo a república. A Rússia apoia, com armas e com seu poder de veto no Conselho de Segurança da ONU, o regime da Síria, onde mantém sua única base naval no Oriente Médio.

EUA e Rússia são rivais globais, e o governo de Barack Obama nutre simpatia pela oposição síria. Tamerlan era muçulmano, assim como seu irmão Dzhokhar, que postou na sua página que o Islã contém a solução para todas as coisas. Tratar isso como indício de terrorismo seria adotar a intolerância religiosa como política de segurança.

A teocracia iraniana representa o establishment do radicalismo xiita. A Al-Qaeda é a mais importante rede terrorista sunita. Parte de seu financiamento vem de famílias sunitas da Arábia Saudita e possivelmente de outras monarquias do Golfo, na disputa com os iranianos por influência sobre o mundo muçulmano. Essas fronteiras já haviam sido embaralhadas na Palestina, com o apoio do grupo libanês xiita Hezbollah, patrocinado pelo Irã, ao grupo sunita Hamas. Mas continuam nítidas no Iraque, onde a Al-Qaeda ataca a população xiita e o governo do primeiro-ministro xiita Nuri al-Maliki, apoiado pelo Irã; e na Síria, onde o Irã respalda o regime alauíta (um ramo do xiismo) na repressão contra combatentes majoritariamente sunitas (incluindo da Al-Qaeda).

As autoridades canadenses afirmaram não haver indícios de ligação entre um governo estrangeiro e os dois iranianos presos – que foram denunciados no ano passado pelo imam de sua mesquita, preocupado com a influência sobre alguns fieis de um líder radical local. O Canadá rompeu relações com o Irã em setembro, quando o ministro das Relações Exteriores canadense, John Baird, qualificou o Irã como “a mais importante ameaça à paz e à segurança do mundo”. O chanceler iraniano, Ali Akbar Salehi, ridicularizou a suposta associação entre o Irã e a Al-Qaeda. Depois da invasão do Afeganistão pelos EUA, em 2001, integrantes da Al-Qaeda fugiram para o vizinho Irã, onde foram detidos, ao menos em princípio. Entre eles, estava um filho de Osama bin Laden, Saad, e o então responsável pela segurança da rede, Saif al-Adel, cujo sogro, Mustafa Hamid, seria o elo entre a Al-Qaeda e o regime iraniano, segundo o serviço secreto americano.

O Islã divide-se em seitas, e elas são importantes para compreender a configuração dos grupos radicais. Mas esses grupos também seguem uma lógica supranacional, e não respeitam fronteiras, de qualquer ordem. Os serviços de inteligência do Brasil, sede da Copa e da Olimpíada, devem tomar nota.

Notícias relacionadas:

Fonte: Estadão 

7 Comentários

  1. Maluco é maluco em qualquer religião ou seita. São pessoas desadaptadas e estes dois irmão para mim são americanos. Tanto que o FBI lhes deu green card. O atentado deles se ins(pirou) em algum seriado de televisão. Quando a polícia global colocar um chip na cabeça de cada ser humano (sic) nascido no futuro estas coisas estarão melhor controladas. Por enquanto estamos na era de transição da maluquice humana legítima e original até chegarmos aos andróides do futuro. Quem viver, será.

  2. Vamos perdir pra pararem de atuar fora de hollywood! Porque nos filmes tem menos erros, e tendo como fundo o entretenimento já não me sentiria sendo tratado como idiota.

  3. esse texto serve para mostrar o quanto que esta equivocada as atitudes americanas ,na libia tiraram o kadafi e depois, tiveram seu embaixador americano atacado e morto ,na siria tentam tirar o presidente e estao armando os alkaeda e por ai vai ,na asia fizeram umtreinamento e quase provocaram uma guerra nuclear ,a cia e o fbi estao muito mau das pernas

  4. Essa versão já está sendo questionada em outros sites. Agora qualquer moleque faz atentado na maior potência do planeta, e com panela de pressão. Isso tá parecendo mais um trabalho caseiro e que não deu certo.

  5. RADICALISMO ROSA
    .
    .

    Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
    .
    Mateus 5:11
    .
    .
    Vemos ultimamente ações de radicalismo ser feitas sem que haja algum vinculo de governos ou algo parecido patrocinando tal escândalo, vide o exemplo de Boston.
    .
    E por falar em escândalos e radicalismos, que sempre a mídia ocidental procura associa-los com algum movimento Islâmico por exemplo,há outro tipo de radicalismo que esta mesma mídia abafa,as dos homossexualismo.
    .
    Hoje para alguns virou até um tabu em se manifestar contra, pois se assim for,logo é taxado por homofobia,criou uma espécie de situação policialesca até dentro da imprensa,onde o que erá santo o norma,uma família composta por um homem e uma mulher,está sendo questionada de uma forma vil.
    .
    No Brasil há um grande movimento em torno dos direito dos homossexuais, que para mim é um direito sagrado deles em se manifestar e sua preferência sexual, porém;há um radicalismo beirando a uma ditadura por parte deste em querem que toda a sociedade aceite tal situação.
    .
    Hora…cada um tem o dever,como cidadão civilizado que queira ser,de respeitar os direitos individuais do outro,desde que tal direito individual,não sobre ponha-se sobre a coletividade.
    .
    Eu particularmente não concordo como estes homossexuais fazem para se manifestarem em publico a sua liberdade de expressão sexual, sem pudor algum; se um homem e uma mulher fizessem um décimo do que esse pessoal fazem nas ruas em lugares público;logo o casal biológico era preso por atentado ao pudor.
    .
    O que está sendo planejam no congresso nacional, por uma súcia de deputados (“o lobi gay”) que pruram jogar em nossa sociedade, leis que nada mais são que é um verdadeira “tapa” na cara de cada cidadão sempre procurou viver conforme os princípios cristãs.
    .
    Resumindo, há uma ordem orquestrada em escala mundial onde o que é santo virou profano e o que era imundo, virou regra e padrão para todos e ai daqueles que conteste.

  6. O Islã eu particularmente não tenho nada contra,pois tal filosofia religiosa é radicalmente contra a certa idéias que para nós ocidental é coisa mais natural do mundo,como o casamento gay,a liberação indiscriminada do aborto,particularmente sou a favor se for conforme a lei atual,a liberação da maconha…em fim,há uma onda de movimentos que se dizem modernos e progressistas que até aquele que simpatizam com o progressismo,que é o meu caso,fica estarrecido com tal libertinagem.
    .
    Nos extremos, a sociedade não pode ficar;nem com o obscurantismo da “idade-média” e nem com o sodomismo.
    .
    Dai o grande motivo das principais mídias ocidentais atacarem sem pudor algum o islamismo pois, tal mídia é a mais fervorosa propagandista dos movimentos anárquicos que se espalham como uma praga diabolia pelo mundo.

  7. Tudo resultado da subjetividade criada!
    Fuga ao crítico! Se for para assassinar reis, cegar populações inteiras, separá-las por grupos agora sendo ditos como antagônicos, mas objetivando manter as reais diferenças ocultas, que seja! Não se surpreendam com nada! Ainda mais com o poder cada vez maior dos meios de comunicação, e o sistema educacional ”bate-martelo”. O assunto nesta esfera será tudo! Menos o que de fato importa e sempre importou para cada ser-humano, a sua evolução. Renegada à mera depurtação do seu significado.

Comentários não permitidos.