Coréia do Sul avalia a compra de mísseis Taurus KEPD 350

TAURUS_F15

A Coréia do Sul provavelmente vai adquirir mísseis de cruzeiro de longo alcance ar-superfície Taurus  KEPD 350  no próximo ano. A escolha foi feita em função da Coréia do sul ter dificuldades na aquisição de equivalentes mísseis americanos.

Um oficial coreano confirmou a negociação entre o seu governo e representantes do grupo alemão-sueco. A Coreia do Sul também considerou a compra das armas JASSM AGM-159 produzidas pela Lockheed Martin, mas a exportação deste míssil não foi aprovada pelo Congresso dos EUA. Os únicos mísseis de longo alcance no inventário da Força Aérea Coreana são os mísseis SLAM-ER produzidos pela Boeing.

taurus_mephisto
O KEPD utiliza a tecnologia PIMPF de espoleta , onde a ogiva KEPD de MEPHISTO pode destruir bunkers subterrâneos com elevada eficácia e garantia de risco mínimo. Foto: Touro Sistemas

O SLAM-ER foi entregue juntamente com  lote recente dos caças F-15K slam Eagle, também construído pela Boeing.  O SLAM-ER tem um alcance de 278 km. A Taurus Systems está oferecendo duas versões do míssil – um  KEPD Taurus 350MR com um alcance de 300 km e outro com alcance superior à 500 km de alcance. A Coréia do Sul provavelmente optará pela versão de maior alcance, uma vez que buscam ampliar o alcance das suas armas de ataque, a fim de cobrir toda a superfície do território de seu rival no norte, especialmente nas regiões onde estão locados os seus mísseis balísticos na região Nordeste, atualemente fora do alcance das armas da Coréia do sul.

Taurus KEPD-350Entretanto o mísil KEPD 350 ultrapassa o limite de alcance imposta pelo Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis (MTCR) a Taurus Sistemas manteém  seu peso ogiva abaixo do limite do MTCR de 500 kg. A ogiva de 480kg  conhecido como Mephisto (Multi-Efeito Penetrator, de alta sofisticada e alvo Optimizado (Mephisto) combina penetração eficaz para alvos difíceis e profundamente (HDBT) com capacidades de explosão e fragmentação.

Usando o sistema inteligente de programação Multi-Purpose Fuze (PIMPF) o míssil é capaz de penetrar até seis metros de concreto armado e perfurar vários níveis de piso de concreto em seu caminho, explodindo exatamente no nível requerido pelos planejadores de missão.

O míssil usa uma combinação de métodos de navegação, incluindo  Navegação referenciada do terreno  (TRN) e Imagem Baseada na Navegação(IBN), Sistema de Navegação Inercial / Sistema de Posicionamento Global (INS / GPS) cuja precisão é inferior a 3 metros para um vôo 500 quilômetros.

A Taurus Systems GmbH é uma joint venture criada pela EADS cujos parceiros incluem a sueca Saab Bofors Dynamics. O Taurus está atualmente em serviço nas forças aéreas alemãs e espanholas, implantados são operados nos caça bombardeiros Panavia Tornado e Eurofighter Typhoon. Outros potenciais clientes também estudam a adoção do míssil sendo a Índia um provável futuro operador do míssil.

Segundo fontes da Força Aérea Sul Coreana, o país deve comprar cerca de 200 mísseis  que deverão ser  integrados aos caças F-15K e KF-16. O novo míssil também é passível de ser integrado nos futuros caças de 5 Geração do programa FX3 ou mesmo o vencedor da atual concorrência em andamento cujos concorrentes F-15SE, F-35 ou Eurofighter Typhoon são passíveis de ter integrados aos seus sistemas de armas o míssil de cruzeiro Sueco-alemão .

Fonte: Defense Update

1 Comentário

  1. mesmo os estados unidos tendo bases militares na coreia do sul ,ela sofre embargo dos mesmos ,tendo que ir comprar misseis com outros parceiros ,que isso seja uma forma de alerta para o caso do fx e tantas outras coisas que eles nos embargaram

Comentários não permitidos.