Devido a onda de boatos e suposições que agora permeiam os blogs e foruns de defesa, o Plano Brasil através de Messiah questionou a empresa sobre as alegadas “falhas nas caixas de transmissão dos helicópteros EC 725, a conversa foi informal e através de uma rede social, o que explica a informalidade do conteúdo do texto.
Com exclusividade o Plano Brasil mais uma vez informa os seu leitores sobre a questão e agradece aos esclarecimentos prestados pela Helibras pela pronta resposta e esclarecimentos.
E.M.Pinto
Plano Brasil
Me respondam uma coisa aqui Helibrás. Há algum problema com a “Caixa de Transmissão” do EC-725 (Brasil) assim como vem ocorrendo com os seus pares na Malásia e na França? As células brasileiras estão “Groundeadas” por algum motivo específico?
Com relação as restrições de voos sobre o mar? Se sim, é um erro de projeto ou uma situação pontual ao qual já estão buscando alguma solução?
Desde já agradeço.
Resposta da Helibrás:
Caro José Messias Gamba, a Helibras gostaria de informar que no final de março a Eurocopter ofereceu aos seus clientes informações atualizadas sobre os últimos testes da caixa de engrenagem principal do EC225.
Durante esta terceira campanha de testes, a Eurocopter obteve um progresso significativo em relação à causa básica da fissura encontrada na peça. Ainda assim, as conclusões ainda precisarão ser discutidas e compartilhadas com as autoridades e com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Geórgia (GTRI, na sigla em inglês), instituição independente com grande experiência em investigações metalúrgicas, que irão validar a metodologia e as conclusões dos elementos-chave da investigação.
Nesta fase, o posicionamento da Eurocopter é o seguinte:
• As investigações sobre a “causa mais provável” anterior estão sendo finalizadas. Os resultados da terceira campanha de testes estão confirmando a conclusão da Eurocopter sobre a ausência de sobrecarga dinâmica anormal.
• A causa primária da fissura está sendo estabelecida. De acordo com a visão da Eurocopter, há uma combinação de fatores que conduzem, principalmente, a um enfraquecimento da resistência à fadiga do eixo vertical.
• Neste momento, a Eurocopter tem sido capaz de reproduzir os cenários de causas primarias da fissura em bancadas de teste.
Além disso, o modelo de propagação de fissuras também foi verificado em testes de bancada.
Um teste de voo para demonstrar o cenário até a ruptura total está atualmente em andamento.
A Eurocopter vai continuar a trabalhar com os operadores de helicópteros, as companhias de óleo & gás, os sindicatos e outras partes interessadas para garantir a completa validação dos resultados e as soluções recomendadas.
Enquanto isso, as operações de segurança de voo atualmente em curso vão continuar.
Atenciosamente.
10 Comments