BM-30 e S-300 para a Venezuela

Smersch

Venezuela recebe novas armas da Rússia

Confirmando informações veiculadas pela mídia oficial local, o Exército da Venezuela esta recebendo os primeiros sistemas móveis de lançamento múltiplo de mísseis superfície-superficie BM-30 “Smerch” de fabricação russa, cujo total encomendado em setembro de 2009 é de 12 conjuntos.

Cada sistema “Smerch” comprado pela Venezuela é composto por um veículo lançador BM 9A52-2, um veículo de transporte e recarga TZM 9T234-2, um sistema de controle de tiro automático e posto de comando e um veículo de manutenção PM-2-70 MTO-V. Todos são do tipo “off road” sobre rodas. O lançador tem capacidade de disparar 12 foguetes simultaneamente, alcançando alvos situados a até 90 km de distancia.

Segundo fontes da imprensa venezuelana, os BM-30 “Smerch” começaram a chegar ao país em janeiro último e foram entregues para o 435º Grupo de Artilharia de Campanha de Lança-foguetes Múltiplos “Coronel Juan Vicente Bolívar e Ponte” sediado em Fort Conopoima, na cidade de San Juan de lós Morros, estado de Guárico.

Sistemas de misseis antiaéreos S-300VM (Antey-2500) destinados a interceptar qualquer tipo de aeronave a grandes distancias também foram entregues a Venezuela. Uma embarcação de bandeira russa atracou em Puerto Cabello nesta quarta-feira (03) trazendo a bordo partes que certamente pertencem a esse sistema, e transportados sob forte esquema de segurança.

Mencionado algumas vezes pelo falecido presidente venezuelano Hugo Chávez em seus pronunciamentos através das emissoras de rádio e TV estatais, o sistema móvel de mísseis antiaéreos S-300VM (Antey-2500), conhecido na classificação OTAN como SA-23 Gladiator, foi desenvolvido para interceptar atuais e futuras ameaças aéreas táticas e estratégicas, mesmo aquelas altamente manobráveis, incluindo aviões de combate de tecnologia “stealth” e mísseis de cruzeiro.

O S-300 é tido como um dos mais eficazes e potentes sistemas de combate antiaéreo em uso atualmente no mundo. As características do radar desenvolvido para o S-300 possibilitam o acompanhamento de mais de 100 objetivos de interesse e engajamento de 12 deles simultaneamente. Se municiado com mísseis superfície-ar Gladiator, o raio de alcance situa-se na casa dos 75 km. Caso sejam adotados mísseis Giant, essa distância chega aos 100 km contra alvos voando a até 32 km de altitude. A cabeça de guerra carregada com alto-explosivo de fragmentação em pesa cerca de 150 kg para os dois tipos de artefatos.

Fonte: Tecnologia & Defesa

8 Comentários

  1. Digam o que quiser… insultem e falem mal da Venezuela, mas eles se preocupam com a defesa de seus interesses e segurança nacional, e isso é a base para uma nação ser independente!!!

  2. antes do hugo chaves os brasileiros nao sabiam nem para que lado ficava esse pais ,parabens aos paises da unasul ,temos que nos prepararmos ,pois dessa vez nao queremos ser bucha de canhao de europeu e nem de anglosaxiao

  3. A ideia de se armar da Venezuela de fato mostra uma preocupação com os próprios interesses, o problema é a forma. Até agora só fizerem compra de prateleira sem se preocupar em desenvolver uma industria própria com tecnologia própria. Ter o equipamento mas não saber produzir e se virar é mesma coisa que nada. Pura retória que a rigor, não muda nem dissuade nada nem ninguém. Além do mais, a politica Venezuelana até hoje não passa de retórica, diz que os EUA são o inimigo e blablabla, mas nunca fez nada para mudar o quadro de total dependência. Na teoria são inimigos, na prática, mais uma republiqueta que fala demais, e faz de menos.

  4. Verdade foi feita muita compra de prateleira,porem também foi feito acordos com o governo russo para construir fábricas de armas na Venezuela para produzir rifles de assalto AK-103 e munição,foi feito contrato que inclui a construção de oito navios encomendados a Navantia: quatro patrulha de vigilância oceano (POV), atribuído ao estaleiro em Puerto Real e quatro navios de patrulha costeira (BVL) com troca de Tecnologia na construção desses navios.Esta sendo construído na Venezuela pelo Dique local e nacional Estaleiros CA (DIANCA), e tem previsão de entrega em dezembro de 2015.

  5. Felipe Rodrigo,

    Somente uma correção boba…nada de que

    Fuzil de assalto… não rifle de assalto… rifle é pra gringo… pra nós é fuzil de assalto mesmo!!

    Valeu

  6. Hmm, sempre achei que Fuzil fosse aquilo que os americanos chamam de “Combat Rifle”, que são os 7,62mm.

Comentários não permitidos.