Hillary irá com Obama a cúpula e depois ao Brasil e Bélgica

Porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, vai acompanhar o presidente Barack Obama à Cúpula das Américas e depois visitará o Brasil e, por último, Bruxelas, para preparar a próxima cúpula da Otan.

Em comunicado, nesta quarta-feira a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, anunciou a viagem de Hillary.

A chefe da diplomacia americana viajará na sexta-feira a Cartagena de Indias (Colômbia) para acompanhar Obama na 6ª Cúpula das Américas, uma reunião que os Estados Unidos querem aproveitar para “fortalecer as relações” e “ampliar as alianças” com o continente, adiantou o Departamento de Estado.

Depois da cúpula, Hillary viajará a Brasília para assistir a uma reunião do Fórum de Diálogo Bilateral entre os Estados Unidos e o Brasil.

A secretária de Estado já havia confirmado sua viagem ao país sul-americano na segunda-feira, quando participou de um fórum empresarial com o chanceler brasileiro, Antonio Patriota, por causa da visita oficial da presidente Dilma Rousseff a Washington.

O Fórum de Diálogo Bilateral é um encontro periódico de alto nível que Hillary manteve já em duas ocasiões com o chanceler Patriota, e que surgiu após a visita que Obama fez ao Brasil em março de 2011.

Hillary participará em 17 de abril na cúpula da Sociedade de Governo Aberto (OGP, na sigla em inglês) em Brasília, onde fará um discurso em companhia da presidente Dilma.

A OGP é uma iniciativa multilateral que o Brasil e os Estados Unidos lançaram em setembro para combater a corrupção e favorecer a transparência nos Governos, e que conta atualmente com 52 países-membros.

Durante sua estadia no Brasil, Hillary se reunirá com funcionários do Governo e representantes do setor privado, detalhou o Departamento de Estado.

A última parada de sua viagem será Bruxelas, onde Hillary chegará em 18 de abril para reunir-se com seu colega belga, Didier Reynders, e com os ministros das Relações Exteriores e de Defesa dos membros da Otan.

Essa reunião em Bruxelas servirá para discutir os preparativos da próxima cúpula da Otan, que ocorrerá em Chicago (EUA) nos dias 20 e 21 de maio.

Os ministros “examinarão o estado da estratégia de transição da Otan no Afeganistão e as novas capacidades da aliança”, entre outros assuntos, conforme o Departamento de Estado.

O secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, também participará dessa reunião.

Fonte: Terra   

6 Comentários

  1. Hilária Clinton, vai acompanhar Mushtarak Boy Bama na Cúpula das Américas porque o patrão não quer apanhar sozinho… Êita que vão levar uma surra esses dois que até vai doer!!! Pra tu Konner: A presidenta Dilma deu mais uma demonstração da diferença entre aquele governo brasileiro que falava grosso com a Bolívia e fino com os EUA. E o que assumiu em 2003 e que do ponto de vista diplomático respeita a soberania dos países.
    Na coletiva sobre a conversa que tivera com o presidente dos EUA, afirmava que teria dito o seguinte a Obama sobre a Cúpula das Américas:

    — O que houve foi a constatação de que todos os países (da América Latina) têm relação com Cuba e, portanto, esta é a ultima cúpula em que ela não participaria. Esta é a posição unânime (na região).

    Claro que nossa sempre tão subserviente mídia não contente com a explicação quis saber qual tinha sido a resposta de Obama. E a presidenta teve que desenhar:

    — “Ele não tem que responder. Isso não é uma pergunta.”

    Antes autoridades brasileiras tiravam o sapato para entrar nos EUA. Hoje, se comportam assim. Convenhamos, algo mudou.

    Quá quá quá quá quá quá

  2. Pois é Ronin…tem cego que não consegue enxergar a diferença entre o governo do Lula e da Dilma para os governos anteriores. Ainda bem que muitos conseguem e você é um deles. E ainda falam que eu estou defendendo esse partido porque eu recebo pra isso quá quá quá quá…Eu não preciso receber nada para enxergar a verdade…rs..eles realmente são cegos ou burros.

    SDS

  3. ÔPA…. será que essa “DOTOSA” vem tambem? Vou convida-la para conhecer o “sangue latino” KKKKKKKKKKKKKK Ai Dilmão, se nos pegarmos uma dessas heimmm !!

  4. O Tratamento dado ao Brazil nesa ultima visita , e uma bela amostra ,como

    deveriamos procura nos afastar dos Ynakes,Ate os Indianos , e Chineses

    foram bem recebido, mais pra acorda a mocada iludida da Disney , foi um

    banho de agua fria pra mostra como EUA quer tanto o bem dai desa Colonia 🙂

Comentários não permitidos.