Classe Horizon – Interceptação de míssil antinavio voando baixo (Sea Skimming)

Foto: Marinha da França via Mer et Marine 
A Marinha francesa, utilizando a fragata de defesa aérea da classe Horizon de nome Forbin, interceptou com êxito um alvo supersônico simulando um míssil anti-navio voando em altitude muito baixa. O alvo foi lançado a partir do centro de testes de mísseis baseado na Ile du Levant, no sul da França (região de Var) e interceptado em voo por um míssil Aster 30 do sistema de armas da Forbin. Outra fragata classe Horizon, a Paul Chevalier, acompanhou o alvo e os mísseis de interceptação disparados.

Este teste, realizado em conjunto com a DGA (Direction Générale de l’Armement), confirmou a capacidade da marinha francesa de garantir a proteção das forças armadas no mar (transportes e grupos de combate anfíbios) contra a mais grave das ameaças, os mísseis anti-navio que voam rente as águas. Além disso, o teste se revelou um êxito considerando-se a realização dos disparos dentro de um cenário operacional de alta complexidade, diante de uma ameaça supersônica do tipo sea skimming.
Durante a operação, todo o acesso à zona de tiro, ao largo da costa du Levant Ile, foi proibido pelas autoridades francesas.
A Forbin e a Chevalier Paul, fragatas da classe Horizon, estão equipadas com o sistema PAAMS (utilizando os mísseis Aster 30 e Aster 15), sendo que as duas embarcações estiveram muito ativas recentemente, nomeadamente durante a Operação Agapanthe no Oceano Índico, entre Outubro de 2010 e Fevereiro de 2011 e, em seguida, durante a Operação Harmattan. Operando na costa da Líbia, os navios realizaram a proteção dos grupos navais ligados ao porta-aviões Charles de Gaulle, bem como dos LHDs Tonnerre e Mistral. Elas também realizaram operações costeiras de apoio de fogo e a coordenação de operações aéreas para a coalizão ao largo da costa da Líbia, um tipo de missão conhecida como “Red Crown”.

7 Comentários



  1. Resta saber a que velocidade hipersonica o alvo estava… e a que velocidade o missil do inimigo real vira… Fato !

  2. Ainda que faltem detalhes do tipo de ataque simulado, é extraordinária essa ação de defesa bem sucedida contra um vetor supersônico de baixíssima altitude.

    E, enquanto isso, o tradicional e lento Exocet, além de ir para o brejo, vai ter que tocar sua marcha de guerra em outras praias, bem longe dessa fragata.

    Essa notícia é mais uma confirmação que nossas F.A. são de mentirinha… Pois ao invés de termos mísseis de longo alcance, temos é velhos fuzis, velhos caças, velhos navios, velhos tanques, e agora também temos velhos e ineficazes Exocets recauchutados.

    Pelo jeito, em caso de guerra, quem vai “tentar” nos defender será o Caveirão com o BOPE dentro.

    Brasil + CS (conselho d segurança)= Piada


    PS: Não é só o fato de não possuir armas atômicas, mas afinal nem fuzis novos as tropas brasileiras têm. Os integrantes permanentes do clube CS devem morrer de rir da reivindicação brasileira.

  3. Navios de última geração e armados atés os dentes com equipamentos de alta tecnologia. E enquanto aqui somos obrigados a ler nos noticiários que a fragata tal completou 35 anos, a outra completou 30 anos, que a corveta x completou 25 anos. Pobre brasil.

  4. Cadê o Prosuper?… É culpa da economia também??… Da economia do bolso dos bancos e dos gastos administrativos publicos?…

    Fragatas Hi-tech Brazucas Que os Maias preveram!!

  5. Se forem 3 mísseis atingindo o navio simultaneamente ?

    O meu sistema protege contra mil mísseis simultâneos.

  6. kiko disse:
    12/04/2012 às 12:19

    Navios de última geração e armados atés os dentes com equipamentos de alta tecnologia. E enquanto aqui somos obrigados a ler nos noticiários que a fragata tal completou 35 anos, a outra completou 30 anos, que a corveta x completou 25 anos. Pobre brasil.
    diarum disse:
    12/04/2012 às 15:23

    Cadê o Prosuper?… É culpa da economia também??… Da economia do bolso dos bancos e dos gastos administrativos publicos?…

    Fragatas Hi-tech Brazucas Que os Maias preveram!!========= Eu sempre disse q n fragatas tem se se armadas com 2 canhões…Q venham as novas freemm, eu prefiro as Italianas e ou Russas…Sds.

Comentários não permitidos.