Síria, Coreia do Norte e Irã estão na pauta do G8 em Washington

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, recebeu os colegas (da esq. para dir.) Koichiro Gemba, do Japão, Guido Westerwelle, da Alemanha, Sergei Lavrov, da Rússia, William Hague, do Reino Unido, Alain Juppé, da França, John Baird, do Canadá, Giulio Terzi di Sant’ Agata, da Itália, e a chanceler da UE, Catherine Ashton
Foto: AP

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, está reunida nesta quarta-feira em Washington com seus homólogos do G8 para abordar temas dominantes como a crise na Síria, o projeto nuclear no Irã e o lançamento de um foguete previsto pela Coreia do Norte.

Os países do G8 – Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália, Japão e Rússia – se reúnem em Washington pouco depois de a Síria anunciar o fim das operações do Exército previsto para quinta-feira pela manhã, coincidindo com o ultimato fixado pela ONU para um cessar fogo absoluto.

O Departamento de Estado reiterou nesta quarta-feira que o regime sírio será julgado “através de seus atos e não de suas palavras”.

Hillary costuma criticar o presidente Bashar al-Assad por não cumprir as promessas que faz à comunidade internacional.

O Conselho de Segurança da ONU tinha pedido na terça-feira às autoridades sírias para encerrar os combates antes da quinta-feira, depois de declarar que o mediador no conflito para a ONU, Kofi Annan, alertou que Damasco não tinha cumprido suas promessas, mais de um ano depois de iniciada a repressão que deixou mais de 10.000 mortos.

“Bashar al-Assad mentiu para Kofi Annan”, criticou na terça-feira o chanceler francês, Alain Juppé.

São esperados os resultados da reunião prevista para quinta-feira entre o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e Clinton, já que a Rússia rejeitou até agora todas as resoluções da ONU que implicaram mais pressões sobre o regime sírio.

Annan tentou transmitir esperança nesta quarta-feira ao destacar: “se todos respeitarem (o cessar-fogo), deveremos observar uma clara melhora da situação no terreno” a partir de quinta-feira pela manhã.

Poucos dias antes de novo diálogo entre o Irã e o grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) previsto para sábado em Istambul, o programa nuclear iraniano também está no centro do G8.

O chefe dos negociadores iranianos, Said Jalili, afirmou nesta quarta-feira que o Irã apresentará “novas iniciativas” na Turquia, depois de os Estados Unidos pedirem “medidas concretas”.

A Coreia do Norte também estará no centro dos debates, com o anúncio feito por Pyongyang de sua intenção de lançar um foguete, medida denunciada por Washington e por seus aliados como um teste disfarçado de míssil balístico.

Com este anúncio de lançamento, previsto entre quinta e segunda-feira, Pyongyang pôs fim às esperanças geradas pela recente assinatura de um acordo entre Washington e Coreia do Norte, segundo o qual esta se comprometia a por fim a suas atividades nucleares e balísticas em troca de os Estados Unidos retomarem o envio de ajuda humanitária.

Hillary pediu à Coreia do Norte para desistir do lançamento de seu foguete se quisesse um “futuro pacífico”.

Diplomatas franceses também anteciparam que a crise no Mali “seria objeto de trocas de pontos de vista” nas reuniões de quarta-feira, em um momento em que o norte desse país se vê invadido pelos rebeldes tuaregues e islamitas armados.

O Quarteto para o Oriente Médio (União Europeia, Estados Unidos, Rússia, ONU) também se reúne, visando à retomada das negociações de paz entre israelenses e palestinos, congeladas desde 2010.

Fonte: Terra 

15 Comentários

  1. Estados Unidos, Grã-Bretanha, Itália… QUEBRADOS. França, QUEBRANDO. Que G8 é esse??? Este tal de STATUS QUO tá furado!!!

  2. G8 é o grupo dos 8 mais ricos não é mesmo?
    Se o Brasil é o sexto país mais rico porque não participa desse grupo?

  3. SEGUINDO O SCRIPT

    Síria, Coreia do Norte e Irã,no passado bem ressente,o ex-presidente americano George W. Bush não os tinha definidos como o “eixo-do-mal” ?

    Ultimamente o império do mal está tão previsível que já se tem uma ideia dos seus próximos passos.

    Só cego ou um retardado cultural e/ou mental(aqueles da “resistência”) para não perceber as suas próximas jogadas._Rsrsrs….

  4. Cadê a China?

    Se G8 são os países mais desenvolvidos e industrializados, a China tem que estar lá.

    Essa é mais uma velha estrutura de poder, que está muito ultrapassada, pois o Canadá nem de perto chega ao tamanho da Italia está no grupo.

    Até a UE eles deram um jeito de meter no meio dos retrogrados. Eles fazem de tudo para não dividir poder.

    Se eu fosse a Dilma não daria um centavo sem condições que aumentem a Influência do Brasil e acordos semelhantes aos que aplicaram aqui no país voltados para a Europa, como sucateamento da educação, austeridade monstro. Aliás isso eles já estão fazendo por conta própria.

  5. Hillary pediu à Coreia do Norte para desistir do lançamento de seu foguete se quisesse um “futuro pacífico”. O preço que se paga para ser independente dos terroristas de terno, afinal esse G8 ai tem uma bela pedra no sapato “Rússia” ainda bem que eles estão ai se não, se não… já sabemos o resto da historia.

  6. A Russia esta de bicudo na festa. Antes era G-7. So falta umas 20 “nucleares” para ser considerado G-Po..a Alguma..
    Essa velha “World Order” esta furada.

  7. Ronin disse…Franca quebrando.. Engano. Esta quebrada ja faz algum tempo. Esse G8, sao 8 nacoes imperialistas que ainda nao se deram conta que a epoca de conquistas imperialistas ja passou. O povo em geral e mais consciente e ja nao se rebaixa tao facilmente como o faziam antigamente. Lutam e isso faz a situacao muito dificil para esse grupo de nacoes sanguesuga que dependem da exploracao economica do mundo nao imperialista. Como disse o ideologista norte americano da administracao Carter e Obama, Zbigniew Bezezinsky, antigamente era mais facil controlar 1 milhao de pessoas do que matar 1 milhao. Hoje e mais facil matar 1 milhao de pessoas do que controlar 1 milhao.

  8. “… Ronin disse:
    12/04/2012 às 03:02

    Estados Unidos, Grã-Bretanha, Itália… QUEBRADOS. França, QUEBRANDO. Que G8 é esse??? Este tal de STATUS QUO tá furado!!!
    Lampiao disse:
    12/04/2012 às 03:33

    G8 é o grupo dos 8 mais ricos não é mesmo?
    Se o Brasil é o sexto país mais rico porque não participa desse grupo?
    Over disse:
    12/04/2012 às 06:21

    Ué, cadê o Brasil? kkkkkk.
    As mesmas figurinhas, as politicas, as mesmas…….deixa prá lá.”===== E um grupo puramente politico, ainda donos do mundo, por pouco tempo. Quem viver verá. Sds.

  9. Aff olha a pegadinha do Malandro ..

    Se vc pegar a sigla G8 e deitar o n°8 de lado pronto tá matada a charada G8 eterno kkkkkk isso é trágico !!

  10. ELES PERDEM OS ANÉIS MÁS,NÃO PERDEM A EMPÁFIA

    Corroborando com alguns aqui sobre a trágica situação dos membros do G-8,que antes esbanjavam as sua riquezas ao mundo,hoje muitos falidos e perdendo posição no rank mundial econômico.

    Basta observar as situações periclitantes do maior paraíso fiscal do planete,a Inglaterra onde muitos britânicos desesperados estão cometendo suicídio e a França afundada na lama do fascismo pós-nazista.

    ********************************
    Debate sobre imposto de renda pega fogo na Inglaterra

    O ministro da Economia, George Osborne, se disse “chocado” com o pouco que os ricos pagam de impostos graças a seu exército de especialistas em evasão fiscal e anunciou limites às isenções por doações filantrópicas, uma das rotas de fuga favoritas dos milionários.

    Londres é considerada pelos grupos que lutam contra a evasão fiscal como um dos maiores paraísos fiscais do planeta.
    Imaginar que um ministro de Finanças que, além disso, é milionário, ignora isso gerou intermináveis ironias.

    (*)pOR:Marcelo Justo
    ********************************

    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19945

Comentários não permitidos.