China nacionaliza metais de terras raras

© Flickr.com/!/_PeacePlusOne/cc-by-nc

A China pretende criar uma entidade pública que se encarregue de controle e produção de metais de terras raras, o que permitirá reforçar o sistema de fiscalização desta matéria-prima “politizada” e importante para a economia nacional.

Como se sabe, há algum tempo, os EUA, Japão e a UE apresentaram uma queixa contra a China à OMC devido à decisão de Pequim de introduzir restrições à exportação de metais deste tipo.

Os metais de terras raras são os minerais que possuem características específicas e se utilizam na produção de bens de elevada sofisticação tecnológica desde os automóveis híbridos até os televisores LED.

 

16 Comentários

  1. Se o governo brasileiro bate o membro na mesa e propõe a criação de uma Petrobrás do minério de terras raras, ainda q seja só uma empresa para negociar concessões e contratos de mineração (uma Petrosal do minério), no mesmo dia já tem dossiê de meio mundo via revistas semanais, “denúncias” na OMC, porta-aviões Brother Something no Rio e maletas de todas as cores percorrendo Brasília.

    E não adianta reclamar pq tem precedente. Passou um boi, vai passar a boiada toda!

  2. A nova estatal que lidaria com terras raras aqui seria Terrabras ou Rarabras , rsrsrsrrs… O negócio de bilhões de dólares desses já deveria tá em poder do governo a muito tempo e criado regras para a exportação das mesmas !

  3. Rick EB/MB/FAB

    /A nova estatal que lidaria com terras raras aqui seria Terrabras ou Rarabras , rsrsrsrrs…/
    /

    Rarabrás não sei, más já temos a “Rabobrás” exportando muitos rabos de travecos e popuzudas para a europa…rsrsrs

  4. Os Chineses só conseguiram fazer isso por que tem musculatura militar.

    O Saddan e o Kaddafi tentaram fazer isso com o seu petróleo olha o que deu.

    Desarmados nós seriamos uma presa fácil.

  5. Nobres colegas, O Brasil ha muito tempo vem sendo preparado como fonte de recursos naturais da NWO. Politicos foram comprados. Uma grande decepção está sendo o PT que sempre falou contra imperialismo e agora esta concluindo a venda do Brasil iniciada pelo PSDB. Não vejo solução a não ser organização de greves gerais para forçar a mudança de politicas, mas para isso precisa de um povo culto e informado. A primeira coisa que a NWO fez no brasil foi a sabotagem da educação e encheram o Brasil com a parte negativa (lixo cultural) da cultura americana e européia.

  6. Juca disse :


    meu caro voce matou a charrada em cima, e o que e pior… o povão compactua com isso em sua grande maioria, ta se lichando se quem manda e de dentro ou de fora, garantindo o samba e a merenda no fim do expediente, ta todo mundo dentro, lamentavel.

  7. Platini, você está absolutamente certo, mas não foi só a educação que foi sabotada,houve o sucateamento das forças armadas, sucateamento da indústria nacional (exceto as multinacionais que remetem lucro a seus países de origem), campanha do desamamento (dos cidadãos de bem é claro), demarcações de reservas indígenas exatamente em cima das maiores províncias minerais do mundo (desgraçadamente localizadas na Amazônia e em faixas de fronteiras), assinatura de convenções lesa-pátria, manipulação da grande mídia no sentido de inviabilizar qualquer projeto que leve desenvolvimento e o povoamento da Amazônia, neste sentido, Belo Monte é o melhor exemplo.
    Ou seja nunca na história desse país, o Brasil esteve tão entregue nas mãos da corrupção e dos oportunistas estrangeiros.

  8. Ainda existe esperança, assim como existe o mal também existem pessoas do bem e patriotas e nada está perdido. PACIÊNCIA

  9. APOIADO Platini… continue assim, nos informando… enquanto isso, os vermelhinhos burrinhos… vomitando falacias…

  10. Patriota disse: 10/04/2012 às 21:58… DISSE TUDO, caro Patriota… espero que faça valer seu valioso nick… saudações…

Comentários não permitidos.