Em vídeo, ex-assessor de Saddam pede por resistência no Iraque

Izzat Ibrahim ad-Douri

Chefe do Partido Baath, de Saddam

O principal membro de um grupo próximo ao ex-ditador iraquiano Saddam Hussein que ainda está solto criticou o atual governo e exortou os simpatizantes do ex-Partido Baath a organizarem uma resistência, mostrou um vídeo publicado em sites de partidários da legenda.

O vídeo mostra Izzat Ibrahim al-Douri, chefe do Partido Baath, de Saddam e o membro mais sênior do antigo governo ainda em liberdade. O ex-presidente foi derrubado e sua legenda banida depois da invasão de 2003, liderada pelos Estados Unidos.

O vídeo não era datado e a identidade de Douri não pode ser confirmada de forma independente. Douri publicou um áudio no ano passado, criticando o primeiro-ministro Nuri al-Maliki por capturar ex-membros do Partido Baath no Iraque. “Temos de recomeçar imediatamente… a reconstruir o revolucionário Partido Baath”, afirmou ele em vídeo transmitido no 65º aniversário da formação da legenda.

O vídeo mostrou um homem que aparentava ser Douri sentado e vestindo um uniforme da época de Saddam, em frente a uma antiga bandeira do Iraque. Havia um grupo de guarda-costas ao redor dele, assim como Al-Douri fazia em discursos no passado.

Após a invasão, Al-Douri foi classificado como sexto mais procurado em uma lista com 55 iraquianos divulgada pelos militares norte-americanos. Uma recompensa de US$ 10 milhões foi oferecida pela sua captura. Em seu vídeo, ele criticou o atual governo xiita do Iraque e os governos árabes que o apoiam, além de acusá-los de traição e conspiração contra os insurgentes iraquianos que lutaram contra os militares norte-americanos após a invasão. Autoridades dos EUA o acusaram de organizar a insurgência.

“Nove anos se passaram desde a invasão e ocupação e esses traidores corruptos viraram suas costas contra a heroica resistência iraquiana”, afirmou. Ele também alertou os países sunitas sobre o que chamou de “invasão de Safavid”, uma aparente referência à crescente influência xiita no governo do Iraque, em uma região cada vez mais dividida entre as facções.

O governo diz que muitos ex-integrantes do Partido Baath se organizaram em grupos insurgentes que resistem à chegada da maioria xiita ao poder após a queda de Saddam. Maliki ordenou a prisão de centenas de ex-membros do Baath no ano passado, antes de as últimas tropas norte-americanas deixarem o país, causando uma crise que ameaçou um frágil acordo de poder entre os blocos sunita, xiita e curdo.

Fonte: Terra 

4 Comentários

  1. “… O vídeo mostra Izzat Ibrahim al-Douri, chefe do Partido Baath, de Saddam e o membro mais sênior do antigo governo ainda em liberdade. O ex-presidente foi derrubado e sua legenda banida depois da invasão de 2003, liderada pelos Estados Unidos. …” ==== Outra voz na resistência , e pela democracia…Qdo os Irakianos vão pedir nos tribunais internacionais reparações de guerra e prisão de seus autores?!?!Sds.

  2. Mais um capitulo da novela, as mancadas da OTAN.

    Eles não estudam a guerra a longo prazo, eles não sabem geo política, nem roubar direito sabem, pois quem está ganhando com o livre mercado de petroleo no Iraque são os Chineses e Russos. Eles só podem ter estudado estratégia de guerra na universidade da batata frita que o MC donalds banca.

    Tudo que a OTAN toca vira me**da, só sabem matar crianças e civis, sujar tudo com bombas sujas de urânio, fazer conluio e perder tudo.

    Até pro Taleban eles pedem arrego e a turma do Juba no Iraque está assanhada prá começar a combater assim como o que sobrou do Exercito do Kaddafi.

  3. E no entanto foi o governo xiita que deu um pé na bunda nos estadunidenses, não aceitando a permanencia de suas bases militares em território iraquiano.

    Agora, vai olhar os paises da região, governados por ditaduras de lacaios sunitas, Bahrein, Arábia Saudita, Qatar, todas tem bases militares do EUA e apoiam suas politica de agressão no Oriente médio contra a Palestina, Líbia, Síria , Líbano e Irã.

    O próprio partido Baath, sunita, de Sadan, fez trato com o “diabo” quando se aliou aos EUA para atacar o Iran , depois, quando Sadan já não era mai útil e virou um estorvo, o demo veio cobrar a fatura dele..

  4. de matéria de Pepe escobar…

    O primeiro-ministro do Iraque, o xiita Nuri al-Malik, na reunião em Istambul do “Amigos (da onça) da Síria”, provocando um terremoto e escandalizando a todos os presentes na mencionada reunião, disse:

    *
    “Rejeitamos qualquer arranjo para armar [os rebeldes sírios] e todo o processo para derrubar o regime [Assad], porque isso levará a uma crise muito maior em toda a região (…) A posição desses dois estados [Qatar e Arábia Saudita] é estranhíssima (…). Querem meios para mandar mais armas para lá, em vez de tentar apagar o fogo. Então, que ouçam nossa voz: o Iraque é contra armar os rebeldes e contra qualquer tipo de intervenção estrangeira (…). Somos contra a interferência de alguns países em assuntos internos da Síria. Esses países que agora estão interferindo em assuntos internos da Síria logo estarão interferindo em assuntos internos de qualquer país (…). Já tentam derrubar o governo de Assad há um ano, e o governo não caiu. E não cairá. E por que deveria cair?”

    *1/4/2012, no Al-Arabiya,em: “Syrian regime will not fall: Iraqi PM

Comentários não permitidos.