Obama envia mensagem ao Irã sobre apoio a programa nuclear

Presidente Barack Obama

O presidente Barack Obama enviou uma mensagem ao Guia Supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, na qual assegura que Washington aceitará que Teerã prossiga com seu programa nuclear civil em troca de certos compromissos, informou nesta sexta-feira o jornal The Washington Post.

Obama transmitiu esta mensagem durante a Cúpula de Segurança Nuclear realizada em Seul no final de março ao primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan, encarregado de fazê-la chegar a Khamenei dias mais tarde, numa visita ao Irã, afirmou o jornalista David Ignatius. Em sua mensagem, “Obama não diz se o Irã poderá enriquecer seu urânio em seu território dentro de um programa nuclear civil ao qual os Estados Unidos dariam sua aprovação”, explica Ignatius.

Em compensação, diz que Khamenei deve confirmar, mediante um compromisso firme, suas declarações de 22 de fevereiro, quando afirmou que “o Irã jamais procurou nem procurará ter armas atômicas”, de acordo com o jornal americano. A revelação desta mensagem acontece uma semana antes que o grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha e Alemanha) retomar as negociações com o Irã em um local ainda por determinar.

Segundo o jornal, “o desafio das negociações consiste em ver se é possível passar do discurso público de Khamenei ao compromisso verificável e sério de não construir a bomba atômica”. Washington, que apoia as sanções que já afetam Teerã, continua dando prioridade à via diplomática para convencer o Irã a abandonar seu programa nuclear.

Fonte: Terra      

23 Comentários

  1. Isso joga um balde de agua fria nas pretenções guerrilheiras de Israel.Sendo assin se Israel quiser bombardear o Irã terá que fazer isso sozinho!!!!!!!!!!!!!

  2. Os EUA, UE, e israel, aplicaram sanções econômicas ao Irã; causando enormes prejuizos. Estas sanções não impediram o desenvolvimento nuclear iraneano. Agora chegou a hora do Irã se ressarcir em dôbro pelos prejuizos sofridos. Aliás, fica difícil imaginar o que eles podem oferecer ao Irã. Quando um país fica isolado econômicamente por décadas e ainda, consegue se desenvolver sòzinho, acaba por se tornar autosuficiente, logo pode mandar os outros às favas.

  3. OBAMA Vs SIONISMO,QUEM GANHA?

    Para mim,essa será a última reunião do tipo ou tudo ou nada.

    Obama esta refém dos sionistas,sabe-se que a política externa americana é controlada pelo congresso americano e a li o lobby dos sionistas é muito forte,baste observar os passos de Hilary Clinton,a secretária de estado americano.

    Essa história já ocorrera no passado quando o Obama deu um sinal verde ao LULA e este acreditou nelas e por fora a velha sionista sabotou todo o esforço do Brasil e da Turquia que conseguiram um comprometimento do Irã.

    Lembram-se que por isso Israel procurou ridicularizar o Brasil o chamando de ingênuo;pois na verdade era pois não sabíamos aonde se encontrava o verdadeiro problema más hoje já se sabe que sempre foram os sionistas;que sempre estiveram por trás,tramando ardilosamente e maquiavelicamente esse teatro satânico.

    Más uma vez Obama irá mostrar perante o mundo o quanto é irrisível o seu poder de presidente dos EUA perante o cartel da maldade que se instalou no congresso americano,o sionismo.

    Com certeza essa reunião é só para que Obama lave as suas mãos,assim como fez pilatos quando entregou o filho de Deus aos chacais dos fariseus,os sionistas da época.

  4. ponto pro ”Obama….acho q essa seria a decisao mais racional em mais de 10 anos de politica externa americana ….elogiavel tal atitude ..uma guerra de grande porte hoje por la com participaçao dos EUA …seria desastroso .. ate mesmo por causa da economia global …….

  5. eder disse:
    06/04/2012 às 16:30

    “… Isso joga um balde de agua fria nas pretenções guerrilheiras de Israel.Sendo assin se Israel quiser bombardear o Irã terá que fazer isso sozinho!!!!!!!!!!”======= Espero q ñ seja um mera retórica,acho q certas potencias chamaram os iankse judeus no “senta aki” e nos escutem.Será q vai dar resultado? Espero.Sds.

  6. Alguém ouviu a voz da razão,seria fácil permitir o Irã enriquecer unranio a 20% pois para se ter uma bomba são necessários se não me engano mais de 80%,fecha um acordo em que não se pode passar de 20%,fiscalização e um acordo na moita em que os USA e Israel não irão atacar o Irã e acabem com o embargo!

  7. “Isso joga um balde de agua fria nas pretenções guerrilheiras de Israel.Sendo assim se Israel quiser bombardear o Irã terá que fazer isso sozinho!”

    Israel é como um irmão pequeno que procura confusão garantindo-se no outro irmão mais velho. Duvido que tenha “culhões” suficientes pra atacar o Irã sozinho.

  8. A AIPAC, a face vísivel da PLUTOCRACIA JUDAICO-AMERICANA, mais JUDAICO do que AMERICANA, não deve ter gostado nada, nada. Mas, somente um ataque NUCLEAR, poderia dar um golpe mortal, imediato, no IRÃ. Como isso ATRAIRIA AS, digamos, “ATENÇÕES” do mundo, AO PACÍFICO E BONZINHO ESTADO DE ISRAEL, a hipótese nuclear parece estar SOBRE A MESA, mas num cantinho. E, por outro lado, SEM UM ATAQUE NUCLEAR, “apenas” com um ataque “CONVENCIONAL”, o IRÃ, mesmo toscamente, poderia bombardear BIOLOGICA E QUIMICAMENTE TEL AVIV, que é a cidade da qual TODO ISRAEL é periferia. A PLUTOCRACIA ISRAELENSE É UM MAL PARA TODO O POVO JUDEU EM TODO O MUNDO. Há discriminação entre os próprios Judeus. IMAGENE-SE, ENTÃO, O HOLOCAUSTO, em progresso, DO POVO PALESTINO.

  9. Sozinho Israel não se atreveria, a retaliação do Iran seria devastadora. O Iran possui milhares de misseis com alcance suficiente para devastar as cidades dos Judeus.

  10. “Obama envia mensagem ao Irã sobre apoio a programa nuclear”, Konner VOCÊ ainda dá ouvidos ao MUSHTARAK-BOY????????????????????

  11. SIONISMO, O MAL DESTE SÉCULO

    Um pouco de história em que o fascismo, o sionismo, nunca encontrou dentro do povo judaico de origem semítica, reconhecimento de representatividade ao contrario, o sionismo nada mais é um câncer que ata hoje atormenta a nação judaica, principalmente aqueles que moram na palestina.

    *****************(trechos do original)

    A DIFERENÇA ENTRE JUDAÍSMO E SIONISMO

    (*)Por: G. Neuburger

    Este texto é dedicado a todos aqueles que pensam, ingenuamente ou não, que as críticas a Israel são demonstrações de anti-semitismo.

    ______________________________________

    (…)Uma organização judaica mundial foi fundada em 1912, na fronteira germano-polonesa, com o objetivo específico de lutar contra o sionismo. Esta organização, Agudath Israel, “União de Israel”, foi criada para representar o verdadeiro povo judeu no mundo e para desmascarar as injustas e injustificadas alegações sionistas.

    Rabinos de todos os lugares se juntaram ao Agudath Israel, assim como milhares de judeus.

    Congressos anti-sionistas foram realizados em Viena e em Marienbad. Em países como a Polônia, os “agudistas” tornaram-se membros do parlamento.

    Há mais de 50 anos, sob a liderança do Agudath, os judeus da Terra Santa se opuseram à permissão inglesa obtida pelos sionistas, o mandato na Palestina, para declarar por escrito que não desejavam ser representados pelos sionistas ou por qualquer de seus grupos, principalmente pelas organizações sionistas governamentais como a Va’ad Leumi, “Conselho Nacional”.(…)

    ****************************************************

    http://www.midiaindependente.org/pt/green/2004/02/274417.shtml

  12. PRESTEM TODOS ATENÇÃO : ISRAEL NÂO ATACARÁ O IRÃ,ELE SÓ SABE MATAR PALESTINOS INDEFESOS ,”ARMADOS COM PEDRAS E ATIRADEIRAS”.ISRAEL SÓ ATACOU A USINA NUCLEAR DO IRAQUE PORQUE ELA NÃO TINHA UM FORTE SISTEMA DE DEFESA ,ANTIAÉREO, INCLUSIVE.ISRAEL ,COMO TODO VALENTÃO , NÃO É BOBO ;SÓ ATACA QUEM NÃO LHE PODE CAUSAR CONSIDERÁVEIS DANOS .ISRAEL SÓ QUER AVACALHAR O CENÁRIO MUNDIAL PARA CONSEGUIR MAIS ARMINHAS DO SEU GUARDIÃO USA ,ASSIM TERIA MAIS PODER PARA OPRIMIR OS PALESTINOS E OUTROS ESTADOS . ISRAEL SERIA DESIMADO SE ATACASSE O IRÃ ,PESSOAL , NENHUM VALENTÃO É SUICIDA , NA HORA QUE O BICHO PEGA ELE SAI FAZENDO “CAIN AIN”(SOM DE CACHORRO AÇOITADO,AGREDIDO”

  13. gilmar dos santos faria disse:

    Em 2007 Israel sozinho, com uma dúzia de aeronaves, destruiu instalações nucleares dentro da Síria que possue cerca de 300 caças russos em sua força aérea. A Síria não consegui se defender, não revidou e os russos não fizaram nada.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Orchard.

    Se observar o tamanho das forças armadas sírias da para concluir que Israel não é tão covarde como você está afirmando.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Syrian_Air_Force
    http://en.wikipedia.org/wiki/Syrian_Army#Equipment

  14. Obama, o traidor de seus povo… agente infiltrado… os EUA tem que acordar para esse fato… qnto mais cedo melhor para o mundo…

  15. Acabou a palhaçada!! Isso significa que o Irã já tem plena e total capacidade de aniquilar totalmente Israel, com ou sem ataque preventivo, ameaças, mídia, ou a babaquice que for..
    .
    -> Quando é dito que os parasitas(EUA/Israel/N.O.M.) só chutam cachorro morto, e são valentes apenas contra desdentados…muitos se chocam. Está aí a prova.
    .
    Os EUA já peidaram, não tem dinheiro para uma guerra contra o Irã!! Seria a falência total da nação! Mesmo os sionistas que controlam o país não conseguiram convencer os escravos a cometerem suicídio econômico. Ainda mais com o apoio aberto ao Irã pelos BRICS( especialmente Russia e China)
    .
    PARABÉNS AO VALENTE POVO PERSA!! Deram uma prova ao mundo que um povo que tem coragem e se recusa a ajoelhar serve de exemplo para todo o planeta. Principalmente para uns no Sul a América…

  16. Lucena:

    Más uma vez Obama irá mostrar perante o mundo o quanto é irrisível o seu poder de presidente dos EUA perante o cartel da maldade que se instalou no congresso americano,o sionismo.

    _______________

    O Congresso americano não tem mais poder nenhum, com os adicionais a Lei Marcial dos EUA o Obama pode governar por decreto como faz.

    Ele era para sofrer impechment por passar por cima do congresso desde quando ele autorizou a guerra na Líbia.

  17. Mais uma coisa a CIA terminou de publicar um relatório que diz que o Urânio do Irã acabou, eles não tem mais material para enriquecer em suas centrifugas.

    Por essa razão que o NOBAMA quer fazer um acordo nos moldes do acordo que o Brasil e Turquia propuseram.

    Israel quer atacar independente de qualquer coisa, só que se depender da Russia e Chinam Israel fica quietinho em seu canto.

  18. A mensagem do presidente norte-americano não quer dizer muita coisa para o Irã… Os iatolas querem independência em todo o processo e isso quer dizer para Israel e EUA a intensão de produzir a “Bomba de Alá”…

  19. “Team, fall back”
    .
    Essa coisa de “polícia” do mundo tem que acabar…. Ninguém consegue se manter onipresente neste cenário global…
    .
    Eu acho que isso é tudo novela pra tirar o foco da CAUSA PALESTINA(lembram da argentina nas malvinas? desfocando a crise que o pais vivia)
    .
    Eu sonhava em uma israel onde palestinos e israelenses pudessem compartilhar um parlamento, que tivessem a oportunidade de criar leis e políticas públicas em conjunto, dividindo o pão(israel recebeu muita coisa do mundo ocidental, muito além de pão)…
    Mas o sionismo é um veneno que contamina todos os políticos israelenses…. que indiscriminadamente semeam o campo para os extremistas palestinos e islamitas brotarem….

Comentários não permitidos.