Exercício com 30 Gripen de quatro países marca comemoração de 75 anos da Saab

Em conjunto com a Força Aérea Suéca, a empresa promoveu entre 27/3 e hoje o Lion Effort 2012, maior exercício realizado com o caça Gripen. A operação contou com aeronaves também das forças aéreas de África do Sul, Hungria e República Tcheca, além de observadores da Tailândia.

Além das 30 aeronave, o exercício mobilizou cerca de 300 pessoas. A chegada das equipes se estendeu até o dia 30 do mês passado, com início do planejamento em 31/3. No dia seguinte a delegação da África do Sul realizou trabalhos de familiarização para voar em céus europeus. Desde segunda até hoje foram lançadas pelo menos duas missões diárias combinando as forças dos diferentes países.

A Saab foi fundada em 2 de abril de 1937 com base em uma decisão do parlamento sueco de que o país deveria ter sua própria capacidade para produção de aeronaves de caça. Desde então, a empresa participa ativamente do fortalecimento da indústria da Suécia, especialmente na área de defesa, e o Gripen é um dos seus principais produtos.

“Nos últimos 75 anos, a aviação desempenhou uma função significativa em nossos negócios. Até hoje, a Saab já produziu mais de 4.000 aeronaves. Agora usamos nossos 75 anos de aviação de classe mundial e engenharia de alta tecnologia para nos tornarmos um participante realmente global no mercado de defesa e segurança”, acredita o CEO da empresa, Håkan Buskhe.

Fotos:Peter Liander, Saab/FA Suéca

Fonte: C&R Editorial     

2 Comentários

Comentários não permitidos.