O crescente isolamento da Argentina

Discurso nacionalista esconde problemas de governança

Governos de corte populista frequentemente recorrem a “inimigos externos” para desviar a atenção de dificuldades internas. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, embarcou neste expediente ao recolocar na ordem do dia a disputa com a Grã-Bretanha pelas Ilhas Malvinas — e os 30 anos da invasão argentina este mês, que deveriam ser lembrados discretamente, ganharam uma dimensão que, se não chega a ser perigosa, é bastante fútil.

O que interessa à Casa Rosada é disfarçar as dificuldades econômicas e políticas sob a retórica do complô dos “inimigos externos”, ao denunciar a suposta ameaça de “militarização do Atlântico Sul” — porque a Grã-Bretanha decidiu enviar um moderno destróier às águas adjacentes às Malvinas — e ao esbravejar sobre a necessidade de “recuperar a soberania energética nacional”. São discursos que encontram eco nos sentimentos nacionalistas dos argentinos, desde os tempos de Perón, mas carecem de sustentação real.

A YPF é um desses entes que datam dos tempos de Perón e já respondeu por quase a totalidade do petróleo consumido no país. Nos anos 90, contudo, conseguiu a proeza de ser uma petrolífera que dava prejuízo. Foi então privatizada em 1998, com o apoio de Néstor e Cristina Kirchner, tendo 48% de seu capital comprado pela espanhola Repsol. Hoje, com o país obrigado a importar energia, a Repsol-YPF ganhou fama de vilã e o governo manobra para reestatizar a empresa. Famílias poderosas com ligações com os Kirchner agradecem. Enquanto o governo federal não se decide, instrui províncias (estados) aliadas a cassar as concessões da petroleira. Já o fizeram Chubut, Rio Negro, Salta , Mendoza, Santa Cruz e Neuquén.

Nem por ser o principal parceiro da Argentina no Mercosul o Brasil escapa de medidas protecionistas ou “nacionalistas” adotadas para “proteger” o país de vilões externos que, segundo o discurso oficial, se comprazem em prejudicá-lo. Esta semana, a província de Neuquén cancelou uma área concedida à Petrobras, alegando que ela “permanece sem produção, sem comprovação de reservas e sem investimentos suficientes”. A Petrobras diz ter sido apanhada de surpresa.

O jornal espanhol “El Pais” destacou que “o discurso populista, as ameaças de nacionalização e a pressão sobre os capitais estrangeiros são razões suficientes para que a comunidade internacional retire sua confiança na estabilidade regulatória argentina.” Reflexos disso são o anúncio do presidente Barack Obama que suspenderá as preferências comerciais de que gozava a Argentina e a decisão de EUA, UE, Japão, México e outros dez países de denunciar à OMC as políticas protecionistas argentinas.

Embora a economia cresça, o país sofre com déficit energético crônico, com as distorções provocadas pela maquiagem de índices como o de inflação e começa a ter problemas de desabastecimento. A Casa Rosada prefere mascarar os problemas atrás do discurso nacionalista e ameaça levar a Argentina a um lamentável isolamento, cujo maior risco é transformar a nação em pária internacional.

Fonte: O Globo   

35 Comentários

  1. O mesmo artigo se aplica ao outro marreteiro politico na Venezuela. Vamos mais alem. TODOS os problemas cubanos tambem e causado pelos EUA.Por Fidel e seus Bandidos eles nao fizeram nadinha na ilha.

    Eu sempre falo que a Argentina esta armando uma arapuca com essa historia de Malvinas, apenas 30 anos depois de INVADIR as ilhas e perder a guerra. Hoje eles atrelam sua politica externa a esse unico problema, e na minha opiniao eles medem seus amigos se suportam suas aventuras nas Malvinas.
    Enquanto a Argentina grita que esta sozinha, ela pode sempre contar com padrinhos em Brasilia, que afrouxam acordos comercias para beneficiar a eles, em detrimento do Brasil.

    Como diz o artigo negociar com a Argentina e sempre ser “pego de surpresa”

    Quando os “monkeys” brasileiros vao soltar esse barco e deixa-los a deriva uma vez por todas..ja vai tarde..

  2. A REPUBLICA BOLIVARIANA DA ARGENTINA

    É isso que dá quando se para para ouvir o maluco beleza,a Argentina cada dia que passa vira uma Venezuela,ou seja…o peronismo “bolivariou” de vez!

  3. A REPUBLICA BOLIVARIANA DA ARGENTINA
    CORREÇÃO

    É isso que dá quando se dá ouvidos ao maluco beleza.

    Argentina a cada dia que passa,vira uma dessas Venezuela,ou seja…o peronismo “bolivariou” de vez!

    Espero que deste mal o Brasil esteja vacinado,haja vista que a desindustrialização por aqui,já chegou de mala e cuia._Rsr…

  4. Nós sabemos q o deus Inki ñ vai proteger os seus súditos, estão confiando em TUPAN, e nós Brasucas, ñ podemos ficar reféns das idiotices do Governo Portenho.Até pq, nem FAs temos p nós proteger dos bucaneiros iangleses , qto + de outro país provacador…AO GF do BRASIL, cuidado, estão armando e fazendo mt besteira, os argentinos, confiando no BRASIL e nas declarações dos membros da UnaSul.Essa tal de OEA ainda ñ disse nada nem contra ou a favor dos portenhos…q caldão, morreu, acabou de x? Sds.

  5. Resumo da Ópera:

    A política argentina prova-se cada vez mais suicida. O único caminho lógico que pode ser adotado pelos argentinos é tão somente diminuir o discurso e manter uma postura mais ponderada, aguardando que o dano que eles provocaram a si mesmos seja diluido com o passar do tempo…

  6. É interessante como a Globo gosta de dar voz aos países que perdem com a ousadia Argentina. Cidadania e busca por atender aos interesses nacionais nessa visão compartilhada torna-se populismo para os entreguistas e os chupa sangue. Realista para eles deve ser a politica que causa suicidios na Grecia, que provoca greves na espanha, que faz a Alemanhã governar, na paz, os fragilizados Europeus, quando avança na soberania economica dos endividados. Ao dar voz, com frequência, aos que pouco oferecem ao povo Argentino, a globo demonstra preferencia pela visão de ter todos os países, que não comunga da visão capacha da empresa, assimilados de alguma forma pelas nações ricas. Talvez pela sensação, ainda que falsa, de que poderiam ser considerados primeiro mundo.

  7. Da década de 1870 em diante, a Argentina teve bons governantes que prepararam o País para o século XX – infraestrutura, educação etc.
    Ao final da 2a. Guerra Mundial, o país era a 8a. nação do mundo.
    Mas aí já tinha Peron, e a esposa Evita, mãe dos descamisados.
    —–
    E o assistencialismo decorrente, sem bases que permitissem seu encerramento, durante os últimos 60 anos, levou a Argentina ao estado atual.
    Situação economica grave? Levante militar.
    Situação economica grave? Invade-se as Malvinas.
    Situação economica grave? 1 peso – 1 dólar.
    Situação economica grave? Subsídio da energia elétrica até para os abonados.
    Situação economica grave? Olha as Malvinas aí, gente…
    Situação economica grave? Olha a Petrobras aí, gente…

  8. a Argentina seguindo passo a passo o caminho q a Venezuela(…Bolivia .Equador ..) trilhou …a que ponto a ”inveja” dos hermanos chegou n e ?….tinham tudo pra nos superar ..es o resultado hoje …e a tendecia e piorar ….a quem defenda segamente uma politica dessas para o Brasil …se a Argentina n tomar um rumo ”correto” …vao em breve se transformar em um problema ate mesmo militar …um pais q n respeita ninguem …n tem tec propria e n tem la tantos recuros minerais abundantes ….pais e q atolado em corrupçao ( pior q aki ..dificil de acreditar ..n??) ..e falido …… sera q existe um futuro prospero por la ?? ….duvido muito ….do geito q anda a polica por la .. n duvido uma materia do tipo ”Argentina incia programa para construir bombas nucke ” …o q o gov argentino quer e aparecer …n pensariam 2 x em nos apunhalar pelas costas

  9. O texto não é informativo, pelo contrário…

    A Argentina está executando uma política de restrições, no tocante às importações, de extremo rigor, pois é a forma que eles encontraram para internalizar divisas.

    Fora isso se tem apenas movimentos feitos em função da política interna.

    Além do mais, é preciso dizer, que a YPF nunca deu prejuízo, isto até ser administrada por um governo entreguista, quando então foi privatizada. Ora, ora, vimos o mesmo filme por aqui, mas o nosso final foi diferente… Ainda bem.

    É preciso ter um filtro para todas as notícias que provém da Argentina, pois Cristina está em guerra com o grupo Clarín, que é um grupo de comunicação com poder monopolista maior, do que aquele da Globo por aqui.

    Lembro, por fim, que a Argentina cresce em taxas maiores que as nossas, aliás, bem maiores…
    Não estão tão mal assim.

  10. Que se danem os Argentinos, ficam aí achando que tudo gira ao redor do umbigo deles e a merda toda rolando na cara destes imprestáveis. O Brasil já deveria ter adotado medidas duras contra eles, pois se fizer isso a Argentina vai a bancarrota como já está indo no momento…

  11. AJ, esse peronismo parece ter se instalado no Brasil durante o governo Lula e continua no atual… Evita, a mãe dos descamisados… o pai é o Lula mentira… será que chegaremos lá?… talvez daqui 60 anos acordemos e nos arrependamos…

  12. ARGENTINOS SÃO ITALIANOS QUE SE COMPORTAM COMO FRANCESES E QUE PSIQUICAMENTO ESQUISOFRENIZAM POR NÃO SEREM BRITANICOS……LA LOCA BOCA MURÇA DESCABELA LA PELUGA Y AMENAZA SACAR LAS BRAGAS POR LA CABEZA…..Se não bastasse o repudio dos paises fronteiriços pela pedantia tradicional Argentina NUNCA ESQUEÇAM-SE QUE A ARGENTINA INCORPORA PROFUNDO SIONISMO REGIONAL.Deus jamais proporciona assas as cobras pois bastariam evoluirem economicamente para quererem imporem-se regionalmente na marra.A Argentina sossegara a hemorroida por um seculo quando for arrasada por uma guerra.Lembram-se do Japão?O Japão em toda sua historia milenar jamais havia conhecido uma unica derrota militar.Desde os primordios atravessavam o mar do Japão assentados em toras de madeira e tocavam o terror em todo sudeste Asiatico e apos os eventos atomicos tornou-se mais sensivel.O caso Argentino o agravante é o momento economico incerto e a falta de perspectiva que acirra esquisofrenia coletiva potencializada pela genése e psique de historico de psicopatia.

  13. Henrique, sua afirmação intriga.
    .
    .
    Que aliados se afastam da Argentina a não ser, o EUA, a Inglaterra, os paises do mercado comum europeu, mas não acredito ser uma perda já que a Argentina não tera respaldo de nenhuma dessa nações para sua reinvidicação territorial.
    .
    .
    Lembrando, ou a Rússia vendia o Alasca o EUA o tomaria na força.
    .
    .
    Se EUA fosse na America no Sul eles nunca aceitariam uma Guiana Francesa.
    .
    .
    O Brasil só não é esquisofrênico porque é SOFT POWER.
    .
    .
    Saudações

  14. A argentina é regida pela lei do gerson “gosta de levar vantagem em tudo”, depois fica reclamando que não recebe apoio dos outros países. Está se tornando uma república bananeira.

  15. AJ que o povo Argentino dentre os Latinos interessa-se mais por cultura.Eles foram colonizados por forte influencia Italiana com parcela Francesa.Falam Espanhol mas são muito diferentes dos demais latinos Hispanicos e sentem-se Europeizados.A Argentina teve sua ascenção economica atravez de exportações agropecuarias chegando a ser a quarta economia mundial nos anos 50 mas longe de terem um significativo acrescimo de desenvolvimento em infraestrutura embora tenham investido em pesquisas de proposito atomico ainda antes que o Brasil.A visão de desenvolvimento em infraestrutura é de abrangencia total de carencias e necessidades para que surta efeito em desenvolvimento,capacitação e aperfeiçoamento.Constantemente dizemos ser a educação a alma do negocio mas se não se tem inclinação por busca cultural não traz efeito de alavancar nada.A busca por cultura é individual do ser humano embora o Estado seja meio contribuidor.Do que adianta proporcionar cultura e potencializar educação SE NÃO SE TEM INDIVIDUAL INTERESSE???

  16. Existe muita desinformação sobre Argentina,
    nos últimos 8 ou 9 ano,s foi o país que mais teve crescimento em seu PIB na américa do sul.
    >

    Brasil cresce menos que a Argentina nos últimos anos.

    “Durante o período em que a presidente Cristina Kirchner e o seu marido Néstor lideraram a nação, o PIB argentino cresceu 94%, o maior da América do Sul no periodo dos ultimos 9 anos, o que permitiu o recuo dos níveis de pobreza acima dos vizinhos latino-americanos. A pobreza caiu quatro pontos entre 2007 e 2011, para 21,5%, segundos dados do Sedlac, quando no Brasil a taxa recuou de 24,2% para 21,4% (2009) e no México aumentou de 42,7% para 51,3%. ”

    “O casal Kirchner correspondeu às expectativas do país em 2011, que conseguiu o dobro do crescimento econômico do Brasil nove anos depois, com desemprego equivalente, de 7,3%, e uma taxa de investimentos maior – 22,8% do PIB, contra menos de 19% aqui.”

    “Com tributos crescendo 80% e o PIB, 94%, a arrecadação tributária real deu um salto de 246%. Em suma, a arrecadação mais que triplicou em valor real nos dois governos Kirchner, o que implicou a expansão continua do gasto público, totalizando 30,4% do PIB nos últimos doze meses,”

  17. Existe muita desinformação sobre Argentina e “O Globo” faz parte deste esquema desinformativo…

    Nos últimos 8 ou 9 anos, Argentina foi o país que mais teve crescimento em seu PIB na américa do sul.
    ===================

    “Brasil cresce menos que a Argentina nos últimos anos”

    “Durante o período em que a presidente Cristina Kirchner e o seu marido Néstor lideraram a nação, o PIB argentino cresceu 94%, o maior da América do Sul no periodo dos ultimos 9 anos, o que permitiu o recuo dos níveis de pobreza acima dos vizinhos latino-americanos. A pobreza caiu quatro pontos entre 2007 e 2011, para 21,5%, segundos dados do Sedlac, quando no Brasil a taxa recuou de 24,2% para 21,4% (2009) e no México aumentou de 42,7% para 51,3%. ”

    “O casal Kirchner correspondeu às expectativas do país em 2011, que conseguiu o dobro do crescimento econômico do Brasil nove anos depois, com desemprego equivalente, de 7,3%, e uma taxa de investimentos maior – 22,8% do PIB, contra menos de 19% aqui.”

    “Com tributos crescendo 80% e o PIB, 94%, a arrecadação tributária real deu um salto de 246%. Em suma, a arrecadação mais que triplicou em valor real nos dois governos Kirchner, o que implicou a expansão continua do gasto público, totalizando 30,4% do PIB nos últimos doze meses,”

  18. 1maluquinho, permita-me, a colonização argentina é espanhola. Migração de italianos só na mesma época que o Brasil – depois de meados do século 19 até a década de 1930.
    Com o preço elevado de produtos agropecuários, com extensas e fertéis planicies (diga-se de passagem o humus vem dos rios brasileiros, acumulando nos tempos atuais cerca de 2m de altura), clima ameno, atraiu também muitos outros europeus.
    Em resultado, do início do século XX, até a década de 1940, Buenos Aires era a mais européia das cidades latino-americanas.
    E o povo argentino o de melhor cultura.
    Cerca de 30 ou 40 anos de bons governantes.
    Depois, bem, depois veio o peronismo.
    —–
    Com o peronismo continuado, sem investimentos, foram “gastando” o nível de desenvolvimento que possuiam, vivendo do passado.
    Na década de 1970, o caos era quase total.
    Tinham levantes militares a torto e a direito, mas não mudavam a postura.
    Tiveram grandes economistas, mas sempre voltavam ao populismo.
    —–
    Assim, tiveram peso igual ao dólar por quase uma década, ignorando a lei da oferta e da procura, até que deram o grande calote na comunidade internacional.
    —–
    Hoje em dia, continuam gastando mais do que devem, e, para acumular divisas, colocam todo entrave possível as importações.
    Ora, se se importar máquinas, isso não é gastar, é preparar para o crescimento real.
    Se se importar alimentos dos quais não se tem competitividade, é diminuir o risco de inflação e manter o povo satisfeito.
    —–
    Subsídios – hoje, a grande moda dos Kirchners é o subsídio generalizado. Assim, a Cristina K conseguiu a reeleição.
    Agora, não tem para onde correr, está cortando os subsídios.
    E naturalmente causando um choque no indice de inflação.
    —–
    Crescimento – quando se está no buraco, ao sair do buraco pensa-se que se cresceu, mas não, apenas se saiu do buraco. Os indices de crescimento bonitos não são nada mais que isso. Volte-se uma década, pegue-se as referencias estatísticas completas que se verá a verdade economica da Argentina. Entendeu, Ilya Ehrenburg ?
    —–
    Harry, pode ter certeza de uma coisa, o Brasil não irá cometer nenhuma aventura pela Argentina.
    E a Argentina sabe disso. Pode estar tentando criar um “faut acompli”, mas não conseguirá.
    —–
    Pessoal, a Argentina é linda, espetacular, mas seus governantes, façam-me o favor… Estão destruindo aquele país.
    O país realmente vai ficando isolado, dentro de um certo círculo de países sérios, por conta disso.

  19. Em meados da década de 90, a Argentina era o exemplo a ser seguido. O país tinha feito o dever de casa e estava colhendo os frutos dessa “racionalidade” econômica. O crescimento econômico argentino entre 1991 e 1994 foi o maior das últimas décadas. O país tinha conseguido eliminar a inflação.

    E os consumidores usufruíam viagens ao exterior e bens de consumo baratos. No começo deste século, a situação mudou por completo. O país enfrentava um dos maiores desastres econômicos em tempo de paz, nenhum expert em economia conseguia minorar a depressão econômica, apesar de exigir sacrifícios cada vez maiores da população. O FMI concedeu empréstimos o país e ajudou ao país adotar políticas prudentes. Ao invés de melhorar, a crise só piorava.

    Para complicar, em 2003, foi eleito um presidente nacionalista e populista, que defendia a moratória da dívida externa. Os grandes analistas econômicos não tinham dúvida:

    A Argentina caminhava cada vez mais para o caos econômico e para a hiperinflação. Contudo, ao contrário de qualquer previsão, a Argentina consegue desde 2003 elevadas taxas de crescimento econômico, a manutenção da inflação em patamares razoáveis e atrair investimentos produtivos.

  20. Entre 1991 e 2001, a Argentina acumulou um déficit em conta corrente de US$ 88,5 bilhões. Isso é mais do que o triplo do que o país exportou em 2001. Obviamente, a capacidade de o país honrar suas obrigações em moeda forte era impraticável caso o país não desvalorizasse o câmbio.

    O diagnóstico, como sempre, não poderia deixar de culpar os excessos do Estado. A solução seria os cortes dos gastos do governo, medida que foi muito importante para contribuir com a forte queda do PIB.

  21. Em contraste com esse prognóstico, os resultados do governo Kirchner são surpreendentemente positivos, apesar do esperado fracasso de suas políticas. Entre 2003 e 2006, o PIB cresceu em média 9% ao ano.

    O crescimento acumulado da Argentina nesse período é maior do que o do Brasil entre 1990 e 2006, quando os ortodoxos dominaram a política econômica brasileira. A inflação hoje é bem menor do que em 2002 ou o que se esperava em 2003.

    As reservas internacionais quadruplicaram. O país pagou antecipadamente sua dívida com o FMI. O desemprego e a pobreza diminuíram fortemente. O risco de crise financeira ou do balanço de pagamentos é improvável, pois o país tem conseguido manter superávits em conta corrente, mesmo com a economia crescendo a taxas tão elevadas.

    E o país tem registrado diversos investimentos para a ampliação do parque industrial, a despeito dos analistas terem afirmado que a moratória afastaria os investidores estrangeiros.

  22. Porque a Argentina atualmente é bem-sucedida? Em primeiro lugar, o governo adota uma política monetária-cambial favorável ao crescimento. O governo tem sido muito bem sucedido em manter uma taxa de câmbio competitiva.

    A taxa de juros real próxima de zero tem impulsionado o crédito e os gastos ao consumidor.

    A experiência da Argentina nos últimos 15 anos é um exemplo radical de como uma taxa de câmbio supervalorizada pode ser prejudicial ao desenvolvimento, enquanto que uma eficiente política cambial e comercial centrada na competitividade industrial e nas contas externas permite a execução de políticas monetária e fiscais expansionistas com pouco risco de ocorrência de crises financeiras.
    ———————
    *Os textos acima são trechos de artigo do economista Bruno Santos
    —————-

  23. AJ os Italianos não em grande quantidade mas chegaram na Argentina ainda na colonização Espanhola e muito contribuiram e influenciaram….Quanto a fertilidade da terra da metade do territorio Argentino englobando Paraguai e os estados Brasileiros do Parana e parte de São Paulo esta a terra mais fértil do mundo e adequada a multiplos empregos em agropecuaria….O saudosismo e a melancolia é tipico no cidadão Argentino.Eles mesmo os pobres nutrem gostos sofisticados e curtem musica erudita,teatro e bia leitura embora isso tenha diminuido de uns anos para ca.Mas quanto a relacionamento regional eles sempre foram detestados por todos que com eles fazem fronteiras.Paraguaios,Bolivianos,Chilenos e Uruguaios os detestam so o Brasileiro otario os chamam de hermanos e eles literalmente nos detestam embora hoje sorriam por nossos reais.Eu mesmo ja presenciei essas coisas tanto na Argentina como ate mesmo no Paraguai e para eles somos MACACOS ou MACAQUITOS.Eu mesmo fui maltratado pelo pais e irmão de uma amiga que gostava de mim.A presença Sionista é muito forte na sociedade deles e complementa-se com a arrogancia e pedantismo que eles possuem.É impossivel termos integração com quem so aceita lucrar e sempre quando a balança tende a nosso favor reclamam,nos discriminam e praticam boicotes e ameaças de embargos.Quem tem um vizinho e parceiro como a Argentina não precisa de ir no inferno para encontrar o Capeta rsrs rsrs MAS LAS CHICAS GUSTAM DE UNO MACAQUITO BIEM DOTADO Y CALIENTE rsrs rsrs e assim a gente vai devagarinho espalhando um monte de Pélézinhos por la rsrs rsrs

  24. ANTON tudo o que disse é surpreendente não é mesmo mas isso custara a INADIMPLENCIA da Argentina e quem não honra compromissos num mundo cada vez mais conservador em termos de creditos SUCUMBE.Paises como Argentina e Bolivia ninguem quer emprestar dinheiro e todos teem um pé atraz antes de pensarem em aplicarem neles so o Brasil otario é que gosta de deixar na reta por pura ganancia e no final sempre se ferra.

  25. O artigo do Bruno Santos é uma sandice só.
    Anton, mais uma vez a Argentina está cavando a sepultura.
    Investimentos lá só chineses, por causa da soja e da carne e derivados, ou brasileiros.

  26. A atual corrida argentina pela obtenção de divisas a qualquer custo é reflexo ainda do calote aplicado no mercado internacional.
    Pelo montante de desembolsos que terá que fazer este ano, a Argentina não pode nem sonhar em perder reservas.
    E ainda não pagou o Clube de Paris. Se não tiver reservas, na falta de divisas a coisa ficará muito feia, pois crédito não tem.
    —–
    1maluquinho, não consegui identificar chegada de italianos na Argentina ainda colonia espanhola. Pelo menos em numero que justificasse mudança da cultura. Me ajude.

  27. AJ procure por marujos Italianos que aportavam em Buenos Aires talvez encontre rsrs rsrs é serio rsrs rsrs onde tocavam o pistoleto e assim se interavão com os Argentinos do cais e ai começou o intercambio cultural………Argentina cavou a propria sepultura e os vermelhinhos sulamericanos ainda reverenciam o caloteiro Kirchner rsrs rsrs Evo Morales fantoche do Hugo Chavez trilhou caminho semelhante embora atualmente esteja enclausurado na cordilheira olhando com os olhos arregalados para a planicie justamente igualzinho como faziam seus antepassados pois havia uma lenda que as planicies eram habitadas por guerreiros canibais impiedosos e adentrar a floresta era certesa de virar souvenir de cabeça encolhida.

  28. Gostar ou não dos argentinos, se são vermelhos ou azuis, não muda a realidade de que a Argentina deu a volta por cima em uma grande crise ecônomica, talvez a maior da sua história. E o fato é que: HOJE, ela está bem.

    Se vai entrar nun ciclo economico ruim daqui a dez anos, por exemplo…é outra história, mesmo porque, a economia capitalista é ciclica, com altos e baixos, sempre! Nunca cresce eternamente…

    Más uma crise econômica muito forte pode destruir uma nação ao ponto de impedir a retomada do seu crescimento e desenvolvimento por décadas , mesmo um século…E seria isto que teria acontecido com a Argentina, se continuasse a seguir o receituario ortodoxo do FMI eternamente.

    Os Kirchner interromperam este processo de sucatemento da Argentina e praticamente dobraram o PIB do país em 9 anos, isto é um fato inegavel .Não é opinião…

    Aí alguns dizem: Há! mais não vai durar muito…Más já durou 9 anos! um ciclo ecônomico de crescimento apreciavel, que permitiu a Argentina respirar e sair do sufoco em que se encontrava, isto é muito importante.

    Quanto ao futuro, não tenho bola de cristal e nem acredito em quem diz ter…

  29. Anton, em economia não se usa bola de cristal, mas instrumentos de política economica.
    E sobre o nível do PIB argentino, pegue uma série maior, que terá surpresa.
    Sobre sucateamento, há pouquissimo tempo tivemos o maior acidente ferroviário na Argentina e a causa foi sucateamento.
    Também sobre sucateamento, veja as cidades argentinas.
    Gosto muito da Argentina, mas também sei da realidade economica deles.

  30. AJ,
    instrumentos economicos não são precisos e inclusive, variam de acordo com a escola de economia!
    E ao contrário da pretensão de alguns economistas, econômia não é; e nunca foi uma ciência exata…os que creem ser um ciência exata, são os econimistas da “bola de cristal”.

    citação:
    “A política econômica do kirchnerismo, pouco ortodoxa, fez com que economistas e instituições comprometidas com o pensamento neoliberal, como o FMI e a revista The Economist, criticassem o governo. No entanto, os dados econômicos e sociais do período que vai de 2003 a 2012 são consideravelmente superiores àqueles do período imediatamente anterior. Desde 2003, as exportações do país subiram.”

    O PIB Argentino foi inflado artificialmente pelo “Plano Cavallo”, chegando ao pico de
    U$299 bilhões em 98 , por causa da paridade forçada peso/dólar e da inflação em dólar dos ativos argentinos, portanto este valor é uma anomalia artificial que deve ser desconsiderada…

  31. Entrada em massa de capital estrangeiro, oriundo principalmente de empréstimos e privatizações tambem inflou o PIB argentino, que depois que o Plano cavalo desmoronou, murchou como uma bola furada.

    Quem sucateou as ferrovias argentinas foi, principalmente, o governo neoliberal de Menen,que as privatizou e vendeu.

    Durante o governo kirchner elas começaram a ser parcialmente recuperadas, más falta muito!

    O mesmo sucateamento aconteceu no Brasil durante o governo FHC, o gêmeo neoliberal de Menen… com o abandono das rodovias federais que não foram privatizadas e do sistema elétrico brasileiro, que resultou no “apagão nacional”

    Em termos de números econômicos, a maior vantagenm brasileira sobre a Argentina está em suas reservas de dólares, que cobrem com ampla folga a totalidade da nossa dívida externa.

    Fora a questão da dívida externa, não encontro números que sustentem a tese que
    “a Argentina está pela hora da morte”-

    E mesmo nesta questão, sua dívida é de + ou – U$131 bilhões e as reservas internacionais da Argentina hoje giram em torno 46 ou 47 bilhões de dólares … valor suficiente para rolar sua dívida, ainda mais que hoje a Argentina é superavitária no balanço de suas exportações/importações

Comentários não permitidos.