Coreia do Norte: interceptação de foguete será “declaração de guerra”

(Foto) -Taepodong-2 capaz de atingir o Havaí e o Alasca

A Coreia do Norte entenderá como “uma declaração de guerra” a intercepção do satélite que pretende pôr em órbita em meados deste mês, informou nesta sexta-feira a agência sul-coreana Yonhap. Desta forma, o regime comunista responde às intenções de Seul e Tóquio de derrubá-lo se representar uma ameaça a seus territórios.

Em comunicado emitido pela agência estatal norte-coreana KCNA, um porta-voz do Comitê de Reunificação Pacífica da Coreia em Pyongyang afirmou também que a intercepção do satélite implicaria “uma tremenda catástrofe”. O regime comunista voltou a ressaltar que “o mundo já conhece” a natureza científica e pacífica do lançamento do satélite, ao tempo que reiterou que a “transparência” do evento está assegurada.

Para rebater as críticas internacionais, que consideram o lançamento um teste balístico encoberto, Pyongyang convidou jornalistas e analistas estrangeiros a assistirem ao evento, que planeja realizar entre os dias 12 e 16 de abril.

A ameaça de Pyongyang acontece depois de Coreia do Sul e Japão terem anunciado seus planos de interceptar o satélite norte-coreano se este desviar-se de sua trajetória prevista. Neste sentido, o Japão determinou na quinta-feira o desdobramento de um sistema de mísseis terra-ar em quatro pontos da província de Okinawa (ilhas ao sul), uma área que deverá ser sobrevoada pelo foguete.

A Coreia do Sul planeja, por sua vez, desdobrar dois destróieres no litoral oeste do país com capacidade para derrubar o satélite e avisou que acompanhará sua trajetória, já que pode supor um grave risco para sua segurança.

Fonte: Terra     

9 Comentários

  1. “…A Coreia do Norte entenderá como “uma declaração de guerra” a intercepção do satélite que pretende pôr em órbita em meados deste mês, informou nesta sexta-feira a agência sul-coreana Yonhap. Desta forma, o regime comunista responde às intenções de Seul e Tóquio de derrubá-lo se representar uma ameaça a seus territórios. …”==== Julgo q está ocorrendo um grande precipitação nos atos deste países, e q um pq devio de rota, até acidental, poderá levar a uma grande catástrofe. ACN e possuidora de armas atômica, e reia, els vão usar as mesmas…ñ paguem pra ver. Esperem os acontecimentos. Sds.

  2. QUÊ VISITA!

    Para rebater as críticas internacionais, que consideram o lançamento um teste balístico encoberto, Pyongyang convidou jornalistas e analistas estrangeiros a assistirem ao evento, que planeja realizar entre os dias 12 e 16 de abril.

    ********

    E foi assim,deste jeito que no passado os norte coreanos chamou uma comitiva estrangeira para mostrar o seu plano “pacífico” de energia nuclear e naquele turnê,um americano convidado,descobriu os reais motivos do programa nuclear norte-coreano.

    Hoje desde aquela última visitinha até o recente momento, se cogitam quantas bombas atômicas a Coreia do Norte tem estocadas e endereçadas ao Japão,a Coreia do Sul e provavelmente com este foguetinho,ao Tio Sam. _ Hehehe……

  3. Se a Coréia do Norte lançar o seu foguete, ganhará imensa moral interna, mas na prática pouco pode acontecer externamente. Se os japoneses ou sul-coreanos interceptarem o lançamento, dificilmente os norte-coreanos se tentarão alguma reação de fato… Podem até fazer alguma mega manobra ou coisa assim, mas é altamente improvável ocorrer alguma coisa além de uma troca de tiros ocasional na fronteira com o sul ou nos mares locais…

  4. Vejam pelo lado bom,se a Coréia do Norte declarar guerra a Coréia do Sul e Japão vamos ganhar uma M16,um colete a prova de balas e uma máscara de gás.

    Agora sem brincadeira,acho que a atitude da CS e Japão é ridícula,os norte-coreanos podem ser cães de guerra mas não começariam uma WWIII assim.

  5. Qualquer país tem o direito de interceptar um foguete que cruze o seu território, sem a devida permissão; inclusive a coreia do norte. Os japoneses e sul coreanos estão apenas se precavendo, já que o seu vizinho não é nem um pouco confiável.

Comentários não permitidos.