ONU enviará equipe de observadores à Síria para acompanhar plano de paz

Em 48 horas, uma equipe de peritos da Organização das Nações Unidas (ONU) desembarcará em Damasco, na Síria, para preparar a execução do plano de paz na região. O anúncio foi feito hoje (3) pelo enviado especial da ONU e da Liga Árabe ao país Síria, Kofi Annan. Segundo ele, os peritos atuarão como observadores da implementação das medidas.

O plano aceito ontem (2) pelo presidente da Síria, Bashar Al Assad, determina o cessar-fogo imediato, a autorização da entrada de ajuda humanitária e a abertura para as negociações com a oposição. Emissários de Assad disseram que até o dia 10 o plano será colocado em prática.

Para Annan, a decisão do Conselho de Segurança das Nações Unidas de enviar a missão de observadores também tem o objetivo de tentar controlar a violência na região. De acordo com ele, os representantes dos 15 países que integram o conselho – cinco como membros permanentes e dez como provisórios – apoiaram o envio dos observadores.

A crise na Síria surgiu a partir de manifestações contrárias ao governo. Os manifestantes querem a renúncia de Assad, liberdade de expressão e o fim das violações de direitos humanos. O presidente sírio acusa os terroristas de estarem por trás dos protestos.

Em mais de um ano, a onda de violência na Síria provocou cerca de 10 mil mortes, segundo dados da organização não governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos. O governo da Alemanha exigiu hoje em comunicado que o regime de Assad cumpra “imediatamente” o cessar-fogo acordado com Annan.

Fonte: AgênciaBrasil via JornaldoBrasil

 

9 Comentários

  1. O Engraçado que agora propositalmente o Centro das atenções é a Siria.

    Só que os 68 Mirages que EAU “DEU” para o CNT Libio está bombardiando casas de civís agora e a OTAN continua realizando bombardeios na Líbia e matando mais civís.

  2. É simples negociar a paz na Síria, basta o pessoal que gosta de roer até os ossos dos outros parar de armar os opositores, alias quem são estes opositores ? quem gosta de mandar tropinhas de elite apaisana para as terras dos outros por não concordar com as suas políticas contrarias ? não é preciso falar quem são os corsários, todo mundo já sabe quem são, nem é preciso eles esconderem da mídia alienadora e enganadora.

  3. E a grita contra Kadafi não se deu quando os pilotos líbios desertaram para “não acatar a ordem de atacar civis”?
    Pois… As aeronaves líbias do “democrático” CNT estão atacando civis agora. E o que vemos na mídia? Silêncio.

    Já a Síria…
    Mas… Assad venceu. Tanto é assim que arrumaram esse plano de paz, furado, para tentar salvar os mercenários do Golfo e unidades “ocidentais” (SAS, confirmado como presente na Síria), lá instalados, que levaram uma surra das unidades especiais sírias e das afamadas Spetnaz, russas.

    Assad venceu: chora baby, chora.

  4. disse:
    05/04/2012 às 11:17

    “… É simples negociar a paz na Síria, basta o pessoal que gosta de roer até os ossos dos outros parar de armar os opositores, alias quem são estes opositores ? quem gosta de mandar tropinhas de elite apaisana para as terras dos outros por não concordar com as suas políticas contrarias ? não é preciso falar quem são os corsários, todo mundo já sabe quem são, nem é preciso eles esconderem da mídia alienadora e enganadora. …”=================== Falou e disse , é simples assim,/sds.

  5. O Pior Ilya é que não aconteceu nenhum confronto mais sério entre essas tropas na Síria.

    Pior foi o que aconteceu com os SAS na Líbia, o Exercito verde num combate só mandou 44 SAS dessa para a melhor e 16 foram presos.

  6. E as tropas verdes levavam na cabeça as bombas da OTAN…

    Na Síria, dá para se perceber, os mercenários estão a levar surras.
    Ótimo, os imperiais precisavam ser contidos.

  7. O maior perdedor na síria é o povo, que sofre no fogo cruzado entre a oposição inconsequente e o ditador sanguinário. Espero que entrem num acordo, pois o povo sírio merece sorte melhor.

Comentários não permitidos.