Investimento nas Forças Armadas tem que ser coerente com necessidades do país, diz Amorim

Por Vitor Abdala

O ministro da Defesa, Celso Amorim, disse que os investimentos nas Forças Armadas brasileiras têm que ser “coerentes com as necessidades de um país que é a sexta economia do mundo”. Amorim participou hoje (4), no porta-aviões São Paulo, da cerimônia de troca do Comando das Operações Navais.

Segundo o ministro, o governo brasileiro tem conseguido ampliar os recursos para investimentos nas três forças, algo necessário para que o país mantenha uma presença de destaque no cenário internacional.

“Neste ano, o orçamento foi melhor do que no ano passado. Espero que, na execução [orçamentária], isso se confirme e até, quem sabe, um pouquinho acrescentado, dentro, naturalmente, das dificuldades que o país sempre atravessa, mas também de forma coerente com as necessidades de um país que é a sexta economia do mundo, que é parte dos Brics, que tem uma presença no cenário internacional e que tem que ter uma base. Você não pode ter uma presença só de palavras”, afirmou.

Durante a entrevista, o ministro disse que não iria comentar a iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da Câmara que decidiu criar uma “comissão da verdade” paralela. “Eu não sei de comissões paralelas. Eu conheço as que são criadas por lei. Não vou fazer um comentário sobre algo que eu não conheço em profundidade. Vou analisar e, depois, se for o caso, eu comento”, disse. (Edição: Lílian Beraldo)

Fonte: Agência Brasil

44 Comentários

  1. Sukhoi afirma que o Su-35BM supera todos os análogos ocidentais de 4,5ª geração e os caças de 5ª geração americanos.

    Os testes de voo do novo caça multifuncional russo, o Su-35BM, tem mostrado que as características técnicas da aeronave é superior as características técnicas das aeronaves análogas estrangeiras, incluindo o caça francês Rafale, fabricado pela Dassault, o caça multinação Typhoon, fabricado pelo consórcio europeu Eurofighter, e os caças americanos F-15 Eagle, fabricado pela Boeing, o Falcon F-16 Fighting, fabricado pela Lockheed Martin, o F/A-18E/F Super Hornet, também fabricado pela Boeing e o F-35 Lightning II, fabricado pela Lockheed Martin, assim garantiu a Sukhoi em um comunicado de imprensa divulgado em seu site.

    O comunicou também sublinhou que o Su-35BM fez seu voo de número 500 no âmbito do programa de testes, programa esse que começou em 2008. Anteriormente foi relatado que o Su-35BM começaria a servir à Força Aérea Russa ainda esse ano. Antes de 2015, a Força Aérea Russa deve receber pelo menos 48 caças Su-35BM. Desses 48 caças, a VVS espera receber 6 ainda esse ano.

    O Su-35BM enquadra-se na 4,5ª geração, com exceção da furtividade, o caça é totalmente compatível com as tecnologias que cercam os caças de 5ª geração. Reza lenda que os novos caças russos podem fazer uso do chamado “plasma stealth”, uma tecnologia que permite baixar e muito a assinatura de radar de caças não-furtivos. Por enquanto, apenas um caça de 5ª geração cumpre serviço, o americano F-22 Raptor. Acredita-se que os próprios caças de 5ª geração a entrarem em serviço serão o caça russo Sukhoi T-50 (PAK-FA) e o americano F-35 Lightning II.

    O Su-35BM é capaz de voar a uma velocidade de Mach 2.25, tem um raio de ação de 3,600 km (4,500 km com o auxilio de tanques extra), teto de serviço de 18,000 m. O armamento do Su-35BM é constituído de um canhão internto GSh-30 de 30mm, capaz de disparar até 150 projéteis, e 12 pontos para abrigar vários tipos ar-ar, ar-terra e ar-mar que vão desde o Vympel R-27, passando pelo Vympel R-73, Vympel R-77, mísseis anti-radição Kh-31, Kh-31ª, Kh-59, Kh-29, Kh-29T e Kh-29L e vários outras bombas guiados e não guiadas.

    No início de março, a várias agências de notícias russas e chineses relataram um possível acordo de compra e venda de caças Su-35BM para a China. ALEM DISSO, O GOVERNO RUSSO CONTINUA EM NEGOCIAÇÕES PARA O FORNECIMENTO DE 36 CAÇAS SU35BM PARA A FORÇA AEREA BRASILEIRA.

    O voo de número 500 do Su-35BM foi realizado pelo famoso piloto russo, o coronel Sergei Bogdan.

    http://codinomeinformante.blogspot.com.br/2012/04/sukhoi-afirma-que-o-su-35bm-supera.html

    PS: Esta materia com as afirmações contidas na mesma estão no site oficial da Shukoi…………………..A COSSACAZINHA SEMPRE DISSE PRA MIM QUE O SU35BM RECEBERA O COQAR DO SENTA PUÁ

  2. este GF poderia parar de falar e começar a agir para que tenhamos algo parecido com forças armadas nos próximos 20 anos…

  3. A única coisa que eu tenho a falar para ele.

    Temos que investir e profissionalizar as FFAA. Sair desse discurso demagogo.

    E mais uma coisa parem de comprar só armamentos da turma da OTAN faça como a Índia.

  4. Uma visão correta. Pena que no Brasil só vai Pra frente o que é “coerente” aos bolsos dos parlamentares…

  5. Alem dos projetos de TOT sendo acertados para MB, EB e FAB…eu pegaria 100bilhões e compraria de prateleira 1 sub russo, 1 sub americano, 1 sub alemao…1 porta avioes do mesmo tamanho do SP(novinho em folha), 2 fragatas fremm, 1 destroyer sul koreano, 60 sKjold(Faster Patrol Boat – FPB) P964-Glimt, 20 lanchas fluviais, 7 su35, 7 eurofigther, 7 f18SH, 50 helicopteros de ataque, 100 blindados pesados , 2o S400-triumph, 1 mistral, 5 hovercraft Griffon 2000 TD, 50 SuperTucano, 7 F15 SE, 7 F35 ( sendo 1 para ser desmantelado na EMBRAER), 35 Stridsbåt 90H.

    Uffaa tudo para pronta entrega e se possível ZERINHOS…pronta entrega..pronta entrega

    dinheiro não falta a Receita Federal arrecadou em 2011 R$ 1 trilhão, cade esse dinheiro, se pegarmos 100bilhões para umas comprinhas não vai fazer falta !!! some tudo mesmo !!!

  6. O Estado do RIO de JANEIRO é o atraso da NAÇÃO. Cadê os Royalties do Pré-Sal para que as Forças Armadas possam proteger nossos mares e nossa Amazônia??? Isso, ninguém fala, todos silenciam. Os CARIOCAS são SEPARATISTAS e SANGUESSUGAS de TODO o POVO BRASILEIRO.
    NÃO é o Rio de Janeiro (fevereiro e março) que custeia a Petrobrás. Portanto, NÃO é o Rio de Janeiro que custeia as Plataformas, os Estaleiros, a Logística e o Transporte gastos e, NÃO é o Rio de Janeiro que está custeando os Submarinos e a Proteção do Pré-Sal. O SANGUESSUGA Estado do RIO de JANEIRO quer se transformar em uma Abu Dhabi em detrimento ao resto da NAÇÃO????? E, se num futuro, o Amazonas se recusar a DIVIDIR suas RIQUEZAS com o RESTO do BraZil??? A AMAZÔNIA vale 1000 vezes o Pré-Sal…

    – – – – –

    20/04/2011: Pg. 18. Parte II – Poder Legislativo. Diário Oficial do Estado do Rio de janeiro (DOERJ)
    7.2 DESEMPENHO DOS ROYALTIES E PARTICIPACOES ESPECIAIS EM 2010
    Em 2010, o Estado do Rio de Janeiro recebeu R$ 6,409 bilhões relativos aos royalties do petróleo. http://www.jusbrasil.com.br/diarios/26497428/doerj-parte-ii-poder-legislativo-20-04-2011-pg-18

    – – – – –

    22/03/2010: O Rio de Janeiro merece os royalties do petróleo?

    A atual discussão gira em torno da nova legislação que pretende redividir as receitas dos royalties do petróleo, segundo um critério ainda mais obscuro. MAS NINGUÉM DISCUTE POR QUE UM ESTADO RECEBE TANTOS RECURSOS, SEM TER FEITO NADA NADA NADA NADA NADA NADA PARA ISSO

    http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-rio-de-janeiro-merece-os-royalties-do-petroleo/43413/#

    – – – – –

    15/01/2011: Onde o Rio gasta os bilhões dos “royalties” do petróleo?

    http://poavive.wordpress.com/2011/01/15/onde-o-rio-gasta-royalties-do-petroleo/

    – – – – –

    As UPPs do estado SEGREGADOR e OPORTUNISTA do RIO de JANEIRO é CUSTEADA por TODA a NAÇÃO, ora, qualquer cidade do BraZil precisa de UPPs, porque o RIO de JANEIRO é o PRIVILEGIADO???? O que o estado SEGREGADOR e OPORTUNISTA do RIO de JANEIRO faz com os ROYALTIES que ROUBA de TODA a NAÇÃO?????
    80% das SEDES Estatais estão no estado SEGREGADOR e OPORTUNISTA do RIO de JANEIRO, porque????
    Porque a NAÇÃO inteira vai bancar TREM BALA para o estado SEGREGADOR e OPORTUNISTA do RIO de JANEIRO????? O resto do BraSil quer TREM BALA também, não é????
    Eu ainda vou ver este BRASIL DIVIDIDO, SUL MARAVILHA de um lado, NORTISTAS do outro.

  7. Não sei como é possivel e como são distribuidas e gastas as verbas de defesa de cada país, má só ficando em um exemplo:

    Brasil, gasto com defesa:
    U$27.120.000,000 [2011]
    …………………………..
    Coreia do Sul, gastos com defesa:
    U$26.550.000,000 [2011]
    ……..
    fonte: global firepower

    Agora, vai comparar, em qualidade e quantidade… o equipamento das forças armadas da Coreia do sul com os das F.A. brasileiras.

  8. rsrs rsrs RONIN o que os royalties do pré-sal tem haver com a modernização das forças armadas rsrs rsrs Acho que voce como muitos outros que escutam o galo cantar sem saber aonde acham que royalties são os lucros obtidos com a extração e a venda da produção de petroleo rsrs rsrs Royalties meu caro são compensações aos estados produtores por danos causados ao meio ambiente e para contenção e prevenção dos mesos.Se voce quer chorar algo relativo a produção de petroleo que deveria ser destinado a União chore pelo petroleo Brasileiro que é vendido as consecionarias 40% abaixo do valor do mercado que a Petrobras e o governo federal escondem POR SE CAGAREM DE MEDO DOS AMERICANOS pois mudar as regras das conseções vigentes da ate guerra e o Brasil bundão não tem CU para fazer isso ai fica mais facil alimentarem essa falacia de crescerem o olho nos Estados Produtores repassando aos olhos grandes para que todos calem a boca rsrs rsrs Sabe quando os politicos gananciosos Estaduais vão morderem os Rpyalties do RJ e do ES NUNCA NUNQUINHA então se tem macho neste pais para se honrar contratos e não abrir precedentes para que não honrem contratos conosco tambem FAÇAM UMA NOVA REGRA PARA AS CONSEÇÕES DO PRÉ-SAL pois as da Bacia de Campos que estão fora da area do pré-sal JA ERA AMIGUINHO rsrs rsrs

  9. Que coisa em sr Ronin!

    Tá enchendo a cuca de manguaça, antes de postar essas besteiras? Já é o segundo post seu, sentando a ripa no Rio de Janeiro. Porque será? Não sou do Rio, sou de São Paulo, mas, não acho que estás sendo justo para com um ante federativo.

  10. O que dizer deste senhor? Se quando era chanceler levou a diplomacia brasileira ao ridículo(vide Honduras e o acordo nuclear fajuto de Teerã), o que dirá como Ministro da Defesa?

  11. Se fossem verdadeiras essas palavras e a vontade do nosso governo

    agora mesmo estariamos planejando um frota de 20 submarinos
    uma duzia de fragatas de 6k de toneladas, um par de buques como o mistral e um porta avioes ao estilo do espanol principe de Asturias.

    Uma frota de casas da ordem ao menos 250/300 unidades com pilotos bem treinados, uma defesa antiarea de qualidade, e um equipamento para o exercito minimamente decente.

    ja nao teriamos ferro velho da WWII como temos

    me engana que gosto, por algo ainda sigo lendo temas de indefesa militar.

  12. ronin

    sera porque o petroleo esta no Rio

    nunca vi nenhum carioca ir brigar com outros estados pelos impostos das suas proprias riquezas

    pela primeira vez na vida começo a pensar que o Rio talvez deveria de repensar sua situaçao como estado da federaçao brasileira.

    somos solidarios, tontos nao.

    que o governo federal com a parte que le toca cumpra com seu papel.

  13. boneco de ventriloquo, inutil, come dorme, boca livre fisiologista barato, FAÇA ALGUMA COISA QUE PRETA E COBRE DA GERENTONA, O REEQUIPAMENTO E AUMENTO DO SOLDOS, E PARA COM ESSES LENGA LENGAS FILOSOFICOS ¬¬

  14. vamos analisar o Brasil, estado por estado, vamos ver hipoteticamente como ficaria cada estado se fosse independente, levo 50 anos escutando falar em ser solidario com os outros estados mais pobres, nao confundir com as pessoas que temos gente boa e ruim em todos os lados

    vamos ver um Rio que já a pagado durante muito tempo por ser um estado solidario, por ser um estado que recebeu gente de todas as partes do brasil, mais do que podia comportar, por ter sido abandonado quando da mudança da capital quando o governo federal se mudou pra DF e nao cumpria com suas responsabilidades locais, por quando tinha partidos de oposiçao ao governo federal e seus governadores ficavam sem recursos para obras basicas, sofreu pela fusão que era algo bem intencionado mais passou fatura ao Rio e a Guanabara de então

    cara vcs nao conheçem nada de historia e soltam aqui toda essa verborrea sobre o Rio.

    Rio é o kuwait do Brasil, antes de termos o gas boliviano era o gas do Rio que bancava as grandes industria do brasil, maiormente em sampa, e nunca fizemos cara de asco

    sempre fomos primeiro brasileiro e logo carioca

    Estando querendo fazer pipi na nossas cabeças, é encima querem fazer a gente creer que esta chovendo

    Ultimo grande governador que o Rio teve foi Carlos Lacerda, dai pra frente foi tudo ladeira abaixo, depois de varias decadas finalmente tocou a loteria para o rio e para o pais, e entao aparecem outros estados querendo cafetizar-nos

    por favor administradores nao apaguem meu comentario que apesar de algumas palavras é respetuoso e realista.

  15. Ronim,voce deveria identificar seu estado para que pudessemos avaliar melhor seu estado de espirito(RSRSRSRS). O Rio de janeiro faz o que todos os estados fazem, que é defender seus interesses. Ainda não vi nenhum estado, que tenha um trunfo economico na mão, sair distribuindo para seus co-irmãos por livre espontanea vontade. Até guerra Fiscal fazem. Quer exemplo maior que São Paulo, que sempre foi um estado centralizador dos recursos, que pouco fez para nivelar a industrialização no País e espalhar mais o progresso. Precisamos sair desses descuros desagregadores por ignorancia. Meu caro, antes de voce criticar preconceituosamente um estado por alguma antipatia, informe-se. Pense o seguinte, as leis que funcionam a nivel federal não são feitas exclusivamente por cariocas, elas tem apoio de outros politicos de outros estados, sabe por que? salvaguardas, a lei dos royaties não valem só para o Petroleo e esses que voraram com Rio e a defendem sabem que um dia poderão ter que ratear (abrir mão economicamente) algum recurso que faz bem ao proprio estado. Quanto a UPP, é politica do estado Rio, quem a paga é o estado do Rio, o governo federal a apoia apenas, ela foi uma inovação feita pelo RJ. Assim como aqui no RS teve o O.P. (Orçamento Participativo)que dava aos cidadãos prerrogatias para escolha na utilização dos recursos nas suas regiões, que aos poucos está sendo enfraquecido pela politicalha, imagina por que. Se voce quer UPP em seu estado, comece a pedir aos candidatos de seu estado, pelo menos você já tem exemplo de iniciativa que vem dando certo, não precisar mais ser experimentalismo.

  16. O ministro é um diplomata e é um político. Resumindo, tudo conversa prá boi dormir; na prática o que o governo tem feito pelas forças armadas ainda é muito pouco.

  17. Sucupira disse: 05/04/2012 às 01:15
    Alem dos projetos de TOT sendo acertados para MB, EB e FAB…eu pegaria 100bilhões e compraria de prateleira 1 sub russo, 1 sub americano, 1 sub alemao…1 porta avioes do mesmo tamanho do SP(novinho em folha), 2 fragatas fremm, 1 destroyer sul koreano, 60 sKjold(Faster Patrol Boat – FPB) P964-Glimt, 20 lanchas fluviais, 7 su35, 7 eurofigther, 7 f18SH, 50 helicopteros de ataque, 100 blindados pesados , 2o S400-triumph, 1 mistral, 5 hovercraft Griffon 2000 TD, 50 SuperTucano, 7 F15 SE, 7 F35 ( sendo 1 para ser desmantelado na EMBRAER), 35 Stridsbåt 90H.

    Uffaa tudo para pronta entrega e se possível ZERINHOS…pronta entrega..pronta entrega

    dinheiro não falta a Receita Federal arrecadou em 2011 R$ 1 trilhão, cade esse dinheiro, se pegarmos 100bilhões para umas comprinhas não vai fazer falta !!! some tudo mesmo !!!
    ==
    ==
    Estou com você Sucupira. Mas, é bom lembrar que a nossa dívida “real” e renegociada por mais anos e juros menores (troca de títulos) é superior a 1 trilhão. Deve estar na fixa de 1,5 tri.
    Não podemos simplesmente gastar sem que parte desse investimento tenha retorno financeiro (desenvolvimento da indústria e aquecimento do mercado interno).

  18. Ronin disse: 05/04/2012 às 01:26
    O Estado do RIO de JANEIRO é o atraso da NAÇÃO. Cadê os Royalties do Pré-Sal para que as Forças Armadas possam proteger nossos mares e nossa Amazônia??? Isso, ninguém fala, todos silenciam. Os CARIOCAS são SEPARATISTAS e SANGUESSUGAS de TODO o POVO BRASILEIRO.
    NÃO é o Rio de Janeiro (fevereiro e março) que custeia a Petrobrás. Portanto, NÃO é o Rio de Janeiro que custeia as Plataformas, os Estaleiros, a Logística e o Transporte gastos e, NÃO é o Rio de Janeiro que está custeando os Submarinos e a Proteção do Pré-Sal. O SANGUESSUGA Estado do RIO de JANEIRO quer se transformar em uma Abu Dhabi em detrimento ao resto da NAÇÃO????? E, se num futuro, o Amazonas se recusar a DIVIDIR suas RIQUEZAS com o RESTO do BraZil??? A AMAZÔNIA vale 1000 vezes o Pré-Sal…
    ==
    ==
    Calma Ronin. Às veze a gente se vê enraivecido com tanto “olho grande”. Mas penso não precisamos extremar esses sentimento pois eles só vão piorar. hehehe.
    O certo é o que o governo enviou ao congresso (reforma dos royalties). Mas pra isso o Executivo precisa de apoio para forçar o congresso a aprovar algo mais justo.
    Agora, o Rio têm mudado. Lentamente como em todo o resto do Brasil, mas tem mudado.

  19. 1maluquinho
    Será que procede essa do Su-35BM no FX2? Eles realmente não iriam falar por falar.
    *****
    Os problemas brasileiros é seu baixo potencial fiscal para suportar grandes investimentos e é claro a ingerência e esses FDP de primeira que preferem encher o rabo de político e bixeiros com estádios super faturados.
    JOGADORES DE FUTEBOL VÃO TRABALHAR SEUS VAGABUNDOS!
    Desculpe sei que parece não ter muita coisa ha ver com o texto mas um povo que não sabe como usar seu dinheiro, não tem competência para cobrar de seus governantes em 100%.

  20. Ronin disse: 05/04/2012 às 01:26


    ronin a petrobras e uma empresa nacional, e os lucros pertencem a todo pais ( pelo menos a parte que não metem a mão)e ela investe muito e programas e projetos por toda a nação, agora Royalties não, Royalties são uma compensação para os estados produtores, ou voce acha que se holver um vazamento de petroleo vai lambuzar a costa do ceara? de santa catarina ?

  21. era so o que faltava, vamos agora discutir bairrismos idiotas ?? senhores, somos todos brasileiros, separatistas são lixo traiçoeiro, quem precisa de inimigos externos, se nos nos dividimos entre nos mesmos, honrem a nossa bandeira !!

  22. Quanto ódio pelo Estado do Rio de Janeiro meu caro Ronin! Acho melhor você procurar um analista, ou o AA.

  23. GIL disse : ” vamos ver um Rio que já a pagado durante muito tempo por ser um estado solidario, por ser um estado que recebeu gente de todas as partes do brasil, mais do que podia comportar, por ter sido abandonado quando da mudança da capital quando o governo federal se mudou pra DF e nao cumpria com suas responsabilidades locais, por quando tinha partidos de oposiçao ao governo federal e seus governadores ficavam sem recursos para obras basicas, sofreu pela fusão que era algo bem intencionado mais passou fatura ao Rio e a Guanabara de então

    cara vcs nao conheçem nada de historia e soltam aqui toda essa verborrea sobre o Rio.

    Rio é o kuwait do Brasil, antes de termos o gas boliviano era o gas do Rio que bancava as grandes industria do brasil, maiormente em sampa, e nunca fizemos cara de asco

    sempre fomos primeiro brasileiro e logo carioca

    Estando querendo fazer pipi na nossas cabeças, é encima querem fazer a gente creer que esta chovendo

    Ultimo grande governador que o Rio teve foi Carlos Lacerda, dai pra frente foi tudo ladeira abaixo, depois de varias decadas finalmente tocou a loteria para o rio e para o pais, e entao aparecem outros estados querendo cafetizar-nos

    por favor administradores nao apaguem meu comentario que apesar de algumas palavras é respetuoso e realista.”

    Corretíssimo meu caro GIL , concordo com você em “gênero, número e grau” ! 🙂

  24. eu acho que esse ano tem que ter algumas novidades de peso pois se só ficar na retorica ou melhor nesse kao kao ai fica dificil pois o tempo nao para .

  25. 1maluquinho disse:
    04/04/2012 às 21:36

    “… Sukhoi afirma que o Su-35BM supera todos os análogos ocidentais de 4,5ª geração e os caças de 5ª geração americanos.

    Os testes de voo do novo caça multifuncional russo, o Su-35BM, tem mostrado que as características técnicas da aeronave é superior as características técnicas das aeronaves análogas estrangeiras, incluindo o caça francês Rafale, fabricado pela Dassault, o caça multinação Typhoon, fabricado pelo consórcio europeu Eurofighter, e os caças americanos F-15 Eagle, fabricado pela Boeing, o Falcon F-16 Fighting, fabricado pela Lockheed Martin, o F/A-18E/F Super Hornet, também fabricado pela Boeing e o F-35 Lightning II, fabricado pela Lockheed Martin, assim garantiu a Sukhoi em um comunicado de imprensa divulgado em seu site.

    O comunicou também sublinhou que o Su-35BM fez seu voo de número 500 no âmbito do programa de testes, programa esse que começou em 2008. Anteriormente foi relatado que o Su-35BM começaria a servir à Força Aérea Russa ainda esse ano. Antes de 2015, a Força Aérea Russa deve receber pelo menos 48 caças Su-35BM. Desses 48 caças, a VVS espera receber 6 ainda esse ano.

    O Su-35BM enquadra-se na 4,5ª geração, com exceção da furtividade, o caça é totalmente compatível com as tecnologias que cercam os caças de 5ª geração. Reza lenda que os novos caças russos podem fazer uso do chamado “plasma stealth”, uma tecnologia que permite baixar e muito a assinatura de radar de caças não-furtivos. Por enquanto, apenas um caça de 5ª geração cumpre serviço, o americano F-22 Raptor. Acredita-se que os próprios caças de 5ª geração a entrarem em serviço serão o caça russo Sukhoi T-50 (PAK-FA) e o americano F-35 Lightning II.

    O Su-35BM é capaz de voar a uma velocidade de Mach 2.25, tem um raio de ação de 3,600 km (4,500 km com o auxilio de tanques extra), teto de serviço de 18,000 m. O armamento do Su-35BM é constituído de um canhão internto GSh-30 de 30mm, capaz de disparar até 150 projéteis, e 12 pontos para abrigar vários tipos ar-ar, ar-terra e ar-mar que vão desde o Vympel R-27, passando pelo Vympel R-73, Vympel R-77, mísseis anti-radição Kh-31, Kh-31ª, Kh-59, Kh-29, Kh-29T e Kh-29L e vários outras bombas guiados e não guiadas.

    No início de março, a várias agências de notícias russas e chineses relataram um possível acordo de compra e venda de caças Su-35BM para a China. ALEM DISSO, O GOVERNO RUSSO CONTINUA EM NEGOCIAÇÕES PARA O FORNECIMENTO DE 36 CAÇAS SU35BM PARA A FORÇA AEREA BRASILEIRA.

    O voo de número 500 do Su-35BM foi realizado pelo famoso piloto russo, o coronel Sergei Bogdan.

    http://codinomeinformante.blogspot.com.br/2012/04/sukhoi-afirma-que-o-su-35bm-supera.html

    PS: Esta materia com as afirmações contidas na mesma estão no site oficial da Shukoi…………………..A COSSACAZINHA SEMPRE DISSE PRA MIM QUE O SU35BM RECEBERA O COQAR DO SENTA PUÁ. …”==== Pode ter certeza disso, os Su-35″S” são realmente os melhores caças do mundo no momento.Sds.

  26. Ronnin, quem recebe royaltie do petroleo é a marinha, são 12% se não me engano, é bastante dinheiro, aqui no pb mesmo acho que tem ou tinha dados sobre reequipamento da marinha e falava sobre o dinheiro dos royalties. A culpa de não receber o dinheiro não é do Rio, que não tem nada haver com isso, e sim do governo. Porque ele recebe a parte da marinha, mas ao invés de destina-la a mesma, contigencia e com isso destroi o orçamento da marinha. Se alguém tem que ser culpado é o governo federal que não leva defesa a sério, e não o Rio de Janeiro, que não tem nada haver com a história. E alias, royaltie é compensação pela extração e possiveis danos, e não lucro. O lucro da extração fica todo com a Petobras. Se quer receber os lucros do petroleo, cobre das petroleiras, não do Rio, que novamente não tem nada haver com a situação. E o que acho estranho é que todo mundo quer royaltie do petroleo, mas ninguém fala dos royalties da mineração. Se for para dividir igualmente vai ter que dividir tudo. Um conselho, larga as dorgas, tão começando a afetar seu cerebro.

    http://www.defesabr.com/md_Parte3.htm
    Os artigos são longos e muitos, porém vale apena ler todos.

  27. GALERA LARGA O RONIN de mao (meu teclado ta em ingles depos mudo) Se formos falar verdades acabaremos magoando muitas outras pessoas.Meu caro RONIN ja cansei de afirmar trocentas vezes que o RJ tem um territorio bem menor que Sao Paulo,com comercio e industria muito menor que Sao Paulo e hoje o RJ [e o Estado que mais arregada aos cofres da Uniao.O Carioca [e o povo que mais trabalha e tem um dos piores salarios da Uniao.Complementamos com o que arrecadamos muita coisa que falta em outros Estados.Temos uma enorme parcela nordestina na sociedade Carioca e ja pensou se n[os Cariocas tivessemos um pensamento atrofiado,cheio de inveja como o teu!Discriminariamos,perseguiriamos e tratariamos mal todos aqueles que vem pra ca buscarem melhores condicoes de vida.90% das comunidades carentes os chamados morros e favelas [e constituido de imigrantes da regiao nordeste ou descendentes destes.A maioria dos bandidos,das putas,dos travestis s’ao oriundos de outros Estados ou descendentes destes.Sabe meu caro temos orgulho de termos em nossa sociedade pessoas de todos os cantos do Brasil.A maioria vem pra ca sem especializacao alguma e aqui encontra oportunidade e traz a familia ou a sustenta mesmo a distancia.Lave sua boca com creolina antes de pensar em falar mal e agredir um Estado e um povo que muito contribui com o Brasil e os Brasileiros……………………………GALERA todo esse blablabla envolvendo FX uma hora os GDAs e os PIGueiros puxam a sardinha para o Rafale outra hora para o SH,uma coisa eles teem em comum a xenofobia ideologica de n’ao adimitirem a possibilidade do Gripen NG e muito menos a do Sukhoi.Por mais que manipularam desde o inicio,por mais que induziram o MANGUACEIRO e tentaram ate com a Dilmona o que percebemos eh o Brasil cada vez mais proximo e envolvido com os BRICS e cada vez mais determinado em nossas posicoes diplomaticas e interesses.Que os GDAs,os PIGueiros e os trairas golpistas se rasguem babando os ovos de seus idolos os Comandantes da USNAVY,ROYAL NAVY e USAF.Que Saito Jaspion Usaf Medalha ganhe nao so medalhinhas e Revels para montar mas que ganhe tambem um traje completinho de astronauta da USAF para ir chorar no espaco rsrs rsrs Mesmo que ganhe o Rafale ou o Gripen NG vem ai 5G Indo-Russo.Os Russos jamais desistiram do Brasil.Queriam-nos como socios do Glonass,do PAK-FA,tudo o que criam o primeiro pais que oferecem [e o Brasil.Ate mesmo tecnologias e armamentos que eles nunca ofereceram e n’ao oferecem ao maior aliado militar deles a India ao Brasil oferecem.Aquele tempo de mundo bi-color acabou e os caras nao sao condicionadores e monopolizadores como sempre nos disseram que eles sao.Ent’ao seus trairas baba [ovos deem um golpe ou tentem para ver que so o povo os massacra e os coloca no lugar de vermes que voces todos s’ao pois preferem verem o Brasil eterno servical subjugado atrelado a Corsarios do que verem a nossa patria progredindo.A India e a China sao a prova que a Russia cumpre contratos com quem joga limpo com eles e que repassam tecnologias e know how para quem pagar.Se n’ao fosse a tecnologia Russa a India hoje ainda estaria adestrando elefantes para entretenimento Britanico……..MADAME me desculpe ser curto e grosso mas sua prova de fogo [e agora no bimestre abril-maio VEREMOS SE HONRAS AS CALCINHAS QUE VESTES.

  28. 1maluquinho:

    As chances do Rafale não FX2 são inquestionáveis… O Su-35 não faz parte das finais do processo e recoloca-lo agora tornaria tudo ainda mais tumultuado.

    O fornecimento do Su-35 para a China ainda é uma incognita e tudo indica que o caça não será exportado, ainda mais tendo em vista o PAK-FA, que poderá estar disponível para exportação e que provavelmente será para a Russia o que o F-22 é hoje para os EUA.

    O Su-35 estaria mais ou menos para o F-15 SE numa escala de comparação. É provável que os russos o tenham adotado para cobrir possíveis atrasos do próprio PAK-FA, ou, no melhor dos casos, para complementar o mesmo, tendo em vista os custos…

    No mais, as prováveis razões pela qual a FAB não escolheu o Su-35 são: provável incompatibilidade de sistemas e custo operacional provavelmente elevado, apesar do preço relativamente baixo…

  29. RR meu amiguinho creio que voce ainda n’ao compreendeu que muita coisa tramita em sigilo e licitacao nao obriga compra.Se escolherem o Sukhoi vai ter Brasileiro chorando e ainda chamando o governo de n’ao serio pois serios [e a montoeira que mama e se refestela em torno dessa licita;’ao sem vergonha de cartas marcadas a quem der mais agrado rsrs rsrs RR OS PILOTOS DA FAB ESCOLHERAM SIM O SUKHOI E O MAIOR SONHO DELES [E TELOS.Esse papo enlatado ja enferrujou meu caro n’ao generalize uma briosa corporacao como a FAB por meia duzia de vendidos e xenofobos.Te garanto que nosos pilotos sonharam com o Sukhoi e lhes amputaram o desejo e que os mesmos veem agora possiveis possibilidades.Amiguinho n’ao [e so o Sukhoi que esta sendo visto mas outras coisinhas tambem como misseis,foguetes,plataformas de defesa e outras coisas e se os vendidos,os puxa saco que encontram tudo ate aonde nao tem e que inventam fontes anonimas entre outras coisas ou desconfiam ou est’ao [e boiando meu caro e isso eh sinal que esta sendo feito com sigilo em segredo.Desde quando Jobim posava para fotos na LAAD com Saito sorrindo a seu lado conversas de alto escalao se realizava aparte no RJ envolvendo Russos e Brasileiros sem as presenca dessas figurinhas marcadas.Isso meu amiguinho ninguem fala e fazem de conta que n’ao existe rsrs rsrs

  30. RR teu papo ta todo desatualizado incompatibilidade de sistema e custo provavelmente alto rsrs rsrs Os caras estao galgando a posicao de exportadores de ponta e vc ainda tem esse papinho de incompatibilidade de sistemas rsrs rsrs Ja vem no padrao OTAN ou vc acha que os Sukhois falam fluentemente Hindi e Mandarim rsrs rsrs

  31. COMO SEMPRE MUITO PAPO DO MINISTRO E POUCA ATITUDE, EU SÓ VEJO ELE USAR A RETÓRICA DE DIPLOMATA PARA FICAR TAPANDO AS BOBAGENS FEITAS PELO GOVERNO EM RELAÇÃO AS 3 FORÇAS, SEMPRE COM O MESMO PAPO E LÁBIA AFIADA, NÃO VEJO PRA QUÊ TANTA CONVERSA FIADA AINDA MAIS PRO POVO BRASILEIRO.
    TOME VERGONHA MINISTRO AMORIM E SEJA O MINISTRO DA DEFESA DE VERDADE ONDE FOI POSTO, ATITUDE VALE MAIS DO QUE ESSA LÁBIA BARATA QUE VOCÊ USA !

  32. 1 maluquinho

    O Su-35 é uma excelente aeronave e tudo, mas… O fato é que a FAB o retirou da disputa. Os motivos prováveis podem ser bem mais simples, na verdade; tão simples que podem passar despercebidos. E não tem nada a ver com dicionários…rsrsrsr

    É sabido que a defesa aérea do Brasil conta hoje com radares Lockheed-Martin e Raytheon, de procedência estadounidense.

    É possível, por exemplo, fazer um radar Phazotron trocar dados com um dos sistemas acima citados? A resposta é sim, em creio… Mas o que seria necessário para isso? Os estadounidenses cederiam os segredos de sua tecnologia para tornar-mos um equipamento russo por ventura adiquirido compatível com seus sistemas? E os russos? Cederiam os códigos-fontes de suas aeronaves sabendo que elas seriam integradas a equipamentos estadounidenses? Quanto o assunto é ceder tecnologia, nada é tão simples, meu caro… E pouco importa se o povo que fez o equipamento fala russo, inglês, alemão, venosiano, klingon ou vulcaniano…rsrsrs

    E mesmo o MilMi-35 precisou de modificações para poder operar na FAB, notadamente no seu sistema de comunicações… Imagine a “bucha” que seria no caso do Su-35…

  33. esta discussao sobre o rio e bairrismo gente

    em vez de brigar por isto tinhamos e que tirar o amorin do lugar dele

    nao soma nada este cara….

    e construir a bomba atomica

    …meu nome e eneyas

  34. Salvio uns 70% da verba destinada ao EB vai para pagamento de pessoal e pagamento de pensionistas e quase não sobra nada pra força investir em pesquisa e criação mesmo assim ainda tiram leite da pedra……..Ja sei o que aconteceu com o Ronin um Carioca papou o tonho dele e o cara devia ser meio exagerado traumatizo o Ronin rsrs rsrs Esbudegaram o Ronin rsrs rsrs Carioca é mau Ronin por falta de franga nova manda o ferro na marréca rsrs rsrs

  35. Ronin, CALA BOCA SEU PUTO!!
    Se não fosse o Rio de Janeiro, nem petróleo o Brasil teria!
    Uma vez que as tecnologias utilizadas na exploração dos mesmos foram desenvolvidas pelo CENPES!! Então cale sua boca porque você não sabe absolutamente nada sobre o RIO DE JANEIRO! E mais uma coisa antes se sair escrevendo MERDA, se informe!!! O que está em questão aqui é que além do Pré-sal, que eu acho que tem mesmo que dividir com outras federações (para dizer a verdade acho que seria melhor que grande parcela fosse para educação federal, forças armadas e ciência e tecnologia), os outros estados querem também o que já estava acertado para o pós-sal, ou seja querem tirar os royalties que o rio já recebe do pós-sal!!! ENTÃO VÂO TOMAR NO C**!!!!!! E se for para distribuir as riquezas do BRASIL, VAMOS DISTRIBUIR os royalties da MINERAÇÃO TAMBÉM COM TODOS OS ESTADOS DO BRASIL!!!!

    SDS

  36. Governadores – todos de olho no dinheiro do pre-sal….afinal….
    sabemos…quem governa e como governa…e como gasta o dinheiro publico…
    .
    .
    O Rio de Janeiro desde o governo Lula tem sido privilegiado com verbas..privilegiado para receber petroquimicas, industria de veículos, etc….e olhe que não estamos falando de nenhum estado do norte ou nordeste.
    .
    .
    a percentagem destina a pesquisa e ciencia e forças armadas, foi enterrada e se não for sera minimizada ao ponto do ridiculo, quanto a fundo internacinal para futuras gerações, nem se ouve falar.
    .
    .
    Saudações

  37. Harry,

    O Rio de Janeiro e vários estados estam sendo privilegiados. Em governos anteriores ao do Lula o RIO foi simplismente jogado as moscas.
    Porém, podemos ver também esse beneficiamento por parte de estados como Pernambuco e Bahia. Ou seja, eu estou tentando entender o que você quis dizer com seu comentário.

    sds

  38. HARRY Meu caro o RJ ainda não lucra um tostão do pré-sal.Muito antes do governo Lula o RJ ja recebia e tinha uma elevação de serviços especializados e investimentos em infraestrutura e serviços ou promovidos pela Petrobras ou empresas off-shore.O que o RJ ganha na area de exploração de petroleo é referente aos royalties que não são lucros e sim compensações relativos as conseções da area do pós-sal.Muita gente esta confundindo e generalizando tudo nesta questão movidos por falacias midialiticas cheias de inveja e ganancia.Essa inveja e ganancia tem-se percebido não so na area politica e privada mas tambem na area militar onde esquisofrenicos se aproveitam de anseios para incendiarem animos,opiniões e trazer divisão se aproveitando de escandalos e corrupções.Antes no Gov.FHC ou no governo militar quando não tinhamos E ATE GERAR GOLPES e quem sabe assassinatos,atentados.Então meu caro percebesse facil que um grupo arquiteta de alguma forma abocanhar o poder SIMPLESMENTE PARA MAMAR NA CABRITINHA e o pior de tudo que usam da espirituosa palavra PATRIOTISMO como combustivel de inflamação.Ainda bem que o que mesmo que de uma forma ainda diminuta nossa sociedade e nossos meios de segurança estão atentos a tudo isso.

Comentários não permitidos.