Günther Grass diz que Israel é "perigo para a paz mundial"

Intitulado “O Que Tem de Ser Dito”, o poema foi publicado no diário Süddeutsche Zeitung. “Porque só o digo agora, com idade e com a minha última tinta”, começava o escritor de 84 anos. “Porque tem de ser dito e amanhã pode ser tarde demais”. A Alemanha, alegou Grass, pode-se tornar um “subcontratado de um crime previsível” num ataque de Israel ao Irão, e o Estado hebraico “pode dizimar o povo iraniano”.

A menção à subcontratação de Grass tem a ver com a venda de um sexto submarino, o sofisticado “Dolphin”, a Israel, num negócio em que a Alemanha assume um terço do preço. Fortes críticas a Israel são mal vistas na Alemanha por causa do Holocausto.

O poema pede ainda um controlo tanto do programa nuclear iraniano – que o Ocidente suspeita ter uma possível vertente militar, ainda que Teerão garanta que o objectivo é puramente civil – mas também do israelita. Israel não confirma nem desmente que tenha armas atómicas, numa política de “ambiguidade nuclear”, mas parte-se do princípio de que dispõe de armas nucleares.

Acusado de anti-semitismo

A reacção ao controverso texto não se fez esperar: o jornal Die Welt comentou, num artigo de primeira página, o poema de Grass (a que tinha tido acesso antes da publicação), classificando o seu autor como “o eterno anti-semita”.

Günther Grass, defensor de causas de esquerda e que se manifestou por exemplo contra intervenções militares no Iraque, foi durante décadas considerado uma espécie de “consciência moral” da Alemanha. Continua a sê-lo, de certo modo – o poema provocou perguntas sobre o negócios dos submarinos em conferências de imprensa, embora não tenha recuperado totalmente da sua admissão, em 2006, que tinha brevemente servido nas Waffen SS de Hitler, aos 17 anos.

Fonte: público

 

30 Comentários

  1. Tods nó sabemos disto, e os ianks/ingleses , estão reféns da boa vontade dos judeus.Vão lançar o mundo no > inferno, se esse atake ocorrer;possivelmente, o mundo como conhecemos hj , depois do atke será outro bem pior, e q Deus nos ajude, e dê mt juizo ao louco BIBI.sobre essa ponte mt sangue ainda vai correr.Trágico.sds.

  2. eu acho que o sionismo é um dos grandes responsaveis pela miseria do mundo!aqui no brasil eles dominam nossa imprensa vendida entreguista aliada das ongns que estao querendo nossa amazonia com papinho furado de ecologismo ou desarmando a nossa raça com esse papo de desarmar o cidadao e deixar os os sem futuro armados e etc etc e tal.

  3. De muita coragem esse autor..
    Uma pena que esses ditos não ecoaram na mídia de modo geral… É uma heresia tão grande quanto dizer na mídia que deus é apenas uma história…. é a mesma coisa que defender ideais socialistas nos estados unidos

  4. O pior que ele não está tão errado assim.

    O Governo de Israel parece um playboy mimado que espera sempre que tiver uma atitude errada que alguém passe a mão na cabeça e relativize e não puna o país.

    A ultima foi o seu rompimento com a ONU em relação a organização de direitos humanos ao começar a questionar Israel. Tem os multiplos vetos a iniciativa Palestina a entrar na ONU.

  5. Não simplesmente, Israel, más o “Império Sionista”…

    *”tendo saido das sombras onde crescia oculto e vindo a luz no pós-2ª guerra e prevalecendo firme e forte até hoje. É o único império da história que consegue ser ao mesmo tempo poderoso e invisível aos mais desavisados.

    Além de invisível, ele é dúbio ao aceitar que a fachada cristã permaneça. Ou seja: somos (ainda) espiritualmente manejados pelo Cristianismo, mas politicamente (porque economicamente e midiaticamente) manejados pelo Imperio Sionista.

    Controlam a grana, controlam a indústria bélica, controlam a comunicação – e por osmose mantém o poder norte-americano no bolso. No Brasil… plim! plim!”

    *(citando comentário publicado no site do Luis Nassif)

  6. Nada pode ser dito contra Israel, se o é, o indivíduo é prontamente acusado de anti-semitismo. Por fatos históricos Israel tem carta branca, está acima da crítica e faz aquilo que bem entende.

  7. texto completo, traduzido para o espanhol
    ============================

    O QUE TEM QUE SER DITO

    por Gunter Grass

    Por qué guardo silencio, demasiado tiempo,

    sobre lo que es manifiesto y se utilizaba

    en juegos de guerra a cuyo final, supervivientes,

    solo acabamos como notas a pie de página.

    Es el supuesto derecho a un ataque preventivo

    el que podría exterminar al pueblo iraní,

    subyugado y conducido al júbilo organizado

    por un fanfarrón,

    porque en su jurisdicción se sospecha

    la fabricación de una bomba atómica.

    Pero ¿por qué me prohíbo nombrar

    a ese otro país en el que

    desde hace años —aunque mantenido en secreto—

    se dispone de un creciente potencial nuclear,

    fuera de control, ya que

    es inaccesible a toda inspección?

    El silencio general sobre ese hecho,

    al que se ha sometido mi propio silencio,

    lo siento como gravosa mentira

    y coacción que amenaza castigar

    en cuanto no se respeta;

    “antisemitismo” se llama la condena.

    Ahora, sin embargo, porque mi país,

    alcanzado y llamado a capítulo una y otra vez

    por crímenes muy propios

    sin parangón alguno,

    de nuevo y de forma rutinaria, aunque

    enseguida calificada de reparación,

    va a entregar a Israel otro submarino cuya especialidad

    es dirigir ojivas aniquiladoras

    hacia donde no se ha probado

    la existencia de una sola bomba,

    aunque se quiera aportar como prueba el temor…

    digo lo que hay que decir.

    ¿Por qué he callado hasta ahora?

    Porque creía que mi origen,

    marcado por un estigma imborrable,

    me prohibía atribuir ese hecho, como evidente,

    al país de Israel, al que estoy unido

    y quiero seguir estándolo.

    ¿Por qué solo ahora lo digo,

    envejecido y con mi última tinta:

    Israel, potencia nuclear, pone en peligro

    una paz mundial ya de por sí quebradiza?

    Porque hay que decir

    lo que mañana podría ser demasiado tarde,

    y porque —suficientemente incriminados como alemanes—

    podríamos ser cómplices de un crimen

    que es previsible, por lo que nuestra parte de culpa

    no podría extinguirse

    con ninguna de las excusas habituales.

    Lo admito: no sigo callando

    porque estoy harto

    de la hipocresía de Occidente; cabe esperar además

    que muchos se liberen del silencio, exijan

    al causante de ese peligro visible que renuncie

    al uso de la fuerza e insistan también

    en que los gobiernos de ambos países permitan

    el control permanente y sin trabas

    por una instancia internacional

    del potencial nuclear israelí

    y de las instalaciones nucleares iraníes.

    Solo así podremos ayudar a todos, israelíes y palestinos,

    más aún, a todos los seres humanos que en esa región

    ocupada por la demencia

    viven enemistados codo con codo,

    odiándose mutuamente,

    y en definitiva también ayudarnos.

    (tradução de Miguel Sáenz publicada hoje no site do jornal El País. O texto original publicou-se também hoje no jornal Süddeutsche Zeitung)

  8. Hebreu, Semita ou Judeu é UMA COISA. SIONISTA NAZISTA dando uma de VÍTIMA é OUTRA COISA. NÃO existe Anti-HEBREU, Anti-SEMITA ou Anti-JUDEU, o que EXISTE é o ANTI-SIONISTA, e o SIONISMO é um CÂNCER a ser EXTIRPADO.

  9. Um cidadão que posa de santa-puta arrependida de esquerda após ter sido membro da SS não possui moral alguma para tecer qualquer críticas ao Estado de Israel. Ademais, é estarrecedor ver pessoas supostamente “inteligentes”e esclarecidas dando créditos à subprodutos ruins de um documento cuja origem foi claramente fraudulenta(Os protocolos dos sábios do Sião)e ficar defendendo a risível tese de dominação sionista mundial. Mas o pior é ver patéticas tentativas de esconder o antissemitismo atrás de outro sentimento que, segundo algumas mentes deturpadas, seria socialmente aceitável(O antissionismo)

  10. SIONISMO,O MAL DOS TEMPOS MODERNOS

    Tem muitas pessoas que acham que no estado de Israel só tem santos e pobres desvalidos da II Guerra.

    Israel é um país como qualquer outro composto pela sua maioria por pessoas que nunca foram genuinamente semitas e sim judeus de outras etnias que na maioria estes grupos étnicos,eram russos,teuto e gaulês.

    O sionismo que fora levado com esta leva de Judeus não semita na maioria para a Palestina,encontraram lá muitos autênticos semitas de origem árabes que professavam o islã,o cristianismo e o judaísmo más vivendo em um ambiente de tolerânça e respeito entre eles….viviam;até o dia que os sionistas que estavam infiltrados com os judeus estrangeiros da Europa,colocaram os seus pés na Palestina.

    Os judeus tem os mesmos direitos de terem um chão que os palestinos,os curdos e todas as etnias sem pátria e viverem em paz com todos ao seu redor.

    o problema,que estes povo estrangeiro que foram colocado naquele local pela Inglaterra e os EUA;uma minoria,já chegara contaminada com o vírus dos sionistas,cheios de ódio e preconceito com os nativos palestinos,de imediato quiseram ocidentalizar e foçar os habitantes do local serem europeus e submetê-los aos seus costumes e crenças.

    Os alemães como se pode observar,estão refém das desgraças que os nazistas,os extremistas da direita,fizeram com a quela nação que até hoje o sentimento de culpa,o peso na consciência, eles carregam e é com isso,que os maquiavélicos sionistas se aproveitam.

    Falando em nazismo,que é um dos ramos do fascismo,de onde vêm o sionismo também,o canastrão Nícolas Sarkozy está fazendo com a nação islâmica o mesmo que o seu guru,o Adolf Hitler fizera com os Judeus,quando estes foram usados como bode expiatório para os nazistas.

    *******************(trechos do texto principal)

    Operação antiterror prende 19 na França

    Ações em Paris e no interior concentram-se em suspeitos de extremismo islâmico; Sarkozy veta depoimento de chefes do serviço secreto no Senado

    (*)Por:ANDREI NETTO, CORRESPONDENTE / PARIS – O Estado de S.Paulo

    (…)As intervenções policiais foram realizadas em Paris, Nantes, Lyon, Toulouse e em balneários da Côte d’Azur. A operação teve início à noite, quando a imprensa foi chamada para acompanhar algumas das operações – provocando críticas pelo uso eleitoral das imagens. De acordo com o jornal Le Monde, as ações foram autorizadas pelos juízes Nathalie Poux e Marc Trévidic.(…)

    (…)Ainda ontem, o governo francês anunciou que não autorizará que os chefes dos dois serviços secretos da França – exterior e interior -, Erard Corbin de Mangoux e Bernard Squarcini, sejam ouvidos em audiência do Senado, como solicitado.

    Os senadores haviam pedido explicações sobre as suspeitas de falhas nas investigações em Toulouse e sobre os vínculos entre Merah e o serviço secreto, para quem o terrorista prestaria serviços como informante, segundo revelou a imprensa da França e da Itália.(…)

    *********************************************************

    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,operacao-antiterror-prende-19-na-franca-,855774,0.htm

  11. Minha critica vai para a imprensa Alemã, assim como a nossa, que colocam uma aura nos sionistas que os tornam intocáveis.
    O Genocidio praticado pelos Alemães deu aos judeus privilégios que outros povos tendo passado pelo mesmo crime não tem. Conseguiram, com o poder do dinheiro, e do que isso lhes possibilita, se tornarem praticamente inimputaveis mundialmente. Já que até mesmo opiniões criticas ao estado ou a forma como exploram suas não identidades em outros estados, pode ser interpretada como preconceito. Aqui mesmo no Brasil, a liberdade que se dá para criticar um presidente, manifestar uma opinião, não é recebida da mesma forma quando se trata de expor opinião critica sobre o sionismo. Nossa constituição protege mais a eles que a nós, e acho que isso é mundial.

  12. MAIS INFORMAÇÃO

    ***************Trechos do original

    O que temos na Palestina é uma questão imperialista

    Cerca de 500 pessoas compareceram no ato em solidariedade ao Dia da Terra Palestina, que ocorreu na Faculdade Cásper Líbero, na última sexta-feira (30).

    O evento teve a participação do Professor Doutor Paulo Daniel Farah e do cartunista Carlos Latuff, que expôs suas charges e debateu com os participantes sobre a situação dos palestinos.

    __________________

    (…)O dia 30 de março é lembrado pelos palestinos como símbolo de luta pela libertação de sua pátria e seus direitos ao retorno às suas terras e propriedades. Esta data é marcante, pois, em 1976, o povo palestino sofreu uma repressão violenta por parte do Exército de Israel ao se manifestar contra a invasão em seus territórios. (…)

    _________________

    (*)_Para conhecer os trabalhos feitos pelo cartunista Carlos Latuff acesse o blog: http://latuffcartoons.wordpress.com/

    (**)Por:Érika Ceconi, do Cebrapaz (www.cebrapaz.org.br)

    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=179917&id_secao=9

  13. Os sionistas vivem mais do passado do que museu. Parece que todo brasileiro é meio judeu (eu não).
    O holocausto virou uma carta branca para eles fazerem o que bem entenderem. Israel se armar é defesa, países árabes se armarem é terrorismo. Estão gastando a “esmola obrigatória” que recebem em armas. Isso é certo?

  14. Sionistas judeus cristianismo são meras claras raça de pessoas destinadas a impor suas regras ao mundo e assim escravizar seus conceitos com historias fictícias na civilização eles não querem viver epenas com seus ideias querem expandir-se mesmo que isso custe vidas humanas, ainda bem que aprendi a ver o ceticismo como fonte e guia as minhas filosofias.

  15. nao culpo a alemanha pelo o que eles fizeram no passado, estava no seu direito de defesa, e objetivo, pois hj os que ganharam a guerra praticam os mesmos “feitos” que os alemaes no passado , praticamente aprenderam com eles(alemaes), e é obvio a alemanha perdeu a guerra portando o lado “ruim” da historia recai sobre eles, mas se a alemanha tivesse ganho ai o lado ruim recairia sobre os aliados, isto é normal acontecer na historia(quem ganha conta a historia), se o judaismo internacional e seus aliados estao conseguindo ir adiante, entao que sigam em frente, dizer que é bom ou ruim so o tempo dira, porem ficar dizendo que pessoas sao anti-semitas por acreditarem no que é obvio é uma besteira, nao prego a extinçao de judeus ou de qualquer povo, so desejo que aquele que esteja conseguindo seguir em frente que acerte na questao social e “cientifica” do mundo.

  16. Alemania e Israel critican a Günter Grass por su poema
    .
    El premio Nobel alemán, Günter Grass, ha recibido este jueves una ola de reproches por su poema publicado ayer en varios diarios del mundo en el que rompió la ley no escrita en Alemania de evitar criticar a Israel y arremetió contra un posible “ataque preventivo” a Irán.
    .
    La clase política alemana y las comunidades judías de este país sorprendidas e irritadas por el contenido del poema de Grass, lo han calificado de “falsificación de los hechos”.
    .
    “Estoy espantado con el tono y la dirección que toma el poema” ha declarado el Secretario General del Unión Demócrata Cristiana (CDU) de Alemania, Hermann Grohe, quien junto con el jefe de la Comisión de Exteriores del Parlamento alemán (Bundestag) han censurado severamente el poema de Grass.
    .
    Por otra parte, el portavoz de Exteriores israelí, Yigal Palmor, describió el poema “lo que hay que decir” como “una bomba que caerá sobre Israel, una vez que la prensa y los analistas lo digieran”.
    .
    El prestigioso escritor alemán, asegurando en su poema que “Israel, potencia nuclear, pone en peligro una paz mundial ya de sí quebradiza” llamó a la comunidad internacional a reaccionar ante la decisión de Israel para atacar a Irán “porque mañana podría ser demasiado tarde”.
    .
    El ganador del Nobel de Literatura (en 1999), por último propone que una instancia internacional controle de forma permanente y sin trabas tanto el potencial nuclear israelí como las instalaciones atómicas iraníes.
    .
    ka/kt/tt
    .
    .
    .

    O que há a dizer
    .
    Porque guardo silêncio, há demasiado tempo,
    sobre o que é manifesto
    e se utilizava em jogos de guerra
    em que no fim, nós sobreviventes,
    acabamos como meras notas de rodapé.
    É o suposto direito a um ataque preventivo,
    que poderá exterminar o povo iraniano,
    conduzido ao júbilo
    e organizado por um fanfarrão,
    porque na sua jurisdição se suspeita
    do fabrico de uma bomba atômica.
    Mas por que me proibiram de falar
    sobre esse outro país [Israel] onde há anos
    – ainda que mantido em segredo –
    se dispõe de um crescente potencial nuclear,
    que não está sujeito a qualquer controlo,
    já que é inacessível a qualquer inspeção?
    O silêncio geral sobre esse fato,
    a que se sujeitou o meu próprio silêncio,
    sinto-o como uma gravosa mentira
    e coacção que ameaça castigar
    quando não é respeitada:
    “anti-semitismo” se chama a condenação.
    Agora, contudo, porque o meu país,
    acusado uma e outra vez, rotineiramente,
    de crimes muito próprios,
    sem quaisquer precedentes,
    vai entregar a Israel outro submarino
    cuja especialidade é dirigir ogivas aniquiladoras
    para onde não ficou provada
    a existência de uma única bomba,
    se bem que se queira instituir o medo como prova… digo o que há a dizer.
    Por que me calei até agora?
    Porque acreditava que a minha origem,
    marcada por um estigma inapagável,
    me impedia de atribuir esse facto, como evidente,
    ao país de Israel, ao qual estou unido
    e quero continuar a estar.
    Por que motivo só agora digo,
    já velho e com a minha última tinta,
    que Israel, potência nuclear, coloca em perigo
    uma paz mundial já de si frágil?
    Porque há que dizer
    o que amanhã poderá ser demasiado tarde,
    e porque – já suficientemente incriminados como alemães –
    poderíamos ser cúmplices de um crime
    que é previsível,
    pelo que a nossa quota-parte de culpa
    não poderia extinguir-se
    com nenhuma das desculpas habituais.
    Admito-o: não vou continuar a calar-me
    porque estou farto
    da hipocrisia do Ocidente;
    é de esperar, além disso,
    que muitos se libertem do silêncio,
    exijam ao causante desse perigo visível
    que renuncie ao uso da força
    e insistam também para que os governos
    de ambos os países permitam
    o controlo permanente e sem entraves,
    por parte de uma instância internacional,
    do potencial nuclear israelita
    e das instalações nucleares iranianas.
    Só assim poderemos ajudar todos,
    israelitas e palestinos,
    mas também todos os seres humanos
    que nessa região ocupada pela demência
    vivem em conflito lado a lado,
    odiando-se mutuamente,
    e decididamente ajudar-nos também.
    .
    O texto original, em alemão, foi hoje publicado no diário “Süddeutsche Zeitung”, no norte-americano “The New York Times” e no italiano “La Reppublica”, tendo posteriormente sido traduzido e publicado no jornal espanhol “El País”.

  17. Sabe que eu acho engraçado?
    Gunter Grass não pode ter credibilidade alguma, por ter sido no seu passado um soldado sob a farda da Waffen SS… Mas, um cardeal, Ratzinger, pode ser o Papa da Santa Igreja Apostóloca Romana, tendo no seu passado vestido a farda da igualmente fanática Luftwaffe.
    Que coisa linda, não?
    Que o diga a caríssima belonave da Real Marinha…

  18. Antisemita é um termo que as pessoas repetem sem refletir, como deve ser em toda expressão incutida com sucesso através de lavagem cerebral…

    Afinal semitas são os povos árabes, palestinos e os antigos hebreus que viviam na Israel de 2000 anos atrás.

    Hoje, a imensa maioria do judeus contemporaneos
    não é semita, basta ver os judeus askenazes, que são a grande maioria israelense e askenaze também é a elite judaica que comanda Israel. Racialmente, são europeus, muitos brancos, loiros e de olhos azuis…Não são semitas!

    E sim, qualquer ser humano tem o direito de se manifestar, contra ou a favor, de uma facção politica/ideológica. E o sionismo é exatamente isto: Uma corrente politica/ideológia/religiosa/nacionalista/ extremista muitas vezes… dentro do judaismo, não se deve de maneira alguma confundir sionismo com judaismo.
    Ou sionista com judeu…

    Nada tenho contra os judeus (europeus ou não) e os árabes(semitas). Más tenho sim contra a ideologia politica e militar sionista, que constitui uma forma de organização , capaz de interferir de forma negativa na sociedade em que vivo e ameaçar inclusive a paz mundial, com seu poder de influencia nas potencia ocidentais.

  19. Mas ele falou alguma mentira??? rsrsrs… Tá na hora de acabar com essa frescura de que não se pode criticar Israel ou os Judeus que começam os xiliques e a choradeira!! Israel é sim um pária, um estorvo artificial inútil no mundo. -> Violadores sistemáticos dos Direitos Humanos, Terroristas de Estado, ladrões de terras, não respeita Tratados Internacionais, pratica assassinato de civis no estrangeiro, Não cumpre resoluções da ONU, ataca civis com armas químicas, Tem armas nucleares e se recusa a assinar o TNP, pratica genocídio. Ou seja: Israel = Lixo!.
    .
    É preciso ser muito hipócrita para tentar negar e mascarar isso. são tão bonzinhos, justos e queridos. Que caso o Irã os destrua pouquíssimos no mundo vão chorar kkkkkk…Algo mais precisa ser dito? 🙂

  20. Em tempo, tenho um amigo judeu (amigos são sempre poucos), aprecio sua cultura e carater , creio ter mais empatia com os judeus sefarditas, tem mais a ver com os brasileiros, Penininsula Ibérica…imigração…

    Por isto, acho uma pena ver o que o sionismo está fazendo com judaismo. É como um cancer corroendo o judaismo, de dentro para fora…

  21. Caro natural de Kiev:

    Joseph Ratzinger, o atual Papa Bento XVI, não goza lá de unanimidade na própria igreja católica. Elegeu-se Papa por ter ter trabalhado politicamente durante todos os anos do Pontificado de João Paulo II e enquanto era responsável pela congregação para a doutrina da fé. Pessoalmente eu o acho retrógrado e hipócrita Mas sei o caro Prêmio Stálin da Paz não gosta de Bento XVI pelos seguintes motivos:
    .
    Ele foi eleito Papa ao invés do cardeal brasileiro que o nosso ex-rei-sol queria ver no posto. Tanto que até imaginou que os estratagemas da política sindical iriam funcionar na cúria romana. Não deu certo e;
    .
    Enquanto prefeito da Congregação da doutrina da fé, o então cardeal Ratzinger enquadrou aquela aberração que somente poderia ter se originado na América Latina chamada Teologia da Libertação.

  22. espero que os aliados tenham cautela e saibam ao certo o que realmente pode acontecer com um ataque ao ira, o que eu acho que nao vai acontecer.
    benjamin netanyahu vai ter que acalmar o pessoal que quer o ataque ao ira, pois acho que se for para atacar o ira essa nao é a hora certa, nao sei se os israelenses tb o querem,acredito que nao.
    sou ligado ao ocidente, porem nao é por isso que devemos concordar com tudo que aconteça.
    acho o estilo de vida ocidental bem melhor que o oriental(islã),lutaria pelo ocidente se preciso, pois minhas raizes sao ocidentais, so que espero que nao ocorra esta luta, acho que em pleno seculo XXI , podemos resolver os problemas de outras maneiras.

  23. EXCELENTE PALESTRA (traduzida) DE Ilan Pappe, valeria até virar post aqui no Plano Brasil…

    Ainda não tinha visto ao escrever o comentário acima, más é bem a propósito… um exemplo claro de judeu ( e israelense) que não é sionista.
    ==========================
    VI O MUNDO

    http://www.viomundo.com.br/politica/ilan-pappe-as-perspectivas-de-solucao-para-o-conflito-israel-palestina.html

    5 de abril de 2012
    ======
    Ilan Pappe: As perspectivas de solução para o conflito Israel-Palestina
    =====
    por Jair de Souza

    Em 2010, o brilhante professor e humanista israelense Ilan Pappe deu uma palestra magnífica sobre o significado do sionismo: suas características inerentemente colonialistas e racistas.

    Ilan Pappe observou como é enganosa a ideia propalada por certos círculos da “esquerda” europeia de que entre os sionistas israelenses há forças democráticas de esquerda que estariam interessadas em chegar a uma solução justa com os palestinos.

    Ilan Pappe deixou patente que não há diferenças significativas no comportamento colonialista e racista tanto da direita como da “esquerda” sionistas. Ambas correntes compartilham igualmente o objetivo e o desejo de livrar-se da presença do povo palestino nativo. A única grande diferença está em que a “esquerda” sabe manipular as palavras muito mais habilmente que seus pares direitistas. Daí que, para os que lutam realmente para o fim do colonialismo naquela região, esta “esquerda” seja até mais perigosa do que a direita aberta e declarada, uma vez que, com seu palavreado ardiloso, ela consegue neutralizar boa parte da intelectualidade europeia, que parece contentar-se tão somente com palavras de efeito, independentemente da realidade sobre o terreno.

    Para Pappe, a luta contra o colonialismo e o racismo na Palestina exige que o combate seja feito primeira e abertamente contra a ideologia que o impulsa, sustenta e ampara, ou seja, contra o sionismo. Sem a derrota ideológica do sionismo não há perspectivas de paz e justiça na Palestina.

    Como Pappe tratou de várias questões de fundamental importância (em minha opinião) para o desenvolvimento do trabalho de solidariedade com a luta anticolonialista do povo palestino, resolvi traduzir e legendar a memorável palestra de 2010. Dividi-a em quatro partes, que compartilho com vocês, leitores do Viomundo.

    Ilan Pappe – parte 01 – Sobre as perspectivas para a solução do conflito Israel-Palestina

    http://www.youtube.com/watch?v=p3a2gYlGTcs&feature=player_embedded

  24. Nobru:

    Você acaba de provar em linhas muito claras que nem todo carioca e “ixperrto”. E o que dizer de suas palavras: transbordam tanta raiva, ódio, descontrole emocional e suspeita de sérios distúrbio psíquico que dá vontade até de acionar o Centro de Controle de Zoonoses afinal tudo indica que você é um perigo à saúde pública e ao bem estar da vizinhança. Mas antes de uma medida assim tão drástica fica um conselho: trate dessa loucura enquanto é tempo pois ela certamente irá lhe trazer consequências desagradáveis! Se você persistir desse jeito vai sofrer bullying na sua escola, seus coleguinhas vão se afastar e toda vez no recreio que você se aproximar de alguma rodinha ela vai se espalhar. Para as meninas você sempre será “aquele cara que defende o doido lá do Irã” e não conseguir dançar com ninguém nas festinhas(se é que vai ser convidado para alguma). Como consequência você será muito solitário. E sua mão vai sofrer um bocado….

  25. Julio Brasileiro disse:
    05/04/2012 às 08:47

    “… Minha critica vai para a imprensa Alemã, assim como a nossa, que colocam uma aura nos sionistas que os tornam intocáveis.
    O Genocidio praticado pelos Alemães deu aos judeus privilégios que outros povos tendo passado pelo mesmo crime não tem. Conseguiram, com o poder do dinheiro, e do que isso lhes possibilita, se tornarem praticamente inimputaveis mundialmente. Já que até mesmo opiniões criticas ao estado ou a forma como exploram suas não identidades em outros estados, pode ser interpretada como preconceito. Aqui mesmo no Brasil, a liberdade que se dá para criticar um presidente, manifestar uma opinião, não é recebida da mesma forma quando se trata de expor opinião critica sobre o sionismo. Nossa constituição protege mais a eles que a nós, e acho que isso é mundial. …”======= Vistitem os site Breaking the silence…e fikem estarrecidos c ás atrocidades judias…lamentável.sds.

  26. “Nada tenho contra os judeus (europeus ou não) e os árabes(semitas). Más tenho sim contra a ideologia politica e militar sionista”
    .
    Anton:
    Segundo consta na história, frase semelhante foi dita por Gabrielle Tiedemann, uma das sequestradoras do vôo AF 139.

  27. A vossa intervenção, Anton, foi magistral.
    Perfeita.
    O melhor comentário da coluna. Anos-luz de distância.
    Sds.

  28. HMS TIRELESS:

    Anton:
    Segundo consta na história, frase semelhante foi dita por Gabrielle Tiedemann, uma das sequestradoras do vôo AF 139.
    ================================

    Na idade média os padres torturadores da “Santa Inquisição” eram muito católicos e invocavam os valores cristãos e a Bíblia, isto invalida o que está escrito na Bíblia?

    No mais, não tenho conhecimento desta senhora, nem deste voo..

Comentários não permitidos.