Paquistanês zomba de recompensa oferecida pelos EUA

Um dos mais notórios extremistas paquistaneses zombou dos Estados Unidos nesta quarta-feira durante uma coletiva de imprensa. Na terça-feira, os Estados Unidos ofereceram uma recompensa de US$ 10 milhões por Hafiz Mohammad Saeed, de 61 anos, fundador do grupo militante Lashkar-e-Taiba.

Ele é acusado de planejar os ataques de 2008 na cidade de Mumbai, que mataram 166 pessoas, dentre elas seis norte-americanos. Saeed opera abertamente no Paquistão, fazendo discursos públicos e aparecendo em programas de televisão.

“Eu estou aqui, estou visível. Os Estados Unidos deveriam dar a recompensa para mim”, disse ele aos jornalistas nesta quarta-feira, zombando do fato de Washington ter oferecido uma recompensa por um homem cuja localização não é mistério. “Eu estarei em Lahore amanhã. Os Estados Unidos podem entrar em contato comigo quando quiserem.”

Analistas disseram que o Paquistão não deve deter Saeed por causa de suas supostas ligações com a agência de inteligência do país e por causa do perigo político de fazer o jogo de Washington, num país onde o sentimento antiamericano cresce cada vez mais.

Nos últimos meses, Saeed tem usado seu status para liderar um movimento de protesto contra os ataques norte-americanos, realizados com aviões teleguiados, e contra a retomada do uso de rotas paquistanesas para o abastecimento de tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão. Islamabad fechou suas fronteiras para o transporte de suprimentos em novembro, em retaliação aos ataques norte-americanos que acidentalmente mataram 24 soldados paquistaneses.

Horas antes das declarações de Saeed, o vice-secretário de Estado norte-americano Thomas Nides reuniu-se com o a ministra de Relações Exteriores paquistanesa, Hina Rabbani Khar, em Islamabad, para conversações sobre as relações entre os dois países. Em breve comunicado, Nides não fez menção à recompensa, mas reafirmou o compromisso dos Estados Unidos em “trabalhar” os desafios que prejudicam os laços entre as duas nações.

Num hotel, localizado perto da principal base militar do Paquistão e a apenas meia hora de carro da embaixada norte-americana em Islamabad, Saeed tinha a seu lado mais de dez políticos de direita e islamitas radicais, que compõem a liderança do conselho Difa-e-Pakistan, ou Defesa do Paquistão. As informações são da Associated Press.

Fonte: Estadão

11 Comentários

  1. HEUHEUHEH, nem em filme de faroeste vi esta tiração de onda!!!

    “Eu estou aqui, estou visível. Os Estados Unidos deveriam dar a recompensa para mim”

  2. Eis uma situação muito inusitada ele nem foge e ainda deboxa.

    Tudo isso por causa dos benditos drones.

  3. Tá se arriscando a virar um bin laden da vida. US$ 10 milhões num país pobre igual ao paquistão, não é pouco dinheiro. Não é bom confiar.

  4. zomba ate a hora que o Predator achar voce seu vagabundo..e uma JDAM mata voce e toda a familia..e depois vao reclamar.

  5. “Num hotel, localizado perto da principal base militar do Paquistão e a apenas meia hora de carro da embaixada norte-americana em Islamabad, Saeed tinha a seu lado mais de dez políticos de direita e islamitas radicais, que compõem a liderança do conselho Difa-e-Pakistan, ou Defesa do Paquistão.”

    Acho que este tal Hafiz Mohammad Saeed não está foragido ou fora da lei dentro do Paquistão, são só os EUA que querem pega-lo…

    o que abre um precedente perigoso, quer dizer, sempre que um politico de um país qualquer estiver prejudicando interesses norte-americanos, os eua vão mandar assasina-lo com bombardeios de vants?

  6. Cara, o gordinho quatro olho é “forgado” hein! Isso é que é zoação.
    Só faltou chamar a irmã do Obama de água benta e a mãe de bicicleta.

  7. zomba ate a hora que o Predator achar voce seu vagabundo..e uma JDAM mata voce e toda a familia..e depois vao reclamar.

    (*)Por:nelore,na resistência

    Realmente você “nelore” tem razão,os EUA que você idolatra não só exterminaram ele e a sua família como toda a vizinhança deste;sempre foi assim,matam milhares de pessoas,homens,mulheres e crianças e vão a ONU dizer que todos eram terroristas ai um idiota que nem você acreditando,vai a um blogue e os defendem;como um bom canino…ou melhor,um autentico nelore com suas chifradas. Rsrs….

Comentários não permitidos.