MÉDICOS REPROVADOS

Sugestão: Gérsio Mutti
 

Os resultados do projeto-piloto criado pelos Ministérios da Saúde e da Educação para validar diplomas de médicos formados no exterior confirmaram os temores das associações médicas brasileiras.

 Dos 628 profissionais que se inscreveram para os exames de proficiência e habilitação, 626 foram reprovados e apenas 2 conseguiram autorização para clinicar.

 A maioria dos candidatos se formou em faculdades argentinas, bolivianas e, principalmente, cubanas. As escolas bolivianas e argentinas de medicina são particulares e os brasileiros que as procuram geralmente não conseguiram ser aprovados nos disputados vestibulares das universidades federais e confessionais do País.

 As faculdades cubanas, a mais conhecida é a – Escola Latino-Americana de Medicina (Elam) de Havana – são estatais e seus alunos são escolhidos não por mérito, mas por afinidade ideológica.

 Os brasileiros que nelas estudam não se submeteram a um processo seletivo, tendo sido indicados por movimentos sociais, organizações não governamentais e partidos políticos.

 Dos 160 brasileiros que obtiveram diploma numa faculdade cubana de medicina,entre 1999 e 2007, 26 foram indicados pelo Movimento dos Sem-Terra (MST).

 Entre 2007 e 2008, organizações indígenas enviaram para lá 36 jovens índios.

 Desde que o PT, o PC do B e o MST passaram a pressionar o governo Lula para facilitar o reconhecimento de diplomas cubanos, o Conselho Federal de Medicina e a Associação Médica Brasileira têm denunciado a má qualidade da maioria das faculdades de medicina da América Latina, alertando que os médicos por elas diplomados não teriam condições de exercer a medicina no País.

 As entidades médicas brasileiras também lembram que, dos 298 brasileiros que se formaram na Elam, entre 2005 e 2009, só 25 conseguiram reconhecer o diploma no Brasil e regularizar sua situação profissional.

 Por isso,o PT, o PC do B e o MST optaram por defender o reconhecimento automático do diploma, sem precisar passar por exames de habilitação profissional – o que foi vetado pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira.

 Para as duas entidades, as faculdades de medicina de Cuba, da Bolívia e do interior da Argentina teriam currículos ultrapassados, estariam tecnologicamente defasadas e não contariam com professores qualificados.

 Em resposta, o PT, o PC do B e o MST recorreram a argumentos ideológicos, alegando que o modelo cubano de ensino médico valorizaria a medicina preventiva, voltada mais para a prevenção de doenças entre a população de baixa renda do que para a medicina curativa.

 No marketing político cubano, os médicos “curativos” teriam interesse apenas em atendera população dos grandes centros urbanos, não se preocupando com a saúde das chamadas”classes populares”.

 Entre 2006 e 2007, a Comissão de Relações Exteriores da Câmara chegou a aprovar um projeto preparado pelas chancelarias do Brasil e de Cuba, permitindo a equivalência automática dos diplomas de medicina expedidos nos dois países, mas os líderes governistas não o levaram a plenário, temendo uma derrota.

 No ano seguinte, depois de uma viagem a Havana, o ex-presidente Lula pediu uma “solução” para o caso para os Ministérios da Educação e da Saúde.

 E, em 2009, governo e entidades médicas negociaram o projeto-piloto que foi testado em 2010.

 Ele prevê uma prova de validação uniforme, preparada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do MEC, e aplicada por todas as universidades.

 Por causa do desempenho desastroso dos médicos formados no exterior, o governo – mais uma vez cedendo a pressões políticas e partidárias – pretende modificar a prova de validação, sob o pretexto de “promover ajustes”.

 As entidades médicas já perceberam a manobra e afirmam que não faz sentido reduzir o rigor dos exames de proficiência e habilitação.

Custa crer que setores do MEC continuem insistindo em pôr a ideologia na frente da competência profissional, quando estão em jogo a saúde e a vida de pessoas.

 Fonte: Escolas Médicas do Brasil via OESP 03/01/2011 

42 Comentários

  1. infelizmente é passada uma ilusao para nossos estudantes que vao fazer o curso de medicina fora do pais(bolivia, equador, peru…), pelo que eu sei apenas argentina tem bons cursos de medicina aqui na america do sul fora o brasil né.

  2. acho que brasil e argentina sao os melhores no curso de medicina do nosso continente, com uma gama de excelentes profissionais, especialmente o brasil.

  3. desculpem ao falar continente era para ser so a america do sul, e nao o continente “americano”.
    esta fazendo falta aquele modo de modificar ou apagar comentarios.
    sds a todos.

  4. Eu sempre soube inclusive por gente que faz medicina nas federais que as cubanas são de extrema qualidade.
    Gostaria se caso alguém tiver mais informação em outras fontes que o expusesse.

    Vlw!

  5. Ja vi tudo…isto se chama o mesmo que a OAB realiza: RESERVA DE MERCADO. Médico não aceita concorrência.No caso da OAB, até o judiciário não quer muitos advogados, pois aumentaria em muito seu trabalho, pois se assim, com reserva de mercado, já existe uma demanda absurda de processo que o judiciário não julga e quando julga não executa, imagina como ficaria com mais profissionais no mercado promovendo mais litígios na busca por justiça?
    .
    Bom e mau profissional você encontra em qualquer profissão e lugar. Estão tampando o sol com a peneira. SE o estudante se formou, esta formado e pronto. Se uma determinada faculdade não tem competência para formar bons profissionais é ela que deve ser fechada e impedida de “VENDER” o curso. Milhares de estudantes buscam sua formação, a duras penas, conseguem se formar em faculdades reconhecidas pelo “MEC” e depois são impedidos de trabalhar. DE QUEM A CULPA? DELES? Ou do “MEC” que não cumpre seu papel? NOVAMENTE, o problema volta para a ineficiência do ESTADO que não reconheceu a sua imcompetência.
    A dita “Prova de Habilitação” deveria ser aplicada nos ministros do MEC, Reitores e Diretores de faculdades.

  6. Não era em Cuba que se tinha “uma medicina de 1º mundo”?… RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSR… que quer ser o 1º a ser operado por um medico cubano levante a mão?… RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSR…
    “Bom e mau profissional você encontra em qualquer profissão e lugar.”… pois é… mas em nenhuma outra profissão o profissional lida diretamente COM A SUA VIDA…
    o MEC é uma falacia… é o meio cooptador do sistema socialista a serviço da ONU… todos sabemos… terceirizados dos internacionalistas…

  7. “Custa crer que setores do MEC continuem insistindo em pôr a ideologia na frente da competência profissional, quando estão em jogo a saúde e a vida de pessoas.”… isso resume tudo… matar para essa gente faz parte do “negócio”…

  8. Matéria ridícula, com vies partidário e com uma grande defesa da reserva de mercado, a pouco tempo foi realizado um teste envolvendo apenas médicos formados no Brasil e tb foi um desastre, isso não é divulgado nesta matéria, hoje existe uma clara guerra dos médicos brasileiros para que não entre mais profissionais no mercado e consequentemente eles façam valer a máxima da lei da oferta e da procura, temos hoje municípios oferecendo 15 mil para um médico recém formado e mesmo assim não consegue, com isso a população é que fica a mercê de doenças e do descaso, pois não tem médico nem brasileiro, nem cubano, nem argentino, um absurdo. O governo está concedendo bolsas para médicos que estudam aqui em faculdades particulares, desde que este se comprometa a cumprir o mesmo tempo que cursou no serviço público, está tb facilitando a validação dos diplomas de extrangeiros visando diminuir essa carência de profissionais, tudo muito correto. quanto ao exame do MEC, gostaria que o mesmo fosse aplicado nos médicos brazucas, seria cômico ver o resultado de tão parecido que seria.

  9. Blue eyes, continuo dizendo que cuba tem os melhores profissionais na área da medicina sim(relativizando com o tamanho de sua população claro e ao fato de que a ilha é menor que são paulo).
    .
    FAÇA O MESMO TESTE COM OS RECEM FORMADOS AQUI NO BRASIL…. o resultado seria o mesmo!
    .
    Esses testes são cheios de pegadinhas e etc. é tudo feito rpa resguardar as CARISSIMAS FACULDADES DE MEDICINA DO BRASIL.
    POBRE QUER SER MEDICO? coitados, ou tem de pagar cursinhos pre vestibular carissimos(tendo em vista que boa parte de sua educação deve ter sido nas pessimas escolas publicas) ou tem de ir pra fora mesmo, pois em faculdade FEDERAL, só passa filinho de papai que paga cursinho caro..
    .
    Com tanto lugar carente de medicos e profissionais da saúde o pessoal fica regulando a entrada desses coitados que vão para outro país só em busca do direito de estudar o que querem.
    .
    Tem que se avaliar esses profissionais que vem de fora? tem sim claro… é só colocar esses profissionais pra trabalhar de estagiarios durante alguns anos no norte e nordeste do país e no final do estagio bonifica-los com o CRM… mais gente que precisa de atendimento basico vai ser acesso e menos pessoas formadas em medicina se verão obrigados a exercer sua função em paises perifericos

  10. Nossa medicina tão eficaz se torna infalivel no salvamento de vidas.
    Nos demais países só vivem acorrendo tragédias médicas, como vemos nas fileiras de presuntos feitos e noticiados pela midia. Francamente. Isso daí é pura politica de proteção de mercado, que alguns desavisados embarcam.

  11. gustavo g me desculpe mas cuba ja esta ultrapassada a muito tempo na medicina, isso de cuba ter excelentes profissionais era a 20 anos atras.
    o pais que tem a melhor medicina do hemisferio sul é o brasil sem sombra de duvida seguida por argentina.

  12. diarum, pergunte para os doutores e mestres, de nossas faculdades de medicina sobre cuba atual , se sua medicina ja nao esta ultrapassada.

  13. Nunca li ou ouvi falar que a medicina praticada na américa latina fosse de baixa qualidade, muito pelo contrário, lógico que o Brasil é um centro de excelência na américa latina, mas isso não vem ao caso, o que o Brasil está precisando é de médicos generalistas, aqueles que praticam a atenção básica, isso é patente em todo o Brasil, faltam profissionais médicos para a atenção básica, entenda-se que a atenção básica envolve procedimentos clinicos simples como controle de pressão arterial, diabetes, planejamento familiar, saúde da mulher e pré-natal entre outros, todos estes procedimentos tem protocolos determinados pelo ministério da saúde e tb são distribuidos os medicamentos para tal, portanto , qualquer médico generalista com o mínimo de interesse pode atuar com desenvoltura na atenção básica. A questão da média e alta complexidade é que ocorre uma seleção mais apurada, nenhum médico será um neuro cirurgião sem competência testada e aprovada, mas ai são outros quinhentos, pois tais especialidades são ministradas em residências médicas disputadissimas nos melhores centros no Brasil, e só passa quem tem bala na agulha. Portanto, ninguém vai morrer com a entrada de profissionais formados em outros países, nem muito menos será a atuação de meia dúzia de integrantes do MST ou índios formados em medicina que vai comprometer o bom nome da medicina brasileira. Achei interessante essa abordagem da formação médica para índios, eles definitivamente conhecem melhor os costumes e linguas de suas tribos, podendo adptar a medicina do branco com a medicina natural por eles praticadas, sem contar que é muito difícil trabalhar com comunidades indígenas, de vez em quando eles fazem reféns profissionais médicos e dentistas da FUNAI que lá estão para ajuda-los.
    CORREÇÂO- ONDE ESTÁ EXTRANGEIROS LEIA-SE ESTRANGEIROS NO COMENTÁRIO DE 14:43.

  14. Cuba devido falta de indústria própria e aos embargos do EUA que dificultam a aquisição de equipamentos e até medicamentos modernos, teve que desenvolver, especialmente na terapia, a chamada “medicina alternativa” ou naturalista como queiram, adotando métodos de cura que as escolas de medicina ortodoxas não aceitam.

    Inclusive a agricultura cubana também teve que se adaptar a falta de insumos como defensivos e fertilizantes…E hoje é uma agricultura em boa parte orgânica, com poucos pesticidas e pouca química, o que acabou por se revelar uma coisa boa para a saúde pública em Cuba, afinal: alimentação mais saudavel = a menos doenças.

    Nem todo progresso é bom…

  15. Leandro.. isso é bem relativo.. como eu disse “para uma ilha daquele tamanho”…
    fora que claro, a saúde lá é 100% publica…
    também aqui possuimos os melhores hospitais particulares… com muita troca de informação e intercambio com institutos medicos do mundo todo

  16. leonardo_sp, os que falei a anos atrás sobre isto, hoje são mestres e doutorandos, não sei se vai mudar a opinião. E não faz 20 anos!… Conhece algum site da área comentando algo?

  17. O Ministérios da Saúde e da Educação do governo Dilma que é continuidade do governo Lula avaliou que de 628 só dois médicos que praticam medicina estão capacitados os outros 626 foram formados por Cuba, Argentina e Bolívia para MUTILAR o cidadão brasileiro.
    .
    .
    Sr.MAX – o PB publicou um artigo informativo importante fora do foco geoestratégia, defesa é o muito que o o Senhor pode dizer. Tua posição, essa sim partidaria.
    .
    .
    160 açogueiros cuidam com aval do MST e da FUNAI de cidadões brasileiros que depositam neles sua confiança.
    .
    .
    466 estão espalhados prestando DESSERVIÇOS a saúde dos outros cidadões brasileiros desavisados que não sabem nem quem é Fidel Castro ou Evo Morales ou Cristina – MAX – Friedrich Engels (exclua aqueles que aqui participam do PB e agora estão cientes).
    .
    .
    Saudações

  18. Se a nossa medicina que é sem sombra de dúvidas a melhor da américa latina, em alguns setores até do mundo, já causa arrepios, imagine a desses outros países citados acima. Ruim por ruim é melhor ficar com os nossos que já são velhos conhecidos.

  19. Conhecendo como atua o corporativismo dos dos MÉDICOS tanto no Conselho Federal de Medicina como na Associação Médica do Brasil, ANTES de dar crédito a esta informação de que os médicos da Bolívia, Argentina e Cuba são uma porcaria e estão matando milhares nos seus países de origem. Faria uma SUGESTÂO…

    O governo federal deveria CONVOCAR médicos do SUS para fazerem as mesmas provas exigidas pelos formados no exterior para estabelecer se a prova não tenha sido ARTIFICIALMENTE dificultada pelos médicos brasileiros que a formularam para obstar por motivação profissional e/ou politica o exercício da medicina por estrangeiros.

    Igual como recentemente fizeram com os acunpunturistas cuja atividade agora só pode ser “exercida” por médicos(que em geral dizem que a Acunpuntura é uma crendice milenar chinesa sem base científica) listando vários casos de acidentes com acunpunturistas não-médicos para justificar a proibição. Apesar das páginas e páginas diárias nos jornais estarem CHEIAS de “acidentes” de médicos plenamente licenciados por estas MESMAS ENTIDADES que operam pernas erradas, esquecem instrumentos ou gaze dentro de pacientes e todo tipo variado de barbárie médica e de má prática da Medicina por médicos formados nas faculdades brasileiras. Que fazem desgraças várias e FREQÜENTES e praticamente NUNCA são punidos por estas instituições tão zelosas quanto a qualquer avanço real ou imaginário na sua reserva de mercado sejam enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos ou qualquer técnica de saúde próxima a área médica.

    Dá vontade de vomitar de tanta hipocrisia HIPOCRÁTICA….

  20. MAIS UM TEXTO DA “RESISTÊNCIA”.

    A Escola de medicina cubana é reconhecidamente uma das melhores do mundo,isso sem duvida;basta vê o movimento corporativista dos “conselhos” de medicina brasileiro em relação em defesa dos seus pares aqui no Brasil que foram contra a contratação de muitos sanitaristas cubanos pelas prefeituras de pequenas cidades brasileiras em especial as da região Nordeste e Norte.

    No Nordeste houve muitos médicos Cubanos que trabalharam em cidades onde os médicos brasileiros não queriam trabalhar por acharem que ali não ganharia muito dinheiro,nós sabemos o quanto esta gente formada em faculdade pública do Brasil detesta trabalhar em locais bem longe das grandes cidades,como nas cidades da região Norte também.

    Muitos médicos formado pela escola cubana,que é uma excelente instituição do gênero,lá a ética a causa da saúde pública é muito levado à serio,que não é o caso do texto de cima,lá se ensina também a amar a profissão e se dedica a ela,sem que haja na sua escolha sentimentos egoísta ou outra coisa que não haja um comprometimento com a saúde.

    No texto,de cara se percebe quais são os verdadeiros motivos que inspiraram o autor a redigir tal panfleto,não é atoa que o sem- noção do Blue Eyes, Na Resistência ovacionou tal parvice;isso por si só,já é um grande indício que tal coisa é grotesca,afinal mosca varejeira e porco adoram comer lixo orgânico e se fede melhor ainda para estes._Hahaha…..

    Que existe muita escola de medicina que é uma porcaria há,sem dúvidas;não só la fora com aqui dentro do Brasil.

    Deveria o governo fazer realmente,provas de titulação para médicos,advogados,engenheiros,como ocorre com os advogados pela a OAB.

    Não deveria deixar isso a cargo de cartórios corporativistas,como são hoje os conselhos regionais de medicina, engenharia e as OAB’s pois,estas só fiscalizam aquilo que interessam a categoria e não para a sociedade;basta vê os nossos engenheiros civis e os prédios que estes projetam…coitada das nossas cabeças._Hahaha….

    O texto acima peca em todos os aspectos inclusive da nítida e transparente intenção do autor em defender as causa corporativistas da sofrível categoria dos médicos e em especial,aquele sem escrúpulos.

  21. A ESCOLA CUBANA DE MEDICINA

    Lá ela não é elitista e onde só quem tem afinidade com a causa da saúde pública pode ingressar em uma faculdade do governo local que é gratuita e quando sai desta universidade e vai para o campo se clinicar,pagar ao governo com serviços de saúde para a comunidade em especial as carentes,depois que pagar a sociedade pela faculdade gratuita que eles tiveram.

    É justo,afinal não foi o governo que bancou os seus estudos,depois que saldar a divida trabalhando para o social estão livres para ser o que quiser,desde medico como prefeito,governador ou empresário em qualquer ramo da economia.

    Em outros cantos,quando certas pessoas ao sair de uma faculdade de medicina,vão direto para os palácios de prefeituras e do governo e esquecem que algum dia fora médico aliás, tem até nojo da profissão e ficam sonhando em ser presidente da república em algum dia.-Hahaha…..

    A única coisa que estes crápulas fazem questão em conservar é o título de DOUTOR.-Rsrss…

    *******************************************

    Medicina cubana: acesso gratuito e universal

    Cerca de 135 mil trabalhadores cubanos da saúde participaram até esta terça (3) em missões de colaboração médica do seu país, um programa de trabalho iniciado há mais de meio século sob o princípio dos serviços gratuitos, do acesso universal e do internacionalismo.

    Atualmente 38.868 profissionais da saúde, dos quais 15.407 são médicos, encontram-se em 66 nações, disse Yiliam Jimenez, diretora da Unidade Central de Cooperação Médica do Ministério da Saúde Pública de Cuba.

    Durante a recente visita da diretora da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, junto com diretores regionais da entidade, Jimenez explicou que a ajuda médica cubana começou desde o início da Revolução cubana.

    Jimenez também lembrou o primeiro grupo que viajou para o Chile em 1960 para atender às vítimas do terremoto, e mais tarde em 1963 quando foi formada a primeira brigada de especialistas cubanos que trabalharam na Argélia.

    Hoje, a estratégia de cooperação em saúde dispõe de variadas modalidades, desde o programa especial para Venezuela, através do Contingente Internacional de Médicos Especializados em Situações de Desastre e Graves Epidemias Henry Reeve, uma organização sem precedentes na história, disse Jimenez.

    O início do Programa Integral de Saúde em 1998 como resultado dos danos causados pelos furacões George e Mitch na América Central, com o envio de funcionários, que ainda atuam em áreas rurais, sem distinção de raça, credo, ideologia, e respeitando as leis e costumes dos países.

    O programa inclui também o estudo das pessoas com deficiência (feito na Venezuela, Equador, Nicarágua, Bolívia) e Operação Milagre, uma iniciativa de Fidel Castro, liderada desde 2004 pelos Governos de Cuba e Venezuela, que permitiu restaurar a visão de milhões de pessoas.

    É muito importante destacar também a formação de recursos humanos por meio do projeto da Escola LatinAmericana de Medicina em Cuba e outros países, e outros programas de estudo de pós-graduação, o que permitiu graduar mais de 14 mil médicos de 122 países.

    (*)Fonte: Prensa Latina

    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=179857&id_secao=7

  22. Outras informações sobre a ilha prisional dos Castros.
    Você sabia que há quatro anos atrás o talão de racionamento (aquilo que o governo autoriza o cidadão comer) era de 1.600 calorias por dia, que houve uma epidemia de doenças mentais e de crianças nascidas defeituosas, que Fidel lançou a culpa disso sobre uma suposta guerra biológica empreendida pela CIA, que a Organização Mundial da Saúde descobriu que era um problema de avitaminose causada pelo racionamento de vitaminas e proteínas, que a OMS então enviou pastilhas multivitamínicas para socorrer a população cubana e obrigou o governo a subir a ração para 1.800 calorias?
    Você sabia que em Cuba não se consegue obter, porque não constam do talão de racionamento, nem papel higiênico, nem sabonete, nem toalhas sanitárias, nem leite para adultos, entre outras coisas?
    Você sabia que Fidel usa como desculpa de seu tremendo fracasso o suposto bloqueio do imperialismo internacional, ao mesmo tempo que seu chanceler Perez Roque se gaba de que Cuba tem relações comerciais com 115 países e de que recebe créditos preferenciais do Banco da União Européia?

  23. Você sabia que no convênio Cuba-EUA, firmado por causa da multiplicação de balseiros fugitivos, os EUA recebem anualmente 22 mil cubanos, só em imigração legal, enquanto na lista da Seção de Interessados, em Havana, constam mais de 700 mil aspirantes a ir embora para Miami, embora todos os fichados como emigrantes virtuais sofram as piores represálias, sejam condenados a trabalhos forçados e seus filhos sejam obrigados a freqüentar escolas especiais de “reeducação revolucionária”? Você sabia que, apesar de todos os riscos, quem tenha acesso a uma embarcação e a uma bússola se lança ao “mar da felicidade”, fugindo daquele inferno?
    Você sabia que Cuba é o último reduto de um sistema que foi expulso a pontapés pelos povos da Europa Oriental, que os habitantes desses países consideram que aquilo foi um pesadelo que não querem recordar, e que os Partidos Comunistas, envergonhados e desprezados, mudaram de nome, para enganar com nova máscara?

  24. A um ano atraz foi aberto concurso publico para neuro-cirurgião com salario inicial de 65 Mil Reais,com direito a casa mobiliada,alimentação e transporte para atuar na area Amazonica e nenhuma inscrição ouve nem mesmo de extrangeiros.

  25. Carlos Alberto, sabia que no mundo capitalista existem países e comunidades tão miseráveis e sem instrução que nem força e conhecimento para chutarem coisa alguma eles tem. É muito fácil achar que o sistema capitalista é bom quando só se olha para a parte rica. Os países que acham que estavam no inferno quando eram comunistas (se existirem de fato), possivelmente não sabem como é estar no lado pobre da moeda.



  26. resumindo …

    Lula vai para o Sirio Libanes (hospital particular)

    Dilma vai para o Sirio Libanes (hospital particular)

    os pé de chinelo morrem no SUS…

    e quem mais votou neles…….os pé de chinelo claro..

    viva os médicos pé de chinelo.. o povo pé de chinelo merece..kkk

  27. diarum nao conheço, porem pense em uma ilha bem atrasada, que nao tem se quer equipamentos de ponta para a area medicinal, sendo assim que os seus profissionais estao extremamente desatualizados.

  28. Se este teste de proficiencia fosse aplicado a todos os medicos formados no brasil, tb n seria muito longe dessa margem a aprova;ao. Assim como a OAB examina seus bachareis a CRM nao o faz de medo que n entre mais medicos no mercado, que todos reprovem.

  29. Douglas,
    o fato de existirem pessoas pobres em países capitalista não exime o fato de existirem pessoas pobres em países socialistas. Se tiver que ser pobre, que seja em um país capitalista, pelo menos lã as pessoas são livres e podem, fruto de seu esforço, se tornarem ricas. E exemplos existem aos montes.

  30. Só para descontrair:
    Fidel está fazendo um dos seus famosos discursos na Praça da Revolução:
    – E a partir de agora temos de fazer mais sacrifícios!
    Ouve-se uma voz na multidão:
    – Trabalharemos o dobro!
    O Comandante continua:
    – E temos de entender que haverá menos alimentos!
    A mesma voz:
    – Trabalharemos o triplo!
    Fidel prossegue:
    – E as dificuldades vão aumentar!
    – Trabalharemos o quádruplo!
    Fidel vira-se para o chefe da segurança e pergunta:
    – Quem é esse idiota que vai trabalhar tanto?
    – O coveiro, meu comandante.

    Encontram-se um espanhol e um cubano. O cubano pergunta:
    – Você é católico?
    – Eu acredito, mas não pratico. E você, é comunista?
    – Eu pratico, mas não acredito.

    O povo cubano estava todo reunido para ouvir um discurso do ditador. O seu assessor olhava para Fidel, virava para o povo e dizia:
    — Veja, povo de Cuba! Aqui está Fidel! Ele não tem a barba de Cristo?
    E o povo:
    — Tem, sim!
    — Fidel não tem os cabelos de Cristo?
    — Tem, sim!
    — Fidel não tem os olhos de Cristo?
    — Tem, sim!
    Um bêbado berra do meio da turba:
    — Então, crucifica!
    _______________________

  31. Ai dos brasileiros que moram no interior do nordeste e norte do país, sem os médicos formados em Cuba ou Bolívia…

    Acho que antes de proibir esses profissionais deveriamos aumentar as vagas nas universidades de medicina aqui do Brasil, que todos sabemos que é evitado pelo lobby do CRM, pois medicina é curso pra filho de rico.

    Pior é o primeiro comentário, como se fosse novidade, usando o mesmo chavão de sempre “a culpa é do PT e dos comunistas” kkkkkk, aliás é de se notar que a oposição esteja perdendo a cada dia que passa a sua relevancia no cenário político, com esses bobões na militancia deles…

  32. Carlos Alberto disse:
    05/04/2012 às 15:13

    Só para descontrair:
    Fidel está fazendo um dos seus famosos discursos na Praça da Revolução:
    – E a partir de agora temos de fazer mais sacrifícios!
    Ouve-se uma voz na multidão:
    – Trabalharemos o dobro!
    O Comandante continua:
    – E temos de entender que haverá menos alimentos!
    A mesma voz:
    – Trabalharemos o triplo!
    Fidel prossegue:
    – E as dificuldades vão aumentar!
    – Trabalharemos o quádruplo!
    Fidel vira-se para o chefe da segurança e pergunta:
    – Quem é esse idiota que vai trabalhar tanto?
    – O coveiro, meu comandante.

    Encontram-se um espanhol e um cubano. O cubano pergunta:
    – Você é católico?
    – Eu acredito, mas não pratico. E você, é comunista?
    – Eu pratico, mas não acredito.

    O povo cubano estava todo reunido para ouvir um discurso do ditador. O seu assessor olhava para Fidel, virava para o povo e dizia:
    — Veja, povo de Cuba! Aqui está Fidel! Ele não tem a barba de Cristo?
    E o povo:
    — Tem, sim!
    — Fidel não tem os cabelos de Cristo?
    — Tem, sim!
    — Fidel não tem os olhos de Cristo?
    — Tem, sim!
    Um bêbado berra do meio da turba:
    — Então, crucifica!
    ==============================
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    cara ri demais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk principalmente da primeira.

  33. agora manda esse pessoal passar o mesmo teste para os medicos daqui e veremos quantos passam tambem !pimenta nos olhos dos outros é refresco ,pior que quem paga por esse corporativismo é o povo na periferia que depende de um medico que se formou em uma universidade publica mas nao faz e nao mexe uma palha para dar sua contribuiçao social.

  34. Não é porque temos carencia de profissionais longe dos grandes centros urbanos que os que clinicam no interior tem de ter formação precaria… quem acha que medico do interior tem que saber somente receitar antitermico e lombrigueiro esta enganado… pessoas são pessoas mesmo no interior e sofrem as mesmas dificuldades dos que moram nos grandes centros urbanos… seria muito facil relega-los aos maus profissionais… o que precisa-se com urgencia é ampliar o numero de vagas nas faculdades publica NACIONAIS e não tercerizar o ensino em faculdades fora do pais… a saida de estudantes para fora do pais se deve a INCOMPETENCIA do governo em ampliar o numero de vagas nas faculdades de medicina do Brasil facilitando o acesso ao curso as pessoas que não podem pagar uma faculdade particular… ou seja, é um caso de DESINTERESSE do governo que não ta nem ai para a saude da população e agora quer tampar o buraco de qualquer jeito…

  35. exatamente Blue Eyes, faculdade particular de medicina no brasil é muito caro, a maior parte da populaçao nao tem como bancar este custo, o certo seria aumentar as vagas nas universidades publicas.
    irmã de um amigo meu chega a pagar 4.000,00 reais de mensalidade, é um preço muito elevado.(e olha que deve ter faculdade mais cara por ai).

Comentários não permitidos.