Figueiredo ameaçou apoiar Argentina militarmente se britânicos a invadissem

Sugestão: Lucena

Documento ultrassecreto obtido pelo ‘Estado’ revela que mensagem foi passada diretamente ao presidente Reagan.

Marcelo de Moraes, de Brasília

Conversa: Reagan (à esq) e Figueiredo - Arquivo/AEBRASÍLIA – Arquivos secretos mostram que o governo brasileiro alertou os EUA que não aceitaria que tropas britânicas atacassem a região continental da Argentina durante a Guerra das Malvinas. O documento inédito, ao qual o Estado teve acesso, narra dois encontros em maio de 1982 entre os então presidentes do Brasil, general João Baptista Figueiredo, e dos EUA, Ronald Reagan, além do secretário de Estado dos EUA, Alexander Haig.

Arquivo/AE
Conversa: Reagan (à esq) e Figueiredo

O documento pertence ao acervo do Conselho de Segurança Nacional, guardado no Arquivo Nacional, em Brasília, e tem a rara classificação de “ultrassecreto”.

Na primeira conversa, no dia 11 de maio, na Blair House – a casa de hóspede oficial do presidente dos EUA –, Figueiredo encontra-se apenas com Haig, numa preparação para a reunião presidencial, dois dias depois, com Reagan.

Tanto ele quanto Haig lamentam que a disputa pelas Malvinas – que os britânicos chamam de Falklands – tenha se tornado um conflito militar e tentam operar como moderadores. Mas Figueiredo avisa que as consequências poderiam ser muito piores se os britânicos terminassem por combater em solo continental, em vez de apenas no Arquipélago das Malvinas.

O general brasileiro dá a entender que essa situação não seria aceita na América do Sul e o Brasil poderia até mesmo se posicionar militarmente ao lado dos vizinhos.

Segundo o documento, ao término do encontro, Haig perguntou a Figueiredo se “haveria algo que pudesse dizer ao presidente Ronald Reagan” como preparação para o encontro do dia seguinte.

Segundo o relato do arquivo, “o presidente Figueiredo, em resposta, disse que só tinha uma preocupação, qual seja a do fato consumado de que a Inglaterra promova ação no continente, o que teria repercussões desastrosas na América do Sul”.

O documento deixa claro que “o presidente Figueiredo assinalou a necessidade de que essa hipótese seja evitada a todo custo”. O receio brasileiro era que um ataque desse tipo, representando invasão de território sul-americano por um país europeu, provocasse forte reação popular contrária.

‘Solidariedade americana’. Segundo o relato do encontro, feito pela inteligência do Exército brasileiro, o presidente Figueiredo afirmou que, para o Brasil, “a situação é extremamente penosa”. “Pois não se pode avaliar até que ponto se pode conter a opinião pública. Se ocorrer o pior, a solidariedade americana certamente eclodirá”, cita o texto. “Que a Inglaterra não chegue a esse ponto, pois seria muito delicado”, diz o documento.

Haig concorda com o presidente brasileiro, mas é extremamente direto ao afirmar que “não se pode controlar o que a Inglaterra vai fazer”.

E vai mais além: afirma que não sabe o que Londres fará, “mas apenas que está pronta a fazer alguma coisa”.

O secretário de Estado lembrou que, quando o governo peruano participou de uma intermediação em busca de um acordo diplomático, quase houve uma solução pacífica para a disputa pelas Malvinas.

Mas, sem acordo, a situação tinha se deteriorado desde então. Segundo a narrativa dos militares brasileiros, Haig teria dito que, naquele momento, “os Estados Unidos não sabem o que os ingleses farão, porque nada dizem”. E avisou: “Estão nervosos”.

Olho de Moscou. No mesmo encontro, Haig e Figueiredo falam abertamente sobre o risco de a União Soviética aproveitar-se do conflito para aumentar sua margem de influência em relação aos argentinos. No domingo, documentos secretos revelados pelo Estado mostraram que o governo brasileiro temia que os soviéticos ajudassem a Argentina até mesmo com seu programa nuclear, fornecendo urânio enriquecido.

Haig diz a Figueiredo que “a União Soviética já estava pescando em águas turvas”, porque o embaixador soviético em Washington comentara que seu país não pretendia ajudar a junta militar que comandava a Argentina, “mas o povo argentino”.

Conforme o relato do encontro, Haig “confirmou que a URSS estava jogando a longo prazo (sic)”. Figueiredo concordou e afirmou que “quem estava lucrando era exatamente a União Soviética”. E defendeu que “não se pode perder a Argentina para a causa do Ocidente e este objetivo somente seria realizável desde que o regime argentino não se desestabilizasse”.

Na conversa, o presidente brasileiro afirma que seu medo era que o governo argentino caísse “nas mãos dos peronistas, como aliados dos comunistas, que dele posteriormente tomariam conta”. Para Figueiredo, essa combinação poderia provocar o aparecimento no sul do continente de “uma Cuba muito maior”. 

28 Comentários

  1. Tah certo se os Inglses fossem alem das Ilhas, nao estaria invadindo apenas a argentina Mais sim o Continente sul Americano e isso iria provocar um conflito muito maior do que estari previsto.

  2. Ta a e um Homem de coragem.
    Quando o Vulcan possou no Galerao a ordem vei da
    Margaret Thatcher nao entrar no aviao.
    Mas quem manda no Brasil sou eu.
    Entao vei a desculberta?
    1 míssil nuclear Blue Steel
    Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  3. Ta a e um Homem de coragem.
    Quando o Vulcan possou no Galerao a ordem vei da
    Margaret Thatcher nao entrar no aviao.
    Mas quem manda no Brasil sou eu.
    Entao vei a descoberta?
    1 míssil nuclear Blue Steel
    Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  4. Wagner, O único míssil que possuía era o Shirke o avião estava retornando de um ataque a Porto Stanley no indo atacar Buenos Aires, sem trollagem..
    Abraços

  5. Nossa, essa matéria é um banquete para todo tipo de comentário, do militar ao ideológico, mas ficando só com a manchete, percebo que as coisas pioraram para o reino unido na América do Sul, porque além do Brasil agora juntaram-se todos nessa proteção recíproca.

  6. Não tem nada de extraordinario nisso Figueiredo apenas demonstrou cumprir e respeitar acordos.O TIAR diz que se uma nação do continente for agredida por outra nação externa todas as nações do continente deverão apoia-la militarmente.Isso deixou os EUA sem a possibilidade de envolverem-se diretamente a favor da Argentina o que os ainda deixam em saia justa ate hoje.O rompimento deste tratado abriria uma serie de precedentes para muitos outros rompimentos.O Brasil lucra com o cumprimento do tratado e lucraria tambem com o rompimento do mesmo por parte dos EUA.Embora tenhamos entre nós inumeros capaxos de Yankees em todas as facetas de nossa sociedade a maioria militar Brasileira e a maioria do povo Brasileiro identificam os Anglos como possiveis futuros adversos.Eles treinam a decadas na Costa Rica,na Colombia,na Guiana Francesa,na Guiana e nos cercam com bases ativas e cabeças de ponte preparadas para entrarem em atividade quando preciso.O Brasil é a nação que reune potencial de liderança entre pobres,emergentes e regionais,com invejavel reservas minerais,energeticas e promissor mercado consumidor e economico.Somos o El Dourado a atrair investimentos,cerebros e qualificados.Uma nação com Democracia e sede de justiça e igualdade e um contraponto ao Corsarismo unilateralista>mais cedo ou mais tarde bateremos de frente contra os Anglos em defesa de nossas pretenções,soberania,anseios e lugar de direito.Nossos Guerreiros preparam-se para isso e não para serem cães de covardes……É BORDUNADA NELES TODOS COBRADA e aproveitemos o momento certo para tambem moralizarmos nossa nação…Sem prisioneiros,sem sobreviventes,um bom começo.

  7. CORREÇÃO…ISSO DEIXOU OS EUA SEM A POSSIBILIDADE DE ENVOLVEREM-SE DIRETAMENTE A FAVOR DA INGLATERRA…….Ai me vem os DÉSPOTAS TUPYNIQUINS a fomentarem materias com argumentos made in CIA e MI6 a afirmarem que a Russia apoiava a Argentina para abocanhar a America do Sul.Tipico argumento capaxo que insite em manter o Brasil atrelado e subserviente ao lodo da Raça Humana.Os Russos assessoraram os Argentinos revelando-lhes posições de belonaves Inglesas o mesmo que certamente fariam a nosso favor se nos envolvermos num conflito contra os Anglos……SER OU NÃO SER CAPAXO EIS A QUESTÃO…Alguns preferem ser capaxos somente para mascarem chicletes e terem orgasmos anais a levarem dedadas no rabo.

  8. Dois outros aviões cargueiros tambem foram apressados e desviados para Belem e Manaus,invadidos e revistados.Os dois continham uma enorme quantidade de material belico inclusive um desconhecido caça da leve de ataque desmontado.Tudo tanto nos aviões apresados no RJ,PA,AM foram minuciosamente vistoriado e apreciado e voces acham que não copiamos nada?E por acaso voces sabem qual era a procedencia dos dois cargeiros detidos na região norte? rsrs isso o CENINAR não saberia informar não é mesmo pois tudo o que eles sabiam era de origem Angla mas perguntem ao extinto SNI e a Inteligencia do Exercito Brasileiro.

  9. Me lembro bem dessa tarde.
    O barulho dos F-5 rompendo a barreira do som foi espetacular.
    E depois vimos a notícia.
    Lindo aquele Vulcan.
    Só o tinha visto no filme do 007, Thunderball.

  10. Poucos líderes Brasileiros falariam assim,acredtio que Dilma falaria a mesma coisa,só que mais hipocritamente.

  11. Maluquinho, só digo uma coisa: Brasil é brasil e pronto. Não somos uma Inglaterra, uma Espanha, França, etc. Somos muito maior que isso. A começar pelas nossas dimensões que apenas retratam o tamanho dos nossos problemas.
    E aos hermanos e todos os outros, que percebam de vez que o Brasil nunca foi e nunca será colonialista.

  12. OVER a questão não é ser ou não sermos colonialistas e na verdade embora sorriam todos os vizinhos nos veem como imperialistas com exceção do Suriname que nos ve como escudo.Uma região vasta como a America do Sul,com a falta de cultura,desigualdades e problemas regionais existentes somente a benevolencia e a espiritualidade não asseguram nada.Em todo terreiro deve ter um xerife senão vira bagunça e todos fazem o que querem e ainda surge a possibilidade de gananciosos buscarem perpetuação e poder usando de tudo para obte-lo inclusive subjugando alguns.Respeito e adimiração não se consegue apenas buscando ser justo e igual mas tambem se mostrando os dentes sempre que for necessario e parece-me que essa compreenção falta ao atual governo demonstrando apenas desconhecer estrategia de Estado e visar apenas estrategia ideológica.Um regional equilibrio se forja com respeito de pluralidade e isso é a verdadeira Democracia e não aliciando governos ou induzindo-os a uma mesma filosofia de unica doutrina.

  13. Vejam os fatos, quantos aqui não criticaram a postura do GF por apoiar a Argentina? e vemos ai a posição de general figueiredo, presidente militar igual a posição atual, e ai, esquerda e direita convergindo na mesma política externa, o que diriam nossos direitopatas se o GF apoiasse militarmente a Argentina hoje? ah, não pode ficar contra a Inglaterra, só temos a perder economicamente, ah não somos páreos militarmente e vamos perder, se o brasil tivesse entrado na guerra em 1982 teríamos chutado o traseiro da margareth Tatcher, quase perderam para a argentina , imagine os dois juntos. Era o grande temor da inglaterra.

  14. Na època eu tinha 14anos ja estavo gostando de avioes de combate.
    Agora a fonte das armas que estava la até hoje é segredo do governo. Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  15. Se o Brasil tivesse entrado na guerra, certamente a ditadura teria se alongado em nosso país!Ou de outra forma seriamos hoje melhor equipados militarmente, talvez tivessemos já a bomba atomica, ou o submarino nuclear!É pena que os argentinos fracassaram não dando tempo pra eles os ingleses atacarem o continente!!!

  16. o que alguns não entendem, e que não e porque temos um alinhamento geopolitico em favor de um anseio sul americano, que vamos andar de mãozinhas dadas com argentinos dando pulinhos no parqinho, e sim e uma postura estrategica, a argentina sera nossa vizinha para toooooda eternidade,se quisermos nos matar, europeu nenhum tem nada com isso, mas e melhor fazer comercio e reciplocidade, e se ficarmos servindo de base uns contra os outros, não teremos nossas soberanias respeitadas, hoje são as malvinas…amanhã podem ser a reservas do xingu não ??

  17. Julio Brasileiro disse: 03/04/2012 às 16:51
    Sabais palavras 1maluquinho, sabias palavras.
    ==
    ==
    x 2.
    O Maluquinho se expressou com muita propriedade.

  18. Esse Figueredo não passava de um ultra-direitista de época, um idiota.
    Mas que o Brasil jamais deveria tolerar uma ação britanica no continente isso eu concordo plenamente. Como hoje jamais deve tolerar algo igual.

  19. Hum Figueiredo pode até ter sido um idiota, mas foi um idiota que morava em um AP no Rio compativel com sua renda, antes de morrer foi internado em um Hospital, e os amigos tiveram que fazer uma vaquinha para pagar a conta hospitalar.
    Nosso sabio LULA, nosso GRANDE TIMONEIRO. LULA tem um filho, o qual qdo indagado sobre o rapido enriquecimento do pimpolho, LULA declarou cínicaqmente: meu filho é o Ronaldinho dos negocios…
    CAMPEONATO DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO BRASIL !

    O Novo Mega Campeão do Brasil de enriquecimento ilícito é Lulinha, filho do Presidente Lula!

    Fazenda Fortaleza comprada é certificada…..!!!!

    FILHO DO PRESIDENTE LULA COMPRA FAZENDA NA REGIÃO DE ARAÇATUBA POR 47 MILHÕES DE REAIS!

    Vocês sabiam que o filho do Presidente Lula, o Lulinha, que há 05 anos era subempregado do Zoológico em São Paulo, agora acabou de comprar a fazenda Fortaleza (de porteira fechada) localizada às margens da rodovia Marechal Rondon, município de Valparaíso-SP, de propriedade do Sr. José Carlos Prata Cunha, um dos maiores produtores de boi Nelore do Brasil, pela simples bagatela de R$ 47.000.000,00 (quarenta e sete milhões de reais), e a imprensa, nada *divulgou!!!! como isso é possível???????

    Nada contra o pecuarista que é muito conhecido no meio, mas ondeo Lulinha arrumou esta grana toda?* * * * *
    Como ele é inteligente, né? Quase um novo Bill Gates!!! De um salário de R$ 1.500,00 para 47 Milhões.
    Igual, só o Bill Gates mesmo, que façanha.*

    Obs:. Essa fazenda do Lulinha é a primeira a receber o Certificado de Exportação de carne para Europa. Que coincidência né!!!* * * * *
    Temos que fazer algo e não aceitar isso, que ABSURDO!

    Se você é como eu que foi logo confirmar a veracidade deste lamentável episódio, aqui vai uma dica, basta acessar o Google e procurar por proprietário da Fazenda Fortaleza em Valparaiso – SP (criador de Boi Nelore), por este caminho você chegará às provas que realmente é verdade que o Lulinha comprou a Fazenda Fortaleza.
    Provavelmente estes R$47.000.000,00 saiu do BNDES, embutido dentro dos R$5.000.000.000,00 que o Governo LULA emprestou recentemente para a famosa TELEMAR ( que atualmente usa o nome OI para poder despistar do velho escândalo dos R$5.000.000,00 para o LULINHA), onde os proprietários são o Grupo La Fonte (proprietários da Rede de Shopping Iguatemi entre outros) e o Grupo Andrade Gutierrez S.A. (proprietários da Construtora Andrade Gutierrez entre outros). Este é outro escândalo que logo irá explodir no Brasil, aguardem e verão!
    Se já não bastasse a roubalheira do LULINHA (de acordo com LULA é enriquecimento honesto) em sociedade na EMPRESA GAMECORP S.A. com o GRUPO TELEMAR, a qual teve e tem várias horas pagas nos canais da TV Bandeirantes e TV Alphaville.

    Não fica só nisso…… Sei que no Pará e quem mora na região de Redenção , Marabá … região dos Carajás, estão sabendo. Ele comprou do empresário Bené Mutran(homen forte da castanha) varias fazendas por R$ 100.000.000,00 isso mesmo. Não fica só aí….. Esta comprando outras fazendas juntamente com os cumpanheiros Duda Mendonça e Daniel Dantas.

    Temos que acabar com essa bandalheira desse vagabundo embusteiro chamado Lula da Silva.

    AGORA ESTÃO QUERENDO DIVIDIR O PARÁ E CRIAR O ESTADO DOS CARAJÁS… FORA LULA LÁDRÃO!!

    Logo, nós iremos ouvir na mídia a seguinte frase:“´O LULA foi passar o fim de semana numa das fazendas da familia!`”
    Empresa de filho de Lula ganhou R$ 5 mi da Telemar
    Filhos de Lula são sócios em 2 holdings –
    Filho de Lula investe no futebol americano do Brasil
    .Filho de Lula recebia salário do PT por “serviço à distância”
    Filho de Lula promete devolver passaporte diplomático.
    Políticos de esquerda ou direita no Brasil não existem, oque existe são corruptos de siglas partidarias. Que com suas ideologias de papel enganam e roubam o povo.

  20. Este é um dos grandes exemplos de que o Brasil deve ter forças armadas bem equipadas, mesmo que não esteja em guerra, e não sucateadas como quer nossa sociedade que sempre alegam que o Brasil não está em guerra para tal necessidade bélica – ou que “não temos inimigos para um submarino nuclear” (existe inimigos para geração energética?).
    Nem que seja para desencorajar ações bélicas contra o Brasil o país precisa mostrar que não é vulnerável. Como fazer um povo ingênuo e desinteressado com a soberania e forças armadas entender que ser pacífico não quer dizer ser indefeso??? Não pode ser beligerante, mas também não pode ser frágio!

    Quando o cruzador alemão Graf Spee atracou em Mondevidéu, depois de combater cruzadores britanicos no Atlântico Sul durante a Segunda Guerra Mundial, essa atitude poderia desafiar a soberania do Brasil. Poderiam inclusive usar alguma ilha como base ou refúgio – se usassem a ilha Queimada Grande estariam perdidos com as cobras (!), ou destruiriam a fauna para ali se basearem caso não tivessem outra alternativa, o que envolveria diretamente o Brasil.

    As próprias guerras mundiais daquele período não eram culpa do Brasil, mas foi envolvido. Eram guerras de interesse político colonialista e espancionista europeu. A sociedade brasileira não entende que o Brasil não precisa estar em guerra para termos um arsenal respeitável, alegando sermos pacíficos. Adiantou ser pacífico para que as duas guerras mundiais nos envolvesse? E o conflito da lagosta com a França? Se com um arsenal sucateado as forças armadas mostraram atitude, caso tivessemos mais poder de dissuasão a mesa de negociações ja estaria ocupada a muito tempo para resolver o problema.

    Para dizer que não aceitaria a invasão britanica no continente, a política brasileira deveria ter respaldo militar para que essa pretensão fosse respeitada. Precisou o Brasil estar em guerra para ter arsenal respeitável?

  21. Adriano o General Figueiredo foi o unico General Carioca da ditadura e tinha mente aberta e era um excelente estrategista.A ele foi confiada a missão da transposição da ditadura para o governo civil.Brasileiros desta epoca dizem que seu governo foi bom para o povo.O salario era baixo mas não faltava nada para se comprar.Eu não curto ditaduras sejam elas militares ou proletariados e o que a luta armada queria implantar no Brasil era a ditadura do proletariado com um comunismo moldado no comunismo difundido pela antiga união sovietica.Hoje seriamos uma grande Cuba boicotados e sem liberdade.Não confunda aqueles que tinham boa indole e apenas queriam ver um Brasil melhor mais justo e igual e acabaram sendo envolvidos por outros que apenas lutavam por ideologia e que queriam implantarem uma ditadura.Eu defendo a liberdade,a justiça e a igualdade mas jamais defenderei nada e nem ninguem que usa dos anseios do povo para perpetuação de poder e implantação de ideologia e um sistema medieval Albanizado.Hoje é praticamente quase que impossivel a possibilidade de um golpe militar pois nosso militares amadureceram e o monstro da ditadura do proletariado habita apenas em uma minoria insignificante e inexpressiva de nossa sociedade.Hoje se houver algum evento bruto em nossa nação certamente sera a ira do povo contra todo esse banditismo,escandalos e roubalheiras que em sua maioria são praticados por aqueles que usavam falsamente o nome da Democracia para implantarem a ditadura do proletariado.Ontem os Milicos os derrotaram e os humilharam,amanhã poderão serem massacrados pelo povo que não é mais tolo e ja esta cansado de ser roubado e enganado.

  22. vejo com preocupação essa visão do governo petista quanto a segurança do estado brasileiro estamos desprotegidos no setor aéreo e anti aéreo,nossa marinha está sucateada,nosso exército nem farda(podem acreditar)tem para pagar para os recrutas e o mais grave estamos a 02 (dois)anos sem reajuste salarial e olha que temos a amazônia e o pré sal para proteger.

Comentários não permitidos.