Ministério da Defesa troca comando das chefias de Assuntos Estratégicos e de Logística

O almirante-de-esquadra Carlos Augusto de Sousa e o tenente-brigadeiro-do-ar Ricardo Machado Vieira assumiram, respectivamente, a Chefia de Assuntos Estratégicos (CAE) e a Chefia de Logística (Chelog), ligadas ao Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA). A cerimônia, presidida pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, ocorreu hoje, às 16h, no salão de honra do Ministério da Defesa (MD).

O almirante Carlos Augusto de Sousa substitui o tenente-brigadeiro-do-ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes, que esteve à frente da CAE de 2009 a 2012. Nesse período, participou, junto com o Ministério das Relações Exteriores, de discussões de assuntos que demandam atenção das duas pastas, para posicionamento do Brasil junto a organismos do exterior.

Também teve participação decisiva no processo de criação da Comissão Binacional de Fronteira (Combifron). Liderou iniciativas que fomentaram a cooperação bilateral e a cooperação técnico-militar com vários países. Mendes retorna à Aeronáutica na função de diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

No pronunciamento de despedida, o brigadeiro Mendes lembrou a trajetória vitoriosa do MD e destacou o conceito de interoperabilidade. “Esse é seguramente o mais importante e significativo indicador da nossa competência em administrar a defesa da nação brasileira”, disse.

O novo chefe da CAE, que pela primeira vez atuará fora da Marinha do Brasil, considera oportunidade única trabalhar em uma organização estratégica para o país. “Minha expectativa é a melhor possível. Espero poder contribuir com o Ministério da Defesa, de modo especial, nas relações internacionais, política-estratégica e inteligência.”

Antes de assumir o cargo no Ministério da Defesa, o almirante Carlos Augusto foi subchefe de Estratégia do Estado-Maior da Armada, diretor do Pessoal Militar da Marinha e comandante do 1º Distrito Naval.

Chelog

O brigadeiro Machado tomou posse no lugar do almirante-de-esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld. Durante o tempo em que comandou a Chefia de Logística, o almirante Max coordenou atividades como a elaboração e consolidação do Plano de Articulação e Equipamento de Defesa das Forças Armadas (Paed), participou da aprovação do regimento de informações gerenciais relativa à gestão de Empresas de Interesse da Defesa Nacional (EIDN) e dirigiu a elaboração da Doutrina de Mobilização Militar, aprovada em janeiro de 2012.

Em seu discurso de despedida, o almirante Max falou da evolução do MD, que com voz ativa no governo, vence desafios e atinge metas ambiciosas. “A aprovação da Estratégia Nacional de Defesa (END) e a execução de diversas operações conjuntas constatam essa realidade.” O militar afirmou, também, que “a proximidade da aprovação de grandes projetos, decorrentes da END, e a necessidade de vencer desafios motiva quem trabalha aqui.”

O brigadeiro Machado destaca que a principal característica do ministério é buscar a interação das Forças. “Tenho certeza que nós já chegamos a um nível excepcional e cabe a mim dar continuidade a essa iniciativa. Na verdade temos que investir nesse trabalho conjunto. Só assim teremos uma Força Armada à altura do nosso país.”

O novo chefe da Chelog, brigadeiro Machado, acumula experiências como a de comandante de Defesa Aeroespacial Brasileiro e do VI Comando Aéreo Regional. Sua última função foi de chefe do Estado-Maior do Comando-Geral de Apoio (Comgap).

Participaram da cerimônia, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general-de-exército José Elito Carvalho Siqueira; comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Júlio de Moura Neto; comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito; chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general-de-exército José Carlos De Nardi; e o Secretário de Economia e Finanças do Exército, general-de-exército Gilberto Arantes Barbosa, representou o comandante do Exército, general-de-exército Enzo Martins Peri.

Fotos: Felipe Barra
Ministério da Defesa

Assessoria de Comunicação Social
(61) 3312-4070 // 4071

Fonte: Ministério da Defesa

2 Comentários

  1. Que as FAs continuem disciplinadas a serviço da cidadania geral e das constituições democraticas.
    Que cadas vez democratizem mais seus intrumentos de acesso, permitindo que uma gama cada vez maior de cidadãos de origem humilde possam chegar ao Generalato.
    Que seus Generais busquem oxigenar seus integrantes dando-lhes demonstração de que vivem, não apenas para o mundo fechado dos quarteis mas, principalmente a serviço da cidadania geral brasileira que lhes paga. Que a autorga da responsabilidade de guardarem e lhes defenderem em armas não se torne prerrogativa que possa ser interpretada como tutela.

Comentários não permitidos.