França deporta imãs e militantes islâmicos

Mesquita em Paris

 

Por  John Irish e Thierry Leveque

A França anunciou na segunda-feira a deportação de cinco militantes e pregadores islâmicos, em mais uma demonstração de força do presidente Nicolas Sarkozy contra elementos radicais, depois de sete pessoas serem mortas no mês passado por um assassino que se inspirava na Al Qaeda.

Forças policiais detiveram na sexta-feira suspeitos de militância islâmica em várias cidades francesas, inclusive na região de Toulouse, onde o francês de ascendência marroquina Mohamed Merah cometeu seus crimes num intervalo de dez dias, até ser identificado, cercado e morto.

O ataque deu mais importância à segurança como tema de campanha para a eleição presidencial de 22 de abril, e melhorou as chances de reeleição de Sarkozy numa disputa em que o socialista François Hollande aparece como favorito.

O ministro do Interior, Claude Gueant, disse na segunda-feira que duas pessoas já foram deportadas sob leis voltadas à proteção do Estado e dos cidadãos.

“Não aceitamos o extremismo islâmico. Esse não é uma nova política… mas depois do que aconteceu em Toulouse e Montauban temos de estar mais vigilantes do que nunca”, disse Gueant à TV BFM.

Em nota, o ministro disse que um militante de origem argelina, anteriormente condenado por envolvimento num atentado terrorista em 1994 no Marrocos, foi expulso da França por retomar seus vínculos com movimentos islâmicos.

Um pregador de origem malinesa foi deportado por promover o antissemitismo, por defender que as mulheres cubram totalmente os rostos com véus, e por rejeitar os valores ocidentais.

A nota diz ainda que imãs da Arábia Saudita e Turquia e um suposto militante tunisiano também devem ser expulsos da França, e que outros casos devem se seguir em breve.

O pulso firme de Sarkozy na reação aos atentados de março podem melhorar as chances eleitorais dele, embora as pesquisas mostrem que apenas 20 por cento dos eleitores têm o terrorismo como sua maior preocupação -bem atrás da custo de vida e do desemprego.

Segundo as pesquisas, mais de 70 por cento dos eleitores aprovam o comportamento de Sarkozy diante do incidente. Nas últimas semanas, o presidente melhorou seus índices, e agora aparece 1 ou 2 pontos percentuais à frente de Hollande em algumas simulações de primeiro turno- embora continue 8 pontos atrás do rival nas pesquisas para o segundo turno, a ser realizado em 6 de maio.

A polícia disse que deve decidir na terça-feira se indiciará em inquérito 17 suspeitos presos desde a semana passada. Uma fonte policial disse que 12 deles, pertencentes ao proscrito grupo radical Fosane Alizza (Cavaleiros do Orgulho) devem ser indiciados, e os demais serão liberados.

Fonte: ReutersBrasil

6 Comentários

  1. Carlos Argus, concordo com voce. Esse filme é antigo, é mais uma cruzada religiosa que se inicia. Nada mais que preconceito irracional, ou alguem acha que na França e no mundo ocidental o crime feito por lunaticos e exclusividade de muçulmanos?. Melhor ainda, será que no mundo muçulmano não existem crimes praticados por muçulmanos por serem todos solidários entre si na religião?
    Só posso entender isso como mais um capitulo do jogo entre a astucia dos oportunistas que vão prevalencendo sobre os medos que criam os ignorantes.

  2. Um estrangeiro seja lá qual for a sua origem, costumes e religião, quando vai morar ou passear em outro país, deve-se submeter as leis do mesmo. Duvido se um ocidental chegar em um país islâmico, e pregar contra o seu governo e a sua religião sairá ileso de lá. O problema é que uma pequena minoria de radicais acabam prejudicando a grande maioria que é do bem.

  3. “Um pregador de origem malinesa foi deportado por promover o antissemitismo, por defender que as mulheres cubram totalmente os rostos com véus, e por rejeitar os valores ocidentais.”
    ========

    Se não está satisfeito com o modo de vida ocidental e fica tentando transformar a sociedade para as regras e estilo de vida islãmico, muito justo que o governo francês o envie para um país islâmico, onde as coisas são como gostariam estes indivíduos.

    O goveno francês está fazendo um favor a estes “insatisfeitos” com a França, está pagando até a passagem! Só de ida é claro…

  4. E o Sarkô usando o fato para se promover politicamente. Essa é a bela política podre que existe nos dias atuais, oportunismo de alto nível.

  5. Espero que o brasil inspire-se nessa política !!

    os cristaos asao assassinatos no mundo mulcumano..o que a frança está fazendo é no mínimo elegante.
    parabens França
    !! vcs sempre estarão a frente de tudo e de todos.

    … defender que as mulheres cubram totalmente os rostos com véus, e por rejeitar os valores ocidentais.

    ridículos saiam do ocidente já

Comentários não permitidos.