Países criam fundo para remunerar opositores de Assad

A Arábia Saudita e outros países do Golfo Árabe estão criando um fundo para pagar salários aos membros do Exército Livre Sírio, de opositores de Bashar Assad, e soldados que abandonaram o regime para se juntar aos opositores, disseram participantes da conferência sobre a Síria que acontece em Istambul, Turquia, neste domingo.

Um representante de uma das delegações descreveu o fundo como um “pote de ouro” para dizimar o exército de Assad. Com a economia síria em decadência, os salários incentivariam a deserção de soldados do exército de Assad, enfraquecendo o regime.

O plano seria uma alternativa à falta de consenso internacional sobre se o melhor seria armar ou somente oferecer ajuda humanitária aos que combatem o regime sírio. O plano revela também a frustração de meses de diplomacia para pressionar Assad e que não produziu sucesso.

Participantes da conferência “Amigos do Povo Sírio” confirmaram o plano, mas detalhes ainda estão sendo trabalhados. Não está claro, por exemplo, como o fundo seria formado ou monitorado, ou como o pagamento dos salários seria garantido.

Os sauditas e outros estados do Golfo Árabe haviam proposto dar armas para os opositores, enquanto os Estados Unidos e outros aliados, incluindo a Turquia, temiam alimentar uma guerra civil. Washington não tomou uma posição pública sobre o fundo, mas parece ter dado apoio tático aos seus aliados árabes. As informações são da Associated Press.

Fonte: Yahoo

14 Comentários

  1. O pagamento dos salários será como na Libia, onde os caras se matam e os que sobrevivem levam calote e vão protestar contra o novo governo que não pagará ninguém.

  2. =0 Foi assim que começou a degringolar a Líbia. Criaram um fundo específico.. em um banco central clandestino, só que na moita!… para manter os terroristas e ao mesmo tempo controlar as movimentações. Agora já fazem de forma escancarada.

  3. A unica coisa interessante é que a Arabia Saudita, seu rei e principes, estão pregando nas proprias cruzes no futuro. Quero ver com que moral irão reagir quando começarem a aparecer insurgentes lá, financiados por estrageiros. Como irão reagir os nobres hipocritas? Apoiarão a democracia? Pimenta no dos outros é refresco.

  4. o oriente medio é só um texte eles vao tentar fazer a mesma coisa na america latina na bolivia ja estao transportando armas em seus veiculos oficiais da embaixada americana e tem gente do site que apoia o que estao a fazer na siria.

  5. Incentivar a violência na síria, armando a oposição com dinheiro e equipamentos só vão piorar as coisas. Mas se a síria quiser se tornar uma grande nação, terá que colocar o tirano do assad para correr e rápido. Acredito que a rússia e a china podem resolver isso.

  6. SEGUINDO O MESMO SCRIPT DA LÍBIA

    Nesta história já sabemos como terna o final,o bandido vence matando todos,inclusive a verdade;esta é a primeira que morre no filme hollywoodiano._Hahaha….

    O que não vai faltar é incautos para aplaudir tal sena de horrores que se inciará pelas mãos dos “nobres-do-norte” e os seus meliantes,os EUA e a Aristocracia perversa saudita.

    As tentativas para derrubar o governo Sírio e suplantar um fantoche de Washington aos poucos estão esgotando todas as possibilidades,para se ter uma ideia,proibiram a Dna.”patroa” de Assad fazer compras na Europa,menos em Londres é claro,eles estão jogando até a pia dos seus banheiros no ditador._Rsrs….

    Agora é mais essa,mantendo um exército para derrubar um governo que é contra a eles,vejam só até que poto esses patifes chegaram….Hahaha….

    **********(trechos do original)

    Cockburn: Fracassou a tentativa de ‘trocar o regime’ de Assad

    “A Síria não cairá. (…) A ideia de o governo Barack Obama dos EUA dizer a Assad que faça as malas e “vá-se da Síria” já nasceu morta, desde o primeiro vagido.
    E se Assad ficar onde está? O que fará Washington? Fará chover sobre ele os aviões-robôs tripulados a distância, até destruir Assad, Damasco, Aleppo, grande parte da Síria… sob o pretexto de que teria “responsabilidade de proteger”

    .
    (*)por:Patrick Cockburn;é escritor e autor do livro “Muqtada: Muqtada Al-Sadr, the Shia Revival, and the Struggle for Iraq.

    (…)Nada disso aconteceu. Não acontecerá à Síria o que já aconteceu à Líbia. A mais recente ação internacional foi da União Europeia, que passou a negar à esposa de Assad, Asma, e à mãe dela, o direito de viajar por países da União Europeia (EU) (mas Asma, que é cidadã britânica, continua podendo entrar e sair da Grã-Bretanha). Nada poderia ser mais eloquente.

    O secretário do Exterior, William Hague, diz que assim aumenta a pressão sobre o governo sírio, mas, de fato, só mostra que não tem meios para pressionar Assad.

    Impedir Asma de ir às comprar em Paris ou Roma – supondo que ela algum dia tenha manifestado tais desejos – só mostra o quanto os EUA, a EU e seus aliados no Oriente Médio estão sem alternativas, no que tenha a ver com Damasco.

    *******************************

    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=179255&id_secao=9

  7. Junior Almeida disse:
    01/04/2012 às 15:38

    “…O pagamento dos salários será como na Libia, onde os caras se matam e os que sobrevivem levam calote e vão protestar contra o novo governo que não pagará ninguém. …”===== Ruim c ele pior sem ele…sds.

  8. “fundo para pagar salários aos membros do Exército Livre Sírio, de opositores de Bashar Assad”
    ,,,,,,,

    Que hipocrisia! e nem se preocupam mais em disfarçar que os tais “rebeldes” não passam de um exercito de mercenários contratados e pagos para atacar a Síria e o seu povo (já que a população síria apoia Assad, então este povo também deve ser atacado e destruido, como foi feito na Líbia…).

    Formam um consórcio: eua/otan/sionistas e ditaduras monarquicas sunitas, são muito perigosos e nenhum país está a salvo…

    abram o olho nossas forças de segurança e inteligencia, estudem seus métodos e desenvolvam maneiras eficazes de combate-los.

  9. “Países criam fundo para remunerar opositores de Assad”, que países??? Um bando de saqueadores sob a GUARITA da organização MAFIOSA chamada ONU?????????

  10. A Rússia vai adorar, pois, assim, seus SPETSNAZ entrarão em ação à partir da Base de Tartus, o que não vai faltar é SPETSNAZ se passando por sírio. Quá quá quá quá quá quá

  11. http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2012/04/paises-reconhecem-oposicao-siria-como-representante-do-povo.html
    ..soa tao nobre o termo ”representante do povo” q olhando de longe da ate pra enganar .. pra qualquer um com o minimo de conhecimento sobre o assunto .. da pra ver q o q ha na Siria e a mais pura e simples .. disputa de poder .. nada mais q isso .. n existe quaisquer tipo de nobreza em ambos os lados ….so q diferente da Libia …. a Siria conta com apoio da Russia e China … sendo assim a OTAN e seus aliados n podem intervir de forma ”direta ”…hoje a Siria e q nem uma arena de batalha .. com torcida pra ambos os lados (quase como times)…ao inves de criar uma soluçao .. jogam mais e mais gasolina no fogo …acho q ja podemos dizer q hoje a Siria vive uma guerra civil de fato ….como a Libia ainda e ate hoje apensar do abafo da imprensa …

  12. Faltou combinar com os Russos. É evidente que o Irã também vai enviar homens e dinheiro para a Siria. A questão é saber por quanto tempo o conflito vai ficar só na Siria?

Comentários não permitidos.