CELSO AMORIM "A Comissão da verdade é o epílogo da transição democrática"

Ministro afirma que não assumiu cargo para politizar Forças Armadas, releva manifesto militar e diz que não haverá retaliações

por Claudio Dantas Sequeira e Octávio Costa

 img.jpg
DISTENSÃO
Para Celso Amorim, não há razões para militares temerem revanchismos

A chegada do ex-chanceler Celso Amorim ao Ministério da Defesa no ano passado provocou na caserna um estranhamento óbvio. Durante o regime militar, o diplomata foi demitido sumariamente da direção da Embrafilme ao liberar a película “Pra Frente Brasil”, que retratava os anos de repressão política. O clima de enfrentamento com pequenos grupos da reserva se acirrou com a criação da Comissão da Verdade e culminou com a divulgação, há um mês, do manifesto “Alerta à Nação – Eles que venham, aqui não passarão”, com críticas diretas ao ministro e à presidenta Dilma Rousseff. Amorim ameaçou punir os militares que assinaram o manifesto, mas acabou recuando. Preferiu determinar aos comandantes das três Forças que enviassem às fileiras uma mensagem firme de pacificação. “O mais importante é fazer com que eles vejam o inconveniente de certas posições, a que isso leva e relembrar certos deveres. O ministro civil não está aqui para politizar as Forças Armadas, mas para garantir sua missão constitucional, seu caráter profissional”, afirmou Celso Amorim em entrevista exclusiva à ISTOÉ. Sobre a Comissão da Verdade, ele garante que não há razões para temer o revanchismo, mas espera que o aniversário de 48 anos do golpe de 1964 não seja celebrado no sábado 31. “A comissão é o epílogo da transição democrática. É uma necessidade da sociedade em reconciliar-se com seu passado”, afirmou.

img1.jpg
“A comissão que cuida do Araguaia já identificou dois
corpos e há chances de reconhecermos um terceiro”

img2.jpg
“Sei que o Jair Bolsonaro não votou, mas a
lei que criou a Comissão da Verdade foi uma
das poucas aprovadas com tanto consenso”

Istoé –Ter um civil à frente das Forças Armadas já é algo pacífico ou ainda há resistência em alguns setores da caserna?
CELSO AMORIM –

Francamente, eu convivo todos os dias com militares, comandantes, o chefe do Estado-Maior e tantos outros. Nunca tive problemas desse tipo. O entrosamento, aliás, é ótimo. Há uma clara percepção, por parte deles, de que o fato de se ter um ministro da Defesa civil ajuda para certos pleitos, como reajustes e reequipamento. Além disso, eles percebem que há uma consciência sobre o trabalho profissional das Forças, que também deve ser respeitado e valorizado. O civil não está aqui para politizar as Forças Armadas. Ao contrário, para assegurar a missão constitucional e o caráter profissional dos militares, como a defesa da pátria e a garantia da lei e da ordem.

Istoé –Mas houve reação entre militares da reserva e até um manifesto polêmico contra o governo.
CELSO AMORIM –

É preciso ter claro que esse tipo de iniciativa parte de oficiais da reserva. Se eu fosse contar os manifestos ou manifestações dos embaixadores da reserva quando eu era ministro das Relações Exteriores, simplesmente não dormia mais.

Istoé –A grande preocupação deles é com a Comissão da Verdade, pois muitos desses oficiais participaram da repressão. Há motivos para temer um revanchismo?
CELSO AMORIM –

O que vou dizer agora é uma avaliação minha, pessoal. Acho que a Comissão da Verdade é o último capítulo da transição democrática, um epílogo. Há muito tempo estão sendo escritas outras coisas novas da fase democrática, mas ficou essa questão. É uma necessidade da sociedade em reconciliar-se consigo própria conhecendo a verdade. Como dizia o arcebispo sul-africano Desmond Tutu, Prêmio Nobel da Paz: “A verdade cura. Às vezes ela arde, mas cura.”

Istoé –Então, não há razão para os militares temerem o trabalho da comissão?
CELSO AMORIM –

Olha, quem não quiser conhecer a verdade ou permitir que a verdade seja divulgada e documentada pode até temer. Posso dizer que o governo não vai tomar nenhuma iniciativa revanchista. Certamente, não teria nenhum cabimento e a lei não permite que se faça isso. É algo que foi pactuado. Sei que o (deputado) Jair Bolsonaro não votou, mas os demais deputados aprovaram a comissão. Aliás, foi uma das poucas leis aprovadas pelo Congresso com tanto consenso. Não vejo nenhuma razão para temer uma judicialização. A própria lei que estabelece a comissão reitera a Lei da Anistia. 

Istoé –Há preocupação também em relação a documentos que ainda existiriam em poder das Forças Armadas, como os da Guerrilha do Araguaia. Esses documentos existem?
CELSO AMORIM –

Não me consta que existam. Depois que eu cheguei, pedi informações e me disseram que os documentos foram destruídos. Por outro lado, temos uma comissão importante que cuida do Araguaia, que tem ido lá e já identificou dois corpos. E há grandes chances de identificarmos um terceiro. Esse trabalho é contínuo e vem alcançando sucesso.

Istoé –Quando o manifesto contra a Comissão da Verdade foi divulgado, o governo reagiu ameaçando retaliar. Haverá ou não punição?
CELSO AMORIM –

Não vou me prender a palavras. Deixei esse assunto a cargo dos comandantes e eles têm levado a mensagem de maneira adequada a quem interessa, fazendo esses militares da reserva enxergar certas coisas. O mais importante é fazer com que eles vejam o inconveniente de certas posições, a que isso leva e relembrar certos deveres. Podem chamar de advertência regimental, mas não vou entrar nessa discussão.  

Istoé –Só para esclarecer melhor, haverá algum processo administrativo? 

CELSO AMORIM –

Não. Seria complicado, então encontramos um método mais prático e eficaz. 

Istoé –O sr. acha que essa insatisfação dentro da caserna é também alimentada pelas frequentes demandas salariais? 

CELSO AMORIM –

São duas coisas diferentes. A questão dos vencimentos dos militares é importantíssima. O profissionalismo dos militares deve ser respeitado. Eles são, em sua esmagadora maioria, bons profissionais, conscientes de qual é o seu papel. Não vou dizer quando ou de quanto será o reajuste, mas estamos trabalhando nisso. Não só no salário, mas na melhoria das condições de trabalho, equipamentos adequados e uma vida digna.  

Istoé –Um reajuste a curto ou médio prazo é compatível com o orçamento contingenciado?
CELSO AMORIM –

Quando se fala em orçamento, sabemos, obviamente, que não é satisfatório. Se compararmos, por exemplo, o orçamento da Defesa com nossas necessidades, com as necessidades de um país dos BRICs, que é a sexta economia do mundo, não é compatível. Temos que levar em conta muitos aspectos, como a dimensão do País, a vastidão do litoral e das fronteiras terrestres, os recursos naturais. Mas, se compararmos o orçamento deste ano com o do ano passado, está razoável.

Istoé –Então os projetos de investimento e modernização das Forças serão mantidos?
CELSO AMORIM –

Sim. A compra dos helicópteros não foi afetada, nem o projeto do submarino nuclear ou o programa dos blindados.  

Istoé –Mas e o F-X2? A compra dos caças virou uma novela que já dura mais de uma década…
CELSO AMORIM –

Posso dizer que já estamos nos últimos capítulos. Tenho uma expectativa de que a compra dos aviões possa ser resolvida ainda neste semestre.

Istoé –E a troca de informações com a Índia sobre a compra que eles fizeram de 126 caças Rafale? Muita gente interpretou como mais um aval brasileiro ao avião francês.
CELSO AMORIM –

Não tem sentido. Minha visita à Índia para firmarmos essa cooperação já estava marcada muito antes de eles definirem a compra. Coincidiu de optarem pelo Rafale na semana em que fui lá.

Istoé –Os outros dois concorrentes não podem reclamar de um tratamento privilegiado?
CELSO AMORIM –

Não há essa possibilidade. Eu já recebi aqui delegações da Suécia em que estava presente o presidente da Saab. Está prevista uma visita do secretário de Defesa dos EUA, mas não sei se ele vai tocar no assunto. Nada disso influencia no meu julgamento.

Istoé –Nem a decisão dos EUA de cancelarem a compra dos Super Tucanos?
CELSO AMORIM –

Foi algo decepcionante, sem dúvida, e me parece improvável que possam reverter o resultado. Mas não há relação, até porque estamos falando de uma compra de R$ 300 milhões e de outra de R$ 5 bilhões.

Istoé –A cooperação entre o Itamaraty e o Ministério da Defesa nem sempre funcionou satisfatoriamente. Sua vinda para cá tende a melhorar esse diálogo?
CELSO AMORIM –

Sinceramente, nunca houve uma divergência muito grande. Pode ter havido algum detalhe em algum momento, mas participamos de muitas coisas juntos. Claro que minha vivência no Itamaraty talvez ajude. 

Istoé –De que maneira?

CELSO AMORIM –

A grande estratégia de Defesa do Brasil tem que incluir as Relações Exteriores. Creio que pode haver uma mudança de intensidade nesse sentido, especialmente na cooperação com a América do Sul. Este é um dos grandes eixos de trabalho para os próximos anos. Se para o mundo nossa política é mais de dissuasão, para a região é de cooperação.

Istoé –Falando nisso, ressurgiu agora o debate sobre a soberania das Malvinas. Como o Brasil está lidando com isso?
CELSO AMORIM –

A demanda da Argentina é histórica, e o Brasil apoia, assim como todos os demais países da região. Mas nós procuramos levar isso com transparência e bom-senso. Afinal, nós também temos uma cooperação importante com o Reino Unido.

Istoé –Sobre a segurança de grandes eventos, o Brasil está preparado para receber a Copa e a Olimpíada?
CELSO AMORIM –

Acho que sim. Nossas Forças Armadas têm demonstrado em várias ocasiões sua aptidão para isso. Haverá uma grande cooperação com o Ministério da Justiça. Eu já tive vários briefings, inclusive sobre a Rio +20, que me deixaram muito tranquilo. Com relação à Copa e à Olimpíada, as coisas estão caminhando normalmente.

Istoé –Houve casos recentes de ações terroristas na Noruega e na França. O sr. vê algum risco de um ataque no Brasil?
CELSO AMORIM –

Não posso garantir que não haja riscos, mas estou muito confiante em que estaremos preparados. Vamos monitorar tudo, com o apoio dos sistemas de inteligência de vários órgãos.

Istoé –Neste sábado 31, completam-se 48 anos do golpe de 1964. O sr. teme que ocorram comemorações?
CELSO AMORIM –

 Estou muito confiante de que coisas desse tipo, sobretudo entre os militares da ativa, não ocorrerão. Mas entre os da reserva não sei. O que posso dizer é que, como ministro da Defesa, tenho humildade para afirmar que estou aprendendo a cada dia. Mas tem que ficar claro que os militares devem seguir a orientação do poder civil eleito.

Fonte: Isto É

19 Comentários

  1. De toda a entrevista a única coisa que me ficou certa e clara “é a necessidade de aprovarem e aplicarem a comissão da verdade” as demais, seguem o velho discurso que imperad esde o governo sarney, Pode, espero, acredito e tralalala…
    Abraço sr. Ministro, bom trabalho a diplomacia agradece
    E.M.Pinto

  2. A população brasileira não percebe que estão a usar do regime democrático de direito um escudo protetor das falcatruagens e desinformações!

  3. Senhor excelentíssimo ministro da defesa Celso Amorim este país não pode ficar a merce dos piratas globais patrocinadores dos juros altos, então se preocupe menos com o revanchismo e de a estas terras uma segurança digna não queremos sentir sensações de insegurança de que vivemos em uma terra no qual todos podem entrar e sair roubar nossas riquezas que não são aproveitadas e de que o nosso povo será vitima de crueldades exterior algum dia, pense seriamente nisto excelentíssimo.

    Uma frase. Pensar no amanhã é garantir o seu chão.

  4. os quarteis e os equipamentos ja´estavam sucateados antes desses governos civis ,é muito desvio que rola mas como até para pagar os soldados que ganharam meio salario minimo o supremo tribunal falou qe o exercito era um caso aparte e poderia contrariar a constituiçao pagando meio salario minimo entao para ser investigada porque os quarteis estavam em estado de penuria já que o regime era dos militares ,tem gente que ve o cara fardado cheio de embusti acha que o cará nao pode ser corrupto tambem, todos os setores existem gente que nao presta, no exercito tambem tem gente que esconde o crocrete!!!amorim para voce eu presto continencia nao por obrigaçao mas por saudaçao.mas ve se investe mais rapido pois ta bem defasado e cavar trincheira com colher e marmita é uma dureza,e ve se nao deixa eles usarem os soldados de escravos ou instruçoes de faxina ,comer frango atropelado enquanto o deles é assado cha brochante para nos e o deles é suco e por ai vai acompanha o TAF dessses caras´para voce ver.

  5. Colocaram ele aí de brincadeira só pode!

    Foi birra da Dilma, pois ele é desprestigiado demais principalmente depois das suas patoladas no ministério de politicas externas.

  6. Neste tópico vou apenas me ater em parabenizar ao PORTAL PLANO BRASIL que reforça e valoriza a sua linha editorial ao trazer aos seus leitores e comentaristas a oportunidade de debater e contribuir de forma espontânea com estes fatos que estavam no limbo… Pois é isto que eu entendo como iniciativa popular – mesmo que inicialmente provocada por interesses políticos e ideológicos por facções políticas&Cia. – e verdadeiramente democrática, já que não percebo aqui uma censura prévia e partidária aos comentários ou comentarista… E, rogo ao bom senso governamental (se é que existe), que estenda aos diversos seguimentos da sociedade as elucidações e, se necessário ou inevitável, os consequentes julgamentos à vontade soberana da sociedade como um todo, mediante plebiscito nacional… AMÉM!

    Mais uma vez parabenizo e agradeço a oportunidade dada a todos nós.
    ISTO É A VERDADEIRA DEMOCRACIA!

  7. senhores, esse senhor falando e um cachorro latindo e a mesma coisa,ele não manda nada, e so um boneco de ventriloquo, que foi treinado para distorcer palavras, os projetos que estão em andamento, tiveram seus contratos assinados, nao podem ter seus conogramas alterados, senão sofremos sanções comerciais, E JA TENTARAM, mas a frança protestou, pois pela revanchista parava-se tudo em nome do “superavit”,

    enquanto nossos vizinho se armam, dentro de suas limitações e claro, nosso ministro da defesa, esta preocupado com viagens de cunho diplomatico, e bocas livres, não conversaram com a india referente ao rafale, e não vão tocar nesse assunto com obama,e o su 35 foi boicotado pelo comando arcaico da fab, não tem caça nenhum,a presidenTE não da a minima para isso, isso não atrai votos de mulheres feminazistas e dinossauros ideologicos, so não ve quem não quer.


    quanto aos documentos da guerrilha do araguaia, o jose cuecão milionario genuino, ja fez o sevicinho no MD, ou alguem acredita que jose genuino acresenta, e entende alguma coisa na defesa ? acordem para vida senhores !!


    eu notei que alguuns comentaristas, tem claro vies revanchista, usam a mascara do “falso patriota, mas estão se lixando para questões militares e nacionalistas, quando a questão e sucateamento e baixos salarios da tropa se calam, agora quando se trata de cunho revanchista, aparecem por aqui dando pulinhos, A MIM VOCES NÃO ENGANAM TRAIRAS, SÃO COBRA MANDADA, querem nossas forças armadas fracas e aparelhadas ideologicamente, a quem a carrapuça servir… !!!

  8. Da-lhes capa preta… esses paus mandados não enganam mais niguem… são uns lixo na acepção da palavra… apatridas por devoção ao partidão, esperando um carguinho pela mediocridade de seus raciocineos… não saberiam viver em um pais em que a meritoriedade é condição sine qua non para vencer… uns ineptos… inclassificaveis… não valem a atenção dadas a eles… vamos nos concentrar nessa figura nefasta ao pais que não tem a dignidade que é necessaria a compor o MD… ou seja, estamos sendo servidos por incapazes, pelegos de interesses internacionais escusos…

  9. Istoé -Mas e o F-X2? A compra dos caças virou uma novela que já dura mais de uma década…
    CELSO AMORIM –

    “Posso dizer que já estamos nos últimos capítulos. Tenho uma expectativa de que a compra dos aviões possa ser resolvida ainda neste semestre.”

    ====================================

    Para mim, este é o trecho mais relevante da entrevista e para o bem do Brasil, torço para que as expectativas do ministro se realizem!

  10. E ao contrário do que muitos pensam, creio que o Gripen NG ainda está no páreo e com chances reais de ser o escolhido…

  11. e embora o Rafale seja o meu preferido entre os 3 , me parece (só palpite) que a escolha vai recair entre F-18 ou Gripen , infelizmente…espero estar enganado!

  12. capa preta disse: 01/04/2012 às 21:14
    eu notei que alguuns comentaristas, tem claro vies revanchista, usam a mascara do “falso patriota, mas estão se lixando para questões militares e nacionalistas, quando a questão e sucateamento e baixos salarios da tropa se calam, agora quando se trata de cunho revanchista, aparecem por aqui dando pulinhos, A MIM VOCES NÃO ENGANAM TRAIRAS, SÃO COBRA MANDADA, querem nossas forças armadas fracas e aparelhadas ideologicamente, a quem a carrapuça servir… !!!
    ==
    ==
    Capa,não estamos tão mal assim. Isso é fato. Temos tudo o que precisamos, menos o conflito. E hoje, estamos fazendo o dever de casa para depois podermos torrar a nossa grana.
    O Chaves com esse sentimento que estão todos contra ele se armou até os dentes. Para quê? Mergulhou a economia venezuelana em uma dívida e as coisas só não estão pior porque o governo lá é “do povo, para o povo”. E o povo é que tem o mantido no poder.
    Já aqui no Brasil, só sabemos dividir. Se não é “o que eu quero” está tudo errado. E toma linchamento moral, afinal, não é o meu nome que está na sarjeta. Além disso, pimenta nos olhos dos outros é refresco.
    Quanto ao dinheiro na cueca, ou a fazenda do filho do ciclano….
    Segue um artigo que, provavelmente muitos estão vendo, mas poucos estão interessados:
    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2012/04/02/cachoeira-filmou-corrupcao-nos-correios-para-vingar-demostenes/
    Isso é só para exemplificar como uma república pode ficar de joelhos e a população alienada.

  13. over disse :


    caro OVER , tens toda razão, longe de mim o brasil seguir os passos de uma venezuela, a politica economica do atual governo ate tem seus meritos, e e elogiavel pelo seu pragmatismo, e ela esta tentando ( com dificudade) salvar o pouco que restou de nossas industrias, mas na questão geopolitica, e de soberania e defesa, E LASTIMAVEL,nossa frota eta envelhecendo rapido, a não ser no quesito dos fuzis ia2, o governo dilma, e esse ministreco não trouxe nada de novo, a frota e os meios estão envelhecendo rapidamente, os meios substitutos ja deveriam estar encaminhados, nossas forças armadas estão sendo cada vez mais requisitadas em varios momentos, e o equipamento esta entrando em defict, mandaram uma fragata para o oriente medio, tudo bem que tenha seu valor geopolitico estrategico, mas SO TEMOS 9, PARA PATRULHAR MAIS DE 4 MIL QUILOMETROS DE COSTA MARITIMA, nosso esxercito ganha mal, a verba e gigantesca, mas e deperdiçada em frescuras das altas patentes, ev pensões ridiiculas para solteironas, deveriamos estar discutindo isto…


    …mas não alguns preferem ficar remoendo revanchismos ideologicos no momento errado,ESTÃO TENTANDO NOS DIVIDIR, PARA DEPOIS CONQUISTAR, ACORDEM,vamos parar todo um projeto de nação para discutir se “vovô viu a uva” vendo que e uma jogada de cartas marcadas, para desmoralizar ainda mais nossas tropas, DILMA NAÕ E O LULA, e os revanchistas sabem disto e estão querendo se aproveitar disto claramente, não tenho nada contra se elucidar fatos historicos, desde que seja feito no momento certo, e por pessoas com o distanciamento suficiente da questão, não de forma unilateral com estão querendo !!

  14. A Comissão da Verdade deve ser bilateral. Não há outra hipótese.Se for unilateral, será retaliação.
    Dilma tem que depor também, para explicar tudo o que ela fez por ocasião da guerrilha.

  15. capa preta disse: 02/04/2012 às 14:16
    …mas não alguns preferem ficar remoendo revanchismos ideologicos no momento errado,ESTÃO TENTANDO NOS DIVIDIR, PARA DEPOIS CONQUISTAR, ACORDEM,vamos parar todo um projeto de nação para discutir se “vovô viu a uva” vendo que e uma jogada de cartas marcadas, para desmoralizar ainda mais nossas tropas, DILMA NAÕ E O LULA, e os revanchistas sabem disto e estão querendo se aproveitar disto claramente, não tenho nada contra se elucidar fatos historicos, desde que seja feito no momento certo, e por pessoas com o distanciamento suficiente da questão, não de forma unilateral com estão querendo !!
    ==
    ==
    A sua preocupação é minha também. Mas, esses são ecos do passado (falo dos desdobramentos da comissão da verdade). Só que no presente, há um aculturamento maior dos brasileiros e uma isonomia dos poderes. Precisamos acreditar que seremos capazes de lidar com isso sem que haja um novo golpe (nem de um lado nem de outro) .
    Além disso, das nossas forças a única que não foi agraciada foi a FAB (culpa de quem?).
    As coisas vão vir, mas não dá para fazer isso com uma indústria de base como a nossa. Será fazer o mesmo que o Chaves fez. Dar dindin e não agregar valor. Eu sei que é um sentimento de sonhador, mas o que seria do ser humano sem os seus sonhos….rsss

  16. A sua preocupação é minha também. Mas, esses são ecos do passado (falo dos desdobramentos da comissão da verdade). Só que no presente, há um aculturamento maior dos brasileiros e uma isonomia dos poderes. Precisamos acreditar que seremos capazes de lidar com isso sem que haja um novo golpe (nem de um lado nem de outro) .
    Além disso, das nossas forças a única que não foi agraciada foi a FAB (culpa de quem?).
    As coisas vão vir, mas não dá para fazer isso com uma indústria de base como a nossa. Será fazer o mesmo que o Chaves fez. Dar dindin e não agregar valor. Eu sei que é um sentimento de sonhador, mas o que seria do ser humano sem os seus sonhos….rsss


    comcordo plenamente, e tomara que NOSSOS sonhos se realizem !!!

Comentários não permitidos.