Hillary, em Riad, promete ajuda para segurança do Golfo Pérsico

Por Missy Ryan e Angus McDowall

Os Estados Unidos vão trabalhar com os países do Golfo Pérsico para fortalecer suas defesas compartilhadas contra ameaças externas, incluindo o Irã, disse neste sábado a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

As especulações sobre as ambições nucleares de Teerã são fonte de preocupações entre países sunitas no Golfo, que há tempos são rivais regionais dos xiitas iranianos.

“O compromisso dos Estados Unidos com o povo e as nações do Golfo é sólido e resoluto. Nossas fortes relações bilaterais são como uma rocha para a estabilidade da região”, disse Hillary em comentários preparados previamente e entregues no encontro inaugural de um novo fórum de segurança entre EUA e os países da região.

“Esperamos expandir nossa cooperação multilateral”, disse a secretária de Estado na abertura do encontro com ministros de Relações Exteriores do Conselho de Cooperação do Golfo, que conta com seis países.

Hillary afirmou que as conversas deste sábado com os chanceleres abordaria a mudança política que varreu o Oriente Médio no último ano e a violência na Síria, além do programa nuclear do Irã.

As nações do Golfo acusaram o Irã de apoiar uma revolta no Bahrein e formentar conflitos entre a minoria xiita e a maioria sunita na Arábia Saudita.

Novas negociações entre o Irã e as potências mundiais devem ocorrer em meados de abril, uma vez que Teerã está enfrentando cada vez mais pressão econômica e política devido às suas atividades nucleares.

Diplomatas e especialistas ocidentais dizem que fazer o Irã interromper o enriquecimento de urânio que começou há dois anos e aumentou recentemente será prioridade nas conversas do próximo mês, que serão a última tentativa de evitar a ameaça de Israel lançar ataques aéreos às instalações nucleares dos iranianos.

Na sexta-feira, o presidente Barack Obama prometeu avançar nas sanções ao Irã, dizendo que há petróleo suficiente no mercado internacional para permitir que os países não importem mais de Teerã.

O Irã afirma que tem o direito soberano de criar tecnologia nuclear pacífica e rejeitou repetidamente as resoluções da ONU que pediam a suspensão do enriquecimento de urânio.

Teerã nega que esteja construindo uma bomba atômica e que tenha interferido em assuntos dos países vizinhos.

Autoridades norte-americanas afirmaram que os Estados Unidos esperam fortalecer sua cooperação na região do Golfo combatendo os piratas e o extremismo.

A nação também deseja ajudar os países do Golfo a fortalecerem suas capacidades de defesa de mísseis, o que inclui venda de armas por parte dos Estados Unidos.

O estoque de petróleo também é foco da visita de Hillary à Arábia Saudita, maior exportadora da commodity do mundo. Os Estados Unidos e outros países consumidores temem que a Arábia Saudita possa cortar a produção de petróleo se utilizar reservas de emergência, neutralizando os esforços para acalmar os mercados mundiais de energia.

Uma autoridade norte-americana disse que Hillary conversou sobre o papel essencial da Arábia Saudita em manter a forte exportação mundial de petróleo durante encontro com o rei Abdullah na sexta-feira.

Fonte: Reuters Brasil

NOTA: Neste  domingo, a secretária de Estado norte-americana participará de uma conferência do grupo dos 60 países Amigos do Povo Sírio, incluindo o Brasil, onde discutirá a situação da oposição síria. As informações são da Associated Press.

10 Comentários

  1. “O compromisso dos Estados Unidos com o povo e as nações do Golfo é sólido e resoluto. Nossas fortes relações bilaterais são como uma rocha para a estabilidade da região”, disse Hillary em comentários preparados previamente e entregues no encontro inaugural de um novo fórum de segurança entre EUA e os países da região.”====== Qdo foi p invadir o Irak e destruir a infraestrutura do país e matar e mutilar milhares de Irakianos eskeceram desta”sólido” compromisso…Os Palestinos amargam su independência sobre o jugo do estado terrorrista judeu..Simplesmente querem buchas p manter seus interesses…sds.

  2. Esses amigos,vender armas, preocupados com os piratas, vender armas, e com o radicalismo, vender armas. As nações do Golfo, vender armas, acusaram o Irã de fomentar a revolta entre sunitas maioria, vender armas, e xiitas minoria. Mas que raio de povo burro é esse, que em todas as situações só quem ganha são os Yankes.

  3. Quanta retórica, quanta mentiras descaradas e cara-de-pau do EUA, Israel sim produz armas nucleares, intervem sempre nos assuntos dos vizinhos e essa corja da OTAN e EUA financia e violenta o Irã de todos os modos possíveis.

  4. Agora são amigos, assim como USA já foi amigo de Iraque e outros, depois virá inimigo por ir contra o sistema de ajoelhamento perante os imperadores econômicos!!!

  5. Qntos comentarios unissonos e irrelevantes… ainda bem que vcs não decidem nada… salvo uns e outros mais esclarecidos, os proletarios intelectuais estão fervilhando em estulticias… não se trata de ser pro ou contra, mas de ser pobre nas analises… vamos minha gente, vcs podem mais… não economizem, ainda que em bobagens…

  6. É impressionante o empenho que a dona Hillary dá ao tema do Irã,afinal o seu verdadeiro patrão são os sionistas que ultimamente fazem cortesia com o chapéu do Cowboy.

    A sua determinação em atender os desejos dos sionistas ajudam os chineses a se movimentarem e fazerem articulações naquela região e fora dela.

    A final ela,a secretária de defesa, defende ou não os interesses dos americanos? _Rsrs…

    *******(trechos do original)

    Estados Unidos propõem escudo antimíssil contra o Irã

    A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, defendeu neste sábado (31) em Riad, na Arábia Saudita, em um discurso durante a primeira reunião do fórum de segurança que reúne os Estados Unidos e os países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), a ideia de um escudo de defesa antimíssil contra o Irã.

    ***************************

    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=179645&id_secao=9

Comentários não permitidos.