Rússia: Caças, Cargueiros, mísseis e tanques e perspectivas de negócios

Traduções e adaptações: E.M.Pinto

IRKUT apresenta  seu  treinador Yak-130 para a s nações Sul Americanas

Três nações Sul-americanas  representadas pelos seus respectivos comandantes das suas Forças Aéreas demonstraram interesse  no mais novo treinador avançado d ecombate da Yakovlev  Russa, O YAK-130.“Realizamos negociações com os comandantes das Forças Aéreas da Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai”,
confirmou o Vice-Presidente de Marketing da IRKUT, Vladimir Sautov na FIDAE-2012 Air Show Internacional.

Eles demonstraram interesse não apenas na versão biplace, mas também na versão monoplace, Sautov no entanto ressaltou que a segunda versão só entraria em produção caso houvesse um contrato substancial de aeronaves que justificasse a sua produção.
Irkut começou a exportar os aviões em 2011. Capacidade do mercado estrangeiro é estimado em 250 máquinas.

Em dezembro, Irkut eo Ministério da Defesa russo assinou um contrato para o fornecimento de 55 Yak-130 até 2015.

Míssil Bulava em mais duas Teste Lança

Pelo menos dois lançamentos de testes do míssil intercontinental Bulava estão previstos para o outono, revelou uma fonte na Rússia  da United Shipbuilding Corporation, nes última quinta-feira.

Cronograma de lançamentos de mísseis Bulava

Os lançamentos serão realizados em outubro ou novembro a partir do submarino de propulsão nuclear,SBN  Alexander Nevsky, Projeto 955 . Ministro da Defesa russo Anatoly Serdyukov disse no início de março que o Bulava entrará em serviço em outubro.

Especialistas russos questionaram quão sábio é adotar o conturbado míssil Bulava  e colocá-lo tão logo em serviço, sugerindo que este poderia causar mais problemas de segurança do que resolver.

O Presidente Dmitry Medvedev, disse no final de dezembro que os testes de vôo SLBM Bulava foram concluídos e que agora o SLBM será produzido em larga escala para a Marinha Russa. A Rússia lançou com sucesso dois mísseis Bulava em 23 de dezembro.

Alguns analistas sugerem que, na realidade, o número de falhas é consideravelmente maior. O Especialista militare russo Pavel Felgenhauer disse que dos 12 primeiro lançamentos de teste do Bulava , apenas um foi totalmente bem sucedido.

Apesar de várias falhas anteriores, oficialmente atribuídas aos defeitos de fabrico, os militares russos insistem que não há alternativa para o Bulava.

O SLBM Bulava (SS-NX-30), desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia Térmica de Moscou (desde 1998), transporta até 10 ogivas MIRV e tem um alcance de mais de 8.000 km (5.000 milhas). O míssil balístico de três fases destina-se a ser implantado nos novos submarinos nucleares da classe Borey.

Fonte: Ria Novosti

 

Novo Sistema de Navegação para os carros de combate Russos

Um novo sistema de navegação foi desenvolvido para os  veículos blindados russos. O sistema pode ser implantado nos mais diversos veículos, entre eles os carros de combate  T-72 e T-90.
O sistema foi Desenvolvido pela Associação Progress deciência e Produção  ONP, o sistema GALS-D2M é dito ser superior a todos os sistemas até então adotados nos veículos russos e alegadamente até mesmo sobre os análogos americanos, informou o fabricante.
Ele pode operar através do sistema Glonass ou por satélite do sistema de navegação GPS .O GALS-D2M tem um “preço competitivo”, segundo informou o fabricante um comunicado de imprensa sem fornecer mais detalhes.

Fonte: Ria NOVOSTI

T-90S é exibido pela primeira vez ao público estrangeiro

Rússia exibiu pela primeira vez ao Público internacinal o seu veículo T 90S

Link para o Vídeo

Exibido pela primeira vez ao público internacional em Nova Delhi. Índia, na edição Defexpo 2012, uma feira internacional de armamento. O carro de combate russo T-90S, tornou-se a vedete do evento.

O subdiretor da Rosoboronexport e chefe da delegação russa na Defexpo 2012,Victor Komardin,  em seu pronunciamento afirmou que a nova versão do T-90S era nada menos que  “a vedete da feira”. “O Exército Indiano já possui uma quantidade considerada de carros de combate T-90S, e agora está considerando moderniz-los para este padrão que na verdade trata-se de um novo carro ttalmente diferente.

O “novo” do T-90S, é equipado com motor diesel de 1.130 CV e transmissão automática, possui uma torre com um novo sistema automático de controle de tiro, novos sistemas óptoeletrônicos capazes de detectar, identificar e destruir alvos em moviemnto a qualquer tempo, seja de dia ou de noite.

O “novo” carro está equipado com um canhão de 125mm de alta precisão, bem como com uma metralhadora 7.62mm controlada por controle remoto;

O T 90 S utiliza sistemas de auto-defesa integaradas que lhe garantem um melhor grau de proteção contra mísseis antitanque, minas, explosivos e demais armas.

Segundo as fontes Russas da Ria Novosti, a Índia dispõe atualmente de cerca de de 640 T-90S, e ainda possuem uma licença de produção para 1.000 carros de comabate deste modelo.

A índia é um cliente preferencial da Rússia para o modleo, porém o T90S estará disponível para qualquer comprador ou clinete internacional que querira modernzar ou adquirir carros de combate novos.

Além do T-90S  a Rússia apresentará na Defexpo-2012 os sistemas de mísseis antitanque Kornet-EM, os sistemas de artilharia autopropulsada Nova-SVK, Msta-So, a família de veículos blindados Tigr, blindados BTR-80A,  lançadores Smerch e veículos de combate de infantaria BMP-3M. Também serão expostos na feira os helicópteros Mi-28NE, Ka-226T, Ka-226T,  Ka-31 e Mi-17, Reabastecedores Il-78MK e o avião de transporte militar Il-76MD.

Fonte: Ria Novosti

Antonov 70 sai da geladeira e começará a ser produzido na Rússia

Em um pronunciamento conjunto, o grupo ucraniano Antonov e empresa russa OAK confirmaram as expectativas recentes sobre o retorno do Programa ANTONOV 70. Ambos anunciaram que a aeronave de transporte serão produzidas na Rússia na planta industrial situada na cidade de Vorozezh.

Dmitri Kiva, presidente e projetista chefe do grupo Antonov afirmou que as negociações entre os contrapartes se encerraram em 25 d emarço, “agora estamos prontos para alçar voo no programa Ant-70”.

Kiva no entanto não mencionou prazos ou datas  para o início da fabricação das aeronaves.

O An-70 é uam resposta Russo – Ucraniana para uma aeronave capaz de transportar cargas militares de 35 a 47 ton de cargas a uma distância de 3000 à 5000 km. Estima-se que a força aérea Russa esteja interessada em cerca de 40 aeronaves, porém estes números podem ainda ser maiores, Segundo apurou a agência Russa Interfax, a Força Aérea Russa necessitaria de cerca de 120 aeronaves para substituir os atuais ANT-22 e Il-76 destinados as missões de transporte e lançamento de paraquedistas até 2030.

A aeronave foi concebida para as missões STOL de assalto aéreo móvel, capaz de lançar 300 paraquedistas totalmente equipados, bem como veículos e ainda efetuar evacuação aeromédica com mais de 200 feridos.

A aeronave não encontra concorrentes em sua categoria, sua capacidade STOL lhe permite pousar ou decolar em pistas não preparadas e sem apoio de solo em distâncias curtas de 600 à 700 m, operando com cargas máximas.Avelocidade de cruzeiro do ANT 70 é de 750 km/h

A Ukrania estuda ainda o desenvolvimento de uma versão reabastecedora e os Russos avaliam a possibilidade de desnvolvimento d euma versão de inteligência eletrônica ELINT.

21 Comentários

  1. DEEM UMA OLHADINHA NESSA MATERIA PUBLICDA NOINFOREL

    EUA: veteranos das guerras no Iraque e Afeganistão irão lutar contra as Farc
    30/03/2012 – 14h29

    Brasília – O Departamento de Defesa dos Estados Unidos decidiu oferecer à Colômbia, a experiência de combatentes das guerras do Iraque e Afeganistão, para lutarem contra as Farc. Chefes de brigadas experimentados em combate serão enviados à América do Sul para atuar na Força Tarefa Conjunta contra a guerrilha.

    A informação é do chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas dos Estados Unidos, general Martin Dempsey, que nesta quinta-feira, 29, reuniu-se em Brasília com o ministro da Defesa, Celso Amorim.

    Dempsey realizou visita de dois dias à Colômbia antes de desembarcar no Brasil. Antes de Brasília, Dempsey esteve no Amazonas para conhecer o trabalho realizado pelo Comando Militar da Amazônia (CMA).

    Segundo ele, “estamos nos preparando para enviar à Colômbia alguns comandantes de brigada que estiveram no Iraque e Afeganistão para que cooperem com os militares colombianos. Os desafios que esses militares encaram não são muito diferentes daqueles que enfrentamos no Iraque e Afeganistão”.

    Pelo acordo, os militares norte-americanos permaneceram por duas semanas na Colômbia, compartilhando conhecimentos e experiências, principalmente em relação à segurança fronteiriça, proteção de infra-estruturas críticas, inteligência, vigilância, reconhecimento, transporte aéreo e aviões não tripulados.

    A Força Tarefa Conjunta está dedicada exclusivamente ao combate às Farc. A cooperação com o Pentágono pretende reduzir à metade o poderio militar da guerrilha em dois anos.

    “É permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte” Fonte: http://www.inforel.org

  2. A Russia sim é um dos países que querem continuara existindo no séc.XXI para o mundo. Imaginemos o quanto esses projetos carregarão outros sistemas secundários e os valores em investimentos em produção e principalmente lucros altíssimos resultantes disso.
    Acho estranho o assunto do Bulava, esta ou não esta pronto?

  3. E tem gente pensando que os tanks não tem futuro nos campos de batalhas, o T90S prova o totalmente contrário. Eles tarão é canhões cada vez maiores e precisos.

  4. .“Realizamos negociações com os comandantes das Forças Aéreas da Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai”,
    confirmou o Vice-Presidente de Marketing da IRKUT, Vladimir Sautov na FIDAE-2012 Air Show Internacional.
    —————-
    O Amorim tinha dito para nossos vizinhos se armarem, ao que parece é exatamente isso que estão fazendo.
    Não há clima de tensão entre nós, por quem será que os sinos dobram.??

    http://letras.terra.com.br/raul-seixas/70211/

  5. Se eu fosse a Argentina, iria as compras de material bélico russo, submarinos, caças Su-35, Su34, Yak-130, AWACS, navios, tanques T-90S, S300, S400 e elevaria o tom para com os Britânicos. Eles não conseguiriam manter uma corrida armamentista no Atlântico Sul. Seria muito caro para os homens de saia.
    [ ]s

  6. Os países Sul Americanos vão comprar o exelente jato de treinamento YAK-130 e chama-lo de caça avançado !! kkkk…

  7. Carlos Argus,sempre sonhando,o Brasil que é “rico” economicamente falando não compra armamento que preste,ai a Argentina que é “pobre” economicamente falando,com os políticos quase tão corruptos quanto os nossos vai comprar armamento russo desse jeito.

    Wolfpack meu caro,o meu comentário acima serve pra você também.Esses armamentos que você citou custam demais,para um país sem condições de comprá-lo,depois a Rússia NUNCA venderia alguns desses armamentos para a Argentina,a menos que fosse algo que lhes interessassem muito!

    E wolfpack,ingleses não usam saias,acho que você está se referindo aos escoceses e aquela “saia” é um KILT!

    Vladimir Putin entrou pra ajeitar a Rússia que caiu bastante na era Mednedetev,com sua política isolacionista e que se aliava cada vez mais aos EUA,que caso acontecesse,os EUA virariam os “donos do mundo”.Bem simples,a China só sabe fazer engenharia reversa das armas ruas e criar suas próprias armas,se as armas rusas não chegam aos chineses é o fim do poder militar Chinês.

    Dentre os vários produtos de defesa que o Brasil poderia adquirir da Rússia,desconsiderando os caças por causa do ridículo FX-2,vejo o Yak-130 sendo a melhor escolha,já que o Brasil usará os caças do FX-2 como base para a criação do caça nacional… poderíamos usar o Yak-130 para aperfeiçoar o sucessor do super-tucano,e o próximo avião da classe do ST poderia já ter as características a jato do Yak-130.

  8. Quais seriam as garantias que a Argentina poderia dar a Russia para obter uma consideravel linha de credito para armar-se ate os dentes com a tecnologia Russa?Nenhuma!A saida é a boca murcha Kirchner hipotecar o proprio Tonho aos Chineses.

  9. Parabéns ao PLANOBRASIL pela matéria sobre ao poderio Russo; afinal é o principal antagonista dos americanos em material bélico!
    .
    .
    .
    Sr.Maluquinho,

    EUA: veteranos das guerras no Iraque e Afeganistão irão lutar contra as Farc

    excelente sugestão é a sua;isso mostra o que penso sobre o fim que os americanos irão dá ao excesso de soldados que eles terão na sua nova reforma militar para se adequarem a sua realidade eonômica.

    Essa rapaziada toda,atuarão em um palco de ação que é totalmente fora da realidade desértica que é o Afeganistão e o Iraque;que é selva amazônica,o exército colombiano é tão adestrado em selva amazônica como é a brasileira,não sei onde seria importante esse contingente ianque por lá,a não ser de “boi para piranha”._Hahaha…..

    Na verdade,os EUA querem jogar a sua sujeira no quintal dos outros,eles não querem um bando de sociopatas armados por lá andando no meio da multidão; eles ainda pensam que a América do Sul é o seu quintal.

    É por isso que apoio a integração das nações desta região,como a UNASUL,mesmo com todos os seus defeitos e acerto,ela é uma ferramenta eficaz contra essa atitude dos americanos.

    É para isso que a UNASUL e o MERCOSUL fora criada;aliás se o colega me permite,são duas ferramentas que você sempre critica sem levar em consideração esse proposito.

    abraço e parabéns pelo Planobrasil pela matéria principal.

  10. Também penso assim Wolfpack, se armar é obrigação para qualquer nação, quando existe uma disputa ai é mais que uma obrigação, imagine quando se tem mais de uma disputa como é o caso da argentina com os ingleses e chilenos. Se a Argentina comprasse alguns Su35 e 34, cerca de 50 e 20 respectivamente, uns 10 subs e alguns s300 (5 pelo menos) para proteger seu litoral já colocaria a aventura inglesa em cheque,depois era fazer como a russia faz, provocando a OTAN em suas fronteiras, imagino o que seria necessário para os britãnicos fazerem uma dissuasão a altura desse armamento, pelo menos 70 typhoon, para ser 1/1 e todos seus subs, já que eles possuem cerca de 10 subs, é um investimento muito alto e difícil de manter , que colocaria em cheque qualquer possibilidade de lucro com exploração das malvinas. É bom que se diga que a Venezuela fez um investimento de mais ou menos metade disso que citei com financiamento russo, a Argentina tem mais recursos que a venezuela.Abcs.

  11. O que acontecera mais cedo ou mais tarde aqui na America do Sul?Nós o Brasil seremos o unico pais sem tecnologias e armamentos de origem Russa e Chinesa e alem de estarmos cercados de gananciosos Anglos e OTAN estaremos cercados de paises com tecnologias e armamentos Ocidentais que são muito invejosos de nossa prosperidade e potencial e voces não acham que serão incitados externamente contra nós de ambos os lados tanto ocidental quanto oriental?E agora quem podera nos salvar?O Bispo Macedo,o Romario,um milagre sobrenatural causando um prodigio celestial intercessor rsrs Somos o nutritivo pernilzão suculento e abundante habitado por um povo desinteressado facilmente aliciavel e corrompido com gerencia politica e oposição corruptas e bandidas e com uma minoria militar capaxo Yankee e serviçal da Royal Navy.O idiota povo Brasileiro ainda tera de lutar não so pela sobrevivencia e soberania mas por sua verdadeira abolição da escravatura e verdadeira proclamação da independencia……..Meu caro LUCENA o problema não é se eles teem ou não teem espertiase em guerra na selva mas sim que esses neuroticos de psique alienigena estarão em nossa fronteira e com o acordo de livre transito numa faixa que corresponde a 300 km adentro da Colombia e 300 km adentro do Brasil transitarem como bem quiserem.Nosso governo foi omisso em não enviar nossos guerreiros para intervirem contra paramiliatres Peruanos que depedravam nossa biodiversidade e massacravam nossos indios não contactados e isso era noticia ao vivo via NET e TEL a Satelite para o mundo mas inexplicavelmente não era citado nem na nossa midia e nem na midia extrangeira oficiais.E porque esse assunto era mantido em sigilo e porque o contingente da força nacional enviado ao local estava condicionado de não poder ausentar-se num raio de 500mts da base da FUNAI e os tiroteios prosseguiam a noite tanto do lado Peruano como do lado Brasileiro do rio sem que tomassemos uma atitude?Um pais que não patrulha decentemente suas fronteiras tão vulneraveis e problematicas,que não investe em infraestrutura e adequada capacitação e melhoramento material como podera garantir as riquesas e a integridade da nossa Amazonia.Brasileiros filhos da puta que destruiram a industria nacional de defesa para venderem a sucata da mesma a preços convidativos e ainda dando direitos e isenções não dados a Brasileiros agora deixam as nossas fronteiras entregues ao Capeta e as nossas riquesas largadas e as populações locais abandonadas e sendo aliciadas por externos.Ate quando o povo Brasileiro permanecera covarde e omisso a tudo isso?

  12. Salve amigo!
    .
    StadeuR em 31/03/2012 às 22:19
    .
    … eles, [OS SINOS], dobram por ti.
    .
    E por mim …
    .
    “A morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram, eles dobram por ti”.
    .
    Conheço desde muito essa reflexão de John Donne, poeta inglês do século XVI, na verdade um belo verso de suas Meditações XVII que Ernest Hemingway deu destaque em seu livro – Por Quem os Sinos Dobram.
    .
    Saudações,
    .
    konner

  13. Caro Antonio. creio que não s etrate d eum desapontamento.
    OS países supracitados não faziam parte do grupo interessado na aquisição do SU 35, o interesse (que pode não dar em nada) pelo YAK 130 é apenas mais uma possibilidade de negócios que vem a se somar.
    Eu acredito que o Perú seja o principal destino dos armamentos russos, seguido da Venezuela e provavelmente outra nação, a Argentina.
    Sds
    E.M.Pinto

  14. LUCENA Meu caro critico e sempre criticarei todo aquele que usa o dinheiro do contribuinte Brasileiro com essa falacia de integração regional que na verdade não passa de suborno e agrado para gerar simpatia,instituir unica filosofia almejando perpetuação de poder local e regional.O nosso povo tem inumeras carencias e inumeras deficiencias e aplicarmos o que é gerado com o suor e sacrificio dos Brasileiros para termos melhor qualidade de vida que proporciona ainda mais desenvolvimento e capacitação que beneficia a todos os Brasileiros e ao Brasil……AOS BRASILEIROS MEU CARO O QUE É DOS BRASILEIROS E AS RATAZANAS CHUMBINHO.

Comentários não permitidos.