Brasil adota rumo diferente de vizinhos na revisão do regime militar

Dilma sancionou Comissão da Verdade e Lei de Acesso a Informações Públicas

Marcia Carmo – De Buenos Aires para a BBC Brasil

O Brasil tem adotado um caminho diferente de seus vizinhos ao tratar de crimes políticos cometidos durante o regime militar. Enquanto o Brasil mantém a anistia ampla, geral e irrestrita e o caminho para a criação da Comissão da Verdade, a Argentina, o Uruguai e o Chile reabriram processos contra os acusados de crimes durante o período.

Na quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) adiou a análise de um recurso da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que questiona a validade da lei da anistia, o que poderia aproximar as ações do Brasil das de seus vizinhos do Cone Sul. No mesmo dia, uma celebração do golpe de 1964, por parte de militares aposentados no Rio, foi alvo de protestos.

Especialistas ouvidos pela BBC Brasil têm opiniões divergentes sobre os fatos no Brasil e na vizinhança.

O ex-ministro da Justiça e atual secretário de Direitos Humanos de São Paulo, José Gregori, entende que a anistia no Brasil teve apoio da sociedade e hoje a democracia brasileira é “mais sólida” que a da Argentina, onde os processos do regime militar foram reabertos a partir de 2003.

A presidente da ONG Tortura Nunca Mais, Cecília Coimbra, acha que o Brasil está “dez passos atrás da Argentina”. Para ela, a Argentina tem dado exemplo de como lidar com a questão, incluindo medidas judiciais e iniciativas como o “escrache” (manifestação para expor publicamente acusados por crimes) dos responsáveis por tortura no Brasil.

O “escrache”, inspirado em ações semelhantes na Argentina, tem levado jovens brasileiros a escrever “aqui mora um torturador” na porta das casas dos acusados.

Para Gregori, essa forma de protesto é perigosa. “Hoje são torturadores, mas depois podem ser aqueles que foram comunistas, como ocorreu com o macartismo (inspirado nas ideias de um senador americano contrário aos comunistas). Esse tipo de ação não ajuda a democracia brasileira”, disse.

Na opinião do secretário José Gregori, o processo democrático no Brasil é parecido com o da África do Sul, onde, para ele, a opção foi pela paz e não pelo conflito interno.

O professor chileno de Ciências Políticas Guillermo Holzmann diz que o Brasil foi o único país da região que “manteve” a anistia ao longo dos vários governos democráticos, incluindo o de Dilma Rousseff.

Processo democrático

Segundo Gregori, no inicio do processo democrático os países da região implementaram anistias, mas depois foram mudando.

“No Brasil, a anistia é geral e irrestrita, teve o apoio da sociedade brasileira, e foi uma das bases para a Constituição de 1988 e da nova democracia do país. A anistia vai continuar existindo”, disse o ex-ministro.

“Na Argentina houve anistia e no caminho eles mudaram (as regras). Tenho a maior paixão pela Argentina, mas acho que a nossa democracia no momento está no nível de maior avanço que a deles. Nosso processo de democracia é mais solido”, afirmou Gregori.

Para ele, o Brasil atualmente precisa enfrentar outras questões ligadas aos direitos humanos, como a exclusão social num momento de crise internacional. Gregori foi ministro no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e, no cargo, recordou, se empenhou para que fosse criada a Comissão da Verdade e pela aprovação da lei que reconheceu que os desaparecidos políticos (estimados em 500) eram juridicamente mortos.

“Com esta lei de mortos e desaparecidos, as famílias puderam entrar com o pedido de inventário. Na realidade o meu projeto, que se tornou lei, veio complementar a Lei de Anistia. Eu acho que a lei da anistia foi um dos consensos que permitiu a democracia no Brasil”, afirmou.

Ele observou que nos últimos anos o Brasil tem sido governado – tanto nos governos municipais, como estaduais e federal – por aqueles que foram “perseguidos” no regime militar.

Para Gregori, ao elegerem Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), Lula (2003-2011) e Dilma Rousseff, os eleitores brasileiros confirmaram a opção pelo fortalecimento democrático e “coerência”.

Comissão

Gregori afirmou ainda que a Comissão da Verdade, projeto do governo Lula e reafirmada na atual gestão, contou com “consenso” parlamentar e significa “um passo a mais” na democracia brasileira.

“A comissão não tem poderes para julgar ou para prender alguém. Mas pode ter mais acesso do que outra entidade e ouvir depoimentos no sentido de trazer informação sobre o que ocorreu. Ainda há muita coisa para se esclarecer, muita coisa nebulosa”, disse Gregori.

Para ele, falta ser esclarecido, por exemplo, se havia “hierarquização” das ordens para prender e torturar ou se as iniciativas eram originadas na própria cadeia.

Gregori defendeu mais transparência sobre o que ocorreu, o que será possível através da Comissão da Verdade, mas disse ser contra qualquer intenção de “ajuste de contas”, como sugeriu perceber nos vizinhos.

A presidente da ONG Tortura Nunca Mais apoiou a ação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) solicitando que os crimes de tortura sejam excluídos da anistia, por serem “crimes comuns”, criticou as “limitações” da Comissão da Verdade e disse que o “escrache”, inspirado na Argentina e no Chile, é uma forma legítima de protesto.

“Como a OAB, nós entendemos que os crimes de sequestro e de tortura não prescrevem”, disse.

Para ela, o Brasil “exportou” métodos de tortura para os países vizinhos, como o “pau de arara”, mas hoje é “o mais atrasado” da região na apuração do que ocorreu.

“O Brasil está dez passos atrás da Argentina. O Brasil é o mais atrasado (da região)”, disse. Na sua opinião, a reparação às vítimas e seus familiares não deve ser somente financeira.

“A sociedade de modo geral não tem informação sobre o que aconteceu e silenciou (sobre a anistia). Hoje, acho que a juventude que realiza a execração pública dos torturadores está certa e me emociona”, disse.

Ela recordou que o Brasil foi condenado pela Comissão de Direitos Humanos da OEA a investigar o que ocorreu.

“O prazo era dezembro de 2011 e por isso foi criada a Comissão da Verdade, mas com limitações”, disse.

Gregori acha que a Comissão “não conhece o Brasil” já que, na sua visão, o país tem avançado nesta área.

Fonte: BBC Brasil

50 Comentários

  1. No meu ponto de vista, se existir investigação, deve-se ir a fundo dos dois lados. Se um grupo, assaltou e matou por uma causa democrática, este deve também ter sua punição. Se militares, mataram, torturaram estes mesmos que lutavam por um Brasil democrático, devem também responder por seus atos.
    Agora, cuidado, pois José Dirceu, Genuino e a própria presidente estiveram em ações contrárias ao Regime Militar.
    Apenas minha opinião. O que os oficiais da reserva devem cobrar é que se existir investigação, que seja para todo mundo. Daí sabemos que no Brasil não dá em nada. Começa um contra-ataque e todos se acalmam, inclusive a imprensa.

  2. O que a OEA diz ou deixa de dizer é irelevante. A determinação do STF foi clara. A anistia é valida, irrevogável, e vale para ambos os lados. Com a comição vai ser investigado o que houve, só que sem a punição. Fiquem satisfeitos com isso, e se não gostarem, tira a calça e pisa encima, porque é a única coisa que podem fazer. Esse é um assunto brasileiro, e que tem que ser resolvido por nós como acharmos melhor, ninguém tem nada haver com isso.

  3. Esses Jovens que estão conspirando e fazendo baderna, não sabem a metade do que aconteceu na época da ditadura brasileira! Pra mim os militares fizeram a coisa certa, não permitiram que meu país virasse a baderna que acontecia no mundo! Fico muito revoltado que nossa imprensa é elitista e influenciável de todas as formas, e que não informe realmente o cidadão os motivos que nos levaram ao golpe de 64, inclusive, com todo o apoio da população e dos principais pensadores e políticos da época!
    Esse clima esta ficando perigoso! Espero que nossas autoridades saibam lidar com essas conspirações, inclusive externas. O passado e passado vamos virar essa página! As nossas organizações militares hoje, são uma das instituições mais respeitáveis em nosso país, espero que respeitem a opinião da nossa população!!

  4. O ponto de equilíbrio em tudo isso é que muito em breve todos os envolvidos no golpe de 64 estarão mortos… Ai sim isso serão águas passadas…

  5. Algo recorrente no Brasil, algumas pessoas se espantam não sei por qual motivo, no Brasil criminoso quando é punido, só o é se for pobre, preto ou originário da favela, a anistia é uma “lei” feita por criminosos que estavam no poder, os que lutaram contra a ditadura não cometeram crimes pois além de o Brasil ter um poder instituído por golpistas, é um direito do povo insurgir contra àqueles que corrompem a ordem democrática, como já disse, se a anistia vale, então é o assassino quem deve julgar seus próprios crimes, e não um juiz ou júri, o Estado não pode fazer o que o povo não pode fazer.
    .
    As tentativas de validar a anistia são patéticas e só logram aos ouvidos de tolos.

  6. “Hoje, acho que a juventude que realiza a execração pública dos torturadores está certa e me emociona” . Foi o que Cecília Coimbra disse. Ela deve estar se referindo ao episódio onde uma turba de esquerdistas militantes fez um linchamento moral, com agressões verbais e até cusparadas contra militares octogenários em frente ao Clube Militar no Rio de Janeiro. Aquilo foi um crime, mas pessoas cheias de ódio no coração como Cecília Coimbra, ficam felizes com atitudes truculentas como aquela.

    Lamentável.

    Eis o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=pU08Qu2BjTY&feature=player_embedded

  7. Sobre o tema destaca-se o recente protesto – em 29/03 – organizado por grupos, na maioria de jovens, ligados a movimentos de “esquerda”, como se pode observar nos links abaixo:

    http://4.bp.blogspot.com/-GohHEEmvtAk/T3W8Mt38C2I/AAAAAAAAAnI/IwjWj_vvw0Q/s1600/ESTAD%C3%83O.png

    http://www.youtube.com/watch?v=Lfm52DF8nRE

    http://www.youtube.com/watch?v=pU08Qu2BjTY

    …………………………………………………………..

    – QUANTO À ESTE EPISÓDIO, VOU SÓ REPETIR:

    – Comemoração do aniversário do Partido Comunista com participação de vários ex-guerrilheiros pode?!?… PODE!

    – Parada do Orgulho Gay pode?!?… PODE!

    – Marcha dos maconheiros… Oops!… da maconha pode?!?… Agora PODE!

    – Homenagem e distribuição de medalhas à parlamentares e corrúptos de carteirinha pode?!?… PODE!

    – Comemoração arruaceira e tribal pelo título ganho pelo time do coração pode?!?… Aaahh!… Tenho certeza que os mesmos que protestaram em frente do Clube Militar acham que pode!

    – Confraternização em agradecimento ao “Divino” pela vultosa propina recebida pode?!?… PODE?!??!?!?!?!… Bom, acho que isso já é demais!… Maaaassss, pensando bem, não me lembro de nenhuma manifestação na porta da casa deles (Os Devotos agradecidos)… Por quê?!?!?

    – Comemoração dos militares reformados e da reserva pela vitória na luta por aquilo que acreditavam e em protesto contra a quebra unilateral da Lei da Anistia pode?!?… Não pode!… ISSO NÃO POODEEEE?!?!?!??!?!
    POR QUÊ!?!?!?
    UÉ!… Não vivemos numa “DEMOCRACIA”?!?!?!?
    … E a tal da LIBERDADE DE EXPRESSÃO?!?!?
    … E o tal do direito da MANIFESTAÇÃO ORDEIRA E PACÍFICA, SENDO VEDADO APENAS O ANONIMATO?!?!?
    PÔ!… É CLARO!… Já ia me esquecendo!… A esquerda radical não tolera a “democracia” à menos que esta lhe favoreça… Ou seria a orquestração destas manifestações, também, uma velha estratégia para distrair a atenção daquilo que “não vai bem” no (des)governo, usando jovens “bois de piranha” pra fazer o serviço sujo?!?!?

    … E ASSIM PERPETUA-SE A “SINDROME DO PINÓQUIO” NESTE PAÍS…

    …………………………………………………………..

    E ainda vem aí a lei contra o terrorismo, já aprovada por uma comissão de justiça, que prevê entre outras coisas, que estarão IMUNES À PRÓPRIA LEI MOVIMENTOS SOCIAIS COMO OS QUE LUTAM POR REFORMAS AGRÁRIAS…(?!?!?!?)
    … E AÍ?!?… Alguém se arrisca à cogitar, o quê será que o futuro nos reserva?!?

  8. Revogara Aistia Ampla Geral e Irrestrita não vai so deixar na reta os milicos torturadores mas tambem bandido e terrorista hoje espalhados na vida publica da nação e sendo assim todo mundo FICA CALADINHO.A Presidenta Dilma esta sobre pressão externa para obriga-la e mexer neste vespeiro.Tem muita gente esperançosa de atravez da revogação vir a receber indenizações e pensões as custas do contribuinte Brasileiro.Esta é a realidade que todos se calão.O maximo que pode haver e mesmo assim eu duvido que aja é pegarem boi de piranha e atira-lo aos recalcados e a frenesi externa que busca de todas as formas em varias frentes trazer-nos divisões e acirrar animos.Voces não acham que os donos do mundo que muito dependem dos nutrientes e das conivencias do Brasil não gostariam que se instala-se um caos politico e social em nosso pais e que houvesse um golpe mesmo que dissimulado?Eles apoiariam como apoiam muitas ditaduras que não lhes são hostis.Na minha opinião NÃO EXISTE DEMOCRACIA COM CÓRPOS INSEPULTOS e a justiça é igual para todos e sendo assim ja que tantos externos e tantos recalcados internos desejam QUE FAÇAMOS EXEMPLO AO MUNDO julgando todos e punindo na forma da lei culpados mas o que não podemos permitir jamais é que aqueles que lutavam pela instalação do Comunismo venham a posar de herois e defensores da Democracia pois lutavam justamente contra ela e que nosso povo não venha ser onerado pagando tributos A SAFADOS e oportunistas…….VOTE EM 1MALUQUINHO PARA PRESIDENTE.VOU FAZER O BRASIL POTENCIA ATOMICA E ECONOMICA E VOU EMPURRAR A NABA ATE O TALO EM TODO AQUELE QUE DESTOA DA MORALIDADE E DOS INTERESSES DO POVO BRASILEIRO…BRASIL ACIMA DE TUDO LIBERDADE.

  9. pois depois de tanta encheção de saco, eu começo a torcer pata tal “cumição de verdade” rsrsrs, mas que seja TOTAL, para os dois lados da historia, que caiam os generais ( a maioria ja morreu, ou ta perto) os agentes sujos do doi-code,corronel curió, maluf, genuino, dilma, carlos munk, gabeira….


    será que o brasil aguenta tais verdades incovenientes ?? será que os atuais governantes são mesmo a favor de tal comição ? ou será jogo duplo fisiologista? o que jose traira genuino esta fazendo no MD ? será que somos tão inocentes assim ?

  10. a pergunta que deve ser feita é : será que devemos parar o pais agora, e remoer feridas ainda não cicatrizadas ? ou esperar para que isso seja feito por pessoas que que tenham distanciamento necessario para faze-lo? o pais tem o direito de saber sim sua historia, mas se ninguem vai ser punido mesmo, E NÃO VAI,no brasil nem homicidio mantem ninguem preso, lamentavelmente, quanto mais crimes politicos, temos outros assuntos a tratar agora com mais urgencia, muitas reformas a fazer, inclusive a do codigo penal, injusto e imoral e alguem pegar 10 anos de cadeia e ficar so 2,não precisamos neste momento ficar remoendo o que aconteceu há 40 anos atras, e sim olhar para frente, evoluir, deixem que a historia ponha na lata do lixo aqueles que devidamente o merecem !!!

  11. Rorschach:

    Ia falar alguma coisa mas o amigo foi absolutamente perfeito em suas colocações. Vou apenas fazer o adendo de que a revisão da Lei de Anistia interessa apenas a uma minoria de esquerdalhas rancorosos que sequer viveram ou participaram do processo pois os que realmente participaram, assim como as famílias dos mortos e desaparecidos, prefere seguir em frente.

  12. Rorschach disse:
    31/03/2012 às 14:23

    O que a OEA diz ou deixa de dizer é irelevante. A determinação do STF foi clara. A anistia é valida, irrevogável, e vale para ambos os lados. Com a comição vai ser investigado o que houve, só que sem a punição. Fiquem satisfeitos com isso, e se não gostarem, tira a calça e pisa encima, porque é a única coisa que podem fazer. Esse é um assunto brasileiro, e que tem que ser resolvido por nós como acharmos melhor, ninguém tem nada haver com isso.=======E isso aíh , vamos deixar o n passado no passado e viver o presente, tendo a N HISTÓRIA exemplo do ñ poderemos fazer.Sds.

  13. Os idealizadores e criadores da comissão da verdade ainda não foram em Washington e Moscou?

    Quanto cinismo.

    É lá que estão os verdadeiros nomes dos assassinos responsáveis.

    Essa gentinha acha que nos enrola.

  14. Depois de algumas décadas de esquerda corrosiva, a Europa está voltando o pendulo para um centro direita e esse movimento virá para cá.

    ” Você pode enganar alguns durante bom tempo, mas não dá para enganar muitos durante um longo período”

    O partido Integralista Brasileiro está ressurgindo, aguardem !

  15. Comissão do Cinismo. Esse nome bem é melhor.

    A verdade é bem maior do que nossas simples fronteiras guardam.

    Até eu gostaria de saber os nomes dos orquestradores reais desse nosso período histórico passado. Quem não quer não é mesmo?

    Porém limitar a coisa a uns pobres diabos nacionais é fazer a coisa pela metade.

  16. Tenho comigo a certeza de que qualquer cidadão honesto e metalmente são, e que não esteja direta ou indiretamente relacionado com os eventos criminosos ocorridos nos intitulados “Anos de Chumbo”, diante da repercusão dos últimos eventos ligados aos fatos, gostariam de ver a VERDADE vir a tóna e a JUSTIÇA PLENA ser estabelecida (… se é que isto é possível…)… MAS AS QUESTÕES QUE NÃO QUEREM CALAR SÃO:

    – Como será possível estabelecer a VERDADE e a JUSTIÇA se os aparatos de estado encarregados desta tarefa estão sendo APARELHADOS LEVIANAMENTE por aqueles que habitam no Poder e pertencem à umas das partes que atuaram nos episódios que serão investigados e julgados?!?!?

    – Como se legitimará qualquer decisão contrária à uma das partes, se entre aqueles aos quais cabem o veredicto estão “autoridades” os indivíduos que pairam inúmeras suspeitas que caracterizam atividades mafiosas?!?!?

    – E se esta tão polêmica Comissão da Verdade se dá realmente por apelo popular, porquê então o tema não é submetido a um plebiscito, precedido por uma ampla campanha de esclarescimento por parte das partes envolvidas, pelos meios de comunicação em massa?!?!?… (Observemos que os ataques na mídia contra o golpe/revolução de 64, tem cunho claramente político, e atingem diretamente as instituições militares, e não só os torturadores. E que os nossos militares não tem o amplo apoio da mídia para se manifestaream)

    – Enfim: QUEM NOS GARANTE QUE ESTÃO DE FATO EM BUSCA DA VERDADE E DA JUSTIÇA?!?!?… A QUÊ E A QUEM, ESTE “FURDÚNCIO INCONSEQUENTE” PODE INTERESSAR (… POIS AO POVÃO É QUE NÃO É!)… POIS PARA MINHA PESSOA OS “SINAIS” ESTÃO À CADA DIA MAIS EVIDENTE… E VAI FEDER!

  17. Volta e meia aparece um maluco de plantão. Seja por aqui, ou noutros espaços, alguns, ora, ora, diga a virgem, vêem d’além mar…

    O insano da hora, agora, se insurge contra os jovens manifestantes, que se fizeram presentes na frente do Clube Militar. Ora, ora, que mal há na manifestação?
    Os velhos retrógrados podem instigar insubordinação aberta, mas jovens escolares não podem ter opinião sobre os atos acontecidos entre 1964 e 1988. Por acaso é isso?
    Ridículo.

    Não comungo com a existência dos pecados, pois tenho a minha psique estável, por isso pouco me importo se as bichas lotam a Avenida Paulista em sua parada, já que não corro atrás delas pelas noites, como fazem muitos dos conservadores de direita, que de dia rogam pela morte das coitadas, e a noite, caçam as infelizes, para dar vazão aos seus desejos bestiais. Assim é o Brasil.

    Para terminar essa conversa, vamos aos fatos: A Comissão da Verdade, nada mais é, do que uma comissão de historiadores. Sua função é fazer um relato minucioso, dos acontecimentos havidos em um dado momento histórico da nação, sem viés ideológico.
    Fui bem claro, ou vou ter que desenhar?

  18. Revolução ou golpe?
    Segundo o livro “Negro do Comunismo”, revolução se mede em números, então vamos à eles:
    China – 60 milhões
    Russia – 20 milhões
    Camboja – 2 milhões
    Cuba – 9123*
    Brasil – 424**
    *não computado os 77824 mortos na tentativa de fugir da ilha.
    ** fontes tortura nunca mais.
    Que revoluçãozinha fraca essa nossa hein?
    Agora vamos ao Golpe. Vejam as manchetes dos jornais da época.

    “Ressurge a Democracia! Vive a Nação dias gloriosos. Porque souberam unir-se todos os patriotas, independentemente das vinculações políticas simpáticas ou opinião sobre problemas isolados, para salvar o que é de essencial: a democracia, a lei e a ordem.Graças à decisão e ao heroísmo das Forças Armadas que, obedientes a seus chefes, demonstraram a falta de visão dos que tentavam destruir a hierarquia e a disciplina, o Brasil livrou-se do governo irresponsável, que insistia em arrastá-lo para rumos contrários à sua vocação e tradições.
    “(O Globo – Rio de Janeiro – 4 de Abril de 1964)

    “Multidões em júbilo na Praça da Liberdade.
    Ovacionados o governador do estado e chefes militares.
    O ponto culminante das comemorações que ontem fizeram em Belo Horizonte, pela vitória do movimento pela paz e pela democracia foi, sem dúvida, a concentração popular defronte ao Palácio da Liberdade. Toda área localizada em frente à sede do governo mineiro foi totalmente tomada por enorme multidão, que ali acorreu para festejar o êxito da campanha deflagrada em Minas (…), formando uma das maiores massas humanas já vistas na cidade”
    (O Estado de Minas – Belo Horizonte – 2 de abril de 1964)

    Se isso caracteriza golpe, eu ranco meu braço ESQUERDO em praça pública.
    “the truth is out there”
    Contra fatos não há argumentos. Mais informações virão.

  19. Mais jornais da época:
    “Escorraçado, amordaçado e acovardado, deixou o poder como imperativo de legítima vontade popular o Sr João Belchior Marques Goulart, infame líder dos comuno-carreiristas-negocistas-sindicalistas. Um dos maiores gatunos que a história brasileira já registrou., o Sr João Goulart passa outra vez à história, agora também como um dos grandes covardes que ela já conheceu.”
    (Tribuna da Imprensa – Rio de Janeiro – 2 de Abril de 1964)

    “Desde ontem se instalou no País a verdadeira legalidade … Legalidade que o caudilho não quis preservar, violando-a no que de mais fundamental ela tem: a disciplina e a hierarquia militares. A legalidade está conosco e não com o caudilho aliado dos comunistas”
    (Editorial do Jornal do Brasil – Rio de Janeiro – 1º de Abril de 1964)

    “Vibrante manifestação sem precedentes na história de Santa Maria para homenagear as Forças Armadas. Cinquenta mil pessoas na Marcha Cívica do Agradecimento”
    (A Razão – Santa Maria – RS – 17 de Abril de 1964)

    “Golpe? É crime só punível pela deposição pura e simples do Presidente. Atentar contra a Federação é crime de lesa-pátria. Aqui acusamos o Sr. João Goulart de crime de lesa-pátria. Jogou-nos na luta fratricida, desordem social e corrupção generalizada”.
    (Jornal do Brasil, edição de 01 de abril de 1964.)

  20. Sr. Ilya,

    Sua clareza só ilumina o que está na perpectiva da sua ótica… Não trate os demais daqui como se fossem os “meninos e meninas” utilizados como “bois de piranha ou bucha de canhão” pelos velhos lobos raivosos… Afinal, a maioria de nós já não acredita em fadas e gnomos faz tempos… Ahhhh! E se queres pelo menos disfarçar a sua fervorosa torcida, seja pelo menos mais criativo… Apesar de eu achar mais dígno de respeito assumir claramente o seu posicionamento ideológico.

  21. Acho que a anistia tem que ser revista,sim.Não podemos continuar sem saber dos acontecimentos ocorridos nos porões da ditadura.Auanto aos terroristas(?), este estavam a defender o país e o povo de um governo que representava interesses contrários aos da sociedade.Lutavam contra um política de um estado opressor e antidemocrático.A Comissão da Verdade deve aprofundar as investigações e punir mesmo os toturadores oficiais.
    Deixar esses zumbis de um governo irascível sem punição será um erro grave. Esses pretensiosos militares que hoje berram afundam na lama que eles próprios construiram!

  22. Da-lhe Nelson… essa corja, caro amigo, tem que ser tratada na ponta da bota… é assim que devemos nos direcionar aos mesmos… velhas raposas vestindo pele de cordeiros… vejam: “psique estável”… Stalin tambem se achava normalissimo e mandou 20 milhões para a sepultura, assim pensava também Mao… 60 milhões… e vem uma velha ucraniana cagar mentiras e ter a ilusão de que convence alguem que tenha o minimo de conhecimento historico dos fatos que lançaram a humanidade no caos no seculo passado?… só um desvairado desses para assim pensar… saudações…

  23. PARABÉNS Carlos Alberto, por trazer a tona a verdade dos fatos… temos sim, que jogar na cara dessa gente MENTIROSA que se encontra a esquerda da verdade seus desvarios e suas indignas ações… não pensem eles que encobrirão a verdade com o manto da discordia e da falsidade… saberemos como apontar suas artimanhas e conluios… FALSOS FILHOS DA PATRIA… ainda nos livraremos desses PUSTULAS… saudações…

  24. A LEI DA ANISTIA NÃO EXISTE, NÃO TEM LEGITIMIDADE ALGUMA, JÁ QUE A LEI NÃO FOI PROMULGADA NUMA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA, NÃO ERA A VONTADE DO POVO E SIM DOS CRIMINOSOS DITADORES QUE ALÉM DE RASGAREM NOSSA CONSTITUIÇÃO, MATARAM, TORTURARAM E PERSEGUIRAM CIDADÃOS BRASILEIROS ÍNTEGROS E INDISCRIMINADAMENTE. Essa estória de combate a comunistas é pura balela, outra grande MENTIRA!!!! TORTURADORES VENDILHÕES DA PÁTRIA E DA NACÃO se escondem atrás desses estúpidos argumentos para explicarem e justificarem os crimes que cometeram, como se fossem donos da verdade. Que existiam comunistas, existiam sim, como existem em qualquer DEMOCRACIA que se preze. Sem isso não seria uma DEMOCRACIA. O povo resistiu à violação ao estado de direito e NÃO ERAM COMUNISTAS, ISSO É MAIS UMA MENTIRA – SER DEMOCRATA, DEFENDER O ESTADO DE DIREITO, NÃO É NÃO É SER COMUNISTA e comedor de criancinhas. Portanto, RASGUE-SE ESSA EXCRECÊNCIA DA DITADURA, QUE NÃO VALE NADA!!!

  25. “Para terminar essa conversa, vamos aos fatos: A Comissão da Verdade, nada mais é, do que uma comissão de historiadores. Sua função é fazer um relato minucioso, dos acontecimentos havidos em um dado momento histórico da nação, sem viés ideológico.”… NÃO SEJAS CÍNICO, Ilya… sabes que isso é uma profanação ao templo da verdade… “sem viés ideologico”… sei… “comissão de historiadores”… sei… não nos julgue inocentes em engolir essas FALACIAS… os REVANCHISTAS não perderão essa chance e não dormirão enquanto não alcançarem seus objetivos… mas no fundo eu torço para que isso realmente se materialize… talvez nos deem de presente uma brecha para que possamos mostrar mais uma vez o quanto a esquerda é VIL e PERIGOSA aos interesses genuinamente nacionais… até mais APATRIDA de prantão… logo nos encontraremos, em algum post futuro mostrando as falcatruas dessa comissão… como sempre, “E a verdade vos libertará”…

  26. A mesma hierarquia e disciplina que outrora comunas tentaram destruirem hoje déspotas militares insitam a insubordinação e a rebeldia contra o poder legal.Que bom exemplo heim para quem prega a disciplina e os valores éticos.

  27. Sou sincero, meu posicionamento ideológico é de esquerda(se é que isso existe, nunca fui filiado a partido algum, sou simpático a todo posicionamento que implica com os radicais de direita (se é que isso existe) por que desenvolvi uma observação de que partem deles os conceitos de concentração, de discriminação, de egoismo, que me parece um contrasenso para aqueles que buscam desenvolver um sentimento humanista. Por isso sou contra a concepção de que os golpistas constitucionais foram bons cidadãos, por que não foram, foram os piores aproveitadores a serviço de um lado, e digo aproveitadores por que roubaram da patria suas armas para subverter a ordem constutuida vigente. Alguns dizem que foi para manter a ordem, mas a ordem de quem? eu respondo a Ordem do sistema que muitos hoje criticam, dos sistema ocidental, liderado pelos Yankes, não foi a ordem dos nossos interesses, foi a ordem dos interesses alheios. Para a manutenção de um “Status quo” que permitiu que vivessemos um dos piores niveis sociais dentre as nações. Evidente, que em qualquer mudança diferente da que se pretendia com a “ordem” estabelecida pela minoria que mandava, que mantinha na surdina o sistema de castas, de brasileiros de segunda classe no próprio país teria que ceder,mexia com esses interesses. Por que permitir avanços inaceitaveis para quem sempre teve tudo? Francamente acredito que não existam crianças neste blog, jovens talvez. Até podem existir e deve existir muitos simpatizantes do golpe militar, mas creio que esses se perpetuem por que vivem em aquários, bem caracteristicos dos circulos militares, fechados que trocam ideias praticamente exclusivamente entre si. E vamos e venhamos as forças militares brasileiras até bem pouco tempo atrás era a sintese da sociedade, que para ter acesso a altos postos tinha que vir dos grupos sociais mais elevados, até hereditariedade era fator de privilegio para acessos. Francamente, quem em sã consciência, quem tiver um minimo dela, em relação a sua cidadania aceitaria que um grupo, a titulo de manter uma ordem doente estabelecida surrupie do povo a natural escolha para o andamento democratico? Esses que aceitaram, muitos ainda defendem-na, são os que gostam, mas criticam, por sermos, por muitos, considerados republica de bananas. Eu acrescento que esses podem ser chamados bananas que gostam de pijamas.

  28. “Francamente, quem em sã consciência, quem tiver um minimo dela, em relação a sua cidadania aceitaria que um grupo, a titulo de manter uma ordem doente estabelecida surrupie do povo a natural escolha para o andamento democratico?“… não é isso que faz o atual partido no poder?… não são os mesmos alvo de sua simpatia?… Ah, vc vai falar em apoio popular… claro… desde quando suflagio universal é garantia de democracia?… LIBERDADE e JUSTIÇA sim, são sinonimos de DEMOCRACIA… e essa, não tem vez, na pratica, qndo se trata de esquerda no poder… o discurso é bom… mas na pratica!!!… sem falar na corrupção endemica… sobrará algum desses no poder que se mantenha intacto a desvios de verbas publicas?…

  29. JULIO BRASILEIRO Te parabenizo meu caro por seu raciocineo logico e sem radicalismos.Democracia é isso ai expormos da melhor forma ideias que levem a todos introspectivamente reverem conceitos e encontrarem consenso.

  30. Muitos do que aqui apoiam a DITA DURA,seus crimes e mortes são os mesmos que detestam o ditador da Síria,Assad,mas convenhamos,qual a difernça entre um guerrilheiro sírio que luta contra o regime de Assad e os guerrilheiros que lutaram contra o regime militar?
    Nenhuma,até de ”terroristas” o Assad os chama,enquanto assasina milhares.
    Então não entendo como muitos aqui defendem a” dita dura”dos militares e detestam a ”dita dura” do Assad.A dos militares era melhor.

  31. Carlos Alberto, Se isso caracteriza golpe, eu ranco meu braço ESQUERDO em praça pública.
    “the truth is out there”
    Contra fatos não há argumentos. Mais informações virão.

    Se você ler às manchetes desses mesmos “jornais” no dia da queda oficial da Ditadura, você terá que arrancar seu braço esquerdo, tem até um vídeo em algum canto na internet em que alguém faz isso no Congresso, essa verdade que cisma em ter duas caras viu, isso sem contar que esses são os jornais que apoiaram a ditadura para se manterem de pé ou simplesmente por ser o que queriam mesmo é ditadura criminosa, os mesmos capachos midiáticos de hoje são os de ontem, enfim, essa multidão que o EM relatou por exemplo, sabe-se aqui em BH não eram mais que meia-dúzia de 5 burgueses indo garantir o deles dos militares traidores, enfim, conversa para boi dormir, você não vai arrancar seu braço mesmo, então nem vou me esforçar!

  32. Quem não deve não teme e quem teme é porque deve.A Trolha ainda não surgiu na linha do horizonte e a simples informação que ela pode vir a surgir leva esquisofrenicos a terem precoses ejaculações anais.E porque tanto temem se destruiram todas as provas que poderiam implicarem alguem e nem isso é passivo de punição pois a lei abona QUE NINGUEM É OBRIGADO A GERAR PROVA CONTRA SI MESMO.Por mais que apenas se esclareça tudo jamais satisfara a cobrança externa de muitos daqueles que antes incitavam e agora cobram e daqueles que sentiram-se humilhados,abrirão as pernas e aceitaram o jogo e agora na vida publica articulam uma Santa Enquisição para vingarem-se de seus algozes queimando-os em praças publicas,mas todos estes teem um ponto encomum tanto de um lado quando de outro uma mesma intenção,serem reconhecidos como herois e martires defensores da democracia,democracia que ambos passaram por cima e ainda levarem de ambuja generosas indenizações e perpetuos salarios.Deveriamos era pegarmos toda essa putada de torturadores e subversivos e exterminarmos todos e assim de vez acabarmos com toda essa hipocrisia que apenas enfraquece e divide nosso povo.Vão todos para a PQP torturadores e subversivos e simpatizantes e capaxos destes.O Brasil somos nós os Brasileiros e não essas minorias imundas que apenas visam dominar-nos e subjugar-nos,cada um vendendo o proprio rabo e dando de graça o dos outros ao cafetão que melhor lhes agradam.

  33. Eu apenas me divirto com essa história toda, afinal os torturadores (covardes) estão perdendo o sono a noite com medo de irem pra cadeia, onde afinal é o lugar desses lixos.

    Estranho é que na internet a militância de direita é pesada, mas aqui fora, no mundo real, ela é pífia, o que demonstra o caráter covarde, hipócrita e mesquinho da direita brasileira, que vive em um porão escuro, escondida, longe da claridade do dia.

    A verdade é que a comissão da verdade virá e se a ONU insistir a Dilma não exitará em entregar a cabeça dos torturadores pra melhorar a imagem do Brasil.

  34. Melhor ainda é o argumento dos pró-Ditadura, que pra justificar um regime antidemocrático, ditatorial e genocida que foi o regime militar, argumentam que tudo isso foi pra evitar a implantação de um regime comunista. Ou seja, derrubaram um regime democrático, justificando que era pra evitar a criação de um estado antidemocrático.

    Isso demonstra a essência atécnica, ignorante e burra da direita nacional. Mas foi bom, já que ninguém mais quer saber de votar em direitas depois da ditadura, a não ser meia dúzia de bobões da internet que em tempos de eleição usam seus fakes pra fazer propaganda de graça (ou não) pro Serra e os privatecas.

  35. Prezado Blue Eyes, na resistência, é com satisfação que volto ao espaço para te responder. abaixo vou colar as tuas palavras para que as responstas sejam ponto por ponto, para que não se diga que fugi das respostas. A seguir:
    1)não é isso que faz o atual partido no poder?…R.Meu caro, o atual partido no poder exerce o poder conforme as normas constitucionais, sendo ele bom ou ruim eu tenho que respeitar suas prerrogativas, e se eu estiver insatisfeito com ele, me obrigarei a tentar reunir pessoas que comunguem de meu sentimento, e tentar, dentro da ordem constitucional democratica vigente, na proxima eleição apea-los do poder.
    2)não são os mesmos alvo de sua simpatia?… R. meu prezado, convivi durante os anos de minha existência com diversos partidos politicos no poder. Também com governos em que sequer tive direito de manifestar-me contrariamente, já que foram golpistas e ditatoriais. Tempo em que, se voce discordasse, podia acordar em outra existencia, se é que ela existe. Esse governo, dentre os que conheci, tem defeitos como todos eles, afinal são deliberados por gente, que irradiam culturas, pensamentos predominantes, mas o que faz dele para mim mais virtuoso e a capacidade de prometer e buscar inserir na sociedade do prazer e do conforto um numero cada vez maior de cidadãos, de ampliar o numero de acessos a necessidades basicas como a cultura, permitir que um numero infimo de brasileiros percam a exclusividade, isso amigo, vale ouro para mim.
    3) Ah, vc vai falar em apoio popular…R.Quem é que, a não ser autoritários egocentricos, que abrem mão do apoio popular, que acredita que o povo não deve participar do encontro de suas aspirações, só mesmo aqueles que ignoram as consciencias alheias, que sentem-se maiores, os arrogantes.
    4)Claro… desde quando suflagio universal é garantia de democracia?…
    R. Não é mas é o caminho, o exercicio que ensina. Se voce conhece a história brasileira, e não me pareces inculto, apenas perdido, lembre-se que até a instituição da republica foi feita por golpe, o povo brasileiro, repetidas vezes e alijado do processo de escolha e amigo, isso da corrupçaõ endemica não é por acaso, e justamente por causa da nosso adestramento.
    5)LIBERDADE e JUSTIÇA sim, são sinonimos de DEMOCRACIA… e essa, não tem vez, na pratica, qndo se trata de esquerda no poder… o discurso é bom… mas na pratica!!!… sem falar na corrupção endemica… sobrará algum desses no poder que se mantenha intacto a desvios de verbas publicas?R.. Esquerda no poder, amigo o que acontece são buscas para encontrar a identidade da governabilidade, cada povo procura um caminho, usa o discurso que encontra, mais de acordo com suas necessidades, hoje para nossas necessidades o discurso de esquerda democratica oferece o melhor caminho, pelo que a direita, chamada raivosa, nos apresentou durante os periodos em que dominaram nossa história. E olha são grandes periodos de revezamento. Curta esse novo momento brasileiro e ajude a mudá-lo para melhor contribuindo, não depreciando nossa gente. Um abraço.

  36. direita ridicula alem de ser uma entreguista e servir a interesses americanos foi tão incopetente que todos que ela combateu estão no poder ,seus presidentes nao sao nem lembrados voces ficaram velhos e obsoletos e querem atrazar o desenvolvimento da naçao com esse discursinho de dieitista caduco e com mal de parkinson,nossa geraçao está pouco interessada se é direita ou esquerda para mim pode ser até monarquista desde que quem governa honre minha patria fortaleça meu pais militarmente e culturalmente e os unicos que fizeram uma politica voltada para a raça brasileira foi esses govenos que estao ai os outros governos , deixaram chamar nosso pais de terceiro mundo pinico de gringo, esse é mais forte ,nao me interessa se sao esquerda centro direita ou monarquista isso é um papinho furado dos retrogados o brasil está melhor agora e se tiver alguem para tentar mudar isso merece ser empalado em praça publica e esquartejado posteriormente e seus pedaços espalhados pelas rua para esses que serviram os yankes mostra que escolheram a profissao errada pois as forças armadas sao só para guerreiros, entreguista e puxa saco de qualquer tipo vai plantar chuchu ,esses vendidos se os estados unidos mandar matar a mae deles eles matam ,sabe porque ,porque sao uns froxos ,tá falando mal dos jovens mas sao eles que escreveram a historia e os nomes dos traidores estara como vendido ,traidor capacho vira lata e por fim covarde pois quem trai seu proprio povo para mim merece ser fuzilado, aos alvos a frente fogo avontade!!! mas como voces estão vovozinho e nos brasileiros fomos educados por pessoas que respeitam os direitos humanos e etabelecemos o estatuto do idoso entao fiquem tranquilo pois a sua pena maior sera nos livros de historia mostrando todos os seus fracassos para posteridade ,resumindo tudo isso ‘perdeu playboi’.

  37. Pois é!… O estrago já está feito!… Como não se bastasse o estímulo do governo as cotas raciais – ou seria melhor dizer racistas -, o apoio a uma militância Gay no seu avanço torpe e insano sobre os nossos filhos e longe dos nossos olhos – nas escolas -, a inércia diante do avanço das drogas pesadas sobre a nossa juventude, e da violência desinibida diante de um povo levianamente induzido ao desarmamento e instruído a não reagir, além de ser constrangido no seu direito legal a plena defesa (… há exceções, e este sempre foi o meu caso que sempre reagi, dentro das minhas limitações e dos meus princípios, à qualquer tipo de ação tirânica, fosse esta estatal ou marginal…)… E agora, soma-se esta incitação de cunho claramente político (já que não foi por uma iniciativa popular espontânea), e no mínimo irresponsável aos olhos dos menos distraídos, que divide o povo em camadas, que vai dos mais razoáveis aos mais radicais, em posicionamentos contra ou à favor em relação à fatos e “factoides” relacionados à ocorrências passadas à mais de 3 décadas… POR QUÊ?!?!? PRA QUÊ?!?!?… E É AÍ QUE MORA O PERIGO!… POIS POR JUSTIÇA E PELA VERDADE EU SEI QUE NÃO É!…

    Também é necessário atentar para os seguintes fatos (tentarei resumir ao máximo):

    – A maioria dos militares não eram torturadores e não subjugavam o povo(no sentido amplo da palavra)… E muitos sequer participaram diretamente da tomada de poder ou se opuseram… Lembrem que temos 3 forças armadas distintas e independentes (EB, MB, e FAB) e haviam claras divergências… Portanto atribuir somente ou à todos os militares o golpe ou contra-golpe é no mínimo um equívoco… (Busquem os “fatos e as fotos” divulgados na época)

    – Nem todos que se levantaram contra o regime militar eram guerrilheiros ou terroristas (… mas são estes, na maioria, que hoje estão na mais ocupam os mais altos cargos no Poder… Inclusive no judiciário…)… Os cidadãos, na grande maioria jovens universitários, que se manifestavam nas ruas contra a “ditadura” não compunham grupos de ações armadas, mas, em muitos casos, eram incitados e orientados por estes últimos… No entanto, a maiorias destes jovens manifestantes queriam apenas a tão subjetiva liberdade, e agiam muitas vezes de forma espontânea e independente… Já os grupos armados cometiam toda a sorte de ações criminosas – leia-se: assaltos, sequestros, execuções, atentados à bomba, etc. -, e não queriam nenhuma democracia, que sim, implantar um regime ideológico e autoritário de esquerda… (Busquem os “fatos e as fotos” divulgados na época… E ouçam dos próprios guerrilheiros/terroristas de esquerda: http://www.youtube.com/watch?v=Lkc766dDwhY … Existem centenas de vídeos como estes no Youtube)

    – O golpe ou contra-golpe contra o Governo Federal da época (Presidente Goulart), não foi uma iniciativa pura e simples dos militares, e sim o clímax de uma sucessão de eventos políticos envolvendo diversos governos estaduais, a Igreja, diversos cidadãos influentes, pressão externa, e com forte apoio popular… E muitos – não todos – militares participaram das decisões e tomaram o partido que mais lhes convinham, assumindo posteriormente ao ato de 31 de março de 64 o comando do governo… (Busquem os “fatos e as fotos” divulgados na época)

    Enfim, O FATO É:
    UM BANDO DE EX-GUERRILHEIROS E COMUNISTAS AMANTES DE FIDEL, ENCASTELADOS NO PODER, DESMORALIZADOS POR SUCESSIVOS ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO E MÁ GERÊNCIA DA COISA PÚBLICA, MENTIROSOS E AMORAIS QUE SÃO, ESTÃO TENTANDO RESSUSCITAR, DE FORMA LEVIANA E IRRESPONSÁVEL, UMA BRIGA PERDIDA EM BUSCA DE REVANCHE (PRA POSAR DE HERÓIS) E AO MESMO TEMPO DISTRAIR A SOCIEDADE DE SEUS MAUS FEITOS E SEUS INTENTOS TORPES E INSANOS… ESTA É A VERDADE!
    … E O POVÃO QUE SE EXPLODA, COMO SE “EXPLODIU” NOS ANOS DE CHUMBO…

    – E só pra relembrar à quem interessar possa:

    Sou um cidadão civil apartidário, não voto e sequer justifico, não me presto à idolatrias e não faço apologia a ditaduras ou ideologias… Mas me recuso a compactuar e/ou me curvar a esta pseudo-democracia que evolui à passos largos para uma ditadura velada e, portanto, covarde, que perdura e se agrava desde que foi promulgada a Constituição Federal de 88.

    Nelson de Azevedo Neto
    Maricá – RJ

  38. Carlos Alberto :
    31/03/2012 às 21:29

    Revolução ou golpe?
    Segundo o livro “Negro do Comunismo”
    =============================
    cumé quí é???
    tá errado compadre, foram:

    China: 60 BILHÕES
    Russia: 20 BILHÕES
    …e por aí vai..

    cê esqueceu dos mortos que ainda não nasceram , que os comunistas exterminaram também!

    E você esqueceu também esqueceu de citar a mais fidedigna das fontes: O “LIVRO NEGRO DE SÃO CIPRIANO” !

  39. Década de 60… até então o mundo livre, com partidos políticos, se surpreendia e deprimia-se com os milhões de seres humanos mortos, aprisionados e destruidos pelos regimes comunistas espalhados pelo mundo.
    Porém, hoje, esse cenário comunista extremamente sanguinário é desconhecido por muito esquerdista de carteirnha.
    Coitados, quanta ignorância e cegueira.


    Quanto a tortura e torturadores em nosso país… ela existia antes do regime militar e ainda existe até hoje, com muitas formas e agentes. Tentem perguntar ao ex-jornalista Tim Lopes algo sobre isso. Háa isso não vai dar, ele já foi para o céu, barbaramente!!


    Corrupção está demais no país, denúncias atrás de denúncias não param. E talvez essa seja uma das piores formas de torturas, pois ela atua silenciosamente, matando aos poucos.


    Comissão do Cinismo. Isso sim. Podem até quererem enganar a população brasileira, mas toda ela não.

  40. A Comissão da verdade não está aí para julgar e condenar na justiça e nem para questionar a lei da anistia, que continua valendo…

    Os que estão contra a “Comissão da Verdade” sabem disto, embora finjam não saber…
    Fazem uma “confusão propositada”, conveniente aos seus interesses.

    O que realmennte incomoda os remanescentes do golpismo militar, tanto entre alguns militares de pijama, como entre alguns civís retrógrados… é que não querem ver a versão da história, que criaram, questionada e investigada.

    Más a nação brasileira, para que nunca mais se repita o arbítrio da força sobre a democracia , tem o direito de olhar este periodo por outros olhos. Olhos diversos daqueles que deram o golpe e depois escreveram sua versão particular dos fatos e que pretendem que esta seja a verdade inquestionavel…

  41. Jango é uma das grandes vítimas desta manipulação da história e o “comunismo” serviu muito bem aos interesses yankees e as “elites” brasileiras mediocres e corruptas da época.

    Ontem, qualquer um que se opusesse aos interesses gringos era classificado como comunista, hoje é classificado com terrorista/fanático/fundamentalista etc…
    —-

    o presidente João Goulart, que teve tanto o seu governo quanto sua figura de homem público, ambos tão atacados e caluniados, começam a ser mais estudados e melhor compreendidos pelos brasileiros, submetidos a processo de desinformação e manipulação de fastos históricos durante longo tempo tanto pela mídia conservadora, quanto pelos adversários políticos e ideológicos.

    Nada se poupou ao longo dos anos de ditadura para enxovalhar a honra e denegrir a imagem de Jango. Fazendeiro rico, foi apontado como chefe de um governo com tendências marxistas, ou, simplesmente, “comunista”. Acusavam-no de pretender a instalação de uma absurda e impossível “República sindicalista”, mas jamais se deram ao trabalho de explicar o que seria isso. Pintaram-no como um desastre administrativo, quando, na verdade, o seu governo tem um grande acervo de realizações profícuas em benefício do Brasil e dos brasileiros.

  42. No pior de seus momento, Jango agiu com patriotismo e dignidade. Podendo resistir, contando com a lealdade do III Exército, sediado em Porto Alegre, recusou qualquer possibilidade de manutenção do poder à custa do derramamento de sangue de seu povo. Tendo recebido o oferecimento do general Amaury Kruel, seu compadre e comandante do poderosíssimo II Exército, sediado em São Paulo, de ser defendido, e provavelmente salvando seu governo, à custa de dissolver a UNE, a CGT e fechar os sindicatos de trabalhadores, João Goulart preferiu cair com dignidade e honradez.

    Primeiro e único de nossos presidentes a morrer no exílio, impedido de voltar ao país que tanto amou, Jango foi reabilitado pela história. No décimo aniversário de sua morte, em 1976, o professor Moniz Bandeira lançou livro da maior importância, “O governo João Goulart”, relembrando ao Brasil e mostrando às novas gerações sua expressiva obra política e administrativa. Uma década depois, o talentoso cineasta Silvio Tendler emociona o Brasil com “Jango”, documentário de enorme sucesso onde relata sua trajetória. E agora, já em sua terceira edição, a competentíssima e isenta biografia de João Goulart escrita pelo historiador Jorge Ferreira, professor da Universidade Federal Fluminense, resgata a figura do grande brasileiro.

  43. Brasil adota postura diferente dos outros países. Mas quem disse que necessariamente os outros estão certos e nós errados? E se for o contrário? Cada um deve agir de acordo com os seus interesses, sem copiar os outros. E me parece mais interessante caminhar para o futuro, e não para o passado.

  44. Anton, vc faz jus ao seu nick… “Jango é uma das grandes vítimas desta manipulação da história”… rsrsrsrsrsr… vc sabia que o Jango, antes de ser deposto, estava comprando com dinheiro russo areas enormes de terras produtivas e colocando em nome de terceiros?… procure saber sobre SEBASTIÃO MAIA, hoje morando na Australia (se já não morreu)… como sei disso?… porque meu pai era o responsavel pelo assentamento cartorario na região onde Jango comprou uma fazenda de 60.000 HECTARES, que mesmo para a época de terras baratas no MT era algo fora do normal… além disso adquiriu mais uma de 40.000 HECTARES em nome do Tião Maia… até onde sei, haviam mais umas 20 propriedades esparramadas entre MT, MS e Goiás, todas adquiridas no periodo em que esteve na presidencia… então não me venha com essas mentiras sem fundamentos que de comunista que gosta de dinheiro o Brasil ta cheio… assim como de trouxas… vide o caso lulinha… ouve-se que o mesmo comprou uma fazenda de 30 MILHÕES DE DOLARES no norte de MT e nunca se ouviu que o MP tenha averiguado com que recursos o mesmo adquiriu tal fazendinha… um sucesso empresarial, visto que o mesmo não tinha onde cair morto, mas tinha pai presidente… saudações…

  45. Então vamos fazer coro (já que é para ser assim). que sejam punidos os dois lados.
    porém, há algo no passado que diz que um dos dois lados já foi torturado, morto e preso para cumprir pelos seus “crimes”. O outro lado continua deitado em berço esplêndido.

  46. “vc sabia que o Jango, antes de ser deposto, estava comprando com dinheiro russo areas enormes de terras produtivas e colocando em nome de terceiros?…”
    ———————————–

    é… de “diz que diz” o mundo está cheio e qualquer um pode dizer o que quiser, agora: PROVAR O QUE DIZ …

    Tião Maia como grande agropecuarista que era, foi sócio dos ex-presidentes João Goulart (que também era fazendeiro) e de Juscelino Kubitschek e se houve realmente, compras de terras no MT, estas foram feitas com dinheiro de Tião Maia, não “dos russos” (você não tem senso de ridiculo mesmo ..).

    E Tião Maia foi perseguido pelas autoridades da época, durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985), por opiniões divulgadas na imprensa e acusado de abuso de preços numa época de desabastecimento de carne, partindo para a Austrália (1976) sem saber inglês, mas com alguns milhões de dólares no bolso… Vendeu todos os seus bens no Brasil, incluindo os frigoríficos “TMaia” (1952) e foi para a Austrália, onde arrendou imensas propriedades para a criação extensiva de gado. Desenvolveu a pecuária de corte naquele país, onde novamente prosperou e foi dono de milhares de cabeças de gado e de grandes fazendas que somavam cerca de 1 milhão de hectares. Passou a ser chamado de o Barão do Gado e, acusado pelo governo australiano de concentração de terras e prejudicar a reforma agrária no país, mudou-se para os EUA, onde também foi bem sucedido investindo milhões de dólares, em especial, no mercado imobiliário em Las Vegas.

    Tião Maia longe de ser um comunista, foi um pusta de um capitalista “self-made man”, semi-analfabeto, properou aonde foi…

    Agora ,claro ele era um capitalista tupiniquim só interessado em dinheiro, más que não tinha o rabo preso com as elites paulistas capachas dos yankees e os seus aliados militares golpistas – Além disto, Tião Maia era aliado de jango, daí claro, ser perseguido..

    E as mentiras em torno de Jango, plantadas pelos golpistas pró EUA e cultivadas pelas grandes empresas de mídia dá época, proliferaram como praga no campo, campo onde por sinal, ele queria fazer a reforma agrária, o que explica muito bem estórias estapafúrdias como esta de dinheiro dos russos para comprar terras no MT… 0_o~

Comentários não permitidos.