Mar do Peru, cenário escolhido para o Exercício Naval Multinacional UNITAS

A Baía de Guanabara avistada do USS Nitze (DDG94), ancorado na base naval da Ilha de Mocanguê, no Rio de Janeiro, durante a edição 2011 do exercício naval internacional UNITAS. (Foto: AFP/Vanderlei Almeida)

O exercício naval UNITAS 53-2012 Fase Pacífico será realizado este ano nos mares em frente ao litoral do Peru e contará com a participação das marinhas dos Estados Unidos, Colômbia, Chile, Equador, México e do país anfitrião, Peru. As unidades navais começarão a chegar ao porto de Callao a partir de 12 de maio próximo, zarpando em 16 de maio para a região onde serão realizados os diferentes exercícios e retornando no dia 26 do mesmo mês.

Para tanto, houve uma reunião de planejamento e avaliação nas instalações da Marinha de Guerra do Peru (MGP), onde foram apresentados aos participantes o programa e os objetivos dos exercícios, que avaliarão a participação das diferentes unidades sob um comando operacional, atuação durante crises, operações antipirataria, crime internacional organizado, entre outros.

Durante a reunião também foram formados os diversos comandos que participarão do evento. O comando de Defesa Aérea e o comando de Guerra Eletrônica serão liderados pela Marinha dos Estados Unidos, e o comando de Guerra de Superfície ficará a cargo da Marinha do Equador. O comando de Guerra Antissubmarina e o comando de Busca e Resgate serão liderados pela MGP, e o comando de Interdição Marítima a cargo da Marinha da Colômbia.

Fonte: diálogo

1 Comentário

Comentários não permitidos.