Bolívia e Brasil planejam exercícios aéreos de combate às drogas

Bolívia e Brasil assinaram um convênio em outubro de 2011 para colaborar na luta antidrogas em suas fronteiras. (Foto: Reuters)

Comandos militares da Bolívia e do Brasil reuniram-se em 26 de março para planejar exercícios conjuntos em junho próximo para o controle do espaço aéreo na fronteira, em função da luta bilateral contra as drogas, segundo um boletim da Embaixada brasileira.

A reunião “representa um novo paradigma para a coordenação entre os dois países no que se refere ao controle do espaço aéreo e das fronteiras que fortalecerá, entre outros, os esforços conjuntos de luta contra o narcotráfico”, disse o comunicado.

As forças aéreas de ambos os países realizarão em junho “exercícios de planejamento, coordenação, comando e controle de operações aéreas binacionais, exercícios de missões de aviação de caça e intercâmbio de informações sobre tráfico ilícito”, acrescentou o informativo.

As reuniões preparatórias se estenderão até o dia 30 do mês.

La Paz e Brasília assinaram, em outubro do ano passado, um convênio para a execução de um sistema conjunto de defesa aérea nos 3.100 quilômetros da vasta fronteira comum contra o tráfico de drogas e armas, o que inclui voos não tripulados.

A Bolívia é um país de trânsito da cocaína peruana destinada ao Brasil e países europeus. (AFP)

Fonte: Diálogo

1 Comentário

Comentários não permitidos.