Comandos militares da Bolívia e do Brasil reuniram-se em 26 de março para planejar exercícios conjuntos em junho próximo para o controle do espaço aéreo na fronteira, em função da luta bilateral contra as drogas, segundo um boletim da Embaixada brasileira.
A reunião “representa um novo paradigma para a coordenação entre os dois países no que se refere ao controle do espaço aéreo e das fronteiras que fortalecerá, entre outros, os esforços conjuntos de luta contra o narcotráfico”, disse o comunicado.
As forças aéreas de ambos os países realizarão em junho “exercícios de planejamento, coordenação, comando e controle de operações aéreas binacionais, exercícios de missões de aviação de caça e intercâmbio de informações sobre tráfico ilícito”, acrescentou o informativo.
As reuniões preparatórias se estenderão até o dia 30 do mês.
La Paz e Brasília assinaram, em outubro do ano passado, um convênio para a execução de um sistema conjunto de defesa aérea nos 3.100 quilômetros da vasta fronteira comum contra o tráfico de drogas e armas, o que inclui voos não tripulados.
A Bolívia é um país de trânsito da cocaína peruana destinada ao Brasil e países europeus. (AFP)
Vão fazer exercícios com …tbm quero saber c quê..sds.