Confrontos entre milícias no sul da Líbia deixam 50 mortos

Foto: AP - Líbios carregam caixões de corpos descobertos em vala comum em Benghazi

Por Taha Zargoun

Os confrontos entre milícias rivais no sul da Líbia chegaram ao centro da quarta maior cidade do país na terça-feira, apesar da mobilização de tropas do Exército para aplacar a violência que ao longo de três dias matou quase 50 pessoas.

Os conflitos jogam luz sobre os desafios enfrentados pelo governo para impor sua autoridade após a queda de Muammar Gaddafi.

Os confrontos entre os homens armados de Sabha e os combatentes do grupo étnico tibu chegaram ao centro de Sabha, a quarta maior cidade da Líbia, disse o médico Ibrahim Misbah, que trabalha no principal hospital local.

Uma autoridade do Ministério do Interior líbio disse que o Exército enviou 300 soldados estacionados no sul da Líbia para ajudar a acalmar a situação na segunda-feira. Outros 300 soldados deixaram Trípoli na terça-feira também para ajudar, acrescentou ele.

O combatente de Sabha Oweidat al-Hifnawi disse que as forças do governo chegaram a Sabha e estavam “no meio dos confrontos”.

“Sabemos que eles estão aqui para tentar resolver o problema e não para brigar”, afirmou ele. “Há relatos não confirmados de que eles se retiraram da cidade.”

O Conselho Nacional de Transição (CNT), que governa o país, enfrenta dificuldades para impor sua autoridade pela Líbia, onde milícias e tribos rivais disputam o poder e recursos após a rebelião do ano passado que derrubou Gaddafi.

Dificultado pela ausência de um Exército nacional coeso, o CNT busca convencer a miríade de milícias que lutaram contra Gaddafi a baixar as armas e unir-se às forças armadas e à polícia.

Abdulmajid Saif al-Nasser, representante do CNT para Sabha, disse que estava renunciando em protesto porque, segundo ele, o conselho não estava fazendo o suficiente para acabar com a violência.

Catorze pessoas morreram na terça-feira e 30 ficaram feridas, disse Misbah, dando os números do lado da cidade de Sabha. Cerca de 20 pessoas morreram no confronto até segunda, afirmou.

“A equipe do hospital tem trabalhado sem parar desde a noite de segunda-feira e os feridos continuam chegando”, disse ele à Reuters.

Ali Galama, representante tibu no CNT de Murzuq, ao sul de Sabha, disse que 15 pessoas morreram do lado tibu e 18 ficaram feridas. Enquanto falava de Benghazi, disse que estava em contato com os tibu na área por telefone. “Não temos lugar para transferi-los. Não temos as instalações para cuidar deles.”

O confronto começou no domingo entre os ex-combatentes rebeldes de Sabha e homens armados do grupo étnico tibu depois que um morador de Sabha foi morto em uma briga por causa de um carro.

Fonte: ReutersBrasil

3 Comentários

  1. Eu estava procurando algo sobre este fato olha só o que eu achei no blog da turma do Gaddafi:

    http://libia-sos.blogspot.com.br/2012/03/libia-ultimo-informe-del-gobierno_27.html

    “- Sabha: Aeroporto de foi assegurado pelas tropas do Tabu e ratos que escapam em seus interiores, informações sobre a morte do comandante dos mercenários de “Rebelde” de Sabha Hoceine Jabji Hassnaoui, morto por tribos combatentes Tabu. De acordo com o último relatório 68 ratos e excluídos mais de 217 feridos. Espera-se que nas próximas horas os herdeiros admirável de Gaddafi, tribo Tabo, tuaregues e Gaddafa conseguir expulsar coompletamente ratos da CNT….

    Atualização do que aconteceu em Sabha:

    (1) O rato e a OTAN chamam Baharuddin agente foi capturado perto do aeroporto por guerreiros verdes de Sabha da tribo Tobu em uma batalha, que durou 13 horas de ontem. Ele estava com um contingente de 53 criminosos da CNT-OTAN: quais 29 mercenários europeus e 11 mercenários árabes Qatar e traidores “rebeldes” líbios que foram mortos por uma massa enfurecida de civis líbios que tomou vingança pela destruição da Líbia orquestrada pelos dirigentes europeus e Qatar. Mercenários do Qatar e mutilados europeus são irreconhecíveis pelos golpes. Baharuddin e 11 capturados Líbia traidores estão sendo interrogados em um lugar secreto. De acordo com a Líbia, esta escória da Líbia enviada pelo CNT-OTAN enfrenta vários encargos e a eventual execução da pena de morte por enforcamento.

    (2) O rat, Ali Saleh Almagt, o líder de “Rebelde” de Traidores de Sabha foi morto junto com 21 de seus guardas, que se recusou a entregar suas armas. 70 ratos de seu batalhão foram feridos e feitos prisioneiro.

    (3) 15 combatentes foram mortos ontem em uma batalha contra os invasores, os traidores e os filhos de Salomão. 6 membros da tribo Suleiman também morreram na Sabha.

    (4) Catar enviou um avião Airbus com gume mercenários, mas ao chegar no aeroporto de Sabha, o avião pegou fogo imediatamente após sua chegada no aeroporto. Atualmente, o controle do aeroporto tubo tribal combatentes e forças tribais de preto Murzuk, Sabha e Sul da Líbia.

    (5) Salão do povo em Sabha, a causa do incêndio é desconhecida.

    (6) Hospitais em Ovbari completa dos corpos dos rebeldes”bestas” mortos e feridos, o hospital da cidade já não pode absorver o número de entrada criminosos mortos.

    (7) ratos bloqueado a fronteira com o Egito, devido à falta de pagamento de salários, instituído em barricadas na mesma. Um rato foi morto quando atravessam a fronteira com a Líbia

    (8) Exército resistência verde fornece mísseis antiaéreos para que Sabha patriotas milícias podem se proteger e proteger sua cidade.

    (9) Exército resistência Verde assinou um memorando de entendimento entre o Partido Africano para a independência da solidariedade e as forças democráticas de Mali, que se comprometeram a destruir a dominação estrangeira, dominação e injustiça no Saara.

    (10) A cadela do Ocidente, o boneco Abdul Jalil sobreviveu novamente quando um sniper verde atacá-lo em Sirte, que saíram-se este traidor, mas sua sorte acabou.

    (11) O embaixador italiano foi atacado por franco-atiradores verdes, que seu assistente foi uma bala de chumbo na cabeça e levado para o hospital em Malta.

    Estas notícias na Líbia hoje. Você pode ouvir músicas patrióticas no canal da Líbia em http://www.ginatv.net

    Esse blog é a maior zoeira, vive chamando o pessoal da OTAN/NTC de “las ratas” e de quebra eles falaram que Gaddafi tá vivo e foi um sósia dele que morreu.

Comentários não permitidos.