Espiões já navegam em nossas redes militares, admitem experts dos EUA

Em sessão no Senado, vários especialistas disseram ser inútil os esforços para evitar a invasão – o ideal é controlar a segurança dos dados.

Especialistas em segurança disseram, em depoimento a uma comissão no Senado americano, que é tão provável que redes militares dos EUA já tenham sido invadidas  por ciberespiões que as tentativas de impedi-las devem parar.

Em vez disso, eles argumentam que a ciberdefesa do país deve ter foco em proteção de dados, não em controle do acesso.

“Nosso modelo mental está errado”, disse James Peery, chefe do Centro de Análise de Sistemas de Informação do Sandia National Laboratories. “Temos de assumir que o adversário está dentro de nossas redes.”

Na prática, isso significa gastar menos tempo e esforço erguendo firewalls e gateways e mais tempo garantindo que os dados estão seguros, afirmou.

Kaigham Gabriel, atual chefe da Agência de Pesquisa Avançada da Defesa, comparou os esforços atuais de cibersegurança do Departamento de Defesa dos EUA (DoD) a “jogar água no oceano”.

“Tudo o que conseguimos foi atrasar um pouco o dia em que o DoD sucumbiu ao peso de manter as defesas de sua rede”, disse. O DoD supervisiona nada menos que 15 mil redes, que conectam cerca de sete milhões de dispositivos.

“Não é que estejamos fazendo coisas erradas – é a natureza de jogar na defesa no mundo cibernético”, disse.

Os experts também disseram que o processo de contratação do governo atrapalhou. Eles citaram baixos salários e demora em promoções como fatores negativos para atrair e manter talentos na área.

 

Fonte: IDG News Service

4 Comentários

  1. Eu não sei a CIA como anda de invasores e arapongas, mas a imprensa brasileira tá muito bem cotada. Segundo o Weekleaks o que mais tem é site e Jornal recebendo propina de todo o lado.
    Até tenho medo do pessoal anti isto e anti aquilo. Geralmente os serviços secretos costumam desinformar e não informar as populações de tal modo que acho que se pedir pra mostrar a camisa, vai ter muito corintiano fã de carteirinha do palmeiras.
    kkkkkkkkkkkkkk

  2. Desde o fim da decada de 90 eles sabem que entram e saem de suas redes e satelites e sempre esconderam isso e jamais conseguiram identificarem com certeza de onde partem ou quem faz as invasões.Especula-se que sejam Chineses e não sera e não seria nada alarmante aja visto que os Orientais a muito ja dominam o Cyber segmento.Vemos aqui no Brasil a iniciativa militar em Cybernetica mas vamos a quem buscarmos tecnicas?Vamos aos Americanos aqueles que tradicionalmente são contra nossos avanços tecnologicos na area militar.Ate quando o Brasil continuara atrelado ao cordão umbilical Anglo que nos condiciona e monopoliza e nos impede de nos desenvolvermos.

Comentários não permitidos.