Cabo submarino vai interligar Brasil e Angola

O presidente da Telebras, Caio Bonilha, e o presidente da Angola Cables, António Nunes, firmaram  parceria que garantirá a construção de um cabo submarino entre Brasil e Angola. O acordo foi assinado nesta sexta-feira (23), no gabinete do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

O cabo terá cerca de 6.000 quilômetros, ligando Fortaleza a Luanda, e deverá estar lançado até o primeiro semestre de 2014. Os estudos para o lançamento do primeiro cabo submarino ligando os dois continentes começaram em novembro de 2011.

Para o ministro Paulo Bernardo, a iniciativa vai reduzir os custos de conexão de telecomunicações entre os dois continentes, facilitar a aproximação cultural e os laços culturais entre ambos.

“O principal objetivo é reforçar os laços através da comunicação. Será um cabo com grande capacidade de transferência de dados e nós vamos ter a possibilidade de fazer um reforço na cooperação científica, na produção cultural, audiovisual, reforçar todo um laço comercial com Angola. Vai baratear muito os custos de comunicação entre os dois países, e por que não reforçar entre os dois continentes”, avalia Bernardo.

O vice ministro para as Telecomunicações de Angola, Aristides Safeca, destacou que o lançamento deste cabo submarino está entre os principais projetos desenvolvidos conjuntamente entre os dois países. “Não é apenas uma importância estratégica, mas também um interesse muito profundo de seus povos, que já são unidos pela língua, pela história comum, e que assim, com essa estrada aberta de alta capacidade e velocidade, poderão unir ainda mais sua cultura sua ciência, a criação de recursos humanos”, destacou o vice-ministro angolano.

Segundo o presidente da Telebras, o edital deverá ser lançado até junho e o orçamento necessário ainda está em fase de análise. Bonilha disse ainda que estudo elaborado por uma consultoria internacional demonstrou a viabilidade da iniciativa. “É uma parceria estratégica entre duas empresas importantes destes dois países, viabilizando um rebalanceamento de tráfego internacional”, salientou o presidente da Telebras.

A previsão é de melhoria da performance e uma redução de cerca de 80% dos custos de saída de internet do Brasil e dos demais países da América do Sul para a Ásia e a África. Com a iniciativa, o tráfego destinado a esses continentes não terá mais que passar, obrigatoriamente, por Europa e Estados Unidos, como ocorre atualmente.

Fonte: Ministério das Telecomunicações

15 Comentários

  1. Com esses Países sim, devemos firmar parcerias, nos consideram, iguais, irmãos, e não “macaquitos” como alguns de nossos parceiros estratégicos.

  2. Se isso for prá frente e ninguém cortar o cabo vai dar para baratear muito a banda larga no país.

    Até as ilhas inglêsas do Atlantico pediram uma extensão do cabo para ter internet, pois se o cabo vier da inglaterra fica caro demais.

  3. Só fazer um cabo de grande espessura e de alta capacidade de transmissão, já prevendo o aumento de demanda do futuro e dai é so puxar os cabos da angola pro resto da África e até mesmo talvez até India. Evintando assim que os dados tenham que ir até os EUA para depois ir pelo Pacífico até a Asia.

  4. Não vai ter o risco de algum submarino ficar “enganchado” nele não? ou mesmo umas redes de pesca? eu falo isso porque o leito do atlantico é super fundo… pelo chao é que nao deve percorrer eu imagino

  5. Um cabo ligando 2 continentes!

    Não seria muito vulnerável à eventuais sabotagens no futuro? Afinal, basta ser rompido…

  6. Ótimo, isso ajuda aos dados entre Africa e América do Sul não tendo uma intervenção maior dos cabos usados entre EUA e Europa, fica até melhor na transmissão dos dados sem ter tantos intermediários !

  7. Somando esses cabos, digo “esses” porque esse é apenas o primeiro, ainda teremos mais 2, 1 para interligar com a europa e outro para interligar com os EUA, todos partindo de Fortaleza e mais a implementação do anel óptico sulamericano, resultará num grande barateamento do tráfego de dados na américa do sul e com isso aumento da competitividade do continente.

    ABRAÇOS

  8. Sinto dizer mas,

    Esse cabo era para ontem. Século passado.

    Apenas mais um símbolo de como as coisas andam devagar neste país de ladrões e ratazanas bípedes.

  9. Apenas agora que o planalto e o itamarati estão acordando para geopolítica e geoestratégia.
    Entretanto pode ser tarde de mais… Eita! pois o mundo, assim como o conhecemos, está com data marcada para seu final. E essa data já iniciou-se… Os últimos tsunamis, Sumatra e Japão, foram o início do fim. Temos pela frente:……………………………………….
    Aah!.. mas isso é outra história!

  10. este cabo nao deve passar pelo chao
    e se um animal morde e romper o cabo ?
    o tubarao e um animal curioso
    tudo que ver ele morde para ver oque e

  11. Roberto, Tubarões a 2 km de profundidade? Me mostra esse tubarão que quero ver… Ele fica enconstado no subsolo a em media 2 km de profundidade, não tem praticamente nenhum peixe nessa profundidade. Os animais abissais ficam a profundidades muito maiores, quem você pode encontrar navegando por essa profundidade subindo e descendo são algumas baleias, porém elas vão direto ao abismo caçam e voltam. Não ha muito que se preocupar com bixos mordendo e movendo o cabo.

Comentários não permitidos.