Cassidian demonstra vantagens de novo radar para caças Typhoon

Imagem: Cassidian 
A Cassidian, divisão de defesa e segurança do grupo europeu EADS, vem demonstrando através de estudos realizados em simulador, vantagens operacionais para o supersônico de combate Eurofighter Typhoon equipado com o futuro radar de tecnologia “e-scan”. Um grupo de pilotos já teve a oportunidade de familiarizar-se com as características dessa tecnologia.Estudos foram realizados durante dois anos, financiados por um contrato oficial, o qual foi firmado com o BAAINBw  (Escritório Federal para Equipamento, Tecnologia da Informação  e Utilização) subordinado ao Bundeswehr (Forças Armadas da Alemanha), em cooperação com  IABG GmbH, empresa sediada em Munich/Ottobrunn. A IABG possui larga experiência no conceito Man-In-the-Loop Simulator (MILSIM) para sintetizar cenários virtuais realísticos para uso da Força Aérea da Alemanha e pelo consórcio Eurofighter.
O objetivo dos estudos é comparar as funcionalidades, sob condições próximas do real, da nova tecnologia de varredura eletrônica do futuro radar “e-scan” com aquela usada atualmente (incluindo aquela empregada no radar original CAPTOR adotado no Typhoon), a qual emprega dispositivos mecânicos de controle do feixe de ondas eletromagnéticas emitido pela antena.  A analise dos resultados tem por objetivo sedimentar as vantagens técnicas e operacionais do radar que funciona com a tecnologia “e-scan”que oferece um ângulo de visada mais amplo e opções de desenvolvimento para  aprimorar os futuros procedimentos dos pilotos durante as missões.
“O software que gerenciará o “e-scan” já demonstrou que a detecção de alvos é muito melhor e o engajamento destes é mais estável com o uso da nova tecnologia. Essas duas características significam elevação do sucesso de missão e de segurança da tripulação da aeronave que a executa.
Contrastando com os radares embarcados convencionais, no “e-scan” instalado em um caça Typhoon, seu feixe de ondas é eletronicamente apontado. Diferentemente dos tradicionais, a transmissão de energia não é executada por uma fonte central, e sim por mais de mil módulos TRM uniformemente distribuídos pela superfície de uma antena fixa. A Cassidian é pioneira na Europa nesse tipo de tecnologia.

1 Comentário

Comentários não permitidos.