Defesa & Geopolítica

3ºGAAAe recebe radar SABER M60

Posted by

No dia 7 de março de 2012, o 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (Grupo Conde de Caxias), sediado em Caxias do Sul-RS, recebeu do Arsenal de Guerra de São Paulo um radar SABER M60. O equipamento foi transportado por um C-95 da Força Aérea Brasileira e desembarcado no Aeroporto Regional de Caxias do Sul-Hugo Cartegiani.

O SABER M60 utiliza tecnologia 100% nacional e pode ser montado e colocado em operação completa em menos de 15 minutos por apenas três soldados. Tem capacidade para rastrear até 40 alvos simultaneamente de forma automática ou manual, em um radio de até 60km e de altitudes de até 5.000m. Além disso, é capaz de detectar alvos em baixíssima velocidade (acima de 32km/h para aviões, enquanto helicópteros são detectados em voo pairado). O SABER M60 fornece a localização exata de cada aeronave que sobrevoa a área vigiada bom como sua identificação, classificando os alvos de acordo com o tipo (aviões ou helicópteros).

Identificado o alvo, as informações são processadas por um “software” e transmitidas em tempo real a um Centro de Operações de Artilharia Antiaérea (COAAAe), que por sua vez é integrante do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA). O SABER M60 pode ser utilizado na proteção de pontos e áreas sensíveis (como indústrias, usinas, instalações governamentais e locais de eventos importantes).

Acima Flagrantes da faina de descarregamento do C-95 que trouxe o SABER M60 até Caxias do Sul (Fotos: Cb Christopher)

Acima Ladeado por militares do 3ºGAAAe, o SABER M60 já montado (Foto: Sgt Barboza)

Fonte: Segurança&Defesa

20 Comments

shared on wplocker.com