3ºGAAAe recebe radar SABER M60

No dia 7 de março de 2012, o 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (Grupo Conde de Caxias), sediado em Caxias do Sul-RS, recebeu do Arsenal de Guerra de São Paulo um radar SABER M60. O equipamento foi transportado por um C-95 da Força Aérea Brasileira e desembarcado no Aeroporto Regional de Caxias do Sul-Hugo Cartegiani.

O SABER M60 utiliza tecnologia 100% nacional e pode ser montado e colocado em operação completa em menos de 15 minutos por apenas três soldados. Tem capacidade para rastrear até 40 alvos simultaneamente de forma automática ou manual, em um radio de até 60km e de altitudes de até 5.000m. Além disso, é capaz de detectar alvos em baixíssima velocidade (acima de 32km/h para aviões, enquanto helicópteros são detectados em voo pairado). O SABER M60 fornece a localização exata de cada aeronave que sobrevoa a área vigiada bom como sua identificação, classificando os alvos de acordo com o tipo (aviões ou helicópteros).

Identificado o alvo, as informações são processadas por um “software” e transmitidas em tempo real a um Centro de Operações de Artilharia Antiaérea (COAAAe), que por sua vez é integrante do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA). O SABER M60 pode ser utilizado na proteção de pontos e áreas sensíveis (como indústrias, usinas, instalações governamentais e locais de eventos importantes).

Acima Flagrantes da faina de descarregamento do C-95 que trouxe o SABER M60 até Caxias do Sul (Fotos: Cb Christopher)

Acima Ladeado por militares do 3ºGAAAe, o SABER M60 já montado (Foto: Sgt Barboza)

Fonte: Segurança&Defesa

20 Comentários



  1. sei..

    tanque alemão (que nos dias de hoje so serve para inflar alguns egos) .. no sul.. caças (sucatinhas)… no sul… radar (que so serve para detectar traficante de teco-teco)… no sul..

    a coalisão … hermanos esfarrapados vão nos atacar ???

    nosso imenso litoral … continua e continuara a casa da mãe joana…

    não temos defesa temos agrupamentos de militares… pseudos feudos…

  2. exelente, que o desenvolvimento do M200 prosiga tambem de vento em poupa,uma casa se começa a ser construida pelos alicerçes, e não pelo telhado !!!

  3. Falta agora integrar aos radares, sistemas de misseis para defesa anti-aérea. Escolhendo sistemas de longo e curto alcançe, além de baterias moveis, e sistemas com capacidade anti-misseis.

  4. Ótimo que detecte o que sobrevoa o raio de ação do radar !!
    Mas esse algo que sobrevoar a área de detecção vai ser derrubado com o que ?

  5. Beleza!… Agora só falta desenvolver um radar que detecte a rota e o destino dos bilhões de reais que voam dos cofres públicos todos os anos para fora do país… E aí teremos dimdim sobrando para desenvolver e aparelhar nossas FAs com o que há de mais moderno em todo o espectro da defesa…
    🙂

  6. Adriano disse:
    23/03/2012 às 11:10

    É um avanço importante, muito bom, esse SABER M60 pode ser expalhado pelo território nacional todo agora.
    infortunate disse:
    23/03/2012 às 11:24

    Renascendo das Cinzas, um ótimo recomeço, espero que não pare por aí!=======Torço p seja o inicio da reação de reequipamento de n FAs, e q chegue os rafales, 36, p a n MB e 250 Su-35″S” p a n FAB , assim como + 13 subs U290 mt bem armados e os satélites geoestacionários, p isso p ontem.Sds.

  7. Canhões nós adiquirimos o Skyshield, além de usarmos os bofors. O nosso problema mesmo é misseis. Os canhões dão conta da defesa de ponto porém a distancia estamos vulneráveis.

  8. xtreme.. vc parece papagaio de pirata… o pirata no caso são as noticias de armamento das noças forças…
    é só ter alguma noticia de armamento chegando em algum lugar que eu já tenho certeza que o xtrema vai vim com a mesma ladainha de sempre…
    .
    procura um psicologo amigo, uma ajuda, pratique algum esporte. já imagino quando você ficar velho usando fralda geriátrica e reclamando de tudo? ninguém vai te suportar



  9. Gustavo…

    kkkk..ja pratico varios esportes..

    um é ver o Brasil como um todo é não feudos de militares pançudos com o ego maior que o patriotismo.

    .. esse radar vai servir para combater traficante de droga…que saberão muito bem aonde o mesmo esta e o evitarão…

    hummm… fralda geriatrica… pelo visto alguem da sua familia ja usa..kkk

    ps. qdo e se precisar… eu as usarei na boa tbm…kkk



  10. ps. FAs não existem para combater traficantes …

    usar FAs para combater traficantes (seja la do que for) é atestado oficial de falencia da segurança pública…

    prova é o RJ com seu alto grau de corrupção em todos os setores…

  11. Kkk… era só uma perspectiva de futuro.. eu sei q vc não usa.. a gente brinca, mas uma hora todos nós precisaremos usar… credo…
    Mas só pra completar.. eu também não vejo nada demais na chegada desse radar lá.. isso é mais um furo de reportagem.. pra movimentar o forum… algo sem muita relevancia, nada o que comemorar…
    mas… vamo guarda a “munição” pra quando precisarmos

  12. Eu sou BRASILEIRO e estou muito feliz por ver que devagar mais tá pintando algo nacional na defesa do nosso Brasil, sabemos que radares importados não são confiaveis, saber M200 tera um alcance maior, a industria brasileira está no caminho certo, Parabéns!!

Comentários não permitidos.