Armada, esquadra ou flotilha

A Marinha ainda investe na compra dos velhos S-2 Tracker, da década de 50

 Por Paulo Ricardo da Rocha Paiva – coronel de Infantaria e Estado-Maior.

Os aficionados na história universal já ouviram falar na “invencível armada”, mobilizada por Felipe II da Espanha, que enfrentou a esquadra britânica de Sir Francis Drake, para variar um velho lobo do mar que fez e aconteceu com os 130 navios “bem artilhados” de comando do Duque de Medina-Sidônia, facilmente superados pelo maior poder de disparo das ágeis e leves belonaves de Sua Majestade. Senhores, uma força naval séria custa caro. Acontece que precisamos de uma muito mais do que séria para guarnecer litoral que ultrapassa os 7 mil km de extensão, depositário de riquezas incalculáveis, que temos de manter em nossa posse para usufruto das gerações que estão por vir.Eis que novamente a pasta da defesa é alvo de cortes no orçamento, em volta de R$ 3,3 bilhões, sobrando para manutenção, não só da Marinha, como das demais Forças Armadas, a bagatela de R$ 13 bilhões. Curiosamente a sangria corresponde à metade do preço de custo de um submarino nuclear francês da classe Suffren que, sem prejuízo do negociado com a França com transferência de tecnologia, poderia ser adquirido o mais cedo possível para adestramento das tripulações dos seis submergíveis do tipo, os quais o chefe do Estado-maior da Armada visualiza serem incorporados apenas a partir de 2030.

E agora não é o oficial do Exército leigo no assunto quem fala, mas, sim, um brasileiro interessado como qualquer outro na sua Marinha, que não pertence apenas aos marinheiros, posto que ela é de todos nós. Estou me baseando em fontes fidedignas que se manifestam quanto ao gasto com supérfluos/paliativos em um discutível plano de reaparelhamento da Força. É de se pensar se estaríamos interessados na criação de um memorial aeronaval operacional para visitação pública? Seria possível acreditar que o país ainda procurasse adquirir aeronaves S-2 Tracker desativadas? Isto seria de pasmar na medida em que a marinha dos EUA passou a operar com o avião em meados dos anos de 1950, tendo-os colocado na reserva já na década de 1970. Não seria temerária, para o Brasil do pré-sal, a equipagem de nossos meios aeronavais com esses refugos do “irmão Caim do norte”?

Mas o tributo aos “anos da brilhantina” não para por aí. O caça A4KU, “prima dona” das aeronaves embarcadas, com missão de ataque e proteção da esquadra, é o McDonnel Douglas, algumas poucas unidades, não chegam a 16, compradas em 1997 dos estoques do Kuwait. Estes se encontrariam em modernização pela EMBRAER, onde devem receber nova suíte de aviônicos, incluindo novo radar e dotação com mísseis ar-ar Python 4 e Derby de origem israelense. A pergunta que o vivente quer respondida é se esses modernismos vão capacitar o caça a enfrentar um correspondente de última geração lançado pelos aeródromos dos grandes predadores militares? Afinal de contas queremos ser mártires ou heróis?

Como destinar recursos e otimizá-los da melhor maneira para se obter, com o menor custo, melhor ganho operacional? Por certo, as migalhas que a politicalha descomprometida concede às “Desarmadas Forças”, para o pão de cada dia que se diga, não devem ser empenhadas em equipamentos obsoletos, espécimes que já se constituem em autênticos antológicos dos tempos do onça. Em sendo assim, ao que tudo indica, a ênfase prioritária faz pender novamente para a mais imediata incorporação de submergíveis nucleares à Força Naval.

Mas o cidadão quer saber a razão. Quais as reais vantagens de um submarino nesses moldes que, para nós, não poderia lançar mísseis nucleares, signatários que somos do vil TNP? Ah! Essa belonave é capaz de permanecer por muito mais tempo submersa, tem uma autonomia a perder de vista e pode engajar e desengajar o combate com rapidez inusitada. Todavia, o leigo não quer saber disso. Para nós, marujos de primeira viagem que pagam impostos, queremos saber: qual a capacidade maior que se terá em termos de poder de retaliação ao oponente; se sua construção nos viabiliza o lançamento de mísseis, mesmo que convencionais, na situação de submerso. Em suma, como principais financiadores de uma nação armada, queremos e devemos exigir material que inflija danos ao inimigo e não apenas um tubo que nos permita fugir do combate como o diabo foge da cruz!

Fonte: Correio do Brasil

 

28 Comentários

  1. Pois eh…contingenciamento sempre houve e vai continuar ocorrendo. Quem nao tem cao caca com gato, ja diziam os antigos. O Cel tem uma mentalidade bem ultrapassada, papo de “Caim do Norte” etc. E mais um dos que nao entendeu que o Brasil e um pais pobre e com muitas deficiencias, militares inclusive. Poderia ser melhor? Claro! Sempre pode, mas nao o e por culpa do proprio povo, militares inclusive. Nao sabem votar e tem o governo que merecem. Israel so e a potencia em equipamento de defesa, ficando atras apenas de EUA e Russia, devido ao know-how adquirido em diversos programas de modernizacao de equipamento, e engenharia reversa feita em equipamentos russos que eles tomaram dos arabes em guerras travadas, i.e. Yom Kippur. Programas de modernizacao, levaram a EMBRAER aprender a fazer muita coisa em termos de avionica e integracao de sistemas. Capacitacao essa que tornou possivel a criacao de uma divisao de defesa da companhia. O mesmo tem sido feito pela Avibras/Mectron no caso do MAN-1. Absorvendo tecnologia da MBDA, podem projetar um missel tao bom quanto o EXOCET, talvez melhor. Tem de comer o boi a bife. Quem nunca fez, tem de comecar por coisas mais simples, para depois passar para outro nivel de complexidade. Nao adianta nada gastar dinheiro em equipamento ultra-moderno e nao ter a capacidade utilizar todas suas funcoes.

  2. Outra coisa, o Cel se esquece que a U.S.Navy ate hj utiliza C-2 Greyhound para missoes de COD(Carry Onboard Delivery), aeronave que voou pela primeira vez na decada de 60! Mesma missao que sera cumprida por alguns dos S-2 modernizados.

  3. Os dirigentes e a população do Brasil sejam do passado ou presente trata-o sempre como uma sub-nação.
    Pouquissimos, que como nóis somos chamados de entusiastas, deveríamos ser chamados de realista.
    Mas como Cassandra na Heneida de Homero, profetizamos um montro que devora os seres humanos vindo e o povo e seu governo malfadado não dá qualquer atenção.

  4. Até tu, coronel? Ser capaz de permanecer por muito mais tempo submerso, ter uma autonomia a perder de vista e poder engajar e desengajar o combate com rapidez inusitada são capacidades determinantes. Ser capaz de se manter indefinidamente submerso foi a causa da aplicação nuclear nos submarinos, para que não perdesse a principal virtude de ocultação. O leigo tem que saber disso que foi dito, esse é o poder do submarino! A própria história nos mostrou em duas grandes guerras o estrago que um submarino convencional pode causar – em grupo ou individualmente – e os recursos humanos e materiais (inclusive tecnológico – sonar) necessários para detê-los, com razoáveis chances. Isso sem usar mísseis, que dirá nucleares!

    O submarino vale da mais importante estratégia de um combate: ver sem ser visto, o que é estratégico: do casco pode emergir secretamente um grupo de combate capaz de sabotar, enfiltrar, explodir etc. Só essa operação pode significar meio caminho andado para a vitória, ou uma importante vantagem dependendo da situação. Isso sem disparar um míssil!

    Mesmo oficialmente encerrada a Segunda Guerra Mundial, a Marinha tinha que se manter de prontidão caso algum submarino não tenha recebido o aviso de rendição, transformando o mar em um ambiente tenebroso. “Fugir ao combate”, tendo a capacidade de provocar uma incerteza dessa? Agora imaginem o poder destrutivo de um submarino nuclear, independente de seu arsenal, o que não é capaz de fazer. Porta-aviões e outros navios estratégicos como cruzadores dependem de escolta se quizerem se fazer ao mar. Caso não sejam devidamente protegidos, não passam de guinus á mercê de um crocodilo no lago.

    Esse tipo de “tubo” quase colocou em extinção o Reino Unido do mapa e obrigou a Argentina a se manter no porto. Mais do que danos, um submarino pode determinar o resultado de uma guerra. O submarino é muito subestimado ainda, o que é perigoso.

  5. Completando o que os colegas colocaram, os “refugos” S-2 Trackers, Traders, estão sendo revitalizados e modernizados inclusive estruturalmente, novos motores, etc. Não são avioes de combate e devidamente modernizados poderão cumprir suas tarefas (AEW, REVO) tão eficientemente quanto aeronaves “zero”. O A-4 também nunca teve a função de proteção da esquadra sendo esta uma lacuna a ser preenchida numa nova aquisição de um caça pela marinha, estes sim “zero km” . Nossas forças ainda tem orçamento bem limitado, então é necessário dirigir os investimentos de forma correta. No caso dos P-3 por exemplo, é bem melhor termos 6 aeronaves de segunda mão, modernizados, do que apenas um novíssimo P-8 Patrulhando nossas águas. O importante é que aos poucos o cenário vem mudando. Agora é paciência. Nada vai acontecer da noite para o dia.

  6. Gostei do que Orealista colocou… só não posso concordar com “E mais um dos que nao entendeu que o Brasil e um pais pobre”… NÃO SOMOS POBRES coisa nenhuma… isso é tampar o sol com a peneira… um pais pobre não sedia um evento da magnitude de uma copa do mundo e gasta BILHÕES de dolares, fora os desvios… um pais pobre não arrecada mais de TRILHÕES em impostos… o que existe é um RANÇO REVANCHISTA e um ENTREGUISMO A OLHOS VISTOS que perpassa qualquer tentativa de explicação logica… como explicar que BRASILEIROS (pelo menos assim se consideram) deixam seu pais de joelhos perante o perigo eminente de uma invasão (Ah, eu esqueci… no Brasil, tudo que passa de 30 dias é muito tempo futuro) ou no minimo um tapa na cara da nossa soberania… quer saber, to de saco cheio de tratar do obvio… to parecendo o cabeça de pinico… gritando e não sendo ouvido… no final, fico com o que disse o colega: “Nao sabem votar e tem o governo que merecem.”… saudações…

  7. Viva ao Artigo! Nada como um oficial de estado-maior para ter uma visão mais clara da distorcida realidade em que vivemos.
    O povo brasileiro talvez por ser muito religioso acredita em milagres! Acredita na ideia fantasiosas que os recursos que virão do pré-sal eliminará a miséria que existe em nosso pais.
    Acredita que mesmo que nossas forças armadas tendo um único submarino nuclear no distante ano de 2030 nos elevará a categoria de potência e fará com que todos os outros países nos temam e nos deixem em paz.
    É necessário antes de mais nada que exista um combate á corrupção para que os recursos públicos que já existem hoje sejam corretamente empregados pelos ministérios.
    É necessário também ter a consciência de que não existem panaceias que resolverão todos os males da nação, nossas forças armadas não podem ter o orçamento contingenciado todo o ano e um nível de obsolescência tão elevado. O investimento tem que ser continuo para termos um poder de dissuasão regular.
    A simples promessa de um submarino nuclear não resolverá o problema da defesa nacional. Precisamos muito mais e precisamos agora!

  8. Falta maior publicidade, e para que serve as FAs, suas atrbuições,o que tem feito pela nação!..Como estradas,socorro a população em grandes calamidades, atendimentos medico ao Amazonas, zelo pelo meio ambiente.Aumentar o numeros de colegio militares.Acredito que haja uma questão cultural na sociedade. Temos que ter paciencia, porque na realidade as mazelas sociais deste pais é muito grande.Nós aprendemos muito nas modernizações ou upgrad como chamam.Adquirir material sem penssamentos ideologicos. Tomar conhecimento de outras tecnologia de não somente ocidentais. Sair desse ciclo( Já demos alguns passos com
    Mi-35)

  9. Qualquer armamento bélico, só tem valor se empregado dentro de uma doutrina, por profissionais qualificados e capacitados, sendo assim, capaz de usufruir de todo o recurso técnico, disponível em tal armamento.
    O submarino, bem como os caças, são mais do que armas, são vetores. Trazem em seu bojo um conjunto de tecnologia, que em sua ausência, tornaria este vetor ineficiente. Um submarino nuclear que não possua a capacidade de lançar misseis balísticos submergido, tem seu poder de combate reduzido, da mesma forma que a ausência de um eficiente sonar, que permita identificar a presença inimiga sem ser identificado não cumpre com a finalidade.

  10. André disse: 21/03/2012 às 22:31
    Esse tipo de “tubo” quase colocou em extinção o Reino Unido do mapa e obrigou a Argentina a se manter no porto. Mais do que danos, um submarino pode determinar o resultado de uma guerra. O submarino é muito subestimado ainda, o que é perigoso.
    ==
    ==
    Ok, só que já existem satélites que conseguem medir até a profundidade do mar. Mas não creio que será a maior das preocupações das grandes potências. Somente o será para quem não tem tecnologia (o Brasil e todos os países sul-americanos).

  11. Em minha ino-cência, penso que militares e poder politico deveriam ter mais aproximação, os politicos são tratados sempre como cães e que tambem não dão mole pra milico. Acho que um bom começo seria devolver os esqueletos do araguaia, mesmo que com muitos ossos quebrados, as familias merecem enterrar seus mortos.
    paz e respeito mutuo entre as instituições politicas e militares criariam um ambiente sempre nescessário ao Brasil.

  12. Mais duas colocações sobre o poder destrutivo dos submarinos: Não só o Reino Unido mas o Japão também sentiu a fúria desses “tubos”, a ponto de também ser quase extinto com a falta de suprimentos transportados via marítima. As ilhas são bem vulneráveis á submarinos.

    Outra noção da importancia bélica de um submarino é que ele só pode ser caçado por outro submarino, principalmente o nuclear. Se o submarino a ser caçado for nuclear, só um submarino também atômico pode ter exito na empreitada, apesar de que um convencioanl é mais silencioso, porém limitado; Se o submarino á ser caçado é convencional, o atômico leva considerável vantagem, mas não quer dizer necessáriamente fácil, porque o outro é mais silencioso. E o som de baixo d’água é fator de risco.
    Enfim, ainda não existe uma arma a altura dos submarinos.

  13. O NAE SP é um NAvio Escola. Os S2, C1, A4, estão sendo adquiridos para adestramento e formação/adaptação de doutrinas. O SP se parece com um fio desencapado, para lidar com ele todas as normas de segurança devem ser atendidas. Bobeou é choque.
    O fato de usar aeronaves defasadas para o enfrentamento direto não invalida o seu uso para o uso ordinário. Vão querer dogfight contra quem?
    Penso que mereceríamos uma renovação das FFAAs. Mas, lamentavelmente, ainda precisamos crescer tecnologicamente. Se eu pudesse ter o poder de distribuir as verbas, investiria mais nos Institutos Militares.
    Se quisermos realmente peitar alguém devemos ser como David, usar o NOSSO estilingue. Estamos na 12 posição no ranking global. Deveríamos ter, no mínimo, um exército com MBTs na quantidade da alemã, uma marinha equivalente à inglesa e uma força aérea do porte da francesa.
    É pouco? Não, pois mesmo assim estaríamos à mercê.
    Com o que é disponibilizado os nossos militares estão de parabéns. Isso sem falar do louvor em West Point…

  14. O absurdo é tão gritante que as principais compras ( Hel. e Sub’s ) foram feitas antes de começar o debate da END.

    Quem vai ao supermercado e depois faz a lista de compras !

    Isso é coisa do Gov. Lulista e seus asseclas sedentos por gordas comissões, que algo natural no mundo de vendas militares.
    A MB foi o principal mentor da END ( como se as outras FA’s fossem formadas por estúpidos ), e em conseqüência temos uma série de aberrações , como sendo a MB que está definindo que tipo de caça a FAB deverá operar.
    Eu não tenho prova de nada, mas da maneira como as coisas acontecem, você só pode chegar a duas conclusões….
    – ou tem pessoas ROUBANDO MUUUUITO
    – ou existe uma incopetencia cronica.

    Torço que seja somente a 2ª opção.

  15. eu achei o texto correto pois no final das contas o que garante essas vantagens da classes a , b, c, d, ,em caso de guerra o que nos consequimos consquistar em melhorias de renda e etc e tal ,cairia por terra pois iria ficar um caos, tem que ter uma aceleraçao nas aquisiçoes militares pois estava defazada a muitos anos ,nao é culpa desse governo mas como o rojão está na mão deles eles tem que tomar uma atitude mais efetiva ,os caças já ta caducando pois até ser entregue muita agua ja rolou por debaixo da ponte e essa dos subs estarem prontos ate 2030 é um chute no saco , tem que completar esse vacuo com outros produtos de preferencia tecnologia russa para poder aprender em todos os quatro cantos do planeta.

  16. Todos estamos carecas de saber que o Capaxismo dos tempos de FHC eram somente o prosseguimento de uma filosofia politico-estrategica de fazer do Brasil o quintal dos EUA e as aquisições de sucata Americana um gesto do dominador de fazer o dominado sentir-se melhor favorecido militarmente em relação regional.Me o MANGUACEIRO e seus iluminados sonhos etilicos com a filosofia de buscar uma postura avessa ao Irmão Caim do Norte mas comedida para não contraria-lo e materia de contratos e aquisições de defesa e aos mesmo tempo buscando uma opção fora da orbita de atração de EUA-RUSSIA-CHINA.Os acordos referentes a contratos na area Naval na verdade ja haviam sido alicerçados na era final de FHC envolvendo a França e foi dado prosseguimento e aprofundamento por Lula.Acontece que a geopolitica é mutante e a geoestrategia tambem embora o Brasil tenha lerdeza de compreender estas coisas.Agora mesmo esta havendo uma grande movimentação de tropas na fronteira da Colombia com Brasil e Venezuela.De parte da Venezuela tambem movimentam 15 mil homens na fronteira com o Brasil,Colombia e Guiana e o Brasil como sempre em berço esplendido parado e observando e diga-se de passagem observando mal.Nosso territorio é entrada certa de narco-guerrilha,paramilitares e ilicitos e saida logistica e ilicita.Me surpreende a tendencia evidente da Presidenta Dilma Rousseff de começar pensando em fazer as coisas com prudencia de estar agora tendendo ao hipnotizador Irmão Caim do Norte e ela fazer um acordão com eles no proximo mes trazendo o F18,F16 tampão e um NAe sucatão e quem sabe alguma defesa aerea e incluir um acordo de proteção aeroespacial e de redes antecipadas.Tudo o que disseram e que encheu aos olhos de quase todos de tornar o Brasil auto-suficiente tecno-industrialmente em defesa e segurança não passa de transformar o pais em LINHA DE MONTAGEM e equipamentos e armamentos de defesa.Nossa industria na area de defesa ja foi toda destrinchada e poucas que restaram para não sucumbirem se associaram a extrangeiros e o que surge a meu ver é ainda mais danoso pois empresas nacionais fora do ramo de defesa,sem know how e com olho muito grande veem absorvendo as que sucumbiram e associandossem com os externos gigantes que apenas veem uma grande oportunidade rentavel.Aquele que pensa em obter seu espaço de direito no cenario internacional não é tornando-se uma Singapura que obtera AUTOSUFICIENCIA.A submissão induzida de outrora por covardia hoje é voluntaria por ganancia.Sim o Submarino Nuclear é essencial ao Brasil mas patrulhamento,defesa e dissuasão não se resume nele e NPOs e sim depende de quantos mais podermos ter de submarinos mesmo convencionais,plataformas e redes de defesa aerea de media e longa e acima de tudo de caças bombardeiros com grande autonomia de voo e grande capacidade embarcada de armamentos e poder de guerra anti-submarinos.Nossas plataformas do pré-sal poderão serem alvos de pirataria e de sabotagens tanto com fins ilicitos como com fins de imposição diplomatica suja.O que realmente o Governo Brasileiro quer,suprir deficiencias adiquirindo armamentos e assim ESSA QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS darem uma de pilatos lavando as mãos ou realmente pensam nas gerações futuras de nossa nação e na nossa soberania.So falta agora Senhora Dilma vossa excelencia fazer-me sentir-me por ti traido ABRINDO SUAS PERNINHAS AO IRMÃO CAIM DO NORTE para que eles entronchem de vez o Tonho dos Brasileiros.

  17. Jim

    “Quem vai ao supermercado e depois faz a lista de compras !

    Isso é coisa do Gov. Lulista e seus asseclas sedentos por gordas comissões, que algo natural no mundo de vendas militares.”

    Onde você se informou que o PROSUB é do governo Lula!?

    Existe há muito tempo e já se gastou muito nele… Você acha que deveriam cancelar?!

    Garanto que um sub nuclear, mesmo que esteja com Exocets, botam pra correr muitas embarcações monumentais que custam 10 vezes mais!

  18. Os EUA ainda usa os S-2 Tracker.
    .
    .
    Os EUA ainda usa os F-5 e esta querendo por mais alguns na ativa.
    .
    .
    Só que esqueceram que a nação americana não depende desses vetores para sua defesa e segurança.
    .
    .
    Em nenhum momento foi mencionado na matéria, que o Brasil deveria voltar a fazer compra de prateleira.
    .
    .
    Paquistão tem bomba atomica, Israel tem bomba atomica e o Brasil
    tem EUA, ou seria melhor a França ou a Inglaterra ou a Rússia.
    .
    .
    Saudações

  19. cavalaria elite disse: 22/03/2012 às 14:15
    esses nossos politicos podres só vão aprender quando os militares falarem”deu,o tempo vcs acabou”dae sim eu vou ver um país preparado de vedade.
    ==
    ==
    Vai…vai sim…
    Conheci e conheço pessoas que eram (e são) exemplos de disciplina e honradez e simplesmente chegaram a um ponto onde, apesar de resistirem aos esforços que foram feitos para que pedissem para sair, foram convidados a se retirarem.

  20. Braços dados ou não caminhando e cantando… caminhamos para o desastre coisa que o autor dessa música não sabe antever, mas quem vive verá! “Ai de ti Brasil, ai de ti”…

  21. muita Calma … ehehehehe …
    Tracker e s um bom vetor .. pra se operar no ”SP” .. e barato e n tem tanta coisa boa assim disponivel por ai …
    os A-4 foram s um boa compra ..
    SP tb … vide o SABOIA .. hehehe … fora isso… vamos pra um futuro proximo …. PROSUB …escoltas ”novas” (vao sair .. ehehehe )… os S-70 .. EC-725 …. novos Blindados pros fuzileiros ..os 3 ”novos”navios de patrulha etc .. a coisa ta mudando .. so q o hoje e isso ai … navios pegando fogo do nada ( q coisa ..n??^^ )…entre outras coisas ”estranhas” q sou quem e do ”comando” pode contar .. ehehehehhee .. hoje a nossa MB e sua ”flotilha” estao ai ….seja pro q der e vier …

    a coisa vai mudar … tem q mudar …

  22. Os militares embora competentes no campo profissional são muito ineficientes quando se trata de politica. Precisam aprender a fazer lobby, precisam de representantes comprometidos com sua causa no congresso, e vários desses, oriundos das suas fileiras. Não podem se isolar na caserna. Hoje, até as igrejas evangélicas fazem isso.

  23. Jim,
    – ou tem pessoas ROUBANDO MUUUUITO
    – ou existe uma incopetencia cronica.
    ************************************************************************
    AS DUAS COISAS, meu caro amigo…

  24. A compra dos S-2 Tracker pode até ser algo positivo. Podemos aproveitar para encomendar a nossa industria os substitutos deles, e enquanto isso já irmos ganhando doutrina na operação dos mesmos. Tenho certeza que temos capacidade de produzir algo para substituir aviões da decada de 50.

Comentários não permitidos.