Taleban suspende negociações de paz com os EUA

Após ataque de soldado americano, Karzai faz apelo para que tropas aliadas deixem vilarejos e acelerem transferência da segurança.

Em um duro golpe contra a ofensiva liderada pelos Estados Unidos no Afeganistão, o grupo militante Taleban anunciou nesta quinta-feira a suspensão do diálogo com o governo americano, acusando-o de mudar os termos das negociações. O anúncio foi feito pouco depois de o presidente afegão, Hamid Karzai, fazer um apelo para que as tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) deixem os vilarejos do país e limitem-se às bases maiores até o ano que vem.

As duas declarações ocorreram dias depois de o ataque de um soldado americano ter deixado 16 civis mortos em dois vilarejos do Afeganistão. As negociações de paz com o Taleban eram um dos principais objetivos dos EUA e seus aliados e estavam em estágio inicial. Por sua vez, a retirada de tropas de áreas rurais exigida por Karzai representaria uma aceleração do cronograma de transferência da segurança para as mãos das forças afegãs.

Leia também: Obama e Cameron planejam mudar papel da missão no Afeganistão

Foto: AP

Soldado americano (ao fundo) observa forças afegãs em formação em Cabul, no Afeganistão

O porta-voz do Taleban, Zabiullah Mujahid, afirmou que o Taleban queria limitar as negociações à transferência de presos e à instalação de um escritório político para o grupo no Catar. Além disso, queria manter o governo afegão fora do diálogo. Segundo Mujahid, o governo americano tentou ampliar a discussão. “Por causa das mudanças dos americanos, fomos obrigados a suspender as conversas”, afirmou.

Em seu pronunciamento, Karzai disse que as forças afegãs têm condições de assumir o controle da segurança do país em 2013, um ano antes do previsto pelo cronograma. “Podemos cuidar sozinhos dos vilarejos e áreas rurais”, disse o líder, em comunicado.

Karzai acrescentou ter comunicado tal exigência ao secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, que visitou o Afeganistão na quarta-feira.

De acordo com o comunicado, o líder afegão disse a Panetta que o ataque do soldado americano aos vilarejos no sul do país motivou o apelo por mais rapidez.

Segundo Karzai, o massacre foi “cruel” e é preciso fazer tudo o que for possível para impedir incidentes similares no futuro.

Mais tarde, autoridades dos EUA pareceram atenuar as declarações. O porta-voz do Pentágono, George Little, disse que o comunicado refletia “o forte interesse do presidente Karzai em direcionar-se o mais rapidamente possível para um Afeganistão independente e soberano”.

Em relação ao anúncio do Taleban, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, afirmou que os EUA continuarão apoiando o processo de reconciliação no Afeganistão e sua estratégia não mudará. “Apoiamos um processo dirigido pelos afegãos para a reconciliação. Não há uma resolução provável do conflito no Afeganistão sem uma resolução política”, disse.

O suspeito pelo ataque de domingo foi transferido na noite de quarta-feira para o Kuwait sob protestos das autoridades afegãs. O soldado, cuja identidade não foi divulgada, é acusado de matar nove crianças e sete adultos. Ele teria queimado alguns dos corpos.

Na terça-feira, Obama ordenou que seu governo investigue o massacre “até as últimas consequências”.

“Os Estados Unidos levarão esse assunto como se (os mortos) fossem seus próprios cidadãos ou filhos”, declarou o presidente americano, classificando o ataque de “vergonhoso e inaceitável”. “Estamos com o coração partido pela perda de vidas inocentes. Isso não é o que somos como país e não representa nossas Forças Armadas.”

O presidente americano garantiu também que o Pentágono “não poupará esforços para conduzir uma investigação completa” sobre o incidente e ressaltou que o órgão de defesa examinará os fatos “até o fim”. O presidente americano voltou a insistir ainda que os EUA não mudarão seu cronograma de retirada do Afeganistão, apesar de lembrar os americanos de que o fim do conflito está próximo.

Com AP, BBC e AFP

Fonte: Último Segundo

7 Comentários

  1. Se Sun Tzu estivesse vivo e se encontrasse com os cabeças dessa operação ele saíria dando tapas desde o presidente até o pentagono, a Hillary Clinton também não escaparia devido as suas atuações deploráveis.

    Eles estavam ao passo de apaziguar tudo e vão os mercenários retardados e cometem erros primários

  2. ..Ótimo, espero q atakem os soldados da Otem como vespas…mt bom. Que paguem p + esse crime, e só estamos sabendo pq foi ao conhecimento do público, e os outros q passou como erros e resistência?!?! Até parecem policiais de certo estado do BRASIL..sds.

  3. Os soldados americanos estão sofrendo em sua maioria de surto psicótico e trauma de pós guerra, relatórios de entidades americanas fizeram estudos baseados nesses distúrbios e descobriram que vários deles estão doentes e quando voltam pra casa não conseguem mais ser como eram, muitos estão cometendo suicídios, segundo estes estudos vários militares cerca de mais de 200 já fizeram isso desde a ocupação do Iraque e na guerra do Afeganistão. O governo americano sabe disso, muitos dos soldados são bem treinados , mas na prática muitos são bombas relógios prestes a explodirem, pode ser mais um caso disso ou o governo tenta esconder a verdade colocando a culpa nesse sargento, pois é mais fácil encobrir a história culpando uma só pessoa, como fizeram na morte do piloto de F35 que caiu no Alasca, o piloto tenente da USAF condecorado e experiente recebeu toda a culpa, pois o governo não quer dar o braço à torcer pelos gastos do dinheiro publico americano e de outros países aliados no projeto JSF. Depois de 2 anos descobriram que a falha do sistema de oxigênio, fez com que o piloto tivesse asfixia e o mesmo fez de tudo pra sobreviver e nada deu certo, segundo relatório de uma equipe independente.
    Pra mim houve um ataque de vários soldados aos afegãos inicentes, no mínimo pelo ódio existente contra os povos islâmicos e o EUA tá tentando encobrir !

  4. A VERGONHA

    Puxa vida,até os maltrapilhos que os aterrorizam agora também os desprezam.

    A super hiper mega força armada do mundo, na sua decadente e vexatória expedição no Afeganistão,vai sair dali como criminosos em fuga,nem em Dunquerque fora assim.

    Quem te viu e quem te vê hoje!… caíram no fundo do poço de lama de mijo_ Rsrsrs…..

    Isso explica porque os porcos os amam! _Haha….

  5. No afeganistão, desde um simples camponês até a mais alta autoridade, nenhum está seguro, todos correm riscos. É por isso que na sua história ninguém conseguiu dominar o país.

  6. para começar não deveriam nem estar negociando com quem deu apoio logistico a maior matança terrorista exercida contra si, venderam para parte do povo afegão, uma falsa sensação de liberdade, e são eles que vão pagar agora quando os radicais fanaticos do talebã retomarem o controle total, principalmente meninas que cometerem o crime terrivel de querer saber ler e escrever.


    maaas, cada um sabe onde seus calos apertam ne?!!, como deve estar apertando !!!

Comentários não permitidos.