Licitação de caças na Índia é contestada

Tal como no Brasil, a licitação para aquisição de caças é assunto controverso na Índia. O contrato de 12 bilhões de dólares fechado pelo país para adquirir 126 aeronaves Rafale, da francesa Dassault, tem suscitado questionamentos.

O último episódio foi uma carta enviada pelo deputado M. V. Mysoora Reddy, da oposição ao governo do premiê Manmohan Singh, ao Ministério da Defesa, em que afirma que as autoridades violaram o processo de avaliação. O documento foi publicado na edição desta terça-feira do jornal indiano Asian Age. A Justiça indiana e o próprio Ministério da Defesa, porém, já questionavam o resultado – definido após o parecer de uma comissão formada para avaliar a compra.

A concorrência, que durou mais de dez anos, foi vencida pelo consórcio Rafale em fevereiro. Na última etapa da decisão, o modelo concorria com o consórcio Typhoon, liderado pelo Reino Unido. Os acontecimentos na Índia podem influenciar o processo ora em curso no Brasil. Em 28 e 29 de março, na reunião dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em Nova Délhi, autoridades brasileiras e indianas debaterão o assunto.

Antes de a carta do parlamentar ser enviada ao governo, um inquérito judicial havia sido instaurado para apurar possíveis irregularidades na escolha dos caças franceses. Por trás da investigação, segundo o jornal britânico Daily Mail, está o fato de os próprios oficiais da Defesa indiana terem inquirido a comissão que escolheu os caças sobre o custo da licitação.

O ponto questionado é que, incorporadas as despesas de manutenção, o valor da compra pode subir 50%, para 18 bilhões de dólares, apontam fontes que falaram ao jornal. “Como poderia ficar quieto se chegou a meu conhecimento que pode ter havido manipulação no processo de avaliação das ofertas para um contrato estimado em 12 bilhões de dólares, e que é capaz de chegar a 18 bilhões de dólares?”, disse o ministro da Defesa da Índia, A.K. Antony, ao Asian Age. O inquérito deve ser concluído nos próximos 30 dias, de acordo com a publicação.

Escolha incômoda – O deputado Reddy também questiona por que a Índia terá de ser a primeira a comprar uma aeronave que nenhum outro país, exceto a própria França, adquiriu. “Na Líbia, o Rafale falhou em precisão. E os Emirados Árabes também rejeitaram os caças”, escreveu o deputado em carta.

Enquanto o imbróglio se desenrola em Nova Délhi, o consórcio Typhoon movimenta-se para tentar uma última cartada. De acordo com a consultoria de defesa IHS Jane’s, o grupo que representa o Typhoon, o Eurofighter, já apresentou nova proposta à Índia. O relatório afirma que o novo plano prevê um pacote de compensações que o torna mais atrativo do que o proposto pelos franceses. Até o final da licitação, em janeiro, o Eurofighter apresentava um valor de contrato entre 15% e 17% maior que o da Dassault.

O contrato da Dassault na Índia foi o primeiro a ser conseguido fora de seu país de origem. Poucos dias após o fechamento do acordo, o governo indiano recebeu a visita do ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, o que levantou a suspeita de que a negociação na Ásia poderia fazer com que o Rafale se tornasse mais competitivo – e mais barato – na licitação brasileira de caças.

Fonte: Revista Veja 

15 Comentários

  1. É inexplicavel e incompreensivel uma nação como a India que é socia no PAK-FA T-50 e desenvolve em casa o SU50MKI vir a investir em tecnologia 4.5

  2. Ta perto de haver um revertério nisso, os indianos vão acabar optando por outro modelo de caça e o Brasil vai vasar e comprar uns 100 pakfaT50 ou uns Su35 , putzz sonhei, desculpe eu tinha dormido, voltando a realidade, é capaz do Brasil comprar os F18/SH só para agradar os americanos, pra eles comprarem os A29 ST da Embraer. Eu ia odiar ver isso, pois os americanos tem históricos de quando estão irritadinhos não querem que as peças de manutenção dos aviões que vendem vão parar em países cujo a politica externa deles classifique em uma lista dos países que chatearam a casa branca !

  3. 1maluquinho

    Não é nada inexplicável…

    Os indianos, ao que tudo indica, seguem a risca o conceito de Assimetria, aplicando-o a logistica ( o que até faz sentido pra eles… ). Lembre-se de que a maior parte do arsenal indiano é de origem russa e mesmo hoje, com toda a alerdeada ToT, se os russos quiserem, as FAs indianas ficam virtualmente paradas. Por tanto, nada mais lógico que depender de um outro fornecedor que é politicamente desligado da Russia.

  4. RICK a 3 anos venho afirmando que a licitação de la e a daqui estão interligadas e que não passam de BLEFE.Muita agua vai rolar e o Brasil que busca autosuficiencia tecno-industrial em aviação avançada de caça e area aeroespacial devera fechar com o fornecedor que tornou possivel India e China serem referencias nesses quesitos A RUSSIA.

  5. Como é que pode o MD deles contestar a decisão da Força Aérea? Não tomaram a decisão em conjunto? Muito estranho isso.

    []’s

  6. daqui a pouco vao criticar o Rafale como inviavel devido ao seu altissimo custo e as horas de voo fora de serie, portanto $12 bilhoes para rainhas de hangar nao vao dar certo.

  7. RR hohohohoho Papai Noel chegou rsrs rsrs e os Americanos,Ingleses,Franceses se quiserem não deixam muitas forças aereas no chão não rsrs rsrs ou sera que eles são os bonzinhos do mundo e Russos e Chineses os malvados endemoniados rsrs rsrs Cuidado heim vai ficar paranóico igual ao Toinhuzinhu Azulzinho de familia criado em convento chamado Blue Eyes rsrs rsrs

  8. Pra mim é só SU-35 e o Mig-35 e poria o Brasil entre o melhores já, e a India sairia desse embrólio com os Mig-35 no lugar dos Rafales.

  9. AMIGUINHOS quem quer comprar tecnologia ultrapassada?Somente idiotas politicos que não entendem nada de material e tecnologia militar e militares que seguem a risca a cartilha padronizada disponibilizada por seus munds conhecidos rsrs rsrs 4.5 de pronta entrega para suprir deficiencias e 5.0 e Drones para avançarmos e quem podera ou aceitara ver um Brasil desenvolvido em aeronautica militar avançada e com defesas aereas modernas e redes e satelites de defesa eficientes?O papai EUA,a mamãe França?rsrs rsrs Enquanto damos gritinhos euforicos com a criação de softwares e sistema de controle aereo e radares de baixa altitude nenhuma coalizão adversa penetrara pela Amazonia ou desembarcara em Copacabana e sim seremos varridos por bombardeiros que voam em 12 mil e 15 mil metros os quais não temos meios de interceptarmos e que nossas defesas aereas apenas lhes revelarão nossas posições.A unica defesa que temos é desligar o abastecimento eletrico e ficarmos as escuras entocados como ratos esperando tudo cessar para recebermos os dominadores com mulatas peladas requebrando as cadeiras e novinhas semi-nuas jogando funkzinho bem safadinho.O puteiro e seus habitantes putinhas a gerencia importa-se em enriquecer-se ilicitamente enquanto a grande maioria busca aprimorar-se no remelecho ansiando melhor cache.Comprem material usado,o excedente dos lobos e deem aos generais,almirante e brigadeiros que eles felizinhos convocarão a tropa para todos bem emplumadinhos e polidos a Kaol perfilados terem momentos de gloria rsrs rsrs patrulhar o pré-sal com NAe meia-bomba de convez vazio e um sub nuke careca e banguela mas companheiros tanto o NAe meia-bomba quanto o sub nuke careca e banguela são essenciais ao adestramento da tropa rsrs rsrs se na guerra esta tropa adestrada cavara buracos como ratos para salvarem-se das bombas e misseis e quem sera atirado aos lobos é o boçal despreparado que a unica doutrina que aprendeu foi a de sobreviver e sustentar toda uma familia com seiscentos e poucos reais racionados rsrs rsrs

  10. 1maluquinho… no seu comentário “AMIGUINHOS”: disse tudo, parabéns.
    .
    Quero acrescentar uma coisa que meu pai dizia:
    QUEM PODE MAIS CHORA MENOS. Então, ou fazemos nosso dever de casa, ou vamos chorar. Ficar rezando não resolve nada. A reza só leva ao acaso.

  11. Então o capaxo Brasil para dar uma de que não quer fazer o jogo Yankee e nem bancar a manutenção da existencia da Dessault deveria associar-se com uma potencia e desenvolver um projeto 5.0 e ate neste raciocineo ainda continuamos atrelados a ideologias ao invez de pensarmos em tecnologia.Fazer com a Suécia,a Turquia,a Coreia do Sul paises que não teem know how e nem propriedade intelectual de sensiveis que precisarão usarem em seus projetos que não existem seria a correta aplicação do dinheiro do contribuinte Brasileiro rsrs rsrs rsrs rsrs esses estrategistas Tupyniquins rsrs rsrs Patriotas da bandeira azul,vermelha,branca e estrelada e submissos da Rainha careca que usa o mesmo saquinho de chá e os brioches mordidos por visitantes no chá do outro dia rsrs rsrs Levanta a peruca que ela usa agora e ve se bem pequenininho bem discretamente escrito em letras miudinhas não tem um selinho made in China e um certificado de cabelo natural de camponesas Chinesas que nunca levaram tinturas rsrs rsrs O Chinok que Talebãns derrubaram estava cheio de PLÉCINHAS BALATINHAS BALATINHAS rsrs rsrs

Comentários não permitidos.