Leia Também
Caças, as gerações e o futuro
A imprensa e especialistas militares russos estão acaloradamente discutindo um segundo projeto de caças de quinta geração que podem ser integrados a Força Aérea da Rússia. Um forte argumento a favor deste projeto de backup é a competição, apesar de tal duplicação de esforço nem sempre ser uma coisa boa.
A proposta de desenvolver um segundo projeto do caça de quinta geração foi feita pelo Vice-Primeiro-Ministro russo, Dmitry Rogozin, que foi recentemente colocado à frente da indústria de defesa da Rússia. Ele expressou primeiramente a idéia de desenvolver um segundo caça de quinta geração em fevereiro de 2012. Desde então, o próprio ministério não disse ter apoiado ou descartado a ideia. Alguns especialistas acreditam que o projeto poderia ser atribuído ao escritório de design Mikoyan, o único outro departamento na Rússia capaz de enfrentar essa tarefa, em paralelo com a Sukhoi, que já está desenvolvendo a aeronave T-50 PAK FA.
Segundo o Rogozin, a concorrência fala claramente em favor desta iniciativa. Dirigindo-se ao Conselho da Federação, a câmara superior do Parlamento russo, o vice-primeiro-ministro salientou que a força aérea russa deve ter não um, mas dois tipos de caças táticos. A aeronave PAK FA está sendo preparada para entrar em serviço até 2016.
Historicamente, a força aérea russa sempre teve pelo menos dois tipos de caças táticos na sua frota que, basicamente, foram fabricados para serem suplementares ao invés de competidores. O dueto existente MiG-29/Su-27 serve como um bom exemplo. O Su-27 tem um alcance maior de combate e está equipado com equipamentos mais modernos, enquanto que o MiG-29 é mais leve, menos dispendioso para manter e está melhor adaptado para ser implantado em combate.
A crônica falta de financiamento, que os militares russos enfrentaram em 1990, obrigou que fossem colocados todos seus ovos numa cesta, e fosse escolhido apenas um avião de caça como a sua “futura aeronave tática”. A escolha recaiu sobre o Su-27, favorecido por um maior espectro de capacidades de combate e melhor desempenho de vôo em relação ao caça MiG-29. Este status quo está aqui para ficar, já que o testado jato T-50 pertence aos chamados “caças pesados”.
O nicho potencial para um segundo caça de quinta geração foi assim determinado. Tem que ser uma aeronave mais leve, mais barata e mais simples, em comparação com o jato mais ‘avançado’ T-50. “Um avião leve só faria sentido se as suas características forem levadas para mais próximas do jato de caça mais pesado T-50. Primeiro de tudo, nós estamos falando sobre os motores”, disse o comentarista militar russo Konstantin Bogdanov. “Se eles desenvolveram uma aeronave que fosse alimentado por um motor 117, “um único ou um segundo estágio do motor T-50, esse jato seria de interesse tanto para a força aérea russa como para o mercado externo. No entanto, no mercado externo, ele teria que competir com o F-35, que ocupa os melhores nichos no momento em que o nossa caça leve entrar no mercado.”
Segundo Bogdanov, um avião leve de ponta pode atrair a atenção dos militares. “Desde que a Força Aérea russa não mostrou a intenção de adquirir jatos MiG-35, eles poderiam estar potencialmente interessados ??em substituir a frota de MiG-29 com novos caças.”
Ainda assim, Andrei Fomin, Editor-Chefe da revista de aviação “Vzlyot” (“Decolagem”), duvida do potencial de tais aeronaves. “Tanto quanto posso julgar, o Estado russo aprovou o Programa de Armamento e não prevê um segundo projeto de caça de quinta geração, além do T-50. O fato do Ministério da Defesa ter que desembolsar para a conclusão e o lançamento dos caças T-50, bem como a produção em massa de toda uma série de outros tipos de hardware, supera as chances de ter um segundo projeto. Esta aeronave pode, talvez, ser cumprida no âmbito da cooperação internacional, se a Rússia puder atrair um ou mais investidores estrangeiros.”
Em poucas palavras, um projeto de caça leve apenas vale a pena se ele for levado tão perto quanto possível do T-50. Nesse caso, o novo caça será atribuído ao escritório de projetos da Sukhoi, que vai deixar novamente a Mikoyan na espera. Ainda assim, há uma clara demanda por esse tipo de aeronave e foi trazida para discussão. Só o tempo dirá o que pode acontecer com ele.
Venho dizendo iss a pelo menos 3 anos, pelo menos dois programas chegaram ao estágio de pré construção, o da Sukhoi que culminou no T 50 e o da Rac Mig que propôs dois modelos um bi outro mono turbina de um caça na categoria do eurofighter e que deveria substituir os caças Mig 29 su 24 dentre outros não chegou a fase de protótipos.
A aposta da RAC perdeu por conta dos parâmetros adotados pelo T 50 e que visavam um 5G capáz de prover dar a Rússia a capacidade de interceptar outros 5G.
A idéia da MIG se focava em um caça multipropósito mais leve e até mais furtivo, mas de menor alcance e capacidades que o T 50.
venho dizendo a um certo tempo, em 2015 a Rússia anunciará os eu segundo programa. Que na verdade sempre existiu, apenas não chegou a fase dos protótipos, agora com os avanços no T 50 e o respiro econômico, as coisas ficam mais perto de realmente acontecer.
sds
E.M.Pinto
–
–
Fiquei com os cabelos em pé…
–
se um “Mig 25 new generation” surgir no horizonte … chupaaaaaaaaa F-35 ..kkk
–
..e de causar espanto, e mt inveja, pois em Pindorama , impera a mesmice de sempre…o FX 2 é a novela se sempre…Trágico.Sds.
Isso so reforça a informação vazada por jornal local Russo a mais de um ano que afirma que uma fonte militar Russa revelou que eles haviam desenvolvido um caça 5.0 fora do programa do T-50 e que o mesmo foi oferecido ao Brasil.Essa noticia chegou a ser publicada no The New York Times uma vez e depois não se falou mais nisso.Essa noticia é da mesma época do envio de correspondencia secreta e sigilosa de Medvedev a Dilma o que a mesma confirmou ter recebido ao ex-lider Russo quando encontraram-se na China.
Mas ta na hora dos russos darem uma chance a Mig fabricarem um caça de 5ª geração nos moldes do Su pakfa T50, mesmo a MIG fabricando caças mais leves o mesmo tem potencial pra fazer um caça de ataque pesado de superioridade aérea coisa que já possuem precisa de incêntivo, pois os MIGS eram o caças da época da guerra fria e pós mais capazes de fightear contra os F15 da Usaf …
UM NOVO MUNDO COM MAIS OPÇÕES
O Brasil terá mais opções na escolha de parceiros para produzirem em parceria caças de 5º geração?
Os atuais que só tem propaganda,praticamente embora as propagandas de ilusões,ainda não chegaram ao “estado-de-arte” que as demais;só as tietes,(os americanófilos,em espacial);se vislumbram com as piruetas nos eventos de show circenses. _Rsrs…
Aos pouco e com passadas seguras,a Rússia mostra as sua garras!
É o que nós poderiamos fazer!…Teriamos Grifen,para patrulhamento diario e Su-35 como ponta de lança. Contiuariamos com a modernização
dos A-1 , F-5 e aumentariamos o numero de Tucanos. O A-1 e F-5 seriam todos deslocados para base de Manaus.Para ficar atento as nossas fronteiras.
1maluquinho
Eu me lembro que neste mesmo ano foi assinado um acordo de desenvolvimento e coperação no sentido militar, com a Russia, tanto que teve outro memorando para que o Brasil não transferice tecnologia Russa para outro pais.
Levando em conta que o Brasil/India assinaram tambem um acordo, e caso se concretizem, neste caso envolvendo os Rafale, eu acredito que o Brasil esteja mesmo envolvido neste novo projeto do novo caça da Russia, caso contrario não precisaria assinar tantos documentos, não é verdade?! abraço!
Os russos haviam oferecido à Coreia do Sul a chance de desenvolver este avião em conjunto mas a Coreia não se interessou pois era patente que os russos queriam apenas o dinheiro coreano para os testes, sem transferência abrangente de tecnologia (como fizeram com o programa espacial coreano), além do mais a Coreia tem o KFX que já está bastante avançado
Faço coro com o E.M. Pinto, também já havia dito aqui da possibilidade em se produzir um Low 5G russo,e até disse que seria a Mig que seria encarregada pelo projeto.Quem me disse foi Madame Gabi rsrsrsrrs,brincadeiras à parte a Rússia sempre operou Hi-low e o passo lógico seria prover um Hi (que é o Pak-fa)e depois de resolvida a questão produzir um Low que provavelmente será feito pela Mig.
Eis uma boa desculpa para adiar a escolha do Fx-2 kkkkkkkk.
O Brasil poderia entrar para esta parceria se realmente queiser produzir um caça de verdade em solo pátrio.
A Mig tem um respeitável Know how na fabricação de caças e se aliar a que sabe fazer é uma chance de aprender fazendo com quem sabe.
Um Rafale e um Low da Mig não seria de todo Mal para nossa FAB.
Nada mais óbvio…
Os russos chegam a mesma conclusão que os estadounidenses já chegaram quando resolveram pelo binomio F-22/F-35. Primeiro, um caça para exportação que concorra diretamente com o produto chinês, sul coreano, sueco, turco ( se esses sairem ) e com o F-35. Segundo, o tão alardeado PAK-50 poderá se tornar custoso e por tanto, vai requerer um componente “Low” para fazer um “mix” de aeronaves de custo mais acessível.
DUDU meu caro eu não sei de nada oficial quanto a assinatura de acordo envolvendo Brasil e India na quetão do Rafale e para mim isso não passa de especulação de aficcionados.Existe sim entendimentos em sigilo para negociação do Brahmos em uma versão navalizada.Existe desde 2008 um acordo na esfera governamental entre Brasil e Russia quanto ao SU35,PAK-FA e outros armamentos possivelmente foguetes,misseis,sistemas de defesa e satelites.Não se houve falar desse acordo em midia nenhuma mas ele existe sim.A grande verdade meu amigo é que hoje a xenofobia contra uma aproximação em tecnologia de defesa com a Russia tornou-se ainda mais diminuta restringindo-se apenas a uma pequenina parcela militar na FAB e MB e a eterna parcela de direita reacionaria.Essas minorias não olham para um Brasil independente e autosuficiente e por pura fidelidade ideologica preferem ver o Brasil eternamente subjugado,condicionado e dependente dos velhos monopolizadores Ocidentais.O Grupo dos BRICS tem paises com sistemas diversificados e os velhos idolatras Ocidentais sempre disseram que por isso não iriam a frente e a cada dia o que vemos é o grupo dos BRICS mais unidos em seus propositos comuns respeitando suas diversidades.Um novo tempo,uma nova era chegou e os eternos saudosistas de Hollywood ainda levarão decadas para aceitarem isso e outra decada para buscarem compreenderem.A questão que o Brasil precisa decidir-se é se deseja continuar secundario e provedor ou assumir seu lugar de direito como economia de mercado e lider da parcela emergente e pobre das nações…EU DUVIDO QUE NA INDIA REALMENTE SEJA EFETIVADA A AQUISIÇÃO DO RAFALE.Não faz sentido uma potencia como a India que desenvolve o SU50MKI um caça multifuncional 5.0 desde 2009 em seu proprio territorio com transferencia completa de tecnologia e sendo socia do T-50 vir a adiquirir tecnologia ultrapassada 4.5.Na verdade o Brasil esta mais interessado em um projeto 5.0 e de Drones avançados do que aquisição de tecnologia 4.5.Esse projeto MIG na verdade ja existe,ja voa e ja foi aprovado.Essas coisas e essas negociações rolam na alta esfera de Estado e são segredos.Muita gente esta achando que os EUA fizeram biquinho ao ST por acharem que o Rafale sera o vencedor do FX2.Se eles realmente pensam assim o que eu não acredito é porque o serviço secreto e as fontes de informações deles são fracas.Na verdade acho que eles ja detectaram que algo muito mais vultuoso vem por ai.Sera adiquirido vetor de pronta entrega para suprir os vetores que darão baixa mas o complemento vem e deixara os Senta Puás com sorriso de orelha a orelha e vem outras coisas por ai tambem tanto para a MB quanto para o EB.
Por mim, cancelava-se o FX-2, comprava-se alguns caças russos tampão pra substituir alguns F5 antigos. Ao mesmo tempo o país assinava um contrato pra participar do projeto desse novo caça de 5ª geração. No contrato, todas as vendas aos países americanos seriam abastecidos com os caças russo/brasileiros fabricados no Brasil. Para a Russia, uma participação brasileira e de outros países, ajudaria a diminuir os custos. Para o Brasil… seria um salto tecnológico e comercial gigantesco.
Mas reconheço que tudo que falei acima é sonho…
Interessante a ilustração da nota, lembra muito o conceito FS2020 da SAAB. No mais, os russos fazendo o que os americanos fizeram, um Hi-Lo de 5ª geração. E até mesmo os chineses estão seguindo esse caminho. J-20 é só começo.
[]’s
1maluquinho
Desde quando importar tecnologia torna alguém independente? Fala-se muito de India, mas a verdade é que se a Russia quiser, a FA da India fica no chão! Uma boa parte das peças de reposição para o maquinário de origem russa ainda é produzido na Russia. Idem para a China…
Fala-se dos BRICs como se fossem protagonistas no mundo, mas a VERDADE é que são ANTAGONISTAS. O Brasil é grande exportador de grãos, que tem que concorrer com a produção subsidiada da India. Os produtos chineses, vendidos a preço de custo, simplesmente invadem o nosso mercado a um preço muito abaixo do nosso. E a Russia olha com reservas o desenvolvimento de outras fontes sustentáveis, como Brasil vem tentando fazer com os biocombustíveis. E os interesses de mundo também são MUITO diferentes, camarada. O Brasil busca aceitação e comercio justo frente a todos.
E Russia, China e India são verdadeiros adversários. Basta o olhar o mapa para entender. A India é um contraponto a expansão chinesa; daí o apoio russo, mas sem deixar que os indianos sigam em frente de forma 100% autonoma. Um tipico caso de 1+1+1+1=0…
Sera adiquirido vetor de pronta entrega para suprir os vetores que darão baixa mas o complemento vem e deixara os Senta Puás com sorriso de orelha a orelha e vem outras coisas por ai tambem tanto para a MB quanto para o EB. 1maluquinho assim eu não durmo direito eu gostaria de saber mais destas informação.
RR meu caro voce e a eterna ladainha de tecnologia se faz em casa rsrs rsrs e nesse pensamento quando tivessemos o nosso 5.0 o mundo ja voaria um 10.0 rsrs rsrs AO MASTODONTE LATINO resta apenas duas saidas,continuar submisso como linha de montagem condicionada com nacionalização percentual secundaria ou entrar em consorcio com quem venda propriedade intelectual e quem venderia ao Brasil propriedade intelectual?A mãe França?O papai EUA?Ou projetos que não existem de paises sem know how e sem propriedade intelectual como Coreia do Sul,Turquia e Suécia rsrs rsrs………””RR DISSE:Fala-se dos BRICs como se fossem protagonistas no mundo, mas a VERDADE é que são ANTAGONISTAS. O Brasil é grande exportador de grãos, que tem que concorrer com a produção subsidiada da India. Os produtos chineses, vendidos a preço de custo, simplesmente invadem o nosso mercado a um preço muito abaixo do nosso. E a Russia olha com reservas o desenvolvimento de outras fontes sustentáveis, como Brasil vem tentando fazer com os biocombustíveis. E os interesses de mundo também são MUITO diferentes, camarada. O Brasil busca aceitação e comercio justo frente a todos.E Russia, China e India são verdadeiros adversários. Basta o olhar o mapa para entender. A India é um contraponto a expansão chinesa; daí o apoio russo, mas sem deixar que os indianos sigam em frente de forma 100% autonoma. Um tipico caso de 1+1+1+1=0″”…..Meu caro RR pelo andar da carroagem a mesma dificuldade de entendimento e aceitação da diversidade BRICS que a Europa-Ocidental e os EUA teem voce tambem tem e não sera nessa existencia que voces compreenderão e aceitarão isso rsrs rsrs Quem sabe na outra vida rsrs rsrs
MANOEL meu nobre as possibilidades existem e são muitas e o dilema é BUSCAR REALMENTE AUTOSUFICIENCIA TECNO-INDUSTRIAL OU PERMANECER NO CAPAXISMO CONDICIONADO.E os argumentos são muitos.A poucos meses atraz a Turquia que pertence a OTAN cogitou apreciar tecnologias e armamentos Russos e Chineses e logo foi pressionada e chantageada pela OTAN e os EUA que a ameaçaram deixa-la as escuras negando-lhes a proteção de satelites e redes antecipadas e a Turquia preferiu permanecer capaxo.O mesmo fazem com o Japão e com a Coreia do Sul.Disseminam demonios a Europa e dessa forma o mundo Ocidental assina embaixo todas as intenções e ações corsarias deles.Tentam de todas as formas atrairem a India prometendo ate o que jamais dispuseram aos seus aliados da OTAN os segredos do F35 e tudo o mais que a India quiser.Tentam atrairem ora a Russia ora a China jogando uma contra a outra mas essa filosofia de disseminar terror não cola nem com a India nem com a China e nem com a Russia e esta tendo um efeito inverso e sim aproximando cada vez mais esses paises entre si.As doutrinas que usam geografia como ponto central são antiquadas e puramente atreladoras.Vivemos a queda de uma hegemonia e a consolidação de uma nova onde o que sempre nutriu argumentos que é a ideologia POUCO IMPORTA.Paises como Russia,China,India e Brasil se tiver vergonha na cara devem unirsem pois são os mesmos que dão as cartas hoje em economia de mercado que é o que move o mundo e não mais a pressão e a imposição belica.Ate mesmo durante o governo Lula o consecionamento ou repasse do SU35BM alem de prover-nos teria como estrategia de exclusividade contenção regional ao Bolivarianismo Venezuelano.Não se iludam porque Chavez e seus miquinhos amestrados sejam coleguinhas do atual governo Brasileiro que isso seja regra porque não é.Notem que do segundo governo Lula e com a chegada do governo Dilma Chavez e seus miquinhos amestrados sossegaram o facho.Muita coisa rola em carater de segredo de Estado,coisas que muitos que estão dentro e outros tantos que beiram acham que sabem e estão é muito por fora.Por traz de tudo isso não esta somente a necessidade de se equipar nossas forças armadas de material e tecnologias e sim muito mais coisas essenciais ao futuro de nosso povo e de nossa nação,bastando apenas resolvermos se queremos ser independentes ou eternos dominados.Manoel meu nobre essas coisas não são vinculadas em midias e pelo que percebemos os serviços secretos Ocidentais e a rede de informação midialitica GDA não veem conseguindo desvendar os bastidores do que corre em segredo.Apenas foi ventilado a um ano atraz sobre um novo 5.0 bem mais em conta oferecido ao Brasil pela Russia e ficou por ai não se aprofundaram mais por não encontrarem mais nada e agora vem a informação que é manchete desta materia que so vem fundamentar isso.Ventilou-se tambem a poucos dias atraz quando Amorim retornou da India entendimentos sobre o Brahmos em uma versão navalizada.Enquanto muitos de nós damos xilikinhos e outros fantasiam as coisas fluem em segredo.Todas as possibilidades de contratos com fornecedores tradicionais é o que ja foi acordado e o que se evidencia mas AVIAÇÃO DE CAÇA,MISSEIS,DEFESAS AEREAS DE MEDIO E LONGO ALCANCE E AREA AEROESPACIAL teremos uma agradavel surpresa que dara uma resposta definitiva sobre nossas pretenções.
RR apesar dos meios que a maioria de nós busca se informar ATE PARECE QUE NÃO SABEM DA EXISTENCIA DO SU50MKI INDIANO que nada mais é do que o repasse total a India da tecnologia do T-50 da qual ela é socia rsrs rsrs
ODE meu caro esse seu pensamento é o conteudo daquilo que sabemos que existe mas que ninguem jamais pode ventilar por ser mantido em carater de segredo de Estado,a correspondencia secreta de Medvedev a Dilma e lembre da fraze dela confirmando a ele ter recebido a mesma e ainda lhe alegando que nada estava decidido quanto ao FX2 “COVERSAREMOS TAMBEM COM OS INDIANOS”.
Não importa se gostem ou não da Russia, ela sempre traz novidades incríveis.
O dueta da defesa dos macaquitos da república das bananas é putisinho e cheira-um-pó, eles fazem a cabeça de todos os brasucas e principalmente dos favelados cariocas e defendem muito bem a nossa sociedade de tudo que é de bom senso.
Estou cheio dessa história de caças zero bala para a FAB – pois quem tem F5 customizado não precisa nada temer.
Até 2050 dá perfeitamente para continuarmos com nossa armada aérea do jeitinho que está.
Sosseguem cambada de irrealistas e gastadores!!!
A terra de pindorama não tem inimigos!!!
–
rsrsrs!!!
–
PS: pelo jeito todos nós já teremos partido para o outro lado da vida, quando finalmente novos caças voarem nos nossos céus. snif!!!
PS: e não se esqueçam que estamos correndo o risco de o Tiririca se candidatar a presidência, pois até agora ninguém deu os ares da graça como canditado nas proximas majoritárias para possível concorrente à Papagaio de Pirata.
PS: tenham cuidado, coloquem suas barbas de molho… há desagradáveis nuvens negras lá no horizonte de nosso país.
PS: nosso atual quadro político está cada vez mais degradado.
Mãe Diná tá grassando por aqui hoje… rsrsrsrs… exercicios psicodelicos de futurologia… sem subsidios, pessoal, nem Mãe Diná dá conta de tal previsão, ainda mais em se tratando de Brasil gerido pelos socialistas do dinheiro publico… vamos comprar caça com frances, que sera sub-empreitado para americanos que contratarão japonezes para executar a obra… se é que me entendem…
1maluquinho obrigado pelas explicações, como falei uma vez estou aqui para aprender com vocês do plano brasil que esta de parabéns.
rsrs rsrs ok Manoel mas não se empolgue meu caro pois não saco nagatroff de birimboloff rsrs rsrs Apenas sou movido pela vontade de ver o Brasil autosuficiente e livre de condicionamentos.Abraços.
“..e o BRASIL ñ aceitou esse projeto da MIG do caça de 5G? ” se issa informação for verdadeira , e como dar o atestado de burro p n autoridades, se for fato.( Eu ñ posso acreditar nisso)…lamentável, trágico.Sds.
as oportunidades estao ai … alguns sao oferecidos outros n …. e o Brasil sempre durmindo no ponto … se nos foi oferecido esse projeto .. deve ter sido apresentado ao Comando da Força (sempre o e ) e é ela q por mais q critique algumas escolhas … e ela q sempre da a palavra final sobre o equipamento em si … se hoje n estamos no PAK e por causa da propria FAB (motivo de revolta de alguns) … se formos mesmo de Gripen como vetor principal … e por escolha da FAB … idem RAFALE …SH-18 …..nenhuma força opera um equipamento por mera escolha estritamente politica sem consultar a Força isso n existe ..se hoje usamos os M-2000C e por escolha da propria FAB .. opçoes existiam .. de f16c a MIG-29S..SU-27M ..n acho justo simplismente culpa por tudo o GOV Federal pelas escolha ou trapalhadas da Força …das opçoes q tinhamos (SUBs/KC-390/guarani/IA-2/EC725/etc)os acordos assinados e em vigor considero todos esses uma otima escolha..por mais q alguns discordem ..vamos ver o q vai dar esse FX-2…ate pq ja temos desculpa de sobra ate pro cancelamento do programa … q de longe e o mais ”meloso” ja vi e li … sobre o tema …
O pessoal ainda não entendeu os fatores que nos levam a essa letargia na aquisição e/ou desenvolvimento de um caça de superioridade aerea… uma, não estamos “autorizados” pelos EUA… segundo, o revanchismo da maquinista ta ajudando muito que isso aconteça, e ainda mais agora, que foi a Washington pedir benção… depois tem idiota que diz que os milicos que foram entreguistas… rsrsrsrsrsrsr… gente sem noção…
Caro 1maluquinho:
Admiro vossa vontade em ajudar a miscigenar o conhecimento e dar luz a um contra-balanço às influências neoliberalistas do ocidente.
É importante que a sociedade “filhotes da influência e cultura americana” consigam se desvincular da hipnose e cegueira frente a verdadeira Russia.
Os americanos demonizaram a Russia impondo a todos aqueles que precisam do comércio americano tal condição.
Demonizaram expressões de alto valor como “comunismo” e “socialismo” e santificaram palavras como “capitalismo” numa distorção violenta de significados.
Comunismo = Comum, igual para todos, sem desigualdades.
Socialismo = Social, sociedade, onde coloca o ser humano como valor maior.
Capitalismo = Capital, material, comercial, onde coloca o valor monetário acima do humano.
Mas incrivelmente a sociedade refém e capacha americana acreditou no seguinte:
Comunismo = ditadura, violência, sem direitos.
Socialismo = igual
Capitalismo = democracia e liberdade.
Aos poucos a verdade vem a tona. A mentira não pode perpetuar para sempre.
Hoje vemos que os socialistas tinham razão desde o princípio: O sistema capitalista é insustentável para o ser humano. Destruiríamos o planeta.
Gostaria que vossa análise fosse baseada em informações concretas e não apenas otimistas de alguém cansado de viver sobre domínios ideológicos distorcidos e mal intencionados.
Concordo com você em gênero, número e grau.
Mantém-se com esta vontade em escrever seus pontos de vista.
Pessoas como você podem ser a salvação. Mas procure ter certeza que não está sendo otimista a tal ponto de iludir-nos.
Afinal, basta sermos enganados pelo ocidente e… ser enganado e iludidos já é crueldade.
Tenha certeza das tuas fontes de informações.
Gostaria de discutir mais com você.
Meu msn: rafaeldanzer@gmail.com
Tomara que o Brics (incluindo África do Sul) alinhe-se a um contra-balanço americano e europeu. Tomara que a Russia esteja decidida e compartilhar tecnologia em troca de alianças ideológicas.
Seria ótimo para o planeta.
Recentemente assustou-me a declaração de Mitt Romney que tenta ser o candidato à presidencial americana em relação a gafe de Obama em conversa com o Dmitry Medvedev presidente da Rússia com os microfones ligados.
Chamou a Rússia de inimigo número 1. Estranho… mostra claramente que os estadudinenses possuem ma fé quanto suas expansões geográficas.
Muito preocupante.
Precisamos do Russos e espero que o Brics alinhem-se definitivamente.