EUA, Japão e UE abrem processo contra China por monopólio de terras raras

Países industrializados apresentaram queixa junto à OMS contra restrições à exportação das matérias-primas. Agência estatal defende direitos da China e tacha ação de “injusta”.

A polêmica em torno das terras raras escala. Estados Unidos, Japão e União Europeia apresentaram junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) uma queixa contra as restrições impostas pela China à exportação de terras raras. A UE requereu um processo de arbitragem, informou o comissário europeu do Comércio, Karel De Gucht, nesta terça-feira (13/03) em Bruxelas.

A China detém como fornecedor praticamente o monopólio dessas matérias-primas importantes para a produção de artigos de alta tecnologia. Com quotas de exportação, taxas alfandegárias e estebelecimento de preço mínimo, a China estaria infringindo os termos de sua filiação à OMC. “Essas medidas prejudicam produtores e consumidores na UE e em todo o mundo”, argumentou Gucht.

O presidente norte-americano Barack Obama justificou, em declaração oficial nesta terça-feira, as razões pelas quais o processo foi aberto. “Nós precisamos assumir o controle sobre a nossa energia futura e não podemos deixar que a indústria energética crie raízes em outro país só porque eles foram autorizados a quebrar as regras. Nós continuaremos trabalhando todos os dias para dar aos trabalhadores e empresas norte-americanos uma chance justa na economia global”, disse Obama na Casa Branca.

China rebate

Pequim criticou veementemente a ação. A decisão poderá prejudicar as relações comerciais e “sair pela culatra”, advertiu a agência de notícias estatal Xinhua. Em defesa às quotas de exportação do país, acrescentou que a OMC permitiria a seus membros adotar as medidas necessárias para proteger seus recursos e o meio ambiente. Além disso, a ação seria “precipitada e injusta”, acusou a agência.

Nos últimos anos, os chineses vêm reduzindo gradativamente as quotas de exportação de terras raras. Suas justificativas são o crescimento da demanda interna e as preocupações cada vez maiores pelos danos ambientais causados pela extração dos minérios.

Após a apresentação da queixa à OMC, a China tem dez dias para se manifestar, e 60 dias para estabelecer diálogo com os EUA, o Japão e a UE. Caso não se chegue a um acordo dentro desse prazo, os autores da ação podem exigir a realização de um inquérito formal por um dos grêmios da Organização de Comércio.

Recentemente, a República Popular da China sofreu uma amarga derrota na disputa sobre matérias primas com os grandes países industrializados, perante à OMC. Em resposta ao recurso apresentado pelo país, a OMC ratificou uma sentença anterior interditando a China de impor restrições de exportação para minerais cobiçados, como zinco e magnésio. (Revisão: Francis França)

Fonte: dw.de

20 Comentários

  1. “Com quotas de exportação, taxas alfandegárias e estebelecimento de preço mínimo, a China estaria infringindo os termos de sua filiação à OMC.”… que façamos o mesmo com o nióbio brasileiro… logo, logo a China abre as pernas… mas o governo sabio que ai está reconheceu prontamente os gafanhotos como pertencentes a OMC… esse governo é mesmo bossal… agora que fomos invadidos por tudo que é tipo de produto, desde cabo de vassouras até automovel, quer sobretaxar impotações dos produtos ching lings… pateticos…

  2. Japão abrindo processo por isso? É só para avacalhar a China que avacalha o japão regulando as exportações.

    http://vivapernambuco.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=1963:depositos-de-terras-raras-sao-descobertos-no-pacifico&catid=8:viva-mundo&Itemid=21

    O japão tem uma boa reserva, até o Brasil tem terras raras.
    __________________________

    Blue Eyes

    O Brasil só vai fazer isso quando tiver um bom poder dissuatório e formas de criar pactos de governo que criem mecanismos para dar recursos as FFAA, como os Royaltes do Pré Sal para a MB por exemplo.

    Por enquanto é parar com a criação de reservas indigenas como a Raposa Serra do sol que em sí é uma gigantesca reserva de nióbio. Assim como Sao Gabriel da Cachoeira e também fazer como as FFAA está fazendo colocando bases militares.

  3. Com certeza, BlueEyes!
    Foi esse governo que vendeu a Vale do Rio Doce a preço de banana e colocou as nossas reservas em mãos de estrangeiros, né?

    O pior cego é aquele que não quer ver.

    E Avatar é um filme claramente de esquerda, anti-imperialista, e você aparentemente é um lambe-bolas dos bem fanáticos. Você deve estar passando por algum tipo de crise de identidade… Só pode.

  4. Meu amigo Blueyes me permita uma correção,o fato do Lula ter reconhecido a China como economia de mercado não vale nada se a Camex (Câmara de Comércio Exterior)ratificar junto a OMC,o Brasil já adotou medidas de proteção a produtos chineses impratícaveis a econimias de mercado,uma das principais reclamações dos chineses em qualquer reunião bilateral de alto nível é erra bendita ratificação,vc reparou que a china não recorreu na OMC contra o Brasil nas últimas medidas adotadas pelo governo.
    Essa questão é realmente muito confusa,mas procura que vc vai achar na net,mais detalhes dos que eu estou postando aqui,até com mais precisão.

  5. Raul, meu caro, com certeza “O pior cego é aquele que não quer ver.”… ou a indigencia intelectual não permite… que bobagem é essa que filmes americanos são anti-imperialistas?… rsrsrsrsrsrsr… faz-me rir… os serviços ideologicos prestados por Hollywood são IMPAGÁVEIS ao sistema imperialista americano… só uma pessoa que não é dada ao exercicio reflexivo fala uma MERDA destas… qual a mensagem do filme?… que os povos usurpados em suas riquezas devem se rebelar contra os que querem lhe roubar as mesmas… correto?… mas não fala que não podem vende-las a preço vil, em troca de bugigangas… é isso que é o ponto X da coisa… o recado é: povos indigenas, não permitam que o homem branco de SEU pais explore suas riquezas… elas são suas… nós defendemos sua propriedade, em troca nos entregarão suas riquezas em escambo de papel pintado e antenas parabolicas… acho que deu para entender?… certo?… sei que não é o tema do post, mas pessoas que não se aprofundam em seus raciocineos são deveras obtusos para querem impingir a alguem meias-verdades… e tem mais… concordo com vc Raul… vamos reintegrar a Vale do Rio Doce que o ESQUERDISTA ENTREGANDO HENRIQUE deu aos estrangeiros… mas isso só conseguiremos qndo retirarmos do poder essa camarilha de esqueerdistas ladrões da patria… ai poderemos devolver ao povo brasileiro o que lhe pertence de fato… FORA ESQUERDISTAS VENDIDOS AOS BANQUEIROS INTERNACIONAIS!!!…
    A Dilma já voltou com a cartilha pronta… vai começar a entregar tudo… podem crer… foi em Wall Street ouvir o que os patrões teem a dizer…

  6. Estas terras raras não ficam na China, então pow kem manda os outros não terem, cada um no seu quadrado, se eu não kero vender pra fora e só dentro do meu país e daí problema meu, o resto tem que comprar na minha mão as cotas ou vai atras de outros fornecedores, lei da demanda e da oferta !

  7. 100% do nióbio comercializado no mundo é brasileiro. Mas oficialmente exportamos só 40% do produzido. Para onde foi a diferença ?
    Uma parte para o bolso do LULA.
    Não é de se estranhar que a maior reserva de nióbio em extração está na cidade de Araxá (MG). O prefeito atual foi eleito pela interessante e inusitada coligação de 14 partidos: PT/PDT/PL/PMDB/PSDB/PSC/PP/PPS/PFL/PSDC/PSB/PV/PSL/PC do B.

    Isso após Lula ter se hospedado na casa do presidente da CMN, a maior exploradora do nióbio brasileiro, e de ter seu programa Fome Zero financiado pela ONG dessa companhia
    O PT um partido de esquerda, que é fã do regime comunista, poderia imitar essa atitude da China, controlando nossos minerais raros, como o NIOBIO.

  8. Nióbio, palavra proibida aos brasileiros

    Ninguém teve coragem de investigar…

    O nióbio é um metal sem o qual não se faz foguetes, mísseis, turbinas, armas, aços especiais e instrumentos cirúrgicos. Pois saibam que 100% do nióbio comercializado no mundo é brasileiro. Mas oficialmente exportamos só 40% do produzido. CADÊ A DIFERENÇA? SUMIU?

    RESULTADO: subfaturamento e prejuízo certo de bilhões de dólares.

    Não é de se estranhar que a maior reserva de nióbio em extração está na cidade de Araxá (MG). O prefeito atual foi eleito pela interessante e inusitada coligação de 14 partidos: PT/PDT/PL/PMDB/PSDB/PSC/PP/PPS/PFL/PSDC/PSB/PV/PSL/PC do B.

    Isso após Lula ter se hospedado na casa do presidente da CMN, a maior exploradora do nióbio brasileiro, e de ter seu programa Fome Zero financiado pela ONG dessa companhia (Folha de S. Paulo).

    Estão imaginando o mesmo que eu?

    E tem mais:logo após o assento do PT no governo nacional, o presidente Lula decretou a criação da reserva “indígena” Raposa Serra do Sol…

    E é de se estranhar mais ainda quando os índios se rebelaram, pegaram em armas e fizeram policiais federais como reféns, exigindo o cancelamento do decreto que cria a tal reserva. Perguntinha ingênua: mas se não são os índios que estão exigindo a criação da reserva, quem seria?

    Ganha uma das maiores reservas do mundo de urânio e nióbio quem souber responder…

    Para finalizar, em recente entrevista o secretário de Turismo da cidade de Araxá relatou a importância do Nióbio…

    “Pra que vocês tenham uma idéia daqui, os hotéis da cidade vivem abarrotados… e não só pelos turistas que visitam a cidade em razão do balneário junto ao Grande Hotel, onde se encontram os tratamentos em saunas, duchas, hidroterapia, mecanoterapia e aplicação da lama medicinal… os hotéis ficam abarrotados principalmente pelos americanos, japoneses, europeus, canadenses, árabes, e endinheirados do mundo inteiro atrás desse tal de nióbio…eles precisam dele para mil e uma utilidades… principalmente para a fabricação das turbinas dos aviões…”

    Com a palavra, a sociedade brasileira!!!

  9. Simples de se resolver. TOT dos avanços tecnologicos, parceiras e socialização das organizações que cresceram agregando valor a estas matérias primas que tanto querem diminuir as taxas.
    E quanto aos esforços de independencia? De soberania? Guerras travadas para que o que há de riqueza mineral chinesa seja chinesa? brasileira seja brasileira? Esforços seculares não contam? E sim o de poucas centenas de anos de avanços industriais e cientificos?…

  10. o doutor ENEAS tinha toda razão, e era taxado de louco pelos entreguistas, sanidade para esses FDPs talves seja vender a mãe, para um gringo ou um china, lamentavel.


    BLUE EYES, novamente muito bem, não sou contra privatizações, desde que sejam no setor de serviços ( e por um preço justo, não a putaria que foi a telebras) para que tenha a agilidade do setor privado, e não seja uma estatal cabidão de empregos de apadrinhado de politicos safados, MAS EM SETORES ESTRATEGICOS PARA O PAIS, NÃO, minerios, petroleo, hidricarboretos etc., NÃO, o ENTREGANDO HENRIQUE CARDOSO, e sua quadrilia deveriam e serem fuzilados, pelo crime de traição a patria, pelo menos torço que a historia faça a devida justiça a esse e muitos outro traidores atuais, saudações !!


    antonio disse: concordo em genero, numero e grau com o que voce disse !!!

  11. Espero não estar vivo para ver as reservas brasileiras serem tomadas na mão grande, sem FAs em condições de impedir, é questão de tempo.

  12. Edison, é bem possível que os lobos estejam de olho grande no que é nosso, mas será (será mesmo) que nossas lideranças não tenham, em vista da nossa precariedade defensiva, uma liança por debaixo dos panos com alguém? É conjectura minha mesmo.
    Eu não acredito que eles sejam tão infantis a este ponto, ou seja, de só contarem com o que temos para nos defender… alguma coisa a mais tem que ter…

  13. Novo Brazuk disse:
    14/03/2012 às 12:41

    Quero ver quem vai ter peito de ir lá e tomar na marra,assim como fizeram na Líbia,Iraque e Afeganistão.

    Claro Brazuk ,tem em conta que 1 só portaaviões dos USA é toda nossa forças armadas juntas,não escupa pra cima que te pode cair de cheio na cara.
    A china faiz bem,o Brasil que é trouxa vendemos niobio pra fora a preço de liquidação,fabricão coisas con eles e logo nos veta a venda pra gente ,isso como se chama?,isso é de trouxas,por exemplo os USA feiz que o brasil deixará de ganhar milhões com a venda de super tucano a venezuela ,y eles vetarão a venda alegando que tinha tecnologia americana no super tucano.que passa eles podem ter o monopolio da tecnologia ,mais não podemos ter o monopolio de terras raras,pimenta no cú dos outros é refresco,não.Os paises ricos com poucos recursos naturais são espertos eles querem colocar o valor dos recursos e não os que vendem.

  14. Os americanos, japoneses e a UE estão certos de procurar a OMC, aliás é o que o Brasil normalmente faz. Na última ganhamos o direito de retaliar os EUA em 300.000.000 e ainda não cobramos.
    Parece que estamos fazendo escola.
    ——–
    http://www.estadao.com.br/noticias/economia,omc-autoriza-brasil-a-retaliar-os-eua,427224,0.htm
    —————–
    http://www.ultimoinstante.com.br/setores-da-economia/setor-alimento-bebidas-fumo/37667-Brasil-ganha-processo-contra-EUA-OMC-por-tarifa-suco-laranja.html#axzz1p7Y1QrVf

  15. William, o único acordo desse tipo que conheço é a defesa do Japão pelos EUA, o que não é nada por baixo dos panos, é feito por acordos documentados.
    No caso do Brasil, a coisa é muito diferente,
    * nós não servimos como base militar em uma região distante do globo.
    * somos reservas de minérios, petróleo, água. (Japão não)
    * somos mercado consumidor de produtos e fornecedor de matéria prima.( Japão é produtor)
    .
    Ou seja, nós somos comida, caça, somos a vaca que dá leite, carne, couro etc.
    É assim que somos vistos, tratados como nosso governo sempre se comportou.
    Agora respondendo o questionamento, quem correu em socorro do Iraque, Líbia, Afganistão, quais acordos por debaixo dos panos para defessa deles?.
    Houve sim acordo para saquea-los em conjunto.Por que com o Brasil seria diferente?, a idéia de internacionalização da Amazonia prova isso.

  16. O Brasil só poderá afirmar sua soberania sobre terras raras e metais como o niobio quando efetivamente tiver condições de barrar qualquer aventura militar da OTAN, do contrário eles criaram varias nações indigenas na nossa amazônia sobre qualquer pretexto e nós ficaremos olhando e reclamando, ou então mandando nossos filhos para a guerra com fuzis FAL. Isso é estratégia brasileira, logo veremos isso mudar tal qual a China faz, quem vai lá tomar ou invadir?

  17. A China é poderosa. Tem um exército enorme, tem um arsenal nuclear suficiente para pulverizar qualquer idiota, que queira atacá-la. Por isso os americanos, os japinhas e a UE, vão por seus rabinhos no meio das pernas, e , vão aceitar as restrições de fornecimento, das terras raras impostas pela CHINA ! É isto ou nada! Já abaixo da linha do Equador, um Golias lombriguento e frouxo, vai quietinho, ….., quietinho, entregando, a AMAZÔNIA, para a felicidade geral dos amercanófilos canalhas e traidores!!!

  18. Se fosse na Amazônia, eles invadiriam ou teriam corrompido os nossos políticos.
    A China deve endurecer,nesse caso,pois o minério é deles.
    Vamos fazer a mesma coisa com os nossos minérios.

  19. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    13/03/2012 às 22:48

    “Com quotas de exportação, taxas alfandegárias e estebelecimento de preço mínimo, a China estaria infringindo os termos de sua filiação à OMC.”… que façamos o mesmo com o nióbio brasileiro… logo, logo a China abre as pernas… mas o governo sabio que ai está reconheceu prontamente os gafanhotos como pertencentes a OMC… esse governo é mesmo bossal… agora que fomos invadidos por tudo que é tipo de produto, desde cabo de vassouras até automovel, quer sobretaxar impotações dos produtos ching lings… pateticos…====Agre vão chorar às pitangas na OMC, o BRASIL tem de fazer o mesmo c o n nióbio e p ontem.Sds.

Comentários não permitidos.