Impasse na venda de S300 ao Irã

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Plano Brasil

O governo Russo não planeja retomar a venda de sistemas de defesa aérea S-300 para o Irã, informou o  Vice-ministro da Defesa, Anatoly Antonov,nesta terça-feira.

“Todas as restrições impostas pelo Conselho de Segurança da ONU serão seguidas”,

disse o vice-ministro.

“Garanto-vos que as restrições serão estritamente observadas e a Rússia não está agindo em violação das sanções.”

O contrato de $ 800 milhões assinado no final de 2007 entre os dois países, visava abastecer o Irã com sistemas de mísseis suficientes para equipar até cinco batalhões de S-300PMU-1 .

No entanto, em 22 de setembro de 2010, o presidente russo, Dmitry Medvedev assinou um decreto cancelando o contrato, alegando agir em conformidade com a Resolução do Conselho de Segurança da ONU o qual proíbe o fornecimento ao Irã de armas convencionais, incluindo mísseis e sistemas de mísseis, tanques, helicópteros de ataque, aviões de guerra e navios.

Fonte: Ria Novosti

19 Comentários

  1. Seria a hora de o Brasil tentar comprar esse sistema dos russos,más parece que tem medo de chamar a atenção do mundo se rearmando.O Brasil ainda se comporta como uma paíseco subserviente,falta politicos de coragem e visão,além de honestos nesse Brasil!

  2. Essa é a Russia. Tenta se mostrar ao mundo como uma opção contra os Estados Unidos, mas na hora de mostrar sua coragem, acabam fazendo tudo o que os Estados Unidos querem.

  3. Voce se engana DANDOLO a Russia tem mais é mesmo que seguir a risca as resoluções do CS para fazer valer suas devisões no mesmo.

  4. É óbvio que se a Russia vendesse todo esse material ao Irã já seria um problema muito grande para EUA e Israel, pois as condições para bombardear as usinas nucleares iranianas seriam mais dificeis apesar de ser uma geração abaixo do que os russos tem agora, os S300 são capazes de ferrar as tentativas de bombardeios !

  5. Ou então não querem mostrar que o seu sistema é incapaz de suster a ofensiva Americana (como poderá acontecer). POis assim os países que tem S300 não iriam fazer upgrades, nem comprara mais aos russos sistemas anti-missil

  6. Comprar esse sistema dos russos?

    Acham que o governo vai se indispor com a Folha, Globo, Estadão? Logo em ano eleitoral e o país sob possível vulnerabilidade devido ao terrorismo cambial do exterior?

    Vão sonhando…

  7. Ygor disse:
    13/03/2012 às 16:49

    Seria a hora de o Brasil tentar comprar esse sistema dos russos,más parece que tem medo de chamar a atenção do mundo se rearmando.O Brasil ainda se comporta como uma paíseco subserviente,falta politicos de coragem e visão,além de honestos nesse Brasil!=========Se existe tal coisa ela e oriunda dos Chefes militares Brasucas,por causa da influência ianks..lamentável, trágico mesmo.Sds.

  8. Se os russos e os chineses, que teem poder de veto na onu, vão seguir todas as restrições impostas pelo conselho de segurança, algum bom motivo eles devem ter e não é por questão ideológica, com certeza.

  9. Tudo bem Russia?! Tudo bem, quem é você?
    Eu sou EUA, representante da ONU. O que você manda?
    É o seguinte se vender os S-300 para o Irã, e difilcutar nossa ação, vamos te tirar da sociedade, ai você sabe,-$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$, entendeu?! Claro, nossos S-300 não estão a venda.

  10. O Brasil, pode fazer uma proposta de compra dessas baterias S300 da Russia, e também os S400. 36 baterias TORM2 para EB; Se quer ser grande tem que pensar grande; 120 caças SU-34 para MB, 120 SU-35 para FAB, 100 caças de 5 geração para os JAGUARES/PAMPA/SANTA PUA/PACAU da FAB. ai quero ver quem entra no nosso espaço áereo.
    BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

  11. “Garanto-vos que as restrições serão estritamente observadas e a Rússia não está agindo em violação das sanções.”

    QUEM ACREDITA EM PAPAI NOEL AQUI!

    OBS:

    A “resistência” vale levantar a mão;por favor vamos dá uma oportunidade aos outros também…. TÁ!

  12. O Brasil ainda se comporta como uma paíseco subserviente,falta politicos de coragem e visão,além de honestos nesse Brasil!
    =========

    Carlus Argus:
    Se existe tal coisa ela e oriunda dos Chefes militares Brasucas,por causa da influência ianks..lamentável, trágico mesmo.Sds.

    Que a verdade seja dita!

    Infelizmente é a pura verdade o que diz o Calus argus, por isto os SU-35 + Pak Fa ( com participação no desenvolvimento…) da proposta russa no F-X2, foi excluída logo de cara e o que passou para a fase seguinte foi gripem e F18….
    O Rafale por sua qualidades é justo que esteja na “short list” Fabiana.
    más gripem ou F18, no lugar do SU-35 + Pak Fa? Não dá para entender!

    E isto foi decisão de alguns militares norte-americanizados de alto escalão da FAB, sem interferência do governo e/ou politicos, já que na primeira fase do FX-2, a FAB teve liberdade plena na seleção dos 3 finalistas da short list!

Comentários não permitidos.