Tradução e adaptação: E.M.Pinto
Plano Brasil
O governo Russo não planeja retomar a venda de sistemas de defesa aérea S-300 para o Irã, informou o Vice-ministro da Defesa, Anatoly Antonov,nesta terça-feira.
“Todas as restrições impostas pelo Conselho de Segurança da ONU serão seguidas”,
disse o vice-ministro.
“Garanto-vos que as restrições serão estritamente observadas e a Rússia não está agindo em violação das sanções.”
O contrato de $ 800 milhões assinado no final de 2007 entre os dois países, visava abastecer o Irã com sistemas de mísseis suficientes para equipar até cinco batalhões de S-300PMU-1 .
No entanto, em 22 de setembro de 2010, o presidente russo, Dmitry Medvedev assinou um decreto cancelando o contrato, alegando agir em conformidade com a Resolução do Conselho de Segurança da ONU o qual proíbe o fornecimento ao Irã de armas convencionais, incluindo mísseis e sistemas de mísseis, tanques, helicópteros de ataque, aviões de guerra e navios.
19 Comments