Nixon e Mao: o aperto de mão que redefiniu o mundo

22 de fevereiro de 1972

A mais importante relação bilateral do mundo começou a ser construída há 40 anos, quando o republicano e então presidente dos Estados Unidos Richard Nixon foi recebido em Pequim pelo líder comunista Mao Tsé-tung, em um encontro que surpreendeu o mundo e abriu caminho para a futura integração da China à economia capitalista.

Os dois países tinham um adversário comum, a ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), o que facilitou sua aproximação apesar das diferenças ideológicas.

Em 1970, Nixon expôs sua estratégia de paz: reduzir a presença militar americana no mundo, começando pelo velho continente. Para pavor dos aliados europeus, que viam Moscou mais perto da supremacia nuclear, a Doutrina Nixon soava como a capitulação americana. Houve quem anunciasse o final da Guerra Fria.

Mas os EUA não perderam a disputa, num movimento inesperado, mudaram o jogo, convidando mais jogadores ao tabuleiro. E para realizar essa difícil manobra Nixon fez algo na categoria do inimaginável: em 1972, foi à China.

A Casa Branca sabia que parte crucial da viagem era convencer a opinião pública americana que muitos benefícios adviriam do reatamento das relações sino-americanas. Sabia também que o encontro precisava causar uma boa impressão aos seus aliados internacionais, para diminuir a animosidade em torno de sua duvidosa política externa. Washington calculou as variáveis. Henry Kissinger, então Secretário de Estado americano, fez uma visita prévia à China para costurar a retomada das relações, em julho de 1971. Saiu de lá com um convite para Nixon, que prontamente foi à TV comunicar aos americanos que visitaria a China em breve.

O encontro com MaoTsé-tung e as conferências com o primeiro-ministro Chu En-lai eram eventos de suma relevância mundial. Para registrar esse acontecimento histórico, um show midiático foi armado. Jornalistas até hoje se lembram do frenesi das redações e da acirrada disputa por credenciais.

Fevereiro de 1972

A cobertura mostrou o lado turístico, encantador e amistoso da China sendo redescoberta pelos americanos, exatamente como o RP de Washington planejou, mas não falhou em analisar cada movimento de Nixon, decodificando a intenção política por trás de seus passos.

Fonte: Estadão – Arquivo Estado

14 Comentários

  1. duas frases podem dizer minha opinião sobre esse post,”O amigo de antes,é o inimigo de agora” e “Mantenha seus amigos perto,e seus inimigos mais perto ainda”

  2. Grande e magistral manobra do ainda jovem Henry Kissinger.
    Essa manobra viria ajudar a derrubar a União Soviética, alguns adiante, sem um só tiro.
    Ajudou a encerrar a Guerra do Vietnã, trouxe um gigante novamente para o lado americano.
    Não esquecendo que a ressonancia só foi possível pelo fenomenal Chou En Lai do outro lado.

  3. Nixon foi a China visando escravizar o povo chinês para aumentar os ganhos estadunidenses, Mao aceitou a escravização de seu povo para aprender com os EUA como escravizar outras nações, Nixon queria fazer dos EUA algo extremamente superior e conseguiu, Mao queria um parque industrial e conseguiu, Nixon iniciou o fim dos EUA, Mao iniciou a glória da China, a diferença entre os dois e as nações é que uma se denomina capitalista e a outra comunista, mas são farinha do mesmo saco.

  4. nao podemos esquecer que Mao Tsé-tung e seu comunismo matou mais de 76 milhoes de pessoas ele é pior que HITLER.

  5. Marco Quiodine….Quantos brasileiros já foram mortos e ainda são mortos por Governantes no Brasil direta e indiretamente? Ou você acha que essas mortes são mero destino? Incompetência e ganância também causam mortes…Hitler e MAO em minha visão mataram para desenvolver e garantir um futuro promissor, assim como USA com seus Baby Boomers…isso não os tornam bons, pelo contrario os tornam parte da frase “os meios justificam os fins”…Maquiavélicos mesmo são nossos governantes que nós matam para seu BEL PRAZER egoísta, prefiro que haja mortes por um futuro MAIOR.

  6. Como eu não canso de dizer, em política internacional, tudo é dinheiro… Ou seja, o dinheiro está por trás de tudo. Os dois países lucraram muito com esse aperto de mãos.

  7. O ponto X da questão é: se americanos e europeus pararem de consumir produtos da China, os chinas vão morrer feito moscas… FATO… os chineses nunca irão querer o fim do imperio americano… precisam deles ricos para continuar a crescer… só os antiamericanos enrustidos é que torcem contra… esquizofrenia pura… rsrsrsrsr… de que lado mesmo que vcs estão?… China, Russia?… logo a Russia, maior consumidora de produtos de luxo ocidentais… rsrsrsrsr… aprendam a enxergar o obvio… eles precisam dos EUA ricos… queiram vcs ou não… rsrsrsrsr…

  8. Iniciativa dos EUA para conter a influência soviética na região. Da aproximação, surge o Comunicado de Xangai (abertura da China para o mundo), o regime comunista biruta e sem foco é meio que deixado de lado e a China passa a ter um foco, e começa a jornada do crescimento economico vertiginoso.

    “Quando a China despertar, o mundo tremerá”(Napoleão Bonaparte).

    A China sempre foi um império com grande potencial. Já foi a nação mais rica do mundo. Os chineses reaprenderam a ganhar dinheiro. Sobre a mão de obra barata nas camadas mais básicas: se a mão de obra é farta, o salário será baixo. Isso é óbvio.

  9. Realmente a China quer os EUA e Europa economicamente fortes para consumirem seus produtos industrializados.
    Qto ao Brasil a China nos quer como fornecedor de materia prima primaria e comodites (minerio de ferro, Nióbio, soja, petroleo, etc.). EUA e China, do lado de um ou de outro. É trocar seis por meia duzia.

  10. Então OS BOSTÉRICOS acham que se o mundo Ocidental para de consumir os produtos da China a China vai falir rsrs rsrs Mas OS BOSTÉRICOS com certeza não boicotarão o dinheiro Chines não é mesmo pois este é o que lhes esta aliviando as hemorróidas rsrs rsrs A gente le cada bosteridade rsrs rsrs não compre miojo sabor cachorra mas aceite o dinheiro do fabricante de miojo rsrs rsrs Então se o Brasileiro pensar em progresso e capacitação e beneficiamento ja que nunca nos foi disponibilizado por “NOSSOS AMIGUINHOS SECULARES” detentores das tecnologias e monopolizadores das mesmas e buscarmos alternativas NA MENTALIDADE DOS BOSTÉRICOS é o mesmo que vendermos nosso pais,nossa soberania e passarmos a sermos demonios vermelhos rsrs rsrs BLUE EYES voce pergunta aos demais a quem eles servem,pergunte-se a si proprio a quem voce serve porque voce e alguns outros servem apenas aos propositos dos que nos subjugam,nos condicionam e nos chantagiam e ainda se acha Patriota ou mais Brasileiro do que os outros.BOSTÉRICO o povo Brasileiro ja se cansou de papinhos recheados de filosofias e doutrinas vendidas e a maioria dos Brasileiros pouco se importa com a cor da bunda do boneco e sim no que poderemos fazer de melhor pelo Brasil.Cara deixa de ser fantoche a serviço de Vampiros Corsarios,ideologias vendidas e teologias manipuladoras xenofobicas e passe unicamente a ser simplesmente Brasileiro se é que tu és mesmo Brasileiro.Queria voce ou não o Brasil é BRICS e vai avançar como BRICS e não como capaxo de Corsarios Anglo-Sionistas rsrs rsrs

  11. felipe augusto disse:
    04/03/2012 às 14:54a diferença entre os dois e as nações é que uma se denomina capitalista e a outra comunista, mas são farinha do mesmo saco.


    perfeito, matou no ninho a questão !!!

  12. Tem gente que ainda não entendeu que quem fala demais é porque não tem nada a dizer… sempre as mesmas palavras pre-concebidas desafiadoras de moinhos de vento… morreu e ainda não sabe… Dom Pixote de Lo Rio…

  13. Eu não vejo a hora da China ser a potência dominante e começar a exportar sua cultura para o Brasil.
    Tomara que comecemos logo a adotar aquela “moda” que condena os servidores públicos corruptos a levarem um tiro na nuca.
    Ou será que essa não pega por essas bandas?
    Rsrsss

Comentários não permitidos.