Defesa & Geopolítica

Coreia do Sul pretende instalar em Portugal centro de formação para pilotos de jatos supersónicos

Posted by
T-50 Golden Eagle

A Coreia do Sul pretende construir em Portugal um centro de formação de pilotos que terá jatos supersónicos militares de formação (T-50) da Indústria Aeroespacial Coreana (KAI), informou hoje uma fonte governamental, citada pela agência de notícias sul-coreana Yonhap.

A fonte do Ministério da Defesa sul-coreano, que não quis ser identificada, disse que Portugal foi escolhido como parceiro numa negociação inicial, no ano passado, para o consórcio internacional militar do centro de formação de voo (IMFACC, sigla em inglês).
A mesma fonte disse que as negociações finais estão em andamento e estão a resolver detalhes que poderão levar à assinatura de um memorando de entendimento já no próximo mês.
O plano do IMFACC vai fazer a Coreia do Sul injetar 300 mil milhões de wons (202 milhões de euros) em 30 anos para a criação de um centro de formação de pilotos de jatos.

O centro será ocupado por instrutores sul-coreanos que serão encarregados da formação de pilotos estrangeiros nas aeronaves da KAI.
Os T-50 Golden Eagle estão a serviço da Força Aérea sul coreana e são aviões de formação com características de voo semelhantes a muitos caças e aviões de ataque de primeira linha.
Seul tem examinado vários locais para um IMFACC, visitando os Estados Unidos, Austrália, Filipinas e na Espanha, como parte do seu programa para atrair o interesse internacional no jato sul-coreano.
Atualmente, a Indonésia tem uma encomenda de T-50 e planeia usá-los para o treino avançado dos pilotos da sua Força Aérea.

6 Comments

shared on wplocker.com