China eleva orçamento de defesa em 11,2 por cento

Sugestão: Lucena
CHRIS BUCKLEY – REUTERS

A China vai aumentar seu gasto militar em 11,2 por cento neste ano, afirmou neste domingo o governo, revelando o primeiro orçamento da Defesa do país desde que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lançou uma política “pivô” para reforçar a influência norte-americana na Ásia e no Pacífico.

A elevação anunciada pelo porta-voz do Parlamento, Li Zhaoxing, vai levar os gastos oficiais com o Exército a 670,3 bilhões de iuans (110 bilhões de dólares) em 2012, após um aumento de 12,7 por cento no ano passado e uma série quase perfeita de crescimentos de dois dígitos nos últimos 20 anos.

Especialistas internacionais apostam que o orçamento público de Pequim é menor do que o gasto real em modernização militar, o que enervou os vizinhos asiáticos e causou repetidos apelos de Washington para que a China compartilhe mais sobre as suas intenções.

Li afirmou que o mundo não tem nada a temer, e que os recursos gastos são baixos em relação ao Pentágono.

“Você pode ver que temos 1,3 bilhão de pessoas, um grande território e uma longa costa, mas nossos gastos de Defesa são pequenos se comparados aos de outros grandes países”, afirmou Li em coletiva de imprensa antes da sessão anual do Congresso Nacional do Povo, a legislatura controlada pelo Partido Comunista e que vai aprovar o orçamento.

“O limitado poder militar da China tem o fim de preservar a soberania nacional, a segurança e a integridade do território”, afirmou Li, ex-ministro das Relações Exteriores. “Fundamentalmente, não há ameaças para outros países.”

Os vizinhos asiáticos, contudo, estão apreensivos com a expansão militar de Pequim, e esse novo aumento de dois dígitos pode reforçar as preocupações no Japão, na Índia, no Sudeste Asiático e em Taiwan, que tem sua própria administração, mas que a China considera parte do seu território.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, procurou assegurar aos seus aliados asiáticos que os Estados Unidos continuarão sendo importantes na região, e o Pentágono afirmou que vai “rebalancear a região da Ásia-Pacífico”.

“Onze por cento para o orçamento de defesa da China é o que eu caracterizaria como um aumento relativamente considerável”, disse C. Uday Bhaskar, ex-diretor do Instituto Indiano para Estudos de Defesa e Análises, em Nova Délhi.

O orçamento norte-americano proposto por Obama para o ano fiscal de 2013 prevê ao Pentágono de 525,4 bilhões de dólares, cerca de 5,1 bilhões de dólares a menos do que o aprovado para 2012.

Fonte: Estadão

12 Comentários

  1. Enquanto a china eleva seus gastos militares, sem falar dos extra ofiaicis, os ianks cortam o seus, e mt outros cortes vão ocorrer….o 3 mundo os esperam, sejam mt bemvindos. Sds.

  2. Gostaria de ver o Brasil entendendo, como a China, seu valor para a história da humanidade e, como a China, investir na potencia que foi destinada a ser. Mas entendo que a China, e todas as grandes potencias, exceto os States que tem praticamente o mesmo tempo de independencia mas uma formação etnica diferente, tiveram bastante tempo para formar uma sociedade com entendimento da identidade das suas nacionalidades e cidadanias, apesar de todas a dificuldades que já passaram.

  3. Acho que orçamento militar chines sobe conforme o crescimento do país em si mesmo, já o estadunidense esta super-inchado faz tempo, em um país sem qualquer crescimento jaz anos.
    Quem passa um perigo real é a India, pois vejo que o primeiro conflito chines vai ser uns conflitos pontuais contra a India entre disputas fronteiriças.
    Todos os movimentos militares desses gigantes apontam pra isto.

  4. O BRASIL TEM DINHEIRO PRA FAZER ISSO, SÓ BASTA ACABAR COM UMA PARTE DA CORRUPÇÃO, SEI QUE SERIA DIFICIL ACABAR COM TODA MAS SE A METADE JA SERIA ÓTIMO, SOBRARIA PELO MENOS 40 BILHÕES DE REAIS PRO GOVERNO INVESTIR A MAIS NAS FORÇAS ARMADAS, SEGUNDO REPORTAGENS O BRASIL TEM PELO MENOS 86 BILHÕES DE REAIS DESVIADOS POR ANO, IMAGINEM!!!
    E MESMO ASSIM O BRASIL TEM DINHEIRO PRA ISSO, SÓ NÃO AUMENTA POR FALTA DE VONTADE POLITICA !

  5. O NOVO SINDICO DO PEDAÇO
    .
    .

    É assim,enquanto um sobe o outro desce,é o efeito gangorra.
    .
    O governo americano,através das notícias passadas,está em uma verdadeira encruzilhada;“deixar de almoçar para poder jantar” e será assim que ele deverá custear a sua força armada nos próximos anos.
    .
    A população americana já a muito esta sentindo os efeitos dessa loucura,estão pagando um preço alto pois a maioria está apertando o cinto para sobreviver no outrora “país das maravilhas”.
    .
    A aristocracia conservadora americana,motivada pela vaidade,ainda não aceito que a sua época já esta indo embora e uma nova administração esta já batendo na porta.
    .
    Também veremos que de nova administração,só a cara de olhos puxado do sindico,pois as regras serão as mesmas ou pior_Rsrs…
    .
    Só o saudosismo e uma penca de inimigos,ficarão para contar a história do defunto e acalentar as resignadas viúvas,os americanófilos;que já se sentem sem o chão debaixo dos pés_Hehehe….
    .
    Do jeito que anda a carroça,a hegemonia bélica americana(a sua força armada),perderá em pouco tempo a sua hegemonia mundial,mais cedo que muitos imaginam más porém,continuará sendo uma das mais poderosas do mundo,como é a da Rússia ,a francesa;se serve de alento para os resignados americanófilos de plantão.
    .
    Assim como a URSS,que não teve condições de manter o seu complexo bélico;bem muito daqui sabem como terminou aquilo tudo;muitos militares russos desempregados,foram prestar os seus serviços aos sub-mundo do crime;(a máfia russa).
    .
    Oxalá que não seja o mesmo destino dos militares americano,o tráfico de armas e drogas seria o novo “general” para muitos(como se isso já não acontecera,os mexicanos que o digam).
    .
    O problema será que com o tempo,o orçamento chinês supere a dos americanos na defesa e a tecnologia,é extremamente dinâmica;basta vê esse dinamismo na cibernética(celulares e computadores,por exemplo).
    .
    Todo ano há uma novidade no mercado;o quê no começo era novo,já será superada no mesmo ano,um superando outro em curto espeço no tempo.
    .
    A base dos armamentos moderno é isso ai,uma tecnologia superando a outra em pouco tempo e a única coisa que movimenta tudo isso,é muito dinheiro!
    .
    Não é do costume dos americanos,compartilhar informações e tenologia de ponta sensíveis,basta vê o projeto da jaca do F-35 e os embargos que eles fazem com os outros,ou seja eles são muito limitados no que se referem em parceria se comparamos com as do russos com os indianos,por exemplo.
    .
    .
    .
    (A gora devemos preparar os lenços para o choro;como sempre)-Rsrsrs…

  6. “É assim,enquanto um sobe o outro desce,é o efeito gangorra.”
    Um está descendo mas o elevador está no 52º andar.
    O outro está subindo e está no 11º.
    Supondo-se que nada altere a tendência de um descer e do outro subir, eles se encontrarão lá pelo 32º andar lá pelo ano 2030 ou 2040.
    Ou seja, o atual síndico ainda vai mandar no prédio por um bom tempo, mas claro, os admiradores da milenar cultura oriental não se contêm e partem já agora para os aplausos e abanos do tradicional livrinho vermelho, em lágrimas, mistura de alegria e êxtase.

  7. E não duvido que o elevador chinês comece a subir mais rápido tendo em vista que nós, aqui do Brasil, ajudamos a financiá-lo já que compramos dos chineses desde “terços” (pasmem), passando por cuecas, lápis e radinho de pilha.
    Como lá a mão de obra é barata, o que sobra vai para botar combustível no elevador.
    Enquanto aqui no Brasil, teme-se uma invasão americana.

  8. Hahahahah…! é impressionante….Hahahah….olha ai a truta de novo!….Hahahahah….é a mesma…Hahahaha…!
    .
    .
    (Essa isca pega bobo realmente é infalível!)

  9. Bosco disse:
    04/03/2012 às 21:55 Infelizmente o que tu diz é uma grande verdade.
    Mas antes de culparmos nossos politicos, que por sinal tem muita culpa, tambem devemos ver qual o comprometimento de nossos empresarios (com o Brasil) com essa situação, não foi raro em nossa historia observar abusos por parte do nosso glorioso industrial quando o pais tinha reserva de mercado.

Comentários não permitidos.