Comandante da Marinha diz que Brasil está em alerta sobre ação de piratas Renata Giraldi

Sugestão: Gérsio Mutti

Renata Giraldi – Repórter da Agência Brasil

O comandante da Marinha, almirante de esquadra Júlio Moura Neto, disse hoje (1º) que o aumento da pirataria na região do Oceano Atlântico preocupa o governo do Brasil. Ele informou que a Marinha colabora com forças na Costa Ocidental da África para evitar que a ação dos piratas alcance o Brasil. Moura Neto está na Cidade da Praia, na África do Sul, onde participa como observador das discussões sobre uma série de operações militares no continente.

“É uma preocupação mundial o aumento da pirataria. A pirataria está na Costa Leste da África, mas [observamos que há uma]  tendência que isso possa avançar para a Costa Oeste [da África], que envolve o Oceano Atlântico. O Brasil observa isso com muita preocupação. Ainda não chegou à costa brasileira, mas pode vir a chegar. Combatê-la é um desejo nosso”, disse o comandante.

“Temos participado como observadores do [fórum] Africa Partnership, cujas operações ocorrem no Golfo da Guiné, mas ainda não enviamos quaisquer meios navais para essa área”, acrescentou Moura Neto. A possibilidade, porém, segundo ele, não está afastada.

Fonte: Agência Brasil

16 Comentários

  1. Piratas sempre existiram, e a seculos eles sabem se forem pegos é (aguatumulo).
    O direito de navegação em águas internacionais é de responsabilidade do comandante.
    A bala come…

  2. E com poucos navios de superficie, e só 5 subs…ñ dá nem efetuar uma patrulha próxima do eficaz…deboche, eramos pa ter no mínimo uns 17 subs convencionais, no mínimo…sds.

  3. O nobre Almirante deveria passear na costa do Amapa,Para,Maranhão em um barco com a familia ou adentrar a foz do Amazonas para ver que a pirataria existe no litoral Brasileiro sim.Mas não é mesmo o nobre Almirante que nutre sonhos aficcionados de NAes Jamantas e Sub Nukes carecas e banguélas ao invez de priorizar subs modernos convencionais e aviação naval avançada.Esses Brasileirinhos e seus diminutos Q.Is. e seus sonhos de Itu.

  4. A MB nao possui nem navios suficientes para patrulhar nossa imensa costa quanto mais o oceano atlantico os poucos navios que nos resta sao todos velhos. Para mandar essa fragata para o libano teve que fazer canabalismo nas outras fragatas .

  5. Nas atuais circunstâncias que se encontra a nossa marinha e a grande área que ela tem que patrulhar fica difícil. Temos que melhorar muito para atingirmos o aceitável.

  6. O homólogo de Osama Bin Laden naval será o Capitão Jack Sparrow, só me parece que Capitão Jack do séc.XXI virá da África e não do Caribe. rsrsrsrsr

  7. *****
    StadeuR
    ***
    Bem anunciado essa imagen pois o Sul já esta infestado de corsários e piratas jaz tempo, só o Brasil que não usa lunetas em mar e encherga isto.

  8. QUE OS PIRATAS VENHAM PRA CÁ A POLITICA É SIMPLES, PRENDER, AFUNDAR OS NAVIOS DELES E AVISAR AOS OUTROS PIRATAS DE PERNAS DE PAU, SE VIREM PRA CÁ VÃO SOFRER O MESMO E ACABOU !

  9. A maioria dos piratas estao em Brasilia, e ate sabemos que se agrupam num so edificio e roubam a nacao de seu carater, e o bem geral da nacao. Eles criam uma condicao desfavoravel ao crescimento organizado do pais.

  10. Nelore falou tudo… dividem o Brasil em mil Brasis para poder roubar melhor… eles adoram o multiculturalismo, os apartheids e afins… ORGANIZAÇÃO então, é palavra anatema em Brasilia… VIVA A ANARQUIA BRASILEIRA!!! pois assim ganhamos mais dinheiro… NÂO… no Brasil não existem máfias… rsrs…

  11. Mas não dizem que o Brasil não tem inimigos? Porque essa preocupação toda com piratas de outro continente? Afinal, se um pirata perceber que o navio a ser atacado é de natureza ou bandeira brasileira eles não ameaçariam a embarcação. O greenpeace não disse que basta termos uma guarda costeira que combata tráfico de drogas e armas, e que não temos inimigos para um submarino nuclear?
    Mas deixando a ironia de lado, espero que o PROSUB e o PROSUPER estejam concluidos a tempo dessa eventual disseminação da pirataria no Atlântico. O primeiro projeto ja está em andamento, o que não deixa de ser importante.

  12. Que os piratas cheguem e aterrorizem o Atlântico Sul. Nosso governo só dará valor as nossas forças em caso de guerra. Espero que o Iate de um parlamentar seja vitima.

  13. Politicamente já foi dito o que tinha que ser dito, nada a acrescentar.Belicamente, devo esclarecer que se a MB pretende combater a pirataria com submarinos, Cristo! Troquem, com urgência TODO o Almirantado. Pirataria é um caso policial, para ser resolvido por aqueles navios que adquirimos dos ingleses e até agora não foram entregues (1 agora em 2012, não sei quando, outro em 2013 e o último em 2014). Submarinos são para manter as rotas de navegação livres de navios de guerra de nações inimigas. Navios de linha, ou seja, outros submarinos, fragatas, corvetas, cruzadores e etc… Não são para serem usados contra navios piratas, que são costeiros e de baixo calado. Os torpedos seriam inúteis, misseis caros demais e armas como RPGs poderiam causar danos de monta na embarcação. Em resumo… Só um desesperado colocaria um submarino em serviço antipirataria. Não confundir Piratas e CORSÁRIOS… Corsários são navios de guerra em missão de pirataria. Aí sim, aplicasse o submarino. []´s

Comentários não permitidos.