Para USAF, caças de quinta geração são cruciais para superioridade aérea

O caça F-35 (a frente) e o F-22 representam os mais modernos caças da atualidade, e são essenciais para manter a superioridade aérea dos EUA. (Foto: Lockheed Martin)

A Força Aérea dos EUA é o força aérea e espacial mais avançado do mundo e, com a integração de aeronaves de quinta geração, está ganhando novas vantagens táticas que transcendem além da furtividade em áreas como a capacidade de manobra aprimorada, capacidade multi-tarefa e sensores e sistemas integrados que pode se comunicar com outros sistemas de armas.

É por isso que é imperativo que as forças americanas continuem desenvolvendo e comecem a usar a quinta geração de caças enquanto elas mudam para nova estratégia baseada no Pacífico, de acordo com o tenente-general Herbert J. “Hawk” Carlisle, vice-chefe do Estado Maior de Operações, Planejamento e Requisições, da sede da Força Aérea dos EUA.

Durante o café da manhã mensal da Associação da Força Aérea em Washington, no dia 28 de fevereiro, o general disse que os caças de quinta geração, como o F-35 Joint Strike Fighter e o F-22 Raptor, são essenciais para manter a superioridade aérea e as competências essenciais de ataque de precisão global.

“O ambiente de ameaça continua a crescer, assim enquanto nós olhamos como vamos manter essas competências no futuro, e é onde os caças de quinta geração surgem”, disse ele. “Não é apenas sobre a capacidade stealth”.

O furtivo F-22 Raptor, o único caça de quinta geração em operação. (Foto: Senior Airman Vernon Young / U.S. Air Force)

“O F-22 é melhor do que qualquer outra aeronave do mundo no cenário ar-solo, exceto para o F-35, e o F-35 é melhor do que qualquer outra aeronave do mundo no cenário ar-ar, exceto para o F-22″, disse Carlisle.

O general disse que a Força Aérea pode continuar a manter a quarta geração de aeronaves de elite do mundo, mas isso não irá preparar os EUA para lidar com as ameaças no futuro. “A nossa Força Aérea tem de continuar a evoluir para atender a esses novos desafios à medida que avançamos para o futuro”, disse Carlisle.

Além da furtividade, a super manobrabilidade e a integração de sensores e equipamentos é essencial para a supremacia aérea com os caças de quinta geração. (Foto: Lockheed Martin)

Para ilustrar esta evolução e a tecnologia de quinta geração de jatos de combate, o general partilhou um cenário no qual um links de dados coordenadas por um F-22 com um submarino da Marinha lançava um míssil Tomahawk num alvo.

“Agora você tem duas plataformas furtivas, um submarino e um F-22, comunicando-se com a artilharia naval”, disse ele.

Esse nível de interoperabilidade é uma grande parte do que faz o avião de quinta geração, tão vital para a Força Aérea e para os militares dos EUA em geral, acrescentou. A aeronave não deve apenas ser invisível, mas também de ser altamente manobrável, ser capaz de realizar várias funções, e estas aeronaves devem também ser capazes de lidar com sensores e informações da aviônica de uma maneira em rede integrada não só para o piloto mas para toda a força combinada .

“Temos que ter uma capacidade de sistema integrado e tê-los em rede e integrados em toda a força”, disse ele. “Para mim, isso é tão importante em um caça de quinta geração como qualquer outra coisa.”

Texto: Tech. Sgt. Jess Harvey, Air Force Public Affairs Agency – Tradução: Cavok

22 Comentários

  1. A minha única critica ao F-35 e ao F-22 são seus altíssimos custos de compra e o alto custo de operação do F-22. Porém o dinheiro é deles, eles que façam o que achar melhor. O que acho é que os estrategistas americanos estão perdendo o alvo, estão se focando excessivamente na guerra convencional, eles podem vencer qualquer país numa guerra direta, porém não são capazes de vencer grupos insurgentes pois tudo que possuem foi pensando num cenário de guerra entre países, e não contra grupos rebeldes. Porém nunca é tarde demais para evoluir e adaptar.

  2. Dizer que um projeto 5.0 que ja tem filhos e em breve tera netos como o F22 que de tão stealt ninguem o ve voando e um photoshopado nono turbina como o F35 que alem de constantes revisões de projeto são os caças 5.0 mais avançados do mundo chega a ser deprimente rsrs rsrs é mesmo um mundo Disney rsrs rsrs Para eles T-50,SU50MKI,J20 são o que?Devem serem umas merdas não é mesmo rsrs rsrs como eles definem tudo o que não é de origem deles rsrs rsrs ELES DIZEM QUE O REI ESTA RICAMENTE VESTIDO MAS NA VERDADE ESTA NU E POBRE rsrs rsrs

  3. EUA ja domina quinta geracao
    paises como Inglaterra, Turquia e Japao participam do projeto F-35 inclusive construindo diversas partes.
    Russia ja construiu o primeiro prototipo do PAK, o qual a India tb participa do projeto.
    A China em 2010 fez o primeiro voo do seu caca de quinta geracao.
    A Coreia do Sul esta desenvolvendo um tb(ainda esta nos estagios iniciais)
    E o Brasil ??????? vamos nos defender com o nosso orgulho nacional Super-Tucano???????

  4. Quando é que os IANQUES GENOCIDAS MALDITOS vão pagar os US$ 15 TRILHÕES de sua DÍVIDA???? O MUNDO vai CONTINUAR CUSTEANDO as TRAVESSURAS BÉLICAS do Tio SAM PIRATÃO??????



  5. em fotos nota-se a melhor solução aerodinamica do F-22 ..frente ao F-35

    não é mero acaso que o Sukhoi T-50 se parece muito com o “raptor”

    ps. aos que criticam o F-22 ser caro.. estar em constante revisão.. entrou em operação 10 anos atrás.. e só agora os “possíveis adversários” surgem.

  6. INFELIZMENTE PARA ELES, OS CAÇAS SUKHOI PAKFA T50 É MUITO SUPERIOR EM VÁRIOS ASPECTOS E SE FOR DIZER EM FURTIVIDADE O RUSSO É IGUALMENTE PÁREO, ALGUMAS COMO VELOCIDADE, RADARES DE DETECÇÃO DE MAIOR ALCANCE, MANTEM O CHAMADO SUPER CRUISER,QUE MANTEM VELOCIDADE ACIMA DE 1.200 KM/H SEM PRECISAR USAR OS COMBUSTORES E MANTEM ESSA VELOCIDADE A PELO MENOS 40 MINUTOS E OS F 35 E F22 NÃO MANTEM ISSO NO MÁXIMO 20 OU 30, INCLUSIVE EM ANGULOS DOS RADARES ALARES OU SEJA NÃO ADIANTA O CAÇA INIMIGO VIR POR TRAS QUE ENTRARÁ NO RAIO DE AÇÃO DESSES RADARES, COISA QUE OS F35 E F22 NÃO FAZEM, MAIOR AUTONOMIA DE VOO SEM TANQUES EXTERNOS, ENFIM, VÁRIOS ITENS TRANFORMA O CAÇA RUSSO NA MAIOR E MAIS MORTIFERA MÁQUINA DE SUPERIORIDADE AÉREA JÁ FEITA E ELA TAMBEM É DE 5ª GERAÇÃO NÃO SO OS CAÇAS AMERICANOS E SÃO MAIS BARATOS QUE OS GASTOS DE COMPRA QUE OS AMERICANOS VÃO PAGAR POR UNIDADE JUNTO COM SEUS PARCEIROS EUROPEUS QUE SE JUNTARAM PRA FAZER E A RUSSIA FEZ UM MELHOR PRATICAMENTE SOZINHOS !
    LINK: http://sistemasdearmas.com.br/ca/pakfa.html

  7. JUNIOR meu amiguinho a India não so participa do projeto do t-50 que ja vai para seu segundo prototipo que voa mas constroi em casa o seu 5.0 desde de 2009 que chamasse SU50MKI com aquilo que muitos de voces diziam internet afora que os Russos não repassavam e péréré bóróró rsrs rsrs Esses aficcionados,hobbystas e lobbystas Yankees rsrs rsrs

  8. XTREME hehehehehe o Brasil ja possuia encouraçados desde 1800 e mulékinho hohohohoho e o que isso prova rsrs Do que adianta ter 5.0 a trocentos anos proibido de voar e um 5.0 com aquilo que voces sempre debochavam dos outros mono-turbina rsrs rsrs e sempre em revisão de projeto rsrs rsrs e sendo preciso pressionar militarmente paises para entrarem nesse programa para ajudarem no custeio rsrs rsrs voces Escravinhas Sadomasoquistas do Irmão Caim do Norte são mesmo uns capaxos rsrs rsrs



  9. como podem dizer que o avião russo é melhor se nem saiu da fase de testes…

    vamos ser realistas … hoje eletronica é que vence guerras … não adiantar ser mais rápido .. agil.. voar mais longe ..carregar mais armas…

    se o inimigo te “enxergar” antes … adeus .. Fato !!

  10. EUA tem muito dinheiro, sendo alguns destes inlicitos, como o petrolio do IRAQUE, compra tecnologia e aperfeiçoa, nada mais que isto. O que ninguem comenta é como eles usam tecnologia para matar inocentes, não tem reipeito por ninguem, sempre fazem guerra com quem não faz frente para eles e ainda pedem ajuda. Ser aliado de americano é o mesmo que dormir com o inimigo.

  11. TEM GENTE QUE NÃO LÊ DIREITO AS COISAS, RADARES MAIS POTENTES NO PAKFA T50 DO QUE OS DOS F22 OU 35 !!!



  12. tem gente que le.. mais potente .. ja acha é o melhor…o ideal é não emitir nada e só usar sensores passivos…a força bruta de radar pode ser usada para vencer a interferência eletrônica inimiga e/ou tentar localizar alvos furtivos … nestes casos adeus furtividade.

    1maluquinho .. de ser parente do Dandolo ..so fala M… kkk

    tecnologia 10 anos a frente … traduz-se em saber o que deu certo e o que não deu … quando Russos e Chineses tiverem algo de 5ª geração operando… os EUA terão o de 6ª saindo do forno…Fato !!!

  13. A blogosfera esta infestada de gente que “acha” que tem informações privilegiadas, que sabe mais do que esta esparramado na net… na verdade NINGUÉM sabe nada sobre caças e superioridade aerea… tudo é achismo… mesmos os mais tecnicos e conhecedores do assunto não se arriscam a puxar brasa para sardinha alguma… não são tolos de creditar superioridade a algo que é segredo ate para gente proxima aos projetos… quiça aos achistas de plantão… continuem achando que a realidade vai pregar peças em muito “entendido”… a unica coisa que posso dizer é que dinheiro faz a diferença e tradição em desenvolver tecnologia é com os yankes, gostemos ou não… FATO… os outros só copiam, e muito mal…

  14. o que o gringo fez no texto acima foi fazer uma propaganda do produto aviao ,e os russos fazem a mesma coisa o brasil tem condiçoes de fazer aviao do mesmo porte ,mas aqui temos a empresa embraer vendida para estrangeiros privatizada , e é por essas e outras que temos que comprar material belico de outros paises pois na verdade estamos dominados a muito tempo,somos proibidos de fabricar nosso proprio material.

  15. Quanta pre potência! Estão fazendo planos para um futuro que eles jamais terão. Esse papo de ameaças crescentes é tributario de todos as expanções facistas e nazis.
    A verdade é que o EUA sabe que não terão capacidades de ter uma força com maior numeros que as outras potencias, como tinham, e agora fazem esses tapas-buracos de F-22 F-35 onde valerão muito pouco contra radares baratos com processadores melhores.
    Assim vai ser só uma questão de boa interoperatividade e uma tecnologia bem estruturada por uma força de oposição determinada e bem financiada para fazer frente ao EUA, coisa que no séc. XXI não vai faltar

  16. E O DINHEIRO?
    .
    .

    Todo mundo sabe que para qualquer força armada para ser a melhor e a superior de todas,não basta ter só tecnologia para isso e sim muuuuito dinheiro.
    .
    O texto(Tech. Sgt. Jess Harvey, Air Force Public Affairs Agency) que bom no que se referem as especificações da técnica,só esquecera desce outro detalhe….o dinheiro_R$r$r$……
    .
    É só observar a China,não tem a estrada que tem a indústria aeronáutica EUA e a tecnologia que este tem más por causa do dinheiro e a determinação,aos poucos está chegando perto.
    .
    A Rússia a muito tempo esta desenvolvendo tecnologia de defesa visando os caças de 5º geração,basta vê que já se falam dos mísseis S-500,do qual a China tem o interesse pelos S-400.(planobrasil.com/2012/02/29/deu-no-cavok).
    .
    A tecnologia para um sistema de defesa em que os de 5° serão o seu alvo,já estão cheirando para sair do forno e os russos estão apostando as suas fichas neste segmento.
    .
    Um avião de 4º geração(rafale/sukoe) com mísseis ar-ar de última geração e com apoio de um sistema de defesa que possa identificá-los (5º geração) e assim contrabalançar o poderio aéreo,com certeza os de 5°(muuuuuito caros),irão ter muita dificuldade no “dogfire” com os de 4º de tecnologia mais recentes(sukoi/rafale),em vista como alguns pensam aqui.
    .
    .
    ***********
    .

    .
    Onde Está o Dinheiro?
    .
    Gal Costa
    .
    Onde está o dinheiro?
    O gato comeu, o gato comeu
    E ninguém viu
    O gato fugiu, o gato fugiu
    O seu paradeiro
    Está no estrangeiro
    Onde está o dinheiro?
    .
    .
    Eu vou procurar
    E hei de encontrar
    E com o dinheiro na mão
    Eu compro um vagão
    Eu compro a nação
    Eu compro até seu coração
    .
    (….)
    .

    .
    ***************
    .
    http://letras.terra.com.br/gal-costa/46122/

  17. Os ianks julgaram q pa[íses como China ,Rússia só teriam os seu caça invisíveis dentro de + 5 anos, erraram e feio, td estão aí e vão p a linha de produção em série. Já o f-22 vive + no chão q voando , cheios de “bugs” e já está quase extinto. O BRASIL…bem, isso é outra história mt triste.TrágicoSds.

  18. Nosso país já teve no projeto pak-fa com os russos mais deu para trais por conta do preço ser muito alto, sim sera mente nada pra segurança de uma nação sai caro nosso país tem uma grande nescidade em termo de aviações de combate esse nosso super tucano iria fazer um grande sucesso na segunda gerra mundial .

  19. .
    A saída para o Brasil era cancelar o FX-2 e entrar num consórcio de 5ª geração, até porque não temos nenhuma ameaça imediata e DAQUI A DEZ ANOS 4ª geração SERÁ LIXO velho.
    .
    Mas os dirigentes brasileiros vivem olhado pra trás… Parecem carangueijo…

Comentários não permitidos.