Governo do Rio poderá importar blindados para substituir caveirões

Por Vladimir Platonow – Edição: Andréa Quintiere

Os veículos blindados usados pelas polícias Civil e Militar do Rio, conhecidos como “pacificadores” ou, popularmente, como “caveirões”, serão substituídos por uma frota mais ágil e moderna. O governo do Rio está preparando uma licitação para a compra, que poderá envolver fabricantes internacionais. Especialistas da Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) estiveram nesta semana na África do Sul verificando os veículos usados pelo governo daquele país. Também já foram avaliados blindados russos e israelenses.

Leia: Veículos policiais produzir ou importar?

A possível compra de blindados estrangeiros é contestada pelo pesquisador de assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Expedito Stephani Bastos. Se a importação for concretizada, ele teme que isso enfraqueça a indústria brasileira do setor, favorecendo a geração de empregos apenas no exterior.

“Nós temos veículos maravilhosos e vamos dar emprego em outros países. Isso mostra que não existe uniformidade em nossa estratégia nacional de defesa. Quando o governo divulga que quer recriar a indústria de defesa brasileira, compras desse tipo só atrapalham, não ajudam em nada”, disse o pesquisador.

Outro empecilho se houver importação, segundo ele, será a dificuldade na reposição de peças e equipamentos, o que poderá deixar os veículos fora de operação por um longo tempo. “Não adianta comprar um blindado importado, porque haverá uma cadeia logística extremamente cara e na hora em que não houver mais suporte esses veículos vão ser sucateados. Vai acontecer de ficarem parados várias semanas esperando uma peça, assim como já ocorre com aviões e helicópteros.”

Para o pesquisador da universidade mineira, a compra de blindados urbanos no exterior não se justifica, mesmo que o preço seja mais baixo. “Esses veículos são bons, mas não têm nada de sofisticação que a nossa indústria não tenha capacidade de fazer. É um patamar tecnológico que o Brasil dominou nos anos 1980. Mesmo que aqui saísse mais caro, agregar tecnologia e desenvolver um produto nacional é muito mais importante do que trazer de fora.”

A solução, segundo Expedito, é investir em empresas nacionais que já produzem veículos semelhantes. “Nós tivemos boas empresas e ainda temos algumas sobreviventes que têm capacidade de produzir e de criar dentro da uniformidade que se necessita. Mas não se investem nelas e não se abrem linhas de financiamento.”

O governo do Rio divulgou nota informando que a compra de novos blindados faz parte de uma série de medidas adotadas para atender a demanda de segurança dos grandes eventos internacionais que serão realizados nos próximos anos, principalmente a Copa do Mundo e as Olimpíadas. A assessoria da Seseg não soube dizer quantos blindados estão sendo cogitados, nem o valor total da compra. Disse apenas que a aquisição seguirá a Lei 8.666 [lei das licitações]. Um aviso público com as especificações do novo blindado foi publicado pela Seseg no dia 6 de fevereiro e enviado a embaixadas de diversos países.

Mas nem a proximidade dos eventos esportivos e a necessidade de modernização rápida da frota convencem o pesquisador da UFJF de que será preciso haver importação. “Querem tudo pronto, em prol de Copa do Mundo e de Olimpíadas. [Se houver importação] nós não estaremos comprando a tecnologia. Estaremos virando meros usuários de veículos. É o nosso grande erro estratégico. Na hora em que abrir esse corredor, todos [os estados] vão comprar e a indústria nacional acaba.”

Fonte: Agência Brasil

 

31 Comentários

  1. A Avibrás já tem o veículo pronto, do mesmo porte do da imagem. Por quê não o adquiri? Qual a diferença? Propina ou conchavo político? Seja qual for, não se justifica. []´s

  2. Na minha Opiniao Deveria Produzir aquii e pode ser o Gladiador msm mas Caso a Policia Civil ou BOPE quiser Veiculos Importados o GAZ TIGRE-2975 Russo seria a melhor opção ate porque a EB tah entereçada em produzir aqui msm esses Veiculos =DDD

  3. Então não sou eu o maluco que acha graça dessa politica de “RECRIAR” a industria Brasileira de defesa uma patetica falta de Patriotismo e uma balsa cheia de oportunidades de propinas e desvios.Ate mesmo os Russo em 2010 quando divulgaram midialiticamente entrevista na FIDAE2010 sobre ofertas ao Brasil disseram que na area de industria de blindados os Brasil é bem resolvido.É inaceitavel citar a palavra RECRIAR se destruiram e os escombros que restaram disponibilizam a gananciosos fora do ramo a unirem-se com lobos extrangeiros.Chega a ser revoltante e ainda mais quando se especulam os modelos de auisições ainda virem Jurassicos com sonhos aficcionados a quererem ver o Brasil cheio de coisas inuteis que jamais nos darão poder de dissuasão.Alem dos picaretas que roubam e mamam este pais esta cheio de idiotas na estrategia e pior ainda quando são movidos por pura xenofobia-ideologica ou por mero capaxismo.Podemos fazermos excelentes veiculos blindados,foguetes,balisticos,submarinos,corvetas,fragatas e caças e simplesmente JOGAM CONTRA A INDUSTRIA NACIONAL E CONTRA O BRASIL.O Brasil sera uma nova republiqueta ao estilo sudeste Asiatico a montar com consolo de nacionalização de material secundario e ainda tem otario que acha isso bonitiA quem se destinam?Tonho e idiota comemorando empregos,que empregos?Quantos?A quem se destinam?É como o polo-petroquimico de Pernambuco afastado dos grandes centros produtores que mais servira quem sabe a Hugo Chavez processar seu Xisto impuro,pois ficaria inviavel devido ao encarecimento de transporte enviar para la o grosso de nossa produção.Estaria melhor se fosse localizado em Camaçari BA e futuramente quem sabe com a viabilidade do Xisto Amazonico fazermos um na região norte.Esse Brasil sem pé nem cabeça vai aonde?E quando se fala nessas coisas aparece logo um ofendido a acusar-te de ser contra qualquer iniciativa.Temos que sermos a favor sim a tudo o que é imprescindivel e feito acertadamente e devemos criticarmos sim tudo o que é realizado de forma errada ou de modo desnecessario ainda mais quando houver desconfiança ou indicio de ilicito.

  4. EU NÃO ENTENDO, TEM EMPRESAS AQUI QUE FABRICAM BLINDADOS LEVES PRO EXÉRCITO E O GOVERNO QUER COMPRAR DE FORA !!! NOSSA QUE BURRICE AO INVÉS DE DAR PRIORIDADE PARA AS EMPRESAS NACIONAIS EXISTENTES VÃO DAR DINHEIRO PUBLICO A PÁIS ESTRANGEIRO, BURRICE, IDIOTICE DELES, É POR ISSO QUE OS EUA JOGA DURO CONTRA PRODUTOS DE FORA AINDA MAIS MILITAR, POIS DÃO VALORIZAÇÃO A PRODUTOS NACIONAIS, SÓ EM ULTIMO CASO DEPOIS DE MUITA BRIGA É QUE SE PODE COMRAR ALGO DE FORA… POR ISSO O BRASIL SEMPRE SE FERRA POR LÁ, ACORDA GOVERNO DO RJ E DE HIPÓCRITAS QUEREM AJUDAR SEU PAÍS OU ENRIQUECER OS DE FORA ?

  5. http://planobrasil.com/2012/02/25/novo-caveirao-do-bope-deve-ser-o-maverick-da-africa-do-sul/#comments
    ————

    Essa postagem acima foi no dia 26/02/2012 do link acima:

    StadeuR disse:
    26/02/2012 às 14:13
    É uma decisão estadual e ainda NÃO foi tomada.
    Espero que vire o jogo e o governo do Estado do Rio de Janeiro, representado pelo senhor governador Sérgio Cabral Filho, unha e carne com o PT- PATIDO DOS TRABALHADORES, prestigie nossa indústria e nossos trabalhadores e gerando empregos, comprando MATERIAL GENUINAMENTE NACIONAL.
    Ou é ou não é.
    ———————-
    http://www.forte.jor.br/2008/10/09/secretaria-de-seguranca-apresenta-novo-blindado-da-policia-militar-do-rio/
    ——————–
    http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/arq/Art%2010.htm
    ===================================

  6. Os governantes brasileiros não aprendem mesmo. Ao inves de incentivar a criação de tecnologia brasileira, importamos equipamentos.
    Vendemos soja e minério de ferro,…ha e café… ensacado…putz

  7. Essa aquisição em curso já propiciou um bom número de viagens ao exterior, para apreciação de equipamentos, discussões etc.
    Vai propiciar também uma boa “mamada” nas comissões – ou seja, propina mesmo.
    Olhem só quem viajou com essa finalidade, olhe em que nível a decisão da compra vai ser tomada.
    Em suma, a boa e velha sacanagem pública para compras de interesse publico.
    —–
    É claro que temos condição de fornecer os equipamentos em questão, é claro que temos condição de fabricar o que for necessário.

  8. Não tem nada a ver, mas fico imaginando os blogs de defesa lá nos EUA em relação ao Super Tucano…kkk

    Se a Avibrás, ou outra empresa nacional qualquer que tenha um veículo blindado pronto, quiser participar do mercado nacional, que faça valer seu lobby junto ao governo e que invistam em publicidade, acredito que a grande maioria da população nem sabe o que é a Avibras.
    Publicidade ainda é a alma do negócio, se o povo sabe que podemos fazer, seria um pouco mais difícil importar.
    Às vezes a importação incentiva a produção nacional, vejam o que aconteceu no mercado automotivo.
    Se tivemos que fazer uma gambiarra com carros-fortes para o Bope, e depois de todo esse tempo terem que fazer uma licitação com produtos estrangeiros, alguém está dormindo no ponto.

  9. É ridículo, o que ele quer com isso? Se ele comprar esse veículo da africa do sul que alem de ser um carro ridículo na aparencia, e a mesma coisa que dizer que nao somos capazes de desenvolver um… Sendo que ja temos varios, e tambem capacidade de desenvolver algo muito melhor… Ta meio estranho isso… E duvido que o “caveirão” da africa do sul vai dar conta do recado…
    E sobre o novo caveirão que o CTex desenvolveu isso não conta? a experiencia do exercito nao conta?

  10. È uma boa oportunidade para desviar alguns milhões de reais do cofre público.Comprando lá fora, será muito mais difícil de fiscalizar.

    As Empresas brasileiras de defesas possuem condições de fabricar esse carro ou similares que atende as necessidade dos polícias. Mas o governadorzinho prefere compra la fora.
    Avibras tem total condição de produzir esse tipo de blindado.

  11. Se eles estivessem indo a Detroit e importando dos EUA muitos estariam dando esfusiantes gritinhos “Oh eu acredito” “Oh dessa vez vai” Mas como é do RJ com o Gov.Cabral nunca nada presta.Quem deveria legislar sobre aquisições de importados de defesa e segurança e controlar essas coisas?Quem foi que matou a industria nacional e dá de mão beijada as que restaram so os escombros a gringos e promove tudo o que é extrangeiro ao invez do que é nacional?Então o Sr.Cabral tem por obrigação de ser o unico a destoar de toda essa putada não é mesmo e se ele vier a comprar esses blindados para a policia do RJ não faltarão motivos e justificativas para crucifica-lo de uma vez.Voces conhecem as condições da frota de viaturas da policia do RJ o proprio CORE tem um blindado fora de uso.A industria nacional que poderia fazer esses blindados faz algo ou tem projeto especifico e apropriado ao emprego na segurança publica?Não so projetos e material que poderia vir a ser adaptado então o RJ teria que bancar isso não é mesmo para favorecer a industria privada e o Gov.Federal afinal de contas o RJ é multimilionario não é mesmo e jorra petrodolares ate pelo ladrão ou seria pelos ladrões?Compre o que for melhor Sr.Governador e cague e ande para os demais.Faça a sua parte ja que ate aqui no RJ não tem industrias desse tipo e dar emprego para quem nos invejam e cobiçam é ate melhor pagar mesmo serviços extrangeiros.Mete um para-chocão DU KCT no Gladiador e cai pra dentro.

  12. Aprendam uma coisa….. TEMOS BONS BLINDADOS R PORQUE COMPRAR DA PORRA DE OUTROS PAÍSES? QUAL A DIFERENÇA? PAREM COM ISSO! VOCÊS APROVAM NO SENADO REGRAS QUE AJUDARAM AS EMPRESAS DE PRODUÇÃO BÉLICA… MAS FAZENDO ISSO… IMPORTANDO BLINDADOS DE QUALQUER OUTRO LUGAR QUE NÃO SEJA O BRASIL… NÃO ADIANTA PORRA NENHUMA CARALHO… PENSE!

  13. É extranha essa materia ir condenando a iniciativa do RJ e sempre batendo continencia e assinando embaixo em todas as do entreguismo nacional voltado para a defesa do Brasil não é mesmo.Dois pesos duas medidas.

  14. Parabens ao EB pelo prototipo do Caveirinha.Se aplicassem investimentos eles produziriam muito mais coisas mas como tornar isso serial para atender a demanda do RJ a curto prazo pois as necessidades estão a porta?Quem vai bancar essa o Governo Estadual?A industria privada esta nem ai eles so aplicam e so investem no que seja comprovadamente rentavel e esse projeto ainda não é.Que pena.

  15. vou falar a verdade o pesquisador esta certo ,o que ta acontecendo é muito embuste da policia do rio pagando de marrenta e querendo importado para dizer que é melhor que os outros estados que acabaram com tudo que é bocada no rio ,o que diga-se de passagem nunca ou melhor jamais ira acontecer ,e vou dizer mais quando acabar a copa e as olimpiadas ,tudo como antes.aguarde e confira!tem que ter uma lei nacional obrigando a comprar com a federaçao e nao servir a intereses de outros paises

  16. Cabral ganhou uma grana preta nesse contrato, e como foi assinado com uma industria de um pais ainda mais corrupto do que o Brasil como a Africa do sul, ninguem vai ficar sabendo de nada…ou sera que um dia vai?
    Os tucanos pensavam que a PRIVATARIA TUCANA iria ficar nas sombras pra sempre e no fim deu no que deu.
    O futuro nos mostrara isso, mas que esse governado do rio e um filha da puta traidor da patria isso ele e viu!

  17. Estão metendo a mão no dinheiro do pré-sal – tirando a possibilidade de criação de um fundo para ciencia e educação, então é de se esperar que decisões como essa tornem-se comum e sejam tomadas por estados sem nunhum alinhamento com as desições da MD para a indústria bélica nacional.
    SDS

  18. olhem para foto senhores, projeto maravilhoso, que não deve nada a nenhum outro, capacidade nossos tecnicos e engenheiros tem, o que eles não tem e a mesma “bala na agulha” para molhar o bolso de politico e comandades safados, com seu lobby sujo de bastidores, ai o que poderiamos estar produzindo as centenas, incorporando as nossas forças, e vendendo mundo afora, pelo mesmo preço adquirimos meia duzia de fora, e a politicalha fica feliz em seus apartamentos na barra e no leblon:(

  19. e alem do gladiador, tem muitos outros, pesquisem na net, BLINDADO CHARRUA,BLINDADO GUARÁ, CARRO DE COMBATE TAMOYO, OSSORIO, OGUM, CAÇA TANQUES SUCURI,VERSOES ATUALIZADAS DA CORVETA BARROSO, AMX VERSÃO REMOTORIZADA DE SUPERIORIDADE AEREA, tudo boicotado ´pelos governos revanchistas dos anos 80/90, e sabotados por fisiologistas em busca de uma graninha de lobby!!!

  20. Pq ñ compra o carro produzido no BRASIL, lêia-se Avibrás, assim ajuda a manter e criar + empregos internos…esse angu tá mt encaroçado.Cadê os deputados do RJ e ñ “conversam” c o cabral?!O TCU , o MPE e MPF a ONU …Deus; cadê?

  21. Rsrs rsrs Eu não falei que logo viriam os BOSTÉRICOS despejarem filosofias ideologicas e bosteridades partidarias rsrs rsrs Quem ou não quem eis a questão que matou a industria de defesa Brasileira?Todos os que subiram a rampa foram os capaxos executores e todos a serviço de um mesmo mentor A Mafia Oculta.Esqueçam Republica Federativa do Brasil,agora é BRASIL S.A……..O caso do RJ é mais complicado,teremos grandes eventos ja esse ano e não podemos esperar as coisas a moda Jabuti do Serrado que so saem no ultimo instante e feitas nas coxas…Si…Porque…Cade…São palavras que se as observarmos o tempo foi e ficamos pra taz.No caso do RJ tem de se adiquirir agora e se de pronta entrega o melhor e mais adequado é extrangeiro que venha logo.Não confundam esse item da segurança publica do RJ que tem grandes e seguidos eventos ja começando este ano com o reaparelhamento das Forças Armadas e a “RECRIAÇÃO DA INDUSTRIA DE DEFESA”.

  22. vo fazer o advogado do demo .. hehehehe ..ta ai o Maverik .. sendo testado
    http://www.youtube.com/watch?v=43BFXeTQ-vE …. sendo esse veiculo o q mais se enquadra no q BOPE quer ..PONTO ( TEM LAAD VINDO AE ) ….quantos as Opçoes Brasucas … vamos.la tem o ”Guara” como conhecemos n serve pra esse tipo de missao .. n agradou ao BOPE .. simples assim .. ”pesado e apertado d+” .sua estrutura atrapalha a movimentaçao do soldado ..principalmente no quesito ”embarque e desenbarque”do proprio soldado ..hehehe( ele seria perfeito pra aquilo q foi projetado . veiculo de reconhecimento e patrulha das forças armadas.. ).. essa e a versão proposta pela avibras ..ta ai a imagem
    http://www.planobrasil.com/wp-content/uploads/2011/05/AV-VCC.jpg
    seria a opçao logica em se tratando de industria nacional … mais pelo q parace tem problemas de ”mobilidade” .. tb e ”pesado d+” .. e um pouco maior q o proprio ”maverik” ….sobrando mais 3 concorrentes … o ”GAZ TIGRE” foi testado tb …agradou bastante ….e se for fabricado aki …podem ser comprados .. mais n como ”novo caveirao” .. sera so + 1 veiculo blindado de ”apoio” .. sua velocidade chega a 100/120km/h .. muito bom pra um veiculo do tipo ….quanto ao ”gladiador” pelo q vi em videos .. ele n me agradou …e relativamente novo e ainda n foi testado por aki .. mais pelo q li ele chega a 80km/h .. muito lento pra um veiculo do tipo onde o ideal e 100km/h …tem tb a opçao francesa … esse ai desconheço completamente .. hehehe .. mais em quase 2 anos de ”procura” a industria nacional n ofereceu praticamnte nada de ”novo” quanto a blindados do tipo …. fazer o q ..antes de avaliarem cada veiculo favor tentar entender q …..tudo depende de um conjunto de fatores tecnicos relativamente ”chatos”.. q vai do ‘tamanho” do veiculo .. ate q tipo de doutrina de cada ”força ”( no caso o BOPE)usa .. e o ponto ”chave” pra escolha ou n do veiculo …

  23. BrunoRJ disse:
    04/03/2012 às 23:30


    realmente, olhando pela optica tecnica que voce expos, tem toda razão, a doutrina de quem vai usar( quem poe o seu na reta) deve sempre ser prioridade na aquisição do equipamento, e como estamos em cima da hora (aliais tudo em nossos governos e em cima da hora )não há tempo para desenvolvimento, e sim um produto pronto.


    so faço uma resolva em questão ao GLADIADOR DA IMBRAFILTRO/AVIBRAS, por se tratar ainda de um prototipo, pode sim ser muito melhorado, e tem muito potencial se for levado a um produto final, com melhor motorização, devemos sempre acreditar em nossos tecnicos/engenheiros, ja basta a classe politica abandonalos em troca de um “lobbyzibnho”

    saudações BRUNO RJ !!!

  24. Copa Olimpíadas? nada ha ver,já tem aqui tudo, isso vai demorar, então pode ser produzido aqui, entregar em menos de um ano no minimo 2 unidades até ha copa é Olimpíadas já tem tudo oque eles querem!!

  25. Quem é do Rio sabe ! Por que o espanto? Governo do Estado do Rio importou da China trens pro metrô carioca, sendo aqui mesmo no Brasil existe fábricas de trens ! Por que esse alarde todo do povo ?

Comentários não permitidos.