Paquistão está dificultando a retirada dos EUA do Afeganistão

2/3/2012, Ron Synovitz e Iskandar Aliev, Tadjiquistão
http://www.atimes.com/atimes/South_Asia/NC02Df02.html

O principal comandante de transporte militar dos EUA disse que é necessário que o Paquistão reabra à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) as rotas de transporte pesado que cruzam território paquistanês, para que os EUA consigam completar a retirada do Afeganistão até o final de 2014.

Em novembro de 2011, o Paquistão fechou as estradas de transporte pesado, pela qual transitavam os suprimentos para a OTAN, em momento de grave deterioração nas relações com os EUA e a OTAN.

Dia 28/2, o general William Fraser do exército dos EUA disse à Comissão das Forças Armadas do Senado[1] que a chamada “Rede Norte de Distribuição”, que cruza a Ásia Central, não basta para o transporte de todos os tipos de carga que têm de ser levados do Afeganistão, ao ritmo necessário para manter o cronograma da retirada.

Fraser disse que há acordos vigentes com o Tadjiquistão, Quirguistão e Cazaquistão que pemitem o trânsito por esses países, do equipamento que ainda está no Afeganistão – mas os acordos não permitem que se transportem armas de nenhum tipo.

Disse que os EUA estão explorando outras vias para deslocar suprimentos não letais e alguns tipos de blindados que podem ser transportados através daqueles países.

Suas declarações sugerem que blindados leves como os US Humvee utilizados pelos soldados dos EUA no Afeganistão – e talvez também os veículos Bradley blindados para transporte de pessoal – podem transitar pela Ásia Central sem violar acordos existentes, desde que todas as armas sejam removidas.

Mas é preciso encontrar outra solução para transportar os tanques pesados M1A1 Abrams que foram usados na província de Helmand no início de 2011.

Fraser disse também que Rússia e Uzbequistão liberaram o trânsito pelas estradas em seu território, para a retirada de equipamento.

A estrada do Tadjiquistão

No Tadjiquistão, o porta-voz do ministério da Defesa, Farhod Ibodulloev, disse ao serviço tadjique de notícias, dia 29/2, que o general Fraser visitou Dushanbe semana passada, para encontros com o ministro da Defesa Sherali Khayrulloev.

Os analistas tadjiques lembram que, em 2007, os EUA concluíram a construção de uma ponte, estimada em $37 milhões de dólares, sobre o rio Panj, que liga o norte do Afeganistão e o Tadjiquistão. Essa ponte poderia ser usada para retirada de materiais. O porta-voz informou que o general americano e o ministro concordam que, para o trânsito de carga, são suficientes os acordos existentes, e não se exige nenhum novo acordo para a retirada de equipamento não letal e veículos blindados.

Aquela ponte permite tirar do Afeganistão cargas da OTAN e transportá-las até a base aérea francesa em Dushanbe, dali a uma base alemã no Uzbequistão ou ao Quirguistão, onde os EUA mantêm alugada uma parte do Aeroporto Internacional Manas, onde armazenam as cargas que circulam pela Rede Norte de Distribuição. A carga da OTAN também pode ser embarcada por via férrea no Tadjiquistão, atravessando a Rússia, até portos do Báltico.

Na audiência no Senado, dia 28 de fevereiro, Fraser disse também que todos os aviões que traziam suprimentos para o Afeganistão estão agora sendo completamente carregados com os itens não letais a serem retirados, e que chegaram como parte do surge, no final de 2012, que elevou o número de soldados no Afeganistão, de 70 mil, para 110 mil.

Contudo, disse Fraser, o fechamento das estradas para transporte de equipamento pesado por terra através de território paquistanês, que eram usadas para levar até o Afeganistão grande parte do equipamento militar usado pelos EUA, já reduziu o ritmo da retirada e passa agora a ameaçar gravemente todo o cronograma.

Planos britânicos

Oficiais da Grã-Bretanha também tentam encontrar rotas alternativas para retirar de território afegão seus soldados e carga militar. O secretário da Defesa britânico, Philip Hammond, esteve no Uzbequistão dia 29 de fevereiro, onde assinou acordo com o governo do Cazaquistão, para trânsito aéreo em território daquele país, de equipamento militar e soldados.

O ministério da Defesa da Grã-Bretanha informou que Hammond e o presidente cazaque Nursultan Nazarbaev também acertaram o início das conversações para construir um acordo para transporte de equipamento militar e soldados também por terra.

Em Astana, Hammond disse que a Grã-Bretanha enfrentava “gigantesca operação logística” para retirar do Afeganistão 11 mil contêineres e cerca de 3 mil veículos blindados – e que a Grã-Bretanha começava a “trabalhar com nossos parceiros na região, para dar conta dessa operação”.

O ministro da Defesa do Cazaquistão, Adibek Dzhaksybekov, disse, depois das reuniões com Hammond dia 28 passado, que “a cooperação militar internacional” é um dos itens cruciais para “garantir a segurança regional”.

Essa semana, também o ministro britânico das Forças Armadas, Nick Harvey, deve chegar à região, para dar prosseguimento às negociações iniciadas por Hammond, no Quirguistão, Tadjiquistão e Turcomenistão.


[1] Ver “Texto preparado para a audiência no Senado”, Air Force Magazine, 28/2/2012,  http://www.airforce-magazine.com/SiteCollectionDocuments/Testimony/2012/February2012/022812fraser.pdf

24 Comentários

  1. HAHAHAHAH….OTAN perdida logisticamente no terreno da URSSV é de morrer de rir…É escandaloso o estado de basbaquice da ONU ignorar a decadencia do seu IMPÉRIO, não percebe ou não aceita que perderam o controle policial do Planeta, somente uma reengenharia completa com muitas baixas internas, irá por novamente a ONU como mandante do próximo milênio…essa tecnologia ultrapassada que utilizam e á qual o BRASIL tanto quer gaxtar ativos é uma PIADA…digo e repito sempre, é preciso inovar em escala surreal a mentalidade de tecnologia militar! Barcos, carroças, arco e flexa, espadas e pipas movidas a combustíveis fosseis…faz-me rir senhores cientistas…Acorda Brasil…miniaturização+robotica+nanotecnologia+energia infinita magnetica ou energia infinita de biomassa!

    iuhashaishiaus….Retirar 3 mil blindados…deveriam pesar 100x menos, serem 10x mais resistentes, e serem capazes de flutuarem sobre grandes obstaculos e espelhos dagua…e deveriam ser transportados via aérea na ausencia da proximidade de uma costa…

  2. Que dificultem mesmo e que os Talebãns caiam sobre eles como vespas famintas para eles sairem correndo deixando tudo para traz como fizeram os Russos rsrs O governo colaborador do Afeganistão ja não consegue controlar a ira do povo Paquistanes contra esses Corsarios Genocidas Humanitarios Libertadores de Demonios.

  3. Israel tem o direito de se defender do Irã, diz premiê

    Declaração foi feita durante visita ao Canadá antes da chegada aos EUA.
    Netanyahu e Obama devem discutir divergências sobre crise com Teerã.

    .

    Em suas primeiras declarações públicas durante uma visita à América do Norte que incluirá conversas com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse nesta sexta-feira (2) que Israel reserva o direito de se defender contra o Irã.

    Netanyahu vai se encontrar com Obama na segunda-feira para tratar de diferenças cada vez maiores com relação ao que Washington teme que seja um possível ataque às instalações nucleares do Irã.

    Netanyahu disse que a comunidade internacional não deve permitir que a “busca incessante do Irã por armas nucleares” tenha sucesso.

    ,

    “Com relação a Israel, assim como qualquer Estado soberano, nós reservamos o direito de nos defender contra um país que pede e trabalha pela nossa destruição”, disse ele a jornalistas em Ottawa no início de uma reunião com o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper.

  4. .
    (((((((e veja tbm)))))
    .

    ((((((Colapso total da defesa aérea do Brasil)))))
    ;
    2 de março de 2012, em Noticiário Nacional, por Alexandre Galante .

    Os constantes adiamentos na decisão da compra dos aviões de caça estão acarretando inúmeros estudos e projeções na Força Aérea Brasileira, tendo em vista que os atuais Mirage 2000B/C serão desativados no ano que vem e os modernizados Northrop F-5E/FM Tiger II começam a ser desativados em 2017, ocasionando o colapso total da defesa aérea do País a partir de então.

    O atual ministro da Defesa, Celso Amorim, diferentemente do seu antecessor, não quer incomodar a presidente com esses assuntos e a segurança da pátria está em perigo, tudo indicando que a FAB terá que fazer um leasing de aparelhos de 4a. geração, já com relativo uso, enquanto os políticos decidem quando a segurança do Brasil terá a prioridade que merece.

  5. A estrategia dos paquistaneses nao e deles, e sim dos chineses.
    O Paquistao sabe que os americanos, ao se aproximarem de seu maior inimigo, a India, coloca em xeque toda a capacidade de defesa paquistanesa, ja que boa parte do material das forcas armadas do Paquistao foi comprada dos EUA.
    Como sabemos, todo sistema de defesa fornecido pelos EUA ja vem “chipados” de fabrica.
    Os turcos e os paquistaneses ja encontraram sistemas de localizacao GPS em formato que se assemelha ao um besouro no coracao eletronico dos avioes F-16 que os EUA venderam a Turquia e Paquistao.

    Isso so confirma a maxima de que NAO se deve comprar nenhum equipamento proveniente dos EUA.
    Isso se o pais for serio e quiser ser independente e soberano claro.

  6. Quanto engano !Ainda com a mesma tese de policiamento,niguem quer policiar ninguem,os caras (industria farmaceutica e eletronica)apenas querem garantir suas materias primas,pensar que sao humanitaristas ou policiais ,esta dentro do mesmo pacote de enganos !Sugiro reciclar o discurso ufanista vermelho,deixemos a leviandagem de lado por pelo menos alguns segundos senhores !

  7. Isso, vai lá “Tio Sam” joga mais bombas em casamentos e aniversários no Paquistão, e vizinhos. Depois fica aí com biquinho e com as calças na mão…imbecis arrogantes.

  8. Ou então é um truque publicitário para dizer que têm de ficar lá mais um tempo, por motivos “logisticos”

    Até voçês brasieliros caem como patinhos!

  9. Uiee o sonho de consumo de atiradores com Iglas rsrs rsrs O magrelinho no alto dos escarpados chapadão de Papoula Rubra e com pano de chão encardido na cabeça como capacete se deliciando “É UM BÁBÁBÁ É DOIS BÁBÁBÁ…45 BÁBÁBÁ…92 BÁBÁBÁ rsrs rsrs rsrs rsrs

  10. O paquistão só está fazendo isso, pois os EUA está ferindo por demais os interesses do paquistão.

    – O congresso dos EUA votou em unanimidade o apoio a autodeterminação da região do Baluchistão que é rica em recursos minerais.

    – Os EUA vive matando civis com seus drones e invadindo o espaço aereo do país.

    – Os EUA querem por que querem fazer o paquistão acabar com o projeto do gazoduto Paquistão-Irã que vai para o interior do país que irá garantir sua suficiência energética para construir o gasoduto paquistão-irã via karachi para ter como escoar o petroleo iraniano e o paquistão que fique com os seus apagões.

    – Em determinadas questões os EUA apoiam abertamente a India, inclusive a respeito da reforma do CS da ONU.

    Os EUA ainda se dizem aliados do Paquistão. Cara de Pau não?

  11. O pasquistão tem mais é que facilitar a retirada de todas as tropas estrangeiras do afeganistão, já que todos querem que eles saiam o mais rápido possível de lá, para que o país possa voltar o mais rápido possível à idade média (governo talibã).

  12. Já diziam os antigos… “Quanto mais alta a palmeira, maior a queda”. Que mico, heim? Aí! Sei quem pode ajudar… Chama o Rambo! he,he,he…

  13. Ora por que ficar dando voltas pela Asia Central,é só pedir autorização do Armadinejad para atravesar o Irã e irem embora por algum porto do Golfo Persico…kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  14. OS MAL-TRAPILHOS Vs. CAPITÃO-AMÉRICA
    .
    .

    Há informações de que os EUA estão se restringindo sobre o território do Afeganistão e que está fazendo uma baita base moderna para dali atuarem com os seus destruidores de vilarejos(Pessoas),os drones.
    .
    Porém o que se vê realmente é que se os americanos não saírem do Afeganistão,eles iram se sucumbirem naquela lama que eles ajudaram fazer.
    .
    E imaginar que tem gente que acha que os americanos ganharam a guerra no Afeganistão,uns bandos de maltrapilhos contra as forças armadas mais “poderosa do mundo”.Hehehe….

  15. Troodonte, me desculpa mas você é da época dos piterodátilos, dos mastodontes e tal??
    “vermelinho” kkkkkk, volta pra década de 90 meu chapa….
    Guerra fria e aglutinação e estereotipação de pensamentos já ta ficando fora de moda…
    A imagem da matéria é perfeita, quando você poem o “intelecto” em jogo, é porque voce mesmo precisa afirmar a propria capacidade de raciocínio…. Não está mais seguro de suas ideias? nao ataque os outros, contra-argumente com os de “intelecto duvidoso”

  16. depois de tocarem o foda-se no espaço aereo paquistanes, queriam o que ? uma faixa de “welcome america” em um casamento paquistanes ???

  17. Gustavo G disse:
    03/03/2012 às 15:28


    comentario maravilhoso gustavo, e por essas que da gosto frequentar este espaço, e não precisa se descupar com nenhum babaca racista não irmãozinho, uma pessoa do seu nivel e intelecto não precisa fazer “eco para idiotas” parabens GUSTAVO G !!!

  18. O QUÊ SE LER NA IMPRENSA HOJE,CUIDADO!
    .
    .
    Não é novidade para nós do PB,que a imprensa ocidental e por que não dizer também a oriental,procuram sempre puxar a brasa para a sua sardinha e quem sai perdendo é a comunidade como um todo pois,ficamos mal informados e assim,viramos presa fácil para as mentiras,que aparecem nestas horas.
    .
    A verdade,é a primeira vítima quando se começa uma guerra,ou seja,muito antes do primeiro “tiro de canhão”.
    .
    A questão do Irã é cheia de contradição e de informações para todo gosto e a CIA,é mestra em difundir mentiras,principalmente a imprensa americana;veja só mais uma dela.
    .
    .
    **********(trechos do original)
    .
    .
    Imprensa nos EUA desinforma sobre a visita da AIEA ao Irã
    .
    .
    Os noticiários divulgaram, semana passada, que o Irã recusou-se a permitir que a comissão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) vistoriasse instalações militares em Parchin, notícias baseadas exclusivamente em declarações a alguns repórteres, do vice-diretor geral da AIEA, Herman Nackaerts, segundo o qual “não nos deixaram entrar”.
    .
    .
    (*)Por: Gareth Porter, no Consortium News
    .
    .
    .

    “(…)De fato, declarações sobre o mesmo fato, do embaixador do Irã à AIEA e até os termos do novo relatório da AIEA indicam que o Irã não impediu a visita à base militar per se; o Irã apenas não liberou a visita porque aquela visita não estava prevista nas discussões preparatórias e não havia qualquer acordo discutido com a AIEA sobre os termos daquele contato nem sobre qualquer visita a instalações militares.
    (…)”
    .
    .
    “(…)O Los Angeles Times ignorou completamente a nova informação e simplesmente repetiu a acusação de que o Irã “não permitiu que os inspetores da AIEA visitassem as instalações militares da base de Parchin.” Em seguida, acrescentava sua própria opinião-interpretação, segundo a qual “o Irã recusou-se a responder perguntas chaves sobre o desenvolvimento de seu programa nuclear”. As várias afirmativas dos agentes iranianos foram simplesmente descartadas como se não fossem respostas qualificadas. (…)”
    .

    ********************************
    .
    .
    (*)Fonte:Redecastorphoto. Traduzido pelo coletivo Vila Vudu
    .
    .
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=177059&id_secao=9
    .
    .
    ***

    Toda verdade atravessa 3 fases:
    .
    1) é ridicularizada;
    .
    2) é violentamente contrariada;
    .
    3) é aceita como a própria prova.

    *****
    .
    Arthur Schopenhauer (1788-1860), filósofo alemão

  19. Gustavo G…obrigado pela defesa, pessoalmente eu não me importo por ataques sem sentido…outra coisa, não sou vermelhinho, sou Tupiniquim…outra coisa, Frederick Taylor sentiria vergonha se visse tal enrolo logístico…Troodonte, eu não te conheço, mas tenho uma boa percepção para perceber quando um participante do fórum é Brasileiro ou estrangeiro, simplesmente pelo modo de pensar e escrever, não preciso que concorde com meus comentários, estou aqui para debater, aprender e se possível agregar…Poder Policial tem muitas variáveis, pesquise!

Comentários não permitidos.