Pelas Malvinas, Argentina abre ‘guerra comercial’ com Reino Unido

Governo pede que empresários argentinos não importem produtos britânicos; Reino Unido convoca diplomata argentino para dar esclarecimentos

Em meio à reivindicação para que sejam abertas negociações sobre a soberania das Ilhas Malvinas, a Argentina anunciou uma medida que visa a dificultar a compra de produtos britânicos, abrindo caminho para uma guerra comercial com o Reino Unido.

Acusação: Argentina acusa Reino Unido de enviar submarino nuclear às Malvinas

Na noite da terça-feira, o governo argentino pediu aos empresários do país que não importem produtos britânicos, substituindo os itens desse país por similares de outras procedências, de acordo com a mídia argentina.

Por telefone, a ministra de Indústria da Argentina, Débora Giorgi, teria feito o pedido a executivos e empresários das 20 principais empresas nacionais e multinacionais instaladas no país que importam produtos da Grã Bretanha.

Entre os itens que seriam afetados pela medida, estão produtos usados no setor agropecuário, como tratores e inseticidas especiais. “É fundamental que a Argentina decida quem são seus sócios comerciais e estratégicos, e, nesse sentido, o governo também quer transmitir um sinal para os que ainda usam o colonialismo como forma de aceder aos recursos naturais”, afirmaram assessores do ministério, de acordo com os jornais Clarín e El Cronista.

Em reação à medida, o Ministério das Relações Exteriores britânico convocou nesta quarta-feira o encarregado de negócios argentino, Osvaldo Marsico, para exigir uma explicação sobre a medida. Horas antes, um porta-voz do primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, tinha descrito como “contraproducente” a proposta de restrição às exportações britânicas.

O porta-voz afirmou que “é muito triste que a Argentina continue com sua política de confronto em vez de cooperação”, e opinou que essa postura é “uma má interpretação da determinação britânica sobre o assunto”. “O Reino Unido”, disse, “é também um investidor na Argentina, e importamos produtos da Argentina. Não joga a favor dos interesses econômicos argentinos estabelecer barreiras desse tipo”.

‘Colonialismo’

A palavra “colonialismo” tem sido repetida nos discursos da presidenta Cristina Kirchner quando se refere à Grã-Bretanha e à questão das Malvinas (Falklands, para os britânicos). Neste ano, que marca os 30 anos da guerra entre os dois países pela soberania das ilhas, as autoridades argentinas têm intensificado suas criticas aos britânicos.

A guerra começou em 2 de abril de 1982, com a chegada de tropas argentinas no arquipélago do Atlântico Sul. No entanto, essa é a primeira vez que a disputa é levada ao terreno comercial. Para o economista Marcelo Elizondo, ex-presidente da Fundação Exportar, ligada ao governo, “não é fácil” substituir as importações britânicas.

História: Cópia do telegrama da rendição argentina nas Malvinas é leiloada

“Não é fácil substituir essas importações porque elas são de alta qualidade, e não se encontram em qualquer lugar. E esse tipo de medida contra um mercado costuma atrair retaliações”, afirmou o economista, que trabalha na consultoria DNI (Desenvolvimento de Negócios Internacionais).

Ele afirma que, na lista de empresas instaladas na Argentina que exportam para o mercado britânico, estão multinacionais como Cargill e Aceitera General Deheza, além de vinícolas nacionais como Norton e Santiago Grafigna.

Atualmente, a Argentina tem superávit comercial com o Reino Unido, embora a relação tenha registrado uma forte queda no ano passado, em comparação com 2010. De acordo com a consultoria Abeceb, de Buenos Aires, as importações britânicas representam apenas 0,9% de toda a pauta de importados argentinos.

A iniciativa argentina ocorre em um momento no qual o país já vinha implementando medidas para reduzir a entrada de importados e a saída de dólares. Nos últimos dias, os governos do Paraguai e do Uruguai somaram-se às criticas que vinham sendo feitas por setores da economia brasileira ao aumento das exigências impostas sobre as exportações para a Argentina.

Restrições a importados

A escalada de tensões diplomáticas entre Argentina e Reino Unido passou para o setor comercial depois que dois cruzeiros, que tinham saído das Malvinas, foram impedidos de ancorar na Província da Terra do Fogo, no extremo sul do território argentino.

A decisão desencadeou criticas do setor de turismo e empresarial na Terra do Fogo. “Essa é uma forma barata de praticar a soberania”, disse o presidente da Câmara de Turismo de Ushuaia, na Terra do Fogo, Marcelo Leitti.

O Ministério de Relações Exteriores britânico afirmou que também abordaria essa questão com o encarregado de negócios argentino. “Dadas nossas preocupações com os incidentes recentes com navios de cruzeiro em Ushuaia, convocamos o diplomata argentino esta tarde para uma explicação”, disse a porta-voz.

O governo do Reino Unido também tratará essa situação com outros países da América Latina, acrescentou a fonte. A tensão foi agravada no ano passado depois que os países do Mercosul (Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil) acordaram em reunião impedir o ingresso a seus portos de navios com bandeira das ilhas do Atlântico Sul.

*Com BBC, EFE e AFP

Fonte: Último Segundo

42 Comentários

  1. Isso tamben é para eles ao inves de marcar contra importações de seus parceiros mercosul, faz um aperto pro outro lado e mata dois coelhos com uma cacetada só. Equilibra a saída de dólares e faz o protesto. Já a entrada de turismo na Terra do Fogo foi idiotice mesmo barrar.

  2. A Inglaterra, rainha dos embargos no passado não está gostando de provar o próprio remédio?..que ironia. Hermanos, podem vir comprar seu produtos com a gente que vedemos com o maior prazer! 🙂 A Europa que afunde no mar e vire um califado de vez…danem-se.
    .
    Eu que sempre fui chamado de “latino subdesenvolvido” vou comprar pipocas para assistir sentado os “europeus civilizados” agonizarem e venderem suas empresas e tecnologia no desespero a preço de banana para nós hehehe. Esperem mais 5 ou 10 anos de crise econômica para ver a correria e gritaria que vai ser…

  3. eu sempre defendi o fim da colonização travestida, oportunista e exploradora nas malvinas e tambem na guiana, mas isso ja ta virando palhaçada,os argentinos precisam decidir se casam ou compram uma bicicleta, pirracinha não vai dar em nada, ou se reforçam militarmente e diplomaticamente, e issolam aquela birrosca,deixando-a cara para corroa falida manter, ou tocam a vida !!!

  4. A Argentina deve estar muito bem economicamente para agir dessa forma. Se a Inglaterra resolver retaliar as medidas argentinas da mesma maneira quem será que sairá perdendo? Como diz o texto a Argentina tem um superávit em relação a Inglaterra e os produtos importados são difíceis de serem substituídos. Não impossível mas provavelmente terão que desembolsar mais dinheiro para conseguir produtos semelhantes em outros mercados. Essa guerra econômica só vai ter um perdedor: o consumidor, que vai sentir toda essa palhaçada pesar no seu bolso. Isso se, dependendo das medidas tomadas pela Inglaterra não custarem empregos também.

  5. Quem procura sarna pra cocar um dia encontra. Sem razao essa atitude da Argentina. Eles invadiram as Falklands e foram derrotatos na guerra. Se esperassen mais alguns anos a situacao ate que poderia ser resolvida diplomaticamente. No caso nao vai ser resolvida no diplomatico e muito menos no militar. As Falklands/malvinas ficam nas maos inglesas, queiram ou nao.

  6. Será que os argentinos já calcularam os danos que um embargo ingles poderia causar a eles? E se num dado momento a Argentina for vitimada com um embargo de toda a União Européia? Evidente que é muito pouco provável que os outros países da Europa interfiram, mas ainda assim o produto que os argentinos mais exportam para a Europa, salvo engano, é carne. O resto é pouco significativo e pode ser conseguido pela Europa em outros lugares…

    Na real… os argentinos ganhariam muito mais com uma política mais amena, visando cooperação com os ingleses e demais países da Europa do que arriscar tudo num jogo desses… Uma ação mais produtiva seria muito mais significativa do que isso.

    Não se trata de “baixar a cabeça”. Basta simplesmente tratar os outros de igual para igual no campo diplomático, respeitando suas limitações e a visão de com quem está negociando.

    É muito mais provavel que essa atitude, levada a cabo pelos argentinos, gere resultados reversos e agrave a situação.

  7. Se a moda pega,os chupa-cabras param com suas guerras rapidinho.
    A Inglaterra ficou pocessa tomara que a onda se espalhe na América Latina e os vizinhos também ameacem boicotar a Inglaterra,aí eu vou rir muito de felicidade.

  8. na minha opinião essa novela das ilhas se resolverá apenas pelo uso da força: guerra mesmo! é o único caminho. mas…
    as forças armadas da Argentina são sucata e mais sucata!!!
    e mesmo que fossem de ponta, os EUA jamais deixariam os ingleses perderem a guerra, pois as ilhas que o Reino Unido controla no Atlântico Sul são geograficamente estratégicas para os EUA, ou seja, como a Inglaterra é um aliado colado aos EUA fica muito mais fácil para os americanos poderem utilizar essas ilhas como pontos de apoio ou bases militares para atacar qualquer país da África ou da América do Sul!!!
    se os ingleses perdessem essas ilhas abriria um precedente para que outras nações tomassem ilhas semelhantes, por exemplo:

    o Brasil teria direito há várias ilhas que estão situadas no Atlântico Sul e não estão tão distantes de nosso litoral como a ilha de Stª Helena!!

  9. Abriu-se precedentes, se essa retaliação abrir como um leque e o Mercosul decidr por tal medida, vai ficar feio para os royal, ainda mais em tempo de crise econômica.
    Vejam, tudo tem um preço, esteja o reino unido disposto a pagar.
    Aliás nem cabe reclamação, lembre-se de CUBA.

  10. A rainha não deve ter perdido o sono por causa desse ato. O comercio entre Arg e Ing é insignificante, visto que os maiores acordos são na area agricola. Não sera a Arg que levará a Inglaterra a uma crise profunda e convenhamos, os ingleses já estiveram em situação economica pior, como o caso da IIGuerra

  11. Ygor…porque você não gosta dos argentinos? Você já foi lá quantas vezes? Tenho muitos amigos(as) argentinos, povo espetacular…sempre fui muito bem acolhido…talvez você deva estar se referindo ao povo de Buenos Aires…ai eu te daria razão, pois as outras províncias também não gostam do povo da capital.
    “EN UNION Y LIBERTAD”

  12. Espero que o Brasil APROVEITE esta oportunidade para prover os produtos que antes a Argentina trazia do Inglaterra.
    .
    E como nunca é demias frisar: A Inglaterra tem vários “territórios ultramarinos” no atlântico sul que roubou dos sulamericanos… Hong Kong foi um dos últimos territórios roubados que foram devolvidos ao país de direito… Foi percursora de inúmeras mazelas como o apartheid (escravidão) que manteve na África do Sul até 20 anos atrás… Agora resta aos sul-americanos deixar de fazer papel de capacho e também exigir de volta o que é seu…
    .
    Brasileiros: potencialmente, nós só temos a ganhar se a Argentina seguir nesse rumo.
    .
    Obs.: pode existir rivalidade no futebol com a Argentina, mas quem já foi lá sabe que eles nos tratam muito bem…



  13. Argentinos são traíras… a história mostra !!

    Ingleses são pragmáticos e excelentes guerreiros..a história também mostra !!

    Novamente o governo argentino usa “a ilha” para desviar a atenção do caos economico que se encontra aquele país.

    E de novo atiram no pé pensando acertar no “inimigo”…

  14. Adriano. Barrar os turistas na Terra do Fogo, não foi idiotice. Num primeiro momento pode parecer isto, mas o ponto turístico mais importante é a Terra do Fogo e não as Malvinas, logo com esta medida quem mais perde são as Malvinas que vai deixar de ser rota turística. Decisão acertada da Argentina. E CAPA PRETA,… a Argentina esta procurando isolar as Malvinas e provocar a Inglaterra a negociar, coisa que se quer eles admitem. Sejamos honestos: Malvinas não são da Inglaterra, é parte integrante da América e esta sendo colonizada, assim como um dia Brasil e Argentina foram de Portugal e Espanha. A América Latina inteira deveria reconhecer as Malvinas como território argentino e forçar diplomaticamente a saída dos Ingleses.

  15. Parabens à Presidente da Argentina. Se, os argentinos forem patriotas e levarem o boicote a sério, causarão dano aos piratas inglêses. A velha prostituta ( inglaterra) acusou o golpe,pois ao contrário do que pensam alguns, já começou a choramingar e pedir penico para a U.E. Se o comércio com a Argentina, não fôsse importante para os inglêses, eles, nem se preocupariam.

  16. Será que NINGUÉM percebe que quem está nas Ilhas Malvinas NÃO é a INGLATERRA e, sim, a OTAN??????? Será que NINGUÉM percebe que eles querem um pedaço da ANTARTIDA também???????????

  17. Creio que alguns ilustres comentaristas não leram o texto até o final, muito menos à luz do que ja vem acontecendo qualquer um que abre umc aderno de economia ja viu…
    A Argentina está diminuindo a compra de produtos estrangeiros de todo o mundo sobretaxando-os, O PRIMEIRO AFETADO FOI O BRASIL e o MERCOSUL, só agora eles pretendem fazer o mesmo com os produtos ingleses REPETIREI O TEXTO:”as importações britânicas representam apenas 0,9% de toda a pauta de importados argentinos.” ou seja, isso é só desculpa para esconder a recessão!
    Quem esta sendo prejudicado não são os britâncios, SOMOS NÓS os “parceiros” comerciais dos HERMANOS.
    Invejo a Grã-bretanha, melhor ter os argentinos como inimigo declarado do que como aliado traíra.



  18. VaiQueDá …

    tem petróleo na ilha… estimativa de 1 bilhão de barris…

    não precisam e não precisarão de nada da Argentina…

    em 20 anos..se tornarão um “resort” de luxo com uma base naval da marinha inglesa..

  19. Quantos idiotas estão falando aqui que argentinos nos tratam bem la….besteira…sempre foram raivozos contra nos…nos odeiam…isso mesmo…nos odeiam…e não é só o pessoal de buenos aires nao….a maioria dos argentinos nos ODEIAM….tentem viajar de carro…cruzando a argentina… só pra tentar abastecer, quando ficam sabendo que é brasileiro te colocam no fim da fila só de sacanagem…. brasileiro que gosta de argentino é mais do que babaca…é OTARIO….

  20. Niteroi, é bastante agressivo dizer que pessoas que tiveram experiências de vida diferentes da sua são “idiotas” e “é mais do que babaca…é OTARIO…”
    .
    Já fui várias vezes à Argentina e sempre fui extremamente bem tratado após saberem que eu era brasileiro. Isso não é idiotice, nem babaquice, nem otarisse, é a REALIDADE.
    .
    Agora, cada um é cada um… Se você teve experiências diferentes, vá saber o motivo… Pelo seu tom agressivo aqui, dá até pra imaginar…

  21. tem agente neste blog que so usa a cabeca pra carregar cabelo. Onde esta a vantagem para Argentina nesta situacao. Sao tao anti Americano/Ingles/Frances/Europeu que cegam a razao e funde o cranio.

    xtreme e niteroi..mantenha o ritmo que os menos avisados continuam com a babaquice.

    Os que amam a Argentina deveriam viajar mais um pouco e eu sugiro uma turne por Buenos Aires por 10 dias. nao se esqueca de identificar-se como Brasileiro, porque assim eles sabem onde andam os macacos.

  22. É uma pena ver este comportamento de brasileiros para com os argentinos se eles querem ser mau educados ou ignorantes deixem ser e não baixem ao nível dos mesmos, mas não vamos generalizar porque se for assim todo brasileiro é politico ladrão e vagabundo, muitos dos nossos que vão para o exterior aprontam então é uma sina merecida nossa? vou repetindo não baixem o seu nível, não aja de forma violenta ou desagradável tanto na internet como na vida real, pensar um pouco antes de falar/escrever ajuda muito.

    Sobre a matéria me pareceu uma atitude muito levada no momento de calor, quer dizer é uma faca de dois gumes o Brasil que se esperte pois é hora de entrar em cena e tomar o lugar da Inglaterra nesses negócios.

  23. Se a argentina continuar com essa birra com a inglaterra, o máximo que ela vai chegar das falklands é os 500 km que a separa da ilha, nem 1 cm a mais.

  24. Só o tempo dirá , mas eu acho q argentina esta indo a caminho de se afundar , atualmente vive uma crise de alta da inflação , maquiada pelo governo .

  25. AJ .
    Que tal um Jack Daniel´s vindo direto do Tenesse ?
    Ou uma Stolichnaya vinda das profundezas das palnícies Russas ?
    Ou uma aquavita dinamarquesa . Pode ser sueca também .

  26. Nos tempo de vaca gorda da Argentina, eles são tão carrasco quanto americanos e britanicos, é um povo de indole MÁ, o verdadeiro motivo deles ter aumentado a pressão para a posse das Malvinas, além do orgulho ferido, ser ponto extrategico, ha uma enorme quantidade de petroleo naquela costa, algo parecido, com pré-sal e quem explorar vai lucrar mais que o comercio argentinos/britanicos.

  27. Dudu disse:
    02/03/2012 às 11:09ha uma enorme quantidade de petroleo naquela costa, algo parecido, com pré-sal e quem explorar vai lucrar mais que o comercio


    e um direito soberano deles, as malvinas ficam na costa argentina, 550 km, e não da inglaterra que fica há 4 mil km de la !!!

  28. Cheguei tarde! Mas nao custa lembrar aos bolivarianos de plantao deque os hermanos sao lixo puro,entao entre caes ingleses e suinos argentinos prefiro ver os dois se pegarem > Quem acompanhou a guerra de 1982 se lembra do artificio utilizado pelos argentinos para arrastar tambem o brasil para a guerra e causar comoçao no continente,me refiro ao incidente aonde um SEA HARRIER quase abateu um aviao da varig (vasp ?)que fazia a rota Africa do sul Brasil,este voo acontecia 2 vezes por semana e seguia uma rota comercial estabelecida,porem os argentinos utilizaram esta rota para espiar a frota inglesa,utilizavam um Boeing 707 espiao,os ingleses perceberam estas investidas e apos 3 dias de aparicoes deste Boeing da faa os ingleses lançaram dois caças para derroba-lo, o comandante da dupla de caças contrariou ordem de disparo e se aproximou para ter um melhor contato visual com o intruso e para surpresa deste comandante o aviao que estava na rota era de passageiros da Varig,que alias possuia cores aparentes ao do spy argentino,entao concluindo : os ratos armaram para o brasil,os passageiros do Varig so nao morreram porque o caçador ingles sentiu que havia maracutaia naqueles voos dos argentinos,por isto afirmo a neutralidade so fara bem ao brasil,nao ha como escolher entre o diabo e satanas !

  29. Se formos considerar proximidade continental cuba pertence aos EUA,japao pertence a coreia e AUstralia pertence a Indonesia, deixemos de opinar aonde desconhecemos, macacada !

  30. 500KM é menos que a distância entre Rio de Janeiro e São Paulo! Vocês gostariam de ter uma base da OTAN com subs nucleares a essa distância da fronteira do Brasil?? –
    .
    Vamos parar de hipocrisia, aquela ilha sempre foi uma base militar estratégica inglesa!!! Só acharam petróleo por lá a poucos anos. SOMOS SIM a favor da Argentina, grande parceiro comercial e vizinho de vasta fronteira!!

  31. Dudu 02/03/2012 às 11:09

    Não entendi nada .

    Dá prá falar Portugês ? Ou vamos ter que ler PSOLês ???
    ou PCBês ???
    ou PSdoBês ???
    ou Arenaês ???
    ou Naziês ???
    ou Fasciês ???
    Putz .. Que discursinho manjado e mal traduzido cara …
    Discurso de milongueiro é igual , não importa a ideologia . O que vale é a burrice .

  32. ESSE EMBRÓLHO ENTRE REINO UNIDO E ARGENTINA EM RELAÇÃO A COMERCIO O BRASIL DEVE APROVEITAR, MAS OS ARGENTINOS SÃO METIDOS A EUROPEUS, TA MAIS FÁCIL ELES COMPRAREM OS PRODUTOS QUE DEIXARÃO DE COMPRAR DOS INGLESES, EM OUTROS PAÍSES FORA DO MERCOSUL DO QUE NA MÃO DO BRASIL QUE SAIRIA MAIS BARATO E DE GRANDE QUANTIDADE, POIS A LEI DE IMPORTAÇÃO DELES FAZ COM QUE OS PORDUTOS DO BRASIL FIQUEM EMBARGADOS ATÉ QUE SEJAM LIBERADOS PELO GOVERNO, ESPERO QUE SE QUEBREM CASO ELES HAJAM COMO SE O MUNDO GIRASSE AO REDOR DO UMBIGO DELES !

  33. certas criaturas pateticas e primitivas como mastroodontes, são tão medrioques e ridiculas que formular uma resposta a elas seria como fazer eco para um idiota,e ele eu deixo o castigo eterno de ter que aturrar a si mesmo, e como aquele tiuzinho bebado de porta de bar que acha que e o fodão, ete a hora que percebe que a piada…sempre foi ele mesmo !!!

  34. É capa preta,a quantos km fica os EUA do Iraque, em 1982 a quantos km ficava a Inglaterra da Argentina, e quem detem a soberania das Malvinas?! Você acha que alguma super potência vai tomar, de verdade, as dores da Argentina!! Vc entendeu, nada contra!!

  35. Holtberi, meu caro!
    Para interpretar texto, tem que estudar, ler atualidade e principalmente historia antinga ou vc não vai acompanhar o racicinio, meu e de ninguem!! Fuii!!

Comentários não permitidos.