Conselho de Direitos Humanos da ONU condena regime sírio

Genebra, 1 mar (EFE).- O Conselho de Direitos Humanos (CDH) da ONU aprovou nesta quinta-feira uma resolução condenatória ao regime sírio, na qual reivindica o fim imediato das violações dos direitos humanos e dos ataques contra civis.

O Conselho aprovou a resolução apesar da oposição de China e Rússia, que insistiram que se trata de uma tentativa encoberta de legitimar uma eventual intervenção militar externa.

Dos 47 países-membros do CDH, que têm direito a voto, apenas China, Rússia e Cuba se pronunciaram contra, enquanto Equador, Índia e Filipinas se abstiveram.

O texto adotado reivindica ao Governo sírio que permita a entrada das agências humanitárias e das Nações Unidas para avaliar as necessidades nas áreas mais afetadas, principalmente na cidade de Homs, considerada o reduto das forças rebeldes.

Entre os países que votaram a favor da resolução, alguns lamentaram o fato de não estar incluída uma condenação aos abusos executados pelos grupos opositores, embora reconheçam que não pretendiam insinuar que as violações cometidas pelos últimos são comparáveis às atrocidades das forças de segurança governamentais.

A resolução, iniciativa da Turquia e Catar, foi patrocinada por 64 países e pede a permissão para levar artigos e serviços essenciais aos povoados assediados, que estão sem alimentos, energia e atendimento médico para os feridos.

O início de uma nova ofensiva sobre Homs deu ao debate maior sentido de urgência e vários consideraram que aprovando o texto se envia um sinal claro de que o CDH coloca-se ao lado das vítimas.

No entanto, a Rússia não foi da mesma opinião e ao tomar a palavra, minutos antes da votação, seu diplomata Vladimir Zheglov considerou que o texto tinha “enfoque politizado e parcial contra a Síria”.

Assinalou igualmente que esta resolução atenta contra a missão encomendada pela Liga Árabe e a ONU ao seu ex-secretário-geral Kofi Annan, quem é agora interlocutor diante do regime sírio em representação da comunidade internacional.

China simplesmente aderiu à declaração da Rússia, enquanto Cuba reiterou que está preocupada “com a morte de inocentes em qualquer parte do mundo”, mas disse que atribuí-las de maneira “seletiva” ao regime de Damasco “propicia a intervenção estrangeira”.

O embaixador cubano diante da ONU em Genebra, Rodolfo Reyes, perguntou à sala como pode ajudar o CDH a iniciar um diálogo “se a principal parte envolvida foi excluída”, em referência à decisão da delegação síria de abster-se de participar da sessão urgente dedicada por este órgão ao seu país. EFE

Fonte: Yahoo

13 Comentários

  1. Esse FAMIGERADO Conselho de Direitos Humanos da ONU sabe onde é GUANTÁNAMO???? Esse FAMIGERADO Conselho de Direitos Humanos da ONU sabe onde é o BAHREIN???? Esse FAMIGERADO Conselho de Direitos Humanos da ONU sabe onde é a ARÁBIA MALDITA???? Esse FAMIGERADO Conselho de Direitos Humanos da ONU sabe onde é o IÉMEN???? Esse FAMIGERADO Conselho de Direitos Humanos da ONU sabe onde é TRÍPOLI???? Esse FAMIGERADO Conselho de Direitos Humanos da ONU sabe onde é CABUL???? Esse FAMIGERADO Conselho de Direitos Humanos da ONU sabe onde é BAGDÁ???? Esse FAMIGERADO Conselho de Direitos Humanos da ONU sabe onde é o MÉXICO???? Esse FAMIGERADO Conselho de Direitos Humanos da ONU sabe onde é HONDURAS???? Esse FAMIGERADO Conselho de Direitos Humanos da ONU é PARTIDÁRIO, PARCIAL e, NÃO SABE É DE NADA!!!!!!

  2. http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2012/03/01/interna_mundo,291564/brasil-defende-fim-da-violencia-na-siria-e-pede-a-assad-resolucao-interna.shtml
    Engraçado que o governo brasileiro entende que a violência perpetrada pelo governo da Síria seja resolvida internamente, de forma calma, sem violência, sem revanchismo, etc.
    É claro que isso só seria possível se aqueles que estão atacando a população sejam perdoados e que todas as ações violetas, truculentas, criminosas, etc, sejam esquecidas e que todos sigam adiante irmanados com os mais nobres princípios do gênero humano e da civilização.
    Tudo seria muito bonito e muito no estilo paz e amor “emcimadomurístico” tão em voga, onde a tônica é que não há pecado abaixo do equador, e nem em cima.
    Mas, e por que o governo não tem a mesma atitude no caso dos militares brasileiros do Golpe de 64?????

  3. Agora os EUA vinculam o trafico de drogas na America Latina ao Hesbollah e ao Irã HILLARY CLINTON “A secretária de Estado se mostrou preocupada pelos informes que algumas organizações de tráfico de droga na América Latina “estão vinculadas ao Hezbollah e ao Irã”, mas ressaltou que os EUA “não encontraram informação que comprove muitas dessas acusações”. “Porém, certamente, o recente incidente relacionado com a tentativa de assassinato do embaixador saudita é uma chamada de atenção que cria uma dúvida muito grande”, destacou.http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/4964/EUA–responderemos-a-qualquer-ameaca-do-Ira-na-America-Latina

  4. A BRIGA PELO NOVO BONECO SÍRIO
    .
    .

    As potência aos poucos então chegando a um consenso sobre o destino dos povos sírios,como eu já tinha dito,o resultado disso os sírios seriam os últimos a saberem,pois o coluio da cimeira(em portas fechadas) dos cafajestes,(CS);estão dividindo o espólio da presa entre eles.
    .
    É impressionante como as pessoas sempre procuram associar uma coisa com a outra,alto com o abaixo,feio com o belo,em fim os opostos,se vê coerência na associação.
    .
    O governo brasileiro,nunca buscou que os crimes que se passam na Síria não sejam resolvidos e até hoje,a comunidade mundial busca resolver com a crise humanitária que se abateu sobre os Sírio é acabando com a matança e o genocídio que fora insuflados pelos canalhas de plantão,os mesmos que atuaram na Líbia.
    .
    Agora procurar trazem o assunto da crise da Síria para dentro de casa,isso sim que é inusitado;pois o governo brasileiro nunca falou que os culpados nos crimes da síria fossem punidos ou não;no caso dos crimes de 64,a constituição brasileira e a anistia não permitiria que os criminosos da ditadura de 64,(militares e os insurgentes);sentassem nos bancos dos réus,nunca buscou que os criminosos tivessem.
    .
    Querer assoprar uma mentira de que o governo brasileiro quer resolver o problema dos sírios fechando os olhos para os crimes de guerra,eu particularmente só ví aqui no PB essa informação.
    .
    Toda a comunidade internacional quer acabar com a matança por lá,como será feito e de que maneira isso se dará,só os cafajestes que estão incluso nesta cimeira sabem,se saiu alguma informação dessa reunião e veio parar aqui de paraquedas,das duas uma;ou o plano brasil está de parabém pelo furo de reportagem ou alguém está vendo chifre em cabeça de cavalo e nisto não se vê uma comparação plausível dos opostos;(branco com o preto,magro com gordo,…,etc) e sim (magro com preto,gordo com alto,…etc)….más afinal,para quem vive no mundo da Disney,tudo é possível.Hahahaha…!

  5. A BRIGA PELO NOVO FANTOCHE SÍRIO
    .
    correção
    .
    .
    As potência aos poucos então chegando a um consenso sobre o destino dos povos sírios, como eu já tinha dito,o resultado disso os sírios seriam os últimos a saberem,pois o conluio da cimeira(em portas fechadas) dos cafajestes,(CS);estão dividindo o espólio da presa entre eles.
    .
    É impressionante como as pessoas sempre procuram associar uma coisa com a outra;alto com o abaixo,feio com o belo,…etc.Em fim, os opostos,nisso se vê coerência na associação dos gêneros,o famoso lirismo.
    .
    O governo brasileiro,nunca buscou que os crimes que se passam na Síria ,não sejam resolvidos.
    .
    O Brasil se soma a comunidade internacional nessa busca; a de resolver a crise humanitária que se abateu sobre os Sírios, acabando com a matança e o genocídio que fora insuflados pelos canalhas de plantão, os mesmos que atuaram na Líbia.
    .
    Agora; procurar trazem o assunto da crise da Síria para dentro de casa, isso sim que é inusitado; pois o governo brasileiro nunca falou que os culpados nos crimes da síria fossem punidos ou não;no caso dos crimes da ditadura de 64 no Brasil,a constituição brasileira é bem clara e a anistia também; não permitiriam que os criminosos da ditadura de 64,(militares e os insurgentes);sentassem nos bancos dos réus.
    .
    Querer assoprar uma “informação” de que o governo brasileiro quer resolver o problema dos sírios fechando os olhos para os crimes de guerra de lá e deixando os criminosos impuneis,eu particularmente só vi aqui no PB tal coisa.
    .
    Toda a comunidade internacional quer acabar com a matança por lá,como será feito e de que maneira isso se dará,só os cafajestes(as 5 potências) que estão incluso naquela cimeira sabem.
    .
    Se sair alguma informação dessa reunião veio parar aqui de pára-quedas, das duas uma; ou o plano Brasil está de parabéns pelo furo de reportagem ou alguém está vendo chifre em cabeça de cavalo.
    .
    Como pode não vê, não há uma comparação plausível dos opostos aqui do tipo já enumerado; (branco com o preto, magro com gordo,…,etc.) e sim, (magro com preto,gordo com alto,…etc.)….más afinal,para quem vive no mundo da Disney,tudo é possível.Hahahaha…!
    Your comment has been updated.

  6. APROVEITANDO QUE O TEXTO DE CIMA FAVA SOBRE OS DIREITOS HUMANOS E DOS CRIMINOSOS.
    .
    .
    vejam essa.
    .
    . ***************************************
    .
    Tem cara de 1964, cheiro de 1964, mas é 2012… Ou não?
    .
    .
    Além de previsível, por estranho que pareça julgo positiva a nova insubordinação de cerca de cem chefes militares da reserva contra a comandante-em-chefe das Forças Armadas, Dilma Vana Rousseff, que, coincidentemente, é também a presidente da República Federativa do Brasil, eleita em 31 de outubro de 2010 com 55.752.529 votos, os quais contabilizaram 56,05% do total de votos válidos.
    .
    .
    #(trechos do original)
    .

    .
    (…) Os militares da reserva – que muitos chamam de militares de pijama, mas que adotam discurso grandiloqüente e ameaçador que obriga a duvidar de que sejam só velhinhos mal-humorados – deixam ver que continuam dando tão pouco valor ao voto popular quanto davam há pouco menos de meio século, quando jogaram no lixo outros tantos milhões de votos e puseram o eleito para correr, após o que passaram a impedir que a sociedade expressasse seus desejos políticos devido a que certamente achavam que estes não seriam de seu agrado.
    (…)”

    .
    ************
    .
    .
    (*)Por:Eduardo Guimarães é jornalista e integra o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe).
    .

    .
    .
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=176856&id_secao=1
    .
    .
    Se essa manifestação fosse hoje na Síria,esses caducos já teriam idos para o saco ou melhor,essa manifestação contra o governo nunca haveria na ditadura de 64,pois os opositores daquela época teriam o mesmo fim dos opositores da Síria de hoje.
    .
    .
    O Brasil não é a Síria…nós vivemos a democracia,melhor que a suposta da ditadura de 1964.

  7. Ronin disse:
    01/03/2012 às 15:07


    concordo plenamente, o clube do bolinha CS, deveria se envergonhar de chamar seu “balcaõ de negocios” de conselho de direitos humanos

  8. Wavatar Ronin disse:
    01/03/2012 às 15:07

    Esse FAMIGERADO Conselho de Direitos Humanos da ONU sabe onde é GUANTÁNAMO???? Esse FAMIGERADO Conselho de Direitos Humanos da ONU sabe onde é o BAHREIN???? Esse FAMIGERADO Conselho de Direitos Humanos da ONU sabe onde é a ARÁBIA MALDITA???? Esse FAMIGERADO Conselho de Direitos Humanos da ONU sabe onde é o IÉMEN???? Esse FAMIGERADO Conselho de Direitos Humanos da ONU sabe onde é TRÍPOLI???? Esse FAMIGERADO Conselho de Direitos Humanos da ONU sabe onde é CABUL???? Esse FAMIGERADO Conselho de Direitos Humanos da ONU sabe onde é BAGDÁ???? Esse FAMIGERADO Conselho de Direitos Humanos da ONU sabe onde é o MÉXICO???? Esse FAMIGERADO Conselho de Direitos Humanos da ONU sabe onde é HONDURAS???? Esse FAMIGERADO Conselho de Direitos Humanos da ONU é PARTIDÁRIO, PARCIAL e, NÃO SABE É DE NADA!!!!!! Cara vc está mt bom…tô com invejas de vc…sds.

  9. ESSE CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS NA SUA MAIORIA É FORMADO POR HIPOCRITAS, POIS MUITOS NEM SABE OQUE TA ACONTECENDO NA MAIORIA DOS PAISES, ELES SÓ AGEM EM PROL DE ALGO QUE AJUDE DE UMA FORMA AS POTENCIAS MILITARES, COMO OS EUA QUE JÁ QUERIAM DAR ARMAS AOS REBELDES, CÊS ACHAM QUE SERIAM DE GRAÇA, OU TEM POR TRÁS DISSO A VENDA DE E TRÁFICO DE ARMAS, PRA DEPOIS SAIREM DO CONTROLE DELES E OS MESMOS QUE VENDERAM , TEREM MOTIVOS DE INVADIR O PAIS QUE SUPOSTAMENTE ELES AJUDARAM A LIBERTAR ? TÊM MILHARES DE PESSOAS EM OUTRAS GUERRAS INTERNAS E OS DIREITOS HUMANOS NEM SE QUER AJUDA, IMAGINE NO BRASIL ACONTECE ISSO A TODO TEMPO, MORREM PAIS E MÃES DE FAMILIA, ELES NEM SE QUER VÃO A CASA DESTAS PESSOAS PRA DAREM APOIO NEM SE QUER PSICOLOGICO E VIVEM NAS PORTAS DOS PRESIDIOS QUERENDO QUE MARGINAIS, ESTUPRADORES, LADRÕES, TRAFICANTES E ASSASSINOS TENHAM DIREITOS… DEVERIA TER UMA CELA PRA MUITOS DESSES HIPÓCRITAS PRA CHEGANDO LÁ FICAREM PRESOS POR PELO MENOS 1 SEMANA COM OS MISERAVEIS MARGINAIS QUE ESTÃO PRESOS AÍ VIRARIA MULHERZINHA DELES E EU DUVIDO QUE SAIRIA DE LÁ QUERENDO DEFENDER VAGABUNDO !

Comentários não permitidos.