Defesa & Geopolítica

Missão da UE defende mudança no tipo de ajuda ao Haiti

Posted by

Bandeira do Haiti

Uma delegação da União Europeia (UE) que realiza uma visita ao Haiti defendeu nesta sexta-feira uma mudança no tipo de ajuda ao país e convidou as autoridades haitianas a mudar seu método de gestão para a continuidade dos apoios do organismo.

A delegação, integrada por seis legisladores e que pertence à comissão de controle orçamentário do Parlamento Europeu, chegou na quinta-feira ao país para avaliar durante 48 horas a ajuda humanitária europeia ao Haiti.

A missão ressaltou que é “o momento (para o Haiti) de passar da ajuda humanitária à ajuda ao desenvolvimento”, disse a presidente desta delegação, a deputada alemã Ingeborg Grässle.

A deputada afirmou que não está “satisfeita” com a gestão da ajuda, vendo “uma parte do povo na beira das estradas na miséria” em Porto Príncipe, severamente afetada pelo potente terremoto de 2010 que deixou mais de 300 mil mortos.

Ingeborg acrescentou a necessidade de transparência governamental, eficiência, prestação de contas e envolvimento dos cidadãos na tomada de decisões.

Ela enfatizou o tema da luta contra as práticas vinculadas à corrupção como baliza importante para uma boa gestão da ajuda.

Os legisladores europeus se encontraram com seus colegas haitianos que, segundo a delegação, explicaram que não têm nenhum controle sobre planejamento, despesas e avaliação dos resultados da ajuda humanitária ao Haiti.

Fonte: Terra

6 Comments

shared on wplocker.com