Missão da UE defende mudança no tipo de ajuda ao Haiti

Bandeira do Haiti

Uma delegação da União Europeia (UE) que realiza uma visita ao Haiti defendeu nesta sexta-feira uma mudança no tipo de ajuda ao país e convidou as autoridades haitianas a mudar seu método de gestão para a continuidade dos apoios do organismo.

A delegação, integrada por seis legisladores e que pertence à comissão de controle orçamentário do Parlamento Europeu, chegou na quinta-feira ao país para avaliar durante 48 horas a ajuda humanitária europeia ao Haiti.

A missão ressaltou que é “o momento (para o Haiti) de passar da ajuda humanitária à ajuda ao desenvolvimento”, disse a presidente desta delegação, a deputada alemã Ingeborg Grässle.

A deputada afirmou que não está “satisfeita” com a gestão da ajuda, vendo “uma parte do povo na beira das estradas na miséria” em Porto Príncipe, severamente afetada pelo potente terremoto de 2010 que deixou mais de 300 mil mortos.

Ingeborg acrescentou a necessidade de transparência governamental, eficiência, prestação de contas e envolvimento dos cidadãos na tomada de decisões.

Ela enfatizou o tema da luta contra as práticas vinculadas à corrupção como baliza importante para uma boa gestão da ajuda.

Os legisladores europeus se encontraram com seus colegas haitianos que, segundo a delegação, explicaram que não têm nenhum controle sobre planejamento, despesas e avaliação dos resultados da ajuda humanitária ao Haiti.

Fonte: Terra

6 Comentários

  1. EU ACHO QUE O BRASIL DEVERIA TER UM PAPEL MAIS ATIVO DENTRO DO HAITI, COMO EMPRESAS INTERESSADAS EM DAR SUPORTE TÉCNICO E DE RE CONSTURÇÃO, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CONJUNTO PARA AJUDAR ESTE POVO SOFRIDO !

  2. nao é so no haiti que precisa disso que ela falou no mundo inteiro se sequir esse caminho melhora e muito ,eu acho que se os proprios paises europeus, sequissem o que ela disse na risca essa crise europeia iria passar bem longe de lá ,mas como pimenta nos olhos dos outros é refresco!vamos fingir que é só no haiti.

  3. Quem é a Europa para pensar em sugerir algo ao Haiti?O Haiti e o povo Haitiano sempre foram marginalizados por Europeus desde a independencia.Jamais ninguem lhes deu as mãos,ate Bolivar os excluiu e os Americanos sempre os discriminaram.O povo Haitiano pagou o preço da rebeldia contra o Corsarismo e por ter matado e enterrado no Haiti nada mais nada menos que 18 Generais de Napoleão munidos unicamente com facões e catanas.O povo Haitiano é o povo guereiro mais honrado e digno de honra de todo o continente Americano.O Brasil deveria era abraçar de vez o haiti e transforma-los em nossos amigos e aliados militares.O Haiti e o extinto povo Tupynambá são exemplos para todo aquele que não aceita a subjugação e anseia por liberdade incondicional….Viva o glorioso povo do Haiti.

  4. ADRIANO como eles podem planejarem a saida do buraco se todos sempre lhes fecharão as portas e com certeza para lhes abrirem portas os Haitianos terão cde hipotecarem-se a eles.São todos FDP e sanguessugas que sempre viveram e vivem as custas dos nutrientes que sugam dos outros.Suas palavras são encantadoras em persuasão mas armadilhas eternas de subjugação pois vivem assim as custas de lucros e dividendos dos que lhes procuram.

Comentários não permitidos.