Amorim acompanha estágio da produção do KC-390 e do helicóptero EC-725


Brasília, 24/02/2012 – Num único dia, o ministro da Defesa, Celso Amorim, dedicou-se a acompanhar in loco a evolução de dois dos principais projetos de renovação de equipamentos das Forças Armadas atualmente em curso.

Acompanhado de autoridades civis e militares, Amorim visitou ontem pela manhã, em São José dos Campos (SP), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Aeronáutica, onde obteve informações atualizadas sobre o programa KC-390. À tarde, visitou a fábrica de helicópteros da Helibras, em Itajubá (MG), local onde serão montados os helicópteros militares EC-725, de tecnologia francesa.

Cargueiro militar

Na primeira parte do dia, ministro e comitiva assistiram a apresentações sobre a evolução do programa KC-390, jato para transporte militar tático e reabastecimento em voo que está sendo desenvolvido pela Embraer, atendendo a requisitos da Força Aérea Brasileira (FAB).

Em seguida, eles visitaram a maquete em tamanho real (“mock-up”) do compartimento de carga do futuro cargueiro, que se encontra exposta no DCTA. Até o momento, o KC-390 acumula 60 intenções de compra de seis países: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Checa. O primeiro voo do novo avião está previsto para 2014.

Helicópteros

No período da tarde, Celso Amorim e demais representantes da Defesa viajaram a Itajubá (MG), para uma visita à planta industrial da Helibras. Além de conhecer as instalações da empresa, a viagem serviu para que o ministro pudesse acompanhar de perto o estágio do programa de produção, no Brasil, do EC-725, helicóptero militar para uso da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Ao todo, 50 unidades da aeronave foram contratadas, com entrega final prevista para até 2020. Quatro unidades fabricadas em Marignane, na França, já foram entregues. A última delas, produzida, testada e voada na França, será utilizada como plataforma de integração de sistemas e desenvolvimento das versões operacionais que a Helibras produzirá no Brasil.

Segundo a empresa, já está no país o conjunto de partes e peças daquela que será a primeira unidade a inaugurar a linha de produção brasileira do modelo EC-725 – e a 17ª a ser entregue para as Forças Armadas.

Outras partes, componentes e sistemas para esta mesma aeronave serão produzidos por fornecedores brasileiros, e permitirão a adequação dos processos para o pleno funcionamento da linha de montagem da fábrica instalada no país.

Única fabricante brasileira de helicópteros, a Helibras é associada ao grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS – European Aeronautic Defence and Space Company.

Fotos: Felipe Barra
Ministério da Defesa
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3312-4070 // 4071

12 Comentários

  1. Depois da palhaçada da geração perdida da Ditadura,os generais do clube militar, vamos falar de assunto sério, equipamento das Forças Armadas.

    Ministro aguardo os Rafales.

  2. EU PREFIRO AELM DA COMPRA DOS RAFALES, QUE O BRASIL COMPRE TAMBEM EM 2016 OS CAÇAS PAK FA T50, JÁ QUE O MESMO É OFERECIDO AO PAÍS PELOS RUSSOS, SE O BRASIL TIVESSE MANTIDO O ACORDO FIRMADO NO DESENVOLVIMENTO DESSA AERONAVE, HOJE TERIAMOS EM MÃOS A MÁQUINA DE GUERRA MAIS AVASSALADORA DO MUNDO BEM MELHOR QUE OS F22 E OS F35 DA USAF !

  3. O Sr. Megalonanico fingindo que trabalha, fingindo que entende do assunto e fingindo que se importa com a defesa do Brasil…provavelmente seus neurônios esquerdalhas devem estar imersos em seu antiamericanismo patológico

  4. sou visionário e penso estratégicamente! o n° de EC-725 é insuficiente para as Forças Armadas e muito menos para uma transferência efetiva de tecnologia para o Brasil! eu penso que o Brasil deveria ter no mínimo uns 500 EC-725 devido ao seu emprego multiuso sendo distribuído em: 150 para a FAB, 200 para o EB e 150 para a MB.
    já o pretenso n° de 28 KC-390 é piada e não ajuda em nada a Embraer que dependerá de fortes encomendas externas para pagar o projeto e ter lucro com ele o que é perigoso estratégicamente falando. pela sua capacidade dual cargueiro/reabastecedor que para mim serve apenas para curto alcance (território nacional e mar territorial) deveria de ter um n° de unidades em pelo menos 100 KC-390 para a FAB! é possível pagá-los e operá-los tanto os EC-725 e KC-390 em quantidade que sugeri mmmmmmmaaaaaaaassssss….. a política é inimiga da perfeição!!

  5. Guaranis, Subs nucleares, EC 725, KC 390, Novo fuzil, novo Astros, e tantos outros projetos em andamento, esperamos agora os CAÇAS.
    Se der Sarkozy na eleição da França vem Rafale.

  6. jms tireless..kkk. depois do Amorin ser enganado pelo Chavez na “Operacao Honduras” onde o Chavez levou o Chapelao dentro de Honduras e alojou o cara na nossa embaixada,contra os desejos do Brasil, a traicao do Chavez e a de Amorin ja deveria ter garantido que esse individuo, ou elemento, como chaman os malandos pela policia,jamais exerceria outra funcao dentro do Partido Revolucionario Meio Bolivariano dos Trabalhadores Vagabundos.Mas e PRMBTV..kkk.
    Foi surpresa ver o diplomata barbudinho se esfregando com Generais.Ate hoje nao existe uma iniciativa sua no MD. Todos os projetos citados por StadeuR vem do Grandalhao Frances JObin.

  7. Ou acham que somos retardados ou burros ( Única fabricante brasileira de helicópteros, a Helibras é associada ao grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS – European Aeronautic Defence and Space Company. )
    Desde quando a Montabrás ( Hélibrás ) á fabricante de helicópteros ? e desde quando ela é nacional ?
    pois o Governo de Minas Gerais , que detinha , acho , 25% da ações , vendeu parte das ações , ficando assim com apenas 12 % .
    Quanto ao KC-390 , que de Brasileiro , só tem o projeto e o local onde será montado ( ou se preferirem integrado as peças rsrsr), talvez haja alguns parafusos , vidros , borraças , tintas etc.. da indústria loca rsrs
    Fora Montaer ( Embraer ) & Montabrás ( Hélibrás ), já passou da hora do Governo Federal , capacitar empresas de capital & tecnologia 100 % nacionais para projetos grandiosos como esses , se o GF quiser cito algumas empresas ( AVIBRÁS , MECTRON , IACIT ,AEROMOT etc..) , além de re-adquirir o controle acionário de empresas estratégicas , que foram ” doadas ” a preço de banana para estrangeiras ( ARES ENGENHARIA , ORBSAT DA AMAZÔNIA , ONYMISIS , EQUATORIAL etc..) !!

  8. foxtrot, faço minhas as suas palavras. Entretanto, como o povo brasileiro em sua maioria não dá o mínimo valor para isso, ou seja, isso não compra voto, duvido que mude… Brazil zil zil zil !

Comentários não permitidos.